09 julho 2013

Pequenas mas importantes obras que não são atendidas pelo Governo RS

O trevo de Independência aguarda a muito tempo por
providências (Foto: Fernando B.Kulmann)
São pequenas e simples obras, mas de uma importância muito significativa, por se tratar de segurança no trânsito, por contribuir para evitar acidentes.

Em Independência, o trevo da ERS 342 que dá o acesso principal a cidade, a muito tempo é clamado pelas autoridades e a população local para que o mesmo seja fechado em formato de trânsito rotatório, mas fica só na promessa.

Em Três de Maio na mesma ERS 342, são três os casos. Começando por um local que dá acesso a rua Ivagaci, que nem trevo existe, e por sinal tem grande movimentação de veículos. Seguindo adiante são dois trevos, o principal que faz ligação com a Av.Senador Alberto Pasqualine e o outro que fica próximo ao Parque de Exposições Germano Dockhorn, nos dois já se pode presenciar diversos acidentes, alguns deles com vitimas fatais. E a simples transformação em rotatórias é negada a pulação.

São inúmeros os ofícios enviados pelas autoridades ao órgão competente, o DAER, solicitando estas obras, mas ficam só na promessa. E as autoridades municipais ficam de mãos amarradas, já que não podem se quer tapar um buraco em uma rodovia seja do Estado ou da União.

O descaso com a situação é algo impressionante, e deixa uma marca muito negativa do Governo do Estado, que inclusive prometeu em publico que terminaria todas as obras de ligação asfáltica que estavam inacabadas no interior gaúcho, mas não cumpriu e dificilmente terá tempo para cumprir até o final de seu governo em 2014.

Preso em Porto Xavier suspeito de receptação e outros crimes envolvendo veículos

Preso em Porto Xavier suspeito de receptação e outros
crimes envolvendo veículos
Policiais civis da Delegacia de Polícia de Porto Xavier, em cumprimento a mandado de prisão preventiva, prenderam V.D.B., 53 anos, nesta terça-feira (09/07). O preso é suspeito de praticar crimes de receptação dolosa, falsificação de documentos, venda de carteira nacional de habilitação falsificada e adulteração de veículos automotores. O preso é investigado em três inquéritos policiais.

A investigação faz parte da Operação Gol de Placa deflagrada como forma a combater a prática de receptação de veículos clonados e falsificação de documentos de veículos. O preso foi encaminhado ao Presídio Estadual de Santo Cristo.

Alunos conhecem o curso de Design de Móveis

Alunos confeccionaram apoio para panela reutilizando matéria 
Projeto é oferecido há 12 anos pela SETREM e permite que jovens possam conhecer as potencialidades de diversas áreas profissionais

Durante toda a semana, alunos da rede pública municipal e estadual de seis municípios da região, participantes do Projeto Cultivando o Futuro, estão conhecendo o Curso Técnico de Design de Móveis da Sociedade Educacional Três de Maio (SETREM). Na segunda-feira, 8, nos turnos da manhã e tarde, 33 estudantes da 8ª Série da Escola Estadual Cardeal Pacelli, com idades entre 14 e 15 anos, visitaram à Instituição. A coordenadora do Design de Móveis, professora Carla Elisabeth Becker, conduziu e orientou o grupo, fornecendo informações sobre o curso, que tem entre seus objetivos o de preparar profissionalmente os técnicos através do desenvolvimento e treinamento de habilidades específicas na área de móveis.

Os alunos estavam acompanhados pela professora Simone Martini e foram recepcionados em sala de aula pela docente da SETREM. Carla explica que o grupo conheceu um projeto de mobiliário, as etapas dos procedimentos e os processos dentro da indústria. Na marcenaria, conheceram os equipamentos e fizeram uso de uma lixadeira. De volta à sala de aula, desenvolveram atividade prática num processo de produção de um apoio para panela, envolvendo materiais como madeira e arame. “É importante que eles saiam daqui conhecendo todo o funcionamento do curso e de que forma poderão utilizar esses ensinamentos sobre a profissão voltada à área moveleira. O apoio para panela que eles fizeram é um exemplo de como poderemos reutilizar pedacinhos de madeira, matéria-prima que certamente seria descartada”, comenta.

Francis Rafael Schacker, 14 anos, afirma ter gostado de participar da atividade. Mesmo não tendo definido a profissão que seguirá em sua vida, o jovem conta que a experiência vivida na SETREM vai ajudá-lo em sua escolha. “Aprendi o modo de fazer móveis. Lixei até madeira! Achei interessante, pois é uma opção de profissão que posso escolher para meu futuro”, identifica.

O Projeto Cultivando o Futuro é oferecido há 12 anos pela SETREM e permite que jovens possam conhecer as potencialidades de diversas áreas profissionais. Participam as escolas municipais e estaduais de Ensino Fundamental dos municípios de Alegria, Independência, Dr. Maurício Cardoso, São José do Inhacorá, Três de Maio e Tucunduva. As atividades, com temas específicos para cada encontro, são realizadas no campus da SETREM no contraturno da aula dos estudantes por meio de oficinas e ações práticas coordenadas e acompanhadas pelos coordenadores das respectivas áreas e setores da Instituição.

