20 janeiro 2013

Operação Golfinho faz em média 29 salvamentos por dia no RS

O levantamento aponta que os salvamentos são 48,3%
superiores ao mesmo período da 42ª Operação
A Brigada Militar (BM) tem realizado, em média, 29 salvamentos diários durante os 36 dias da 43ª Operação Golfinho nomar e nas águas internas do Rio Grande do Sul. De acordo com o último relatório divulgado pela Comunicação Social da BM, foram 870 vidas salvas no Litoral Norte e 109 no Litoral Sul. Nos rios, lagoas e açudes do Estado, 65 vidas foram salvas.

O levantamento aponta que os salvamentos são 48,3% superiores ao mesmo período da 42ª Operação. O maior índice corresponde ao litoral Norte, onde os salvamentos no verão passado foram de 577, um acréscimo de 50,78%. A faixa etária que tem o maior número de salvamentos é de jovens adolescentes homens, entre 11 e 15 anos, com 169.

O horário em que os salva-vidas trabalham mais é entre 16h31min e 19h, quando 298 pessoas foram salvas. Já entre 14h31min e 16h30min foram 218. Ou seja, o período da tarde sendo o de maior risco para os banhistas.

Homem faz quatro reféns e acaba morto pela polícia em Pelotas

Detento do semiaberto foi morto pela polícia em Pelotas, RS
(Foto: Divulgação)
Um homem foi morto pela polícia depois de fazer quatro pessoas reféns na manhã deste domingo (20) em Pelotas, na Região Sul do estado. De acordo com a Brigada Militar, ele era detento do regime semiaberto e abordou um casal parado em um semáforo por volta das 11h no Centro da cidade. Armado com um revólver, rendeu a dupla e mandou o motorista dirigir em direção à BR-116. Durante o trajeto, ele atirou contra um veículo e parou em um posto de gasolina, onde o casal conseguiu fugir.

O criminoso rendeu outro casal que aguardava atendimento no local e percorreu diversos bairros da cidade em um carro. Um dos reféns foi liberado no meio do caminho. O outro percebeu a presença da polícia no Bairro Simões Lopes e parou o veículo. Houve troca de tiros com os policiais e o criminoso acabou sendo atingido. O refém também ficou ferido na mão direita.

"A legislação prevê benefícios para alguns presos que cumprem alguns requisitos de bom comportamento na prisão. Ele estava gozando desses benefícios no momento do crime. Mas nem todos usam isso para o bem, alguns usam para o mal. Era o caso desse criminoso", explica o delegado Carmelo Santalúcia.

O criminoso morto pela polícia era detento do regime semiaberto e deveria retornar ao Presídio Regional de Pelotas nesta segunda-feira (21). Ele foi solto com autorização da justiça no dia 17 de janeiro e tinha antecedentes criminas por furto e roubo a pedestres, veículos e estabelecimentos comerciais.

Noite agitada movimenta Polícia Militar em Santo Augusto

Operação Barão prosseguiu em mais alguns municípios da
Região Celeiro (Foto: 7º BPM/Divulgação
)
Santo Augusto, Vista Gaúcha, Barra do Guarita, Derrubadas, Tenente Portela e Miraguaí foram alguns dos municípios da Região Celeiro que, na noite de sábado, 19, e início da madrugada deste domingo, 20, tiveram o prosseguimento da Operação Barão realizada pelo 7º BPM de Três Passos.

Sob a supervisão do Capitão Munari e comando local dos Tenentes Mauro e Tenente Braun, o 7º BPM empregou na operação cerca de 30 Policiais Militares distribuídos em 15 viaturas, fora os demais policiais e viaturas empregados no serviço normal de policiamento ostensivo nos diversos municípios de abrangência do Batalhão.

Durante a operação, foram abordadas pela Polícia Militar cerca de 207 pessoas, fiscalizados 122 veículos, sendo que 4 foram autuados e 1 foi recolhido. Em Santo Augusto, houve registros de roubos de celulares e de uma tentativa de homicídio por volta das 3h30. Devido à gravidade do ferimento, a vítima foi transferida ao hospital de Ijuí.

Já está em Panambi mais um Boing 737 adquirido pelo empresário Seferson Steindorf

Esta é a segunda aeronave deste porte que fará parte do
acervo do Museu Militar Brasileiro
Chegou às 16h15min deste sábado em Panambi o Boing 737 recentemente adquirido pelo empresário Seferson Steindorff.

A aeronave saiu de Porto Alegre, do Aeroporto Salgado Filho às 23:00horas de terça feira, em veículo próprio da Empresa SS Guinchos, sob a supervisão de Edilio Quevedo, tendo como motorista Rodrigo Martins com o auxilio de Célio, e necessitou de acompanhamento de escolta efetuado, com muita competência pela M.Sul Escolta, com os profissionais Cristiano de Mello e Sandro Garcia, além de profissionais da Polícia Rodoviária Federal.

Mesmo se tratando de veículo com dimensões acima da convencional, 35 metros de comprimento e 5m20cm de largura, a carga de 17 ton. foi bem estivada e não apresentou problemas durante a viajem que durou quatro dias de Porto Alegre à Panambi.

A chegada da aeronave à sede do Museu Militar Brasileiro de Panambi, foi um show à parte para os visitantes que se encontravam no local na tarde de sábado. Pessoas de diversos municípios fizeram questão de registrar com fotos o evento.

A destinação final da aeronave ainda não está definida, podendo ser em Panambi, onde seria transformada em Biblioteca já que no primeiro avião do mesmo porte que já está instalado no local o espaço para o acervo cultural está se mostrando meio pequeno, mas existe a possibilidade de uma descentralização do Museu Militar Brasileiro, que poderia vir a ter algumas peças em outros municípios, como Gramado ou até mesmo uma cidade de Santa Catarina que já demonstrou interesse no empreendimento.

Caminhoneiro faz manobra e evita choque frontal com Saveiro na ERS 342

O motorista da Saveiro ficou ferido e foi conduzido por
populares ao Hospital são Vicente em Três de Maio
O motorista de um caminhão(cavalinho) Mercedes Benz, placa AKB 5238, praticamente salvou duas vidas por volta do meio-dia deste sábado na ERS 342, próximo a localidade de KM 20- Horizontina.

Ele viajava no sentido Três de Maio- Horizontina, quando uma VW Saveiro, placa GZT 8034  forçou uma ultrapassagem em local proibido sobre outro caminhão e veio em sua direção em alta velocidade. O caminhoneiro, jogou o cavalinho para o acostamento evitando a colisão frontal, que poderia ser fatal ao jovem André Weddigen(19 anos) que conduzia a Saveiro, tendo na carona a sua mãe.

A camionete bateu na extremidade do para-chóque do motorista do caminhão e no pneu, destruindo a lateral e a porta do motorista. André teve ferimentos e foi conduzido por populares ao Hospital de Três de Maio. A mãe dele permaneceu no local para aguardar o desfecho da ocorrência, sem ferimentos, apesar do susto. Uma testemunha que assistiu a distância o choque, disse que a habilidade do caminhoneiro foi essencial para evitar a tragédia.