|
Estudantes são alertados sobre o câncer de mama |
Além de prestar atenção às explicações teóricas, os estudantes aprenderam a auto examinar-se e identificaram os nódulos em uma prótese de mama confeccionada em silicone
Eles são meninos e meninas, tem entre 6 e 7 anos, e apesar da pouca idade, já sabem que cuidados devem ser tomados para evitar o câncer de mama. A explicação sobre a importância do diagnóstico precoce da doença que ameaça a vida, mas tem cura, foi dada em sala de aula pelas integrantes da Unidade Regional do IMAMA de Três de Maio. A atividade foi realizada na manhã desta terça-feira, 15, para os estudantes do 4º Ano do Ensino Médio, na Sociedade Educacional Três de Maio (SETREM).
A atividade integra a programação do Outubro Rosa e o projeto IMAMA na Escola e
foi conduzida por Elizabeth Caraffa, coordenadora da Unidade em TM. Ela esteve na instituição acompanhada das voluntárias Nara Scalco e Eliane Valdameri. Além de prestar atenção às explicações teóricas, os estudantes aprenderam a auto examinar-se e identificaram os nódulos em uma prótese de mama confeccionada em silicone.
Conforme o Instituto do Câncer (INCA) o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo, e o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom. No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estádios avançados. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%. "É muito importante vocês repassarem essas informações e pedirem para as mães, avós, tias, dindas e a família a fazer mensalmente o auto-exame, através da palpação, e uma vez por ano exame clínico", orientou Elizabeth.
A voluntária do IMAMA finalizou a atividade lembrando que a doença não atinge só as mulheres e que os homens também devem cuidar da sua saúde, desde ter uma alimentação e hábitos mais saudáveis. "De cada 100 casos de câncer de mama, três são em homens. As formas mais eficazes para a detecção precoce do câncer de mama são o exame clínico e a mamografia", concluiu.
Exames:
Exame Clínico das Mamas (ECM)
Quando realizado por um médico ou enfermeira treinados, pode detectar tumor de até 1 (um) centímetro, se superficial. Deve ser feito uma vez por ano pelas mulheres a partir de 40 anos.
Mamografia
A mamografia (radiografia da mama) permite a detecção precoce do câncer, ao mostrar lesões em fase inicial, muito pequenas (medindo milímetros). Deve ser realizada anualmente por mulheres conforme orientação médica.