25 fevereiro 2011

Protocolada a licença ambiental do Distrito Moveleiro de Santa Rosa

Distrito Moveleiro agora tem licença
ambiental
A Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico, Sônia Conti, a Diretora Aline Marconcine, o Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Ângelo Zeni, e o arquiteto Cristiano Dallagnol, estiveram em Porto Alegre neste mês. Eles participaram de uma reunião na FEPAN – Fundação Estadual de Proteção Ambiental, onde foram recebidos pela Engenheira Clarice da Costa Trindade.
Na ocasião, o grupo protocolou o pedido de Licença Ambiental de Instalação do Distrito Moveleiro, o qual permitirá o início das obras de instalação do mesmo. Em seguida, juntamente com o Prefeito Orlando Desconsi e a Vice-Prefeita, Sandra Padilha, a comitiva foi recebida pelo Presidente da Fundação, Sr. Carlos Fernando Niedersberg, e a Secretária de Estado de Meio Ambiente, Jussara Cony. Eles se comprometeram em agilizar os processos de licenciamentos ambientais encaminhados pelo município, tanto do setor público, quanto no privado. O Prefeito e a Secretária, Sônia Conti, destacaram a importância do empreendimento para o município e região, sendo que Santa Rosa vive um grande momento de desenvolvimento econômico, e a implantação do Pólo Moveleiro vai consolidar o município como mais uma referência regional, assim como no ramo Metal Mecânico.

Maior participação de associados na história das pré-assembleias da Sicredi Noroeste

Mais de 1.500 associados presentes
Desde o dia 2 de fevereiro a Sicredi Noroeste apresenta a seus associados a evolução da cooperativa em seu Processo Assemblear 2011. A cooperativa, que administra mais de 315 milhões em ativos e 9 milhões em sobras  comemora 65 anos de atividade em maio deste ano. Os números apresentados nos encontros comprovam a credibilidade depositada na cooperativa, reafirmada através da participação maciça dos associados nas pré-assembleias. 
A expectativa inicial de público segundo o Presidente da cooperativa, Glei Amaro Linhares, era de 13 mil associados nos 15 encontros. No entanto este número chegou a