10 abril 2012

São José do Inhacorá: Dirigente Municipal de Educação coordena o Prêmio Gestão Escolar no RS

Professora Adriane Waechter é Sec.de Educação de SJI
Através da UNDIME, a coordenadora Geral do Prêmio Gestão Escolar – PGE, no Rio Grande do ul, pelo segundo ano consecutivo, está nas mãos da Professora Adriane Waechter, dirigente municipal de Educação de São José do Inhacorá e membro da Diretoria Executiva da União dos Dirigentes Municipais de Educação do RS.
No dia 27 de março, na Sede da FAMURS em Porto Alegre, ocorreu a instalação do Comitê Estadual do Prêmio, integrando as seguintes instituições e representações: FAMURS, CEED/RS, Instituto Unibanco, Fundação Maurício Sirotski Sobrinho, Instituto JAMA, parceiros voluntários, Grupo Gerdau e Undime/RS. Na oportunidade, o comitê deliberou sobre diversos assuntos que compõe a realização do prêmio, entre elas as estratégias de mobilização dos gestores das escolas públicas municipais e estaduais de todo o Estado, pois conforme a Professora Adriane “o objetivo maior do prêmio é instituir a cultura de auto-avaliação da escola com a melhoria contínua do trabalho das escolas, por meio da revisão e do aprimoramento se seus processos de gestão”.

Santa Rosa: Administração Municipal inscreve para aquisição de alevinos

As espécies disponíveis são: carpa capim, carpa prateada, 
carpa cabeça grande e carpa húngara 
A Administração Municipal através da Secretaria de Agropecuária está recebendo pedido de alevinos. As inscrições podem ser feitas até dia 27 de abril na Secretaria de Agropecuária e na subprefeitura do Distrito de Sete de Setembro.
As espécies disponíveis são: carpa capim, carpa prateada, carpa cabeça grande e carpa húngara. Podem se inscrever agricultores do município de Santa Rosa, munidos dos seguintes documentos: CPF e Bloco de Produtor Rural.
De acordo com o Secretário de Agropecuária, Atanagildo Rorato essa oferta faz parte do Programa de Incentivo a Piscicultura coordenado pela Secretaria de Agropecuária. “Esse Programa busca incrementar ainda mais a produção de peixes no município, como uma forma de aumentar a geração de renda e intensificar o uso do pescado na alimentação das famílias”, afirma.

S.J.Inhacorá: Encenação de Páscoa emociona mais uma vez

A Administração Municipal agradece a todos os membros 
da Comissão Pró-Calvário 
Na sexta feira santa, dia 06, cerca de 2000 fiéis se fizeram presentes na encenação de Páscoa, executada integralmente no Calvário. Ainda na manhã daquele dia, compareceram romeiros de diversos municípios da região para momentos de reflexão, pedidos e agradecimentos no Santuário e, às 09 horas realizou-se a Via Sacra.
A Páscoa nos remete a momentos de reflexão e, mais profundamente aos ensinamentos de Cristo para com a Humanidade. São José do Inhacorá, como de praxe, e também já em sua 35ª edição, trouxe à comunidade local e regional, a encenação da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo, que de uma maneira bastante sutil faz insurgir sentimentos de esperança e meditação perante sua apresentação, emocionando a todos.
Foi cerca de uma hora e meia de espetáculo, oportunidade em que foram representadas passagens bíblicas, como lava-pés, a traição de Judas, a crucificação de Jesus e sua ressurreição.  Já se passaram mais de 2 mil anos quando deste acontecimento, e mesmo assim, as cenas emocionam adultos e até mesmo, pode se perceber a atenção e concentração de crianças frente ao espetáculo e a história de Cristo. Muita emoção também se percebe quando de seu aparecimento, fazendo representar a ressurreição, quando um silêncio tomou conta do local, o que claramente faz com que todos entendam  mensagem cristã.
A Administração Municipal agradece a todos os membros da Comissão Pró-Calvário, a sua dedicação e respeitosa condução deste trabalho, que já há tanto tempo é executada por atores locais de São José do Inhacorá.

Horizontina: John Deere garante que investimento na Argentina não interfere na fábrica local

Segundo a direção da John  Deere, investimentos na 
Argentina não irão interferir na fábrica local
Depois de o Deputado Federal Osmar Terra, PMDB divulgar nota na imprensa, preocupado com o risco de a John Deere sair de Horizontina, a multinacional enviou nota a imprensa local ao Departamento de Jornalismo da Rádio Vera Cruz de Horizontina, esclarecendo que em setembro de 2011 havia feito o anúncio que estaria investindo na ampliação da sua fábrica de Granadero Baigorria, região metropolitana de Rosário (província argentina de Santa Fé) para iniciar a produção de 7 modelos de tratores e 4 de colheitadeiras, ampliar o centro de armazenagem de peças e componentes e o centro de treinamento de clientes e concessionários. Atualmente, a fábrica produz motores a diesel destinados a máquinas agrícolas, equipamentos de irrigação e geradores elétricos. Com a ampliação das linhas de produção, a fábrica, que hoje possui 520 funcionários em uma área construída de 40 mil m², gerará cerca de 300 novos empregos diretos e 1 mil indiretos. A Argentina foi o ponto de partida da John Deere na América do Sul, com a inauguração da fábrica em Granadero Baigorria, em 1958.
Com relação ao novo centro administrativo para a América Latina em Indaiatuba, a John Deere explica que houve o anúncio em julho do ano passado, sobre a transferência do Escritório Regional América Latina e do Banco John Deere, de Porto Alegre para Indaiatuba, localizada a 100 km da capital paulista. Segundo a Multinacional, a mudança visa fortalecer a estratégia de negócios da John Deere no Brasil. Segundo Aaron Wetzel, presidente da John Deere Brasil e vice-presidente de Marketing e Vendas América Latina, após uma rigorosa análise de mercado, São Paulo foi escolhido para receber o Escritório Regional pela sua localização geográfica estratégica no continente e infraestrutura logística de estradas e aeroportos, como o aeroporto internacional de Viracopos, localizado ao lado Centro de Distribuição de Peças para América do Sul, em Campinas.
Além disso, o novo escritório permitirá maior integração dos profissionais da John Deere ligados aos diferentes negócios da empresa. Wetzel explica que a transferência do Escritório Regional não interfere nas operações em Montenegro e em Horizontina, onde estão instaladas as fábricas de tratores e de colheitadeiras e plantadeiras. Somadas, as duas fábricas empregam hoje cerca de três mil funcionários diretos.

Porto Mauá: Estiagem possibilita travessia do Rio Uruguai a pé

Na Comunidade de Volta Grande, a largura do rio em linha 
reta é de 770 metros, sendo possível atravessar caminhando
Com a estiagem prolongada neste ano de 2012, o rio Uruguai em Porto Mauá está com o nível das águas cada vez mais baixo, transparentes, sendo possível atravessar a pé o rio, de costa a costa, ou seja, do Brasil a Argentina.
Na Comunidade de Volta Grande, a largura do rio em linha reta é de 770 metros, sendo possível atravessar caminhando transversalmente em torno de 1.000 metros por cima das pedras do leito do rio, o único obstáculo de travessia a pé é o canalão, que possui aproximadamente 15 metros de largura. É um espetáculo efetuar a travessia do rio Uruguai a pé, observando as pedras do leito do rio formando pequenas piscinas naturais, formação de pequenos córregos, com pequenas quedas de água (cachoeiras), caramujos e alevinos que ficaram presos às poças de água nas rochas, a presença de diversas garças se alimentando dos que ficaram ilhados.
Além da estiagem, o que deve estar contribuindo com o baixo nível do rio Uruguai é a retenção de águas junto a barragem do Foz do Chapecó.
O baixo nível das águas deste ano é semelhante ao do que ocorreu em 1979. Naquele ano se conseguia caminhar desde o barranco, em linha reta por cima das pedras do leito do rio, sendo apenas o canal o obstáculo para efetuar a travessia a pé. Para cruzar o canal basta utilizar um caíco ou cruzar a nado.
Para se chegar à principal ilha de Porto Mauá, próximo aos pavilhões da Festa dos Navegantes, pode-se ir caminhando, o nível máximo de água atinge 40 cm.
A travessia de balas continua normal, pois o trajeto é realizado onde o nível das águas é mais profundo.

Três de Maio: Vereadores aprovam mais três projetos do Executivo

A Sessão Ordinária foi realizada nesta segunda-feira, dia 09
A 7ª Sessão Ordinária da 14ª Legislatura e do 57º Ano Legislativo da Câmara de Vereadores de Três de Maio aconteceu na segunda-feira, dia 09 de abril. Durante a Ordem do Dia foram aprovados, por unanimidade, três projetos e uma emenda modificativa.
Projeto de Lei número 020/2012, de origem Executiva, autoriza o Poder Executivo a acrescentar vagas ao Quadro de Provimento Efetivo e Emprego Público.
Projeto de Lei número 021/2012, de origem Executiva, altera Padrão e Coeficiente Básico do cargo de Médico Ginecologista Obstetra de 20 horas semanais.
Projeto de Lei número 022/2012, também de origem Executiva, dispõe sobre a criação do cargo de médico psiquiatra, define suas atribuições e dá outras providências.
Emenda Modificativa número 01/2012 ao Projeto de Lei número 01/2012, de origem Legislativa e de autoria do vereador Ivo Novotny (PMDB), altera o Artigo1º e dá outras providências.
Expediente do Executivo
O Poder Executivo Municipal encaminho à Câmara de Vereadores os Ofícios de Gabinete números 201 e 203/2012 encaminhando os Projetos de Leis números 019, 020, 021 e 022/2012.
Projeto de Lei número 019/2012, origem Executiva, altera a redação do Artigo 1º da Lei nº 2.599/11, de 2.011.
Projeto de Lei número 020/2012, origem Executiva, autoriza o Poder Executivo a acrescentar vagas ao Quadro de Provimento Efetivo e Emprego Público.
Projeto de Lei número 021/2012, origem Executiva, altera Padrão e Coeficiente Básico do cargo de Médico Ginecologista Obstetra de 20 horas semanais.
Projeto de Lei número 022/2012, também de origem Executiva, dispõe sobre a criação do cargo de médico psiquiatra, define suas atribuições e dá outras providências.
Expediente do Legislativo
Emenda Modificativa número 01/2012 ao Projeto de Lei número 01/2012, de Origem Legislativa, altera o Artigo 1º e dá outras providências.
Pedido de Informação número 02/2012, sob Protocolo número 47/2012, de autoria das Bancadas do PMDB e PT, requer informações sobre os cargos em comissões, funções gratificadas e contratos temporários.
8ª Sessão Ordinária
A Câmara de Vereadores realiza a sua 8ª Sessão Ordinária deste ano na segunda-feira, dia 16, às 20h10.

Regional: Corede FN divulga agenda do PPC 2013

O Lançamento do PPC 2013 ocorrerá no dia 25 de abril 
O Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) Fronteira Noroeste, divulgou nesta semana a agenda de atividades da Participação Popular e Cidadã (PPC) 2013 na região. Os eventos programados são reunião de preparação do lançamento do PPC 2013, o lançamento do Programa, assembleia municipais e votação do PPC.
Na região a primeira atividade será nesta quarta-feira, dia 11. Uma reunião preparatória deve organizar o Lançamento Regional do PPC 2013, com a presença de lideranças que representam órgãos públicos estaduais,Conselhos Municipais de Desenvolvimento (Comudes), delegados regionais do PPA e PPC e membros da Diretoria do Corede. A reunião ocorrerá no auditório B 105, da UNIJUÍ Campus Santa Rosa.
O Lançamento do PPC 2013 ocorrerá no dia 25 de abril, com a presença da coordenação estadual do Programa. Para o mês de maio estão programadas as assembleias municipais, que devem eleger prioridades de cada município, e na sequencia, definidas as prioridades da região. No dia 04 de julho ocorrerá a votação das prioridades do PPC – Orçamento 2013 em todo o estado do Rio Grande do Sul.

Alegria: Prefeitura abre inscrições para concurso público

As inscrições devem ser efetuadas até 
o dia 20 de abril 
Iniciou nesta segunda-feira, dia 9, o período de inscrições para o concurso público para provimento de vagas da prefeitura de Alegria, no noroeste.
Há vagas para assistente social, auxiliar em saúde bucal e médico. As inscrições devem ser efetuadas até o dia 20 de abril, de forma presencial, na prefeitura de Alegria, situada na Rua Sete de Setembro, nº1.171, de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h e das 14h às 17h.
O salário varia de R$ 659,98 a R$ 3.356,23, de acordo com o cargo. Já a taxa de inscrição é de R$ 45,00 a R$ 70,00.
Para inscrever-se, o candidato deverá:
- Comparecer no local das inscrições para preencher e entregar formulário de Inscrição;
- Comparecer na Secretaria Municipal da Fazenda (Tesouraria) da Prefeitura para efetuar o recolhimento, em moeda nacional corrente ou cheque do próprio candidato, da importância referente ao valor da inscrição;
c) Apresentar o comprovante do recolhimento do valor da inscrição, que ficará retido junto ao formulário de inscrição;
d) Apresentar cópia legível (frente e verso), que será retida, recente e em bom estado do documento de Identidade ou Carteira Profissional, bem como o original, para simples conferência, ou ainda cópia autenticada em cartório. Não será aceito protocolo deste documento;
e) Apresentar cópia legível do CPF ou do Protocolo do mesmo, que será retida (para o caso em que não conste o referido CPF no documento de identidade), bem como o original do documento apresentado, para simples conferência ou ainda cópia autenticada em cartório.
Clique aqui para conferir o edital com as informações complementares sobre o processo seletivo.

Três de Maio: Secretário da Agricultura deixa o cargo para concorrer a Vereador

Ortiz, é filiado no PSDB
Em Três de Maio, apenas um secretário deixou a pasta dentro do prazo definido pela legislação eleitoral para aqueles que pretendem concorrer às eleições municipais deste ano.
O secretário da Agricultura, Valdir Ortiz, deixou a função para disputar uma vaga no legislativo municipal. Não foi confirmado o nome do seu substituto. Conforme o calendário eleitoral, o prazo para desincompatibilização terminou sábado, dia 7 de abril.
A legislação eleitoral em vigor determina que os detentores desses cargos têm de se desligar seis meses antes das eleições. Já os candidatos a prefeito que detêm cargos públicos terão até 7 de junho — quatro meses antes das eleições — para deixar seus cargos. Quem descumprir os prazos estabelecidos em lei estará automaticamente fora da disputa nas eleições de 2012.
Os servidores públicos que entrarem na disputa pelo comando do Executivo municipal têm até 7 de julho — três meses antes das eleições — para deixar suas funções. A regra vale para funcionários públicos estatutários ou regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Santa Rosa: Câmara gastou R$ 44 mil em diárias em três meses

Os gastos com os servidores e assessores foi ainda maior, 
na faixa de 22 mil e 500 reais 
Esse valor foi disponibilizado de janeiro a março para custear as diárias dos vereadores, funcionários e assessores parlamentares.
Os vereadores gastaram 21 mil e 661 reais em diárias neste período, que abrange o mês de férias parlamentares.
Os gastos com os servidores e assessores foi ainda maior, na faixa de 22 mil e 500 reais.
Ao todo já foram utilizadas 128 diárias, conforme os dados que estão no Portal Transparência.
Praticamente uma em cada quatro diárias destes três meses iniciais do ano foi utilizada pelo vereador do Partido Comunista.
Paulo Paim fez uso de 15 diárias, das 63 pagas aos vereadores, recebendo para isso um adicional de 5 mil e 157 reais com 46 centavos.
O presidente da Câmara, Douglas Calixto, por exemplo, usou 10 diárias neste período e aparece em segundo na lista.
Os vereadores Valdecir Hemsing, Carlos Marino Martins, Osório Antunes dos Santos e Denir Frosi fizeram uso de sete diárias cada um, recebendo 2 mil 406 reais.
Entre os servidores do legislativo, os que ponteiam a lista dos diaristas estão Michele Liane de Morais, Daiane Fontana de Melo e Roseli Ewerling, recebendo cada um 2 mil e 578 reais.