15 dezembro 2009

Mesmo com chuva PTB da região noroeste reúne 50 municípios em Santa Rosa

Na última sexta-feira (11) o PTB mais uma vez, apesar da chuva, se reuniu no CTG Sepé Tiaraju, em Santa Rosa, para o lançamento das pré-candidaturas para a Assembléia Legislativa e à Câmara dos Deputados. O encontro, que teve representantes de mais de 50 municípios, também marcou a apresentação da pré-candidatura do deputado Luís Augusto Lara ao governo do Estado.
A candidatura de Lara tem ganhado fôlego pelo Estado e já aparece com 4% na intenção de votos dos gaúchos.
O líder partidário do PTB na Assembléia Legislativa, deputado Aloísio Classmann, abriu o encontro e destacou que o PTB tem que andar por suas próprias pernas. “Lara representa a força do homem do Interior, porque fala a língua do Interior. Temos, agora, que ajudá-lo a colocar a pré-candidatura nas ruas. O caminho será longo e depende de todos nós”, disse o parlamentar.
Diante da presença de dezenas de vereadores, prefeitos, ex-prefeitos e militantes, o presidente do PTB de Santa Rosa, Luiz Fernando Rabuschi, o Salsicha, e um dos coordenadores políticos da pré-candidatura de Lara, Ivandre Medeiros, enfatizaram aos companheiros a importância do encontro para a mobilização da militância. “Essas lideranças que estão aqui te querem nessa empreitada Lara. E elas serão a alma do negocio nessa campanha”, afirmou Salsicha.

Identificados os três mortos em presídio de Santo Ângelo

A polícia confirmou os nomes dos três detentos mortos em um suposto ataque ocorrido no Presídio Regional de Santo Ângelo no início da manhã de hoje. Após sua transferência da Penitenciária Modulada de Ijuí na noite de ontem, Antônio Carlos Soares do Nascimento, 42 anos, Maurício Maia Ferreira, 21 anos, e Vinícius da Silva Vieira, que não teve a idade confirmada, teriam sido queimados por internos.
Ricardo Correia Antunes, quarto detento que teria sofrido o ataque, está internado em estado grave no Hospital de Santo Ângelo. Nesta manhã, os presos estão no pátio enquanto a Polícia Civil investiga o caso.

Detectado primeiro foco de ferrugem asiática em Três de Maio na safra 2009-2010

O Consórcio Antiferrugem já identificou 50 focos no país. Metade deles estão em áreas comerciais no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Goiás e Minas Gerais. Os outros 25 casos foram em soja voluntária, um deles aqui em Três de Maio. Apesar de reunir condições climáticas favoráveis à incidência de ferrugem asiática - chuva e umidade - as lavouras de soja do Rio Grande do Sul apresentam risco mínimo de ocorrência da doença neste momento. De acordo com a Emater, isso se deve ao plantio atrasado, e ao fato das lavouras apresentarem poucas plantas. Normalmente, a ferrugem tende a aparecer no Estado a partir da segunda quinzena de janeiro, período em que as plantas estão maiores e aumenta a população do fungo, que se propaga pelo vento desde países como Bolívia, Argentina e Paraguai. Segundo o engenheiro agrônomo da Cotrimaio, João Carlos Loro, os produtores devem monitorar as lavouras, especialmente as que foram implantadas em outubro. Loro diz que devem haver mais casos na região e a ferrugem asiática deverá aparecer mais cedo nesta safra.

Legislativo três-maiense realizou a última Sessão Ordinária de 2009

Na noite desta segunda-feira (15), foi realizada a 44ª e última Sessão Ordinária do Poder Legislativo de Três de Maio.
Na ocasião, foram votados todos os projetos que tramitavam na Câmara de Vereadores, entre eles, o que trata do Orçamento do município para o ano de 2010, o que durante o dia desta segunda-feira, acabou por gerar muita polemica em razão das distribuições das verbas de subvenções, que destina valores para entidades que prestam serviços sociais no município. Os vereadores da oposição, até mesmo chegaram a apresentar uma emenda, mas acabaram por retira-la da pauta, por entenderem que poderia a mesma não ter legalidade por ter sido votada junto com o projeto do orçamento na primeira votação. A maior contestação em relação as subvenções, foi com relação ao Lar dos Idosos, que em 2009, tiveram destinados 20 mil reais, e para 2010, apenas 8 mil reais.
O Projeto do Orçamento de 2010, foi aprovado na integra como foi projetado e redigido pela Administração Municipal de Três de Maio.
Após o período de votação na noite, foi realizada a eleição para a composição da nova Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Três de Maio. Conforme acordo dos cinco vereadores da oposição, Orlando Maier do PT foi eleito o Presidente para o ano legislativo de 2010. Os demais vereadores que compõem este grupo, são: Fernando Trage também do PT, e os três vereadores do PMDB, Gilson Grando, Ivo Novotny e Lírio Roque da Rosa. A situação, lançou uma chapa para concorrer, encabeçada pelo vereador Jorge Leite de Oliveira do PP. Também integram a situação, os vereadores Luiz Fernando Cereser PP, e os integrantes do PTB Delmar Mébius e Alexandre Classmann.
A nova Mesa Diretora da Câmara, tem Orlando Maier do PT – Presidente, Ivo Novotny do PMDB – Vice-Presidente, Gilson Grando do PMDB – 1º Secretário e Fernando Trage do PT – 2º Secretário.
A Câmara de Vereadores de Três de Maio, está em recesso, retornando aos trabalhos normais em dois de fevereiro de 2010.

Governo argentino qualifica como graves ameaças de morte a Cristina Kirchner

O chefe de gabinete do governo argentino, Aníbal Fernandez, qualificou como muito graves as ameaças de morte sofridas pela presidente do país, Cristina Kirchner. O fato aconteceu na última sexta-feira, mas só foi divulgado nesta segunda-feira.
Cristina viajava de helicóptero da residência presidencial de Olivos, fora de Buenos Aires, até a casa de governo, quando interferências foram registradas na comunicação entre o piloto e a torre de comando. No áudio dos diálogos é possível ouvir frases ofensivas e grosseiras relacionadas à presidente.
- Aparecem vozes em três momentos, pedindo que matem Cristina. Na segunda interferência toca Avenida de las Camelias (marcha militar argentina) e nas últimas alguém grita "matem-na" - disse Fernandez.
Segundo o chefe de gabinete, as ameaças têm a intenção de amedrontar a presidente. No mesmo dia em que Cristina foi ameaçada, iniciou o julgamento de vários ex-militares acusados de violação de direitos humanos na Escola de Mecânica da Armada durante a última ditadura militar do país, entre 1976 e 1983.
- Nestes últimos dias, o país está cheio de personagens conhecidos por terem visões golpistas e nada pode ser descartado nesses casos. Não podemos esquecer a questão do julgamento dos ex-militares da ESMA. São coisas que poderiam estar ligadas a coisas desta natureza - disse Fernandez.
O juiz federal Ariel Lijo recebeu a denúncia e se mostrou confiante em que "com os recursos tecnólogicos que o Estado tem, será possível saber a origem e o autor da interferência."

Cpers põe a greve em teste nesta terça-feira

O primeiro dia da greve do magistério será de medição de forças para o Piratini e o Cpers, mas de drama e dúvida para os pais de alunos.
O secretário da Educação, Ervino Deon, garantiu ontem que todos os colégios da rede estadual estarão abertos a despeito do grau de adesão dos professores ao movimento contra o pacote do governo. Mesmo assim, pais e mães se mostravam confusos sobre o que fazer com os filhos.
A Secretaria da Educação informou em nota que nenhum dos 2,6 mil estabelecimentos terá autorização para fechar as portas hoje. Além disso, foi enviada orientação às coordenadorias para que eventuais carências de professores em greve sejam compensadas com remanejos.
– Se houver algum professor que decida aderir a qualquer movimento, buscaremos condições para atender os alunos e manter as escolas funcionando – afirma o secretário.
Apesar do esforço do governo em frustrar os planos do Cpers, pais e mães confessavam estar em dúvida. Gislaine Carravetta, 44 anos, buscou o filho Leonardo, nove anos, na Escola Presidente Roosevelt, em Porto Alegre, ainda sem saber se o aluno teria aula ou não. Somente ao encontrá-lo a incerteza se desfez:
– A professora disse que não vai ter aula – avisou o menino, logo depois.
A mãe se conformou:
– Como já está praticamente no final do ano e as avaliações já acabaram, vai ficar em casa mesmo.
Leandro Maidana, 31 anos, vai acompanhar os desdobramentos da greve para decidir se a filha Maria Eduarda, sete anos, fica em casa.
– Vamos aguardar as notícias – afirmou, apreensivo.
A presidente do Cpers, Rejane de Oliveira, argumenta que a greve foi adotada como reação à decisão do governo de enviar os projetos aos deputados em regime de urgência:
– Com isso, até o dia 22 de dezembro isso teria de ser decidido. Depois, haverá recesso parlamentar na Assembleia. Isso nos obrigou a entrar em greve.