As atividades têm a participação de profissionais de diferentes áreas, desde os do envolvimento comunitário e da equipe de coordenadores da Unidade de Ensino Técnico da SETREM, até os envolvidos na orientação pessoal e profissional de estudantes que estão planejando o seu ingresso no mundo do trabalho. Cada oficina terá quatro horas de duração e os estudantes receberão certificado.

Cotrimaio encerra atividades em Cruz Alta

Cotrimaio encerra atividades em Cruz Alta
Dentro do planejamento de recuperação da cooperativa, está a medida de analisar cada setor e cada estabelecimento da mesma, para definir a viabilidade financeira de sua continuidade e muitas ações já foram e estão sendo tomadas.

No início do mês de junho, a COTRIMAIO encerrou as atividades de grãos e armazenagem no bairro Fátima em Cruz Alta e alugou para a Bunge Brasil, pois o mesmo não apresentou resultados positivos e conforme a prestação de contas exposto na Assembleia Geral Ordinária de 2012, nos deixou um resultado negativo próximo a 2 milhões.

A estrutura é antiga, investiu-se muito em reparação de equipamentos e a Cooperativa nunca usou toda a capacidade de armazenagem, por ser muito grande, por isso, o presidente Silceu, tomou esta medida e ressalta que a filial vinha acumulando prejuízos ao longo dos anos, prejudicando o desempenho financeiro da Cooperativa.

E no último dia 05, o presidente liquidante, Silceu Dalberto, juntamente com o comitê gestor, decidiu encerrar as atividades da filial de Cruz Alta, que iniciou em 2001, quando a COTRIMAIO arrendou parte da estrutura da Cotricruz, dentre eles a filial de Cruz Alta, com o objetivo de aumentar a capacidade de recebimento de grãos, armazenagem e vendas de insumos. Porém, não se confirmou resultado positivo nesta filial.

As demais filiais que pertencem à região: Pejuçara, Boa Vista do Incra, Fortaleza dos Valos, Três Capões, Boa Vista do Cadeado e Ponte Queimada, permanecem em funcionamento.

O presidente ressalta que todos os negócios da cooperativa estão sendo analisados cuidadosamente pela qual precisam ser autossustentáveis. “Os negócios que não geram resultados positivos serão encerrados, pois não temos mais condições de trabalhar com resultados negativos. A minha missão é honrar os compromissos com os associados e salvar a Cooperativa. E no que depender do meu empenho e esforço, meu e de toda a minha equipe de trabalho, vamos conseguir saldar o passivo com os associados e reerguer a Cooperativa”, finaliza.

Aluno de medicina terá de trabalhar dois anos no SUS para receber diploma

Aluno de medicina terá de trabalhar dois anos no SUS
para receber diploma
Os alunos que ingressarem nos cursos de medicina a partir de 2015 terão que atuar dois anos no Sistema Único de Saúde (SUS) para receber o diploma. A medida é válida para faculdades públicas e privadas e faz parte do Programa Mais Médicos, anunciado hoje (8) pelo governo federal. Com isso, o curso passará de 6 anos para 8 anos de duração.

Os estudantes irão trabalhar na atenção básica e nos serviços de urgência e emergência da rede pública. Eles vão receber uma remuneração do governo federal e terão uma autorização temporária para exercer a medicina, além de continuarem vinculados às universidades. Os profissionais que atuarem na orientação desses médicos também receberão um  complemento salarial. Os últimos dois anos do curso, de atuação no SUS, poderão contar para residência médica ou como pós-graduação, caso o médico escolha se especializar em uma área de atenção básica.

Com a mudança nos currículos, a estimativa é a entrada de 20,5 mil médicos na atenção básica. "Esse aumento será sentido a partir de 2022, quando os médicos estarão formados", disse o ministro da Educação, Aloizio Mercadante.

De acordo com os ministérios da Educação e Saúde, as instituições de ensino terão que acompanhar e supervisionar o aluno. Após o estudante ser aprovado no estágio no SUS, a autorização temporária de exercício será convertida em inscrição no Conselho Regional de Medicina. Por haver recursos federais no programa, os alunos das escolas particulares deverão ficar isentos do pagamento de mensalidade. Esse trabalho na rede pública não acaba com o internato, no quinto e no sexto anos do curso.

Até 2017, a oferta de vagas nos cursos de Medicina terá um aumento superior a 10%. Com o programa Mais Médicos, serão abertas 3.615 vagas nas universidades públicas e, entre as particulares, devem ser criadas 7.832 novas matrículas.

O aumento deve ser sentido este ano, com a abertura de 1.452 vagas. Em 2014, serão 5.435, anunciou Mercadante. De acordo com o ministro, haverá uma descentralização dos cursos que serão instalados em mais municípios. A residência médica terá de acompanhar o ritmo de vagas abertas na graduação.

"Não basta abrir curso de medicina para fixar um médico em uma região que temos interesse para ter. É preciso residência médica, que é um fator decisivo para a fixação, além de políticas na área de saúde. Estados que têm oferta de residência médica, tem uma concentração grande de médicos, como Rio de Janeiro e São Paulo", disse o ministro.

Segundo ele, haverá uma melhor distribuição dos cursos pelo país. Atualmente, 57 municípios oferecem cursos de medicina. Com o novo programa, mais 60 passarão a ofertar, totalizando 117 municípios no país. Isso acarretará, para as universidades federais, a contratação de 3.154 professores e 1.882 técnicos-administrativos.

Nas particulares, segundo Mercadante, não haverá mais a "política de balcão", em que os institutos apresentam as propostas para a abertura de cursos. Agora, a oferta de cursos de medicina será definida por meio de editais públicos, de acordo com a necessidade do país. "Vamos verificar as áreas que têm condições e necessidade de ofertar vaga e lá ofertaremos".

Ladrões invadem residência no interior de São José do Inhacorá

Ladrões invadem residência no interior de São José
do Inhacorá
Na manhã desta segunda-feira (08/07), indivíduos invadiram uma residência na localidade de Poço Traira, interior de São José do Inhacorá.

O proprietário da moradia senhor Dionísio Luiz Recktenwld, disse a policia que os elementos se aproveitaram do fato da porta dos fundos da casa estar apenas encostada, por onde entraram e furtaram uma espingarda marca Boito, calibre 32 e aproximadamente R$80,00 em dinheiro.

Dionísio, acredita que os elementos não levaram mais pertences de dentro da casa, por terem percebido a aproximação do morador que chegava em casa naquele momento.

Os policiais da Brigada Militar de São José do Inhacorá, fizeram o registro da ocorrência.

Em busca de propriedades rurais viáveis

Resultado do estudo gera relatório e maquetes, que são
apresentados a uma banca
(Fonte: Vanderlei Holz Lermen, bolsista do CTA)
Uma das grandes preocupações da SETREM é com a aplicação prática das teorias debatidas entre professores e alunos em sala de aula. Um dos exemplos está no “Projetão”, um trabalho interdisciplinar apresentado pelos estudantes, que aplicam todo o aprendizado adquirido durante o Curso Técnico em Agropecuária (CTA) para a realização de um planejamento em uma propriedade rural. A ação envolve estudos da viabilidade técnica, econômica, social e ambiental da propriedade e, no primeiro semestre de 2013, envolveu alunos do 4º CTA, 3º semestre.

“No início é realizado um diagnóstico do que há na propriedade, a amostragem de solo para análise, a divisão (em glebas) e medição da área, o levantamento sobre a Reserva Legal, a APP – Área de Preservação Permanente, o inventário de máquinas e benfeitorias e as culturas que estão sendo produzidas na propriedade”, explica o coordenador do CTA da SETREM, Claudinei Márcio Schmidt. A partir de então, é realizada uma análise e são sugeridas algumas mudanças, com um plano de rotação de culturas, cálculos de custos de produção de cada atividade e custos diretos e indiretos.

É realizado também um planejamento das culturas de subsistência, que atendem as pessoas que residem naquela propriedade. “Os alunos fazem a análise social, como aquela família está inserida na comunidade, se participa de sindicatos, se é sócia de alguma cooperativa ou faz trocas de serviços com os vizinhos. A questão ambiental também é avaliada, desde as reservas, o uso correto de agrotóxicos, a adubação conforme a análise de solo, a forma de plantio e o uso de EPIs na aplicação de agrotóxicos”, complementa Schmidt. Com essas análises, os alunos fazem um planejamento da propriedade para um ano agrícola.

A tarefa dos estudantes iniciou com o professor Marcos Garrafa, dentro da disciplina de Culturas Regionais. Os trabalhos exigidos no decorrer da formação do aluno podem ser realizados tendo a propriedade em que será desenvolvido o projeto final como objeto de estudo. O resultado desse estudo é um relatório e maquetes da área da propriedade, que são apresentados a uma banca. Os alunos elaboram um projeto, o defendem perante uma banca formada por alguns professores, que fazem a avaliação e escolha dos dois melhores trabalhos. Os alunos que elaboraram os trabalhos vencedores recebem o troféu Valdir Benedetti, em homenagem ao professor, que teve a ideia e implementou esse processo no curso.

Segundo Schmidt, com o tempo algumas mudanças foram feitas. “Há alguns anos a propriedade em que se realizava o projeto era fictícia. Há três anos começou-se a utilizar propriedades reais, pois permitem a observação da estrutura existente e a sugestão de melhorias e adequações”, ressalta o coordenador, concluindo que o “Projetão” oferece ao aluno a aplicação, através do projeto, de tudo o que estudou de forma fragmentada durante o curso.