10 abril 2012

Porto Mauá: Estiagem possibilita travessia do Rio Uruguai a pé

Na Comunidade de Volta Grande, a largura do rio em linha 
reta é de 770 metros, sendo possível atravessar caminhando
Com a estiagem prolongada neste ano de 2012, o rio Uruguai em Porto Mauá está com o nível das águas cada vez mais baixo, transparentes, sendo possível atravessar a pé o rio, de costa a costa, ou seja, do Brasil a Argentina.
Na Comunidade de Volta Grande, a largura do rio em linha reta é de 770 metros, sendo possível atravessar caminhando transversalmente em torno de 1.000 metros por cima das pedras do leito do rio, o único obstáculo de travessia a pé é o canalão, que possui aproximadamente 15 metros de largura. É um espetáculo efetuar a travessia do rio Uruguai a pé, observando as pedras do leito do rio formando pequenas piscinas naturais, formação de pequenos córregos, com pequenas quedas de água (cachoeiras), caramujos e alevinos que ficaram presos às poças de água nas rochas, a presença de diversas garças se alimentando dos que ficaram ilhados.
Além da estiagem, o que deve estar contribuindo com o baixo nível do rio Uruguai é a retenção de águas junto a barragem do Foz do Chapecó.
O baixo nível das águas deste ano é semelhante ao do que ocorreu em 1979. Naquele ano se conseguia caminhar desde o barranco, em linha reta por cima das pedras do leito do rio, sendo apenas o canal o obstáculo para efetuar a travessia a pé. Para cruzar o canal basta utilizar um caíco ou cruzar a nado.
Para se chegar à principal ilha de Porto Mauá, próximo aos pavilhões da Festa dos Navegantes, pode-se ir caminhando, o nível máximo de água atinge 40 cm.
A travessia de balas continua normal, pois o trajeto é realizado onde o nível das águas é mais profundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário