Na noite desta segunda-feira (15), foi realizada a 44ª e última Sessão Ordinária do Poder Legislativo de Três de Maio.
Na ocasião, foram votados todos os projetos que tramitavam na Câmara de Vereadores, entre eles, o que trata do Orçamento do município para o ano de 2010, o que durante o dia desta segunda-feira, acabou por gerar muita polemica em razão das distribuições das verbas de subvenções, que destina valores para entidades que prestam serviços sociais no município. Os vereadores da oposição, até mesmo chegaram a apresentar uma emenda, mas acabaram por retira-la da pauta, por entenderem que poderia a mesma não ter legalidade por ter sido votada junto com o projeto do orçamento na primeira votação. A maior contestação em relação as subvenções, foi com relação ao Lar dos Idosos, que em 2009, tiveram destinados 20 mil reais, e para 2010, apenas 8 mil reais.
O Projeto do Orçamento de 2010, foi aprovado na integra como foi projetado e redigido pela Administração Municipal de Três de Maio.
Após o período de votação na noite, foi realizada a eleição para a composição da nova Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Três de Maio. Conforme acordo dos cinco vereadores da oposição, Orlando Maier do PT foi eleito o Presidente para o ano legislativo de 2010. Os demais vereadores que compõem este grupo, são: Fernando Trage também do PT, e os três vereadores do PMDB, Gilson Grando, Ivo Novotny e Lírio Roque da Rosa. A situação, lançou uma chapa para concorrer, encabeçada pelo vereador Jorge Leite de Oliveira do PP. Também integram a situação, os vereadores Luiz Fernando Cereser PP, e os integrantes do PTB Delmar Mébius e Alexandre Classmann.
A nova Mesa Diretora da Câmara, tem Orlando Maier do PT – Presidente, Ivo Novotny do PMDB – Vice-Presidente, Gilson Grando do PMDB – 1º Secretário e Fernando Trage do PT – 2º Secretário.
A Câmara de Vereadores de Três de Maio, está em recesso, retornando aos trabalhos normais em dois de fevereiro de 2010.