Alunos confeccionaram apoio para panela reutilizando matéria |
Projeto é oferecido há 12 anos pela SETREM e permite que jovens possam conhecer as potencialidades de diversas áreas profissionais
Durante toda a semana, alunos da rede pública municipal e estadual de seis municípios da região, participantes do Projeto Cultivando o Futuro, estão conhecendo o Curso Técnico de Design de Móveis da Sociedade Educacional Três de Maio (SETREM). Na segunda-feira, 8, nos turnos da manhã e tarde, 33 estudantes da 8ª Série da Escola Estadual Cardeal Pacelli, com idades entre 14 e 15 anos, visitaram à Instituição. A coordenadora do Design de Móveis, professora Carla Elisabeth Becker, conduziu e orientou o grupo, fornecendo informações sobre o curso, que tem entre seus objetivos o de preparar profissionalmente os técnicos através do desenvolvimento e treinamento de habilidades específicas na área de móveis.
Os alunos estavam acompanhados pela professora Simone Martini e foram recepcionados em sala de aula pela docente da SETREM. Carla explica que o grupo conheceu um projeto de mobiliário, as etapas dos procedimentos e os processos dentro da indústria. Na marcenaria, conheceram os equipamentos e fizeram uso de uma lixadeira. De volta à sala de aula, desenvolveram atividade prática num processo de produção de um apoio para panela, envolvendo materiais como madeira e arame. “É importante que eles saiam daqui conhecendo todo o funcionamento do curso e de que forma poderão utilizar esses ensinamentos sobre a profissão voltada à área moveleira. O apoio para panela que eles fizeram é um exemplo de como poderemos reutilizar pedacinhos de madeira, matéria-prima que certamente seria descartada”, comenta.
Francis Rafael Schacker, 14 anos, afirma ter gostado de participar da atividade. Mesmo não tendo definido a profissão que seguirá em sua vida, o jovem conta que a experiência vivida na SETREM vai ajudá-lo em sua escolha. “Aprendi o modo de fazer móveis. Lixei até madeira! Achei interessante, pois é uma opção de profissão que posso escolher para meu futuro”, identifica.
O Projeto Cultivando o Futuro é oferecido há 12 anos pela SETREM e permite que jovens possam conhecer as potencialidades de diversas áreas profissionais. Participam as escolas municipais e estaduais de Ensino Fundamental dos municípios de Alegria, Independência, Dr. Maurício Cardoso, São José do Inhacorá, Três de Maio e Tucunduva. As atividades, com temas específicos para cada encontro, são realizadas no campus da SETREM no contraturno da aula dos estudantes por meio de oficinas e ações práticas coordenadas e acompanhadas pelos coordenadores das respectivas áreas e setores da Instituição.
As atividades têm a participação de profissionais de diferentes áreas, desde os do envolvimento comunitário e da equipe de coordenadores da Unidade de Ensino Técnico da SETREM, até os envolvidos na orientação pessoal e profissional de estudantes que estão planejando o seu ingresso no mundo do trabalho. Cada oficina terá quatro horas de duração e os estudantes receberão certificado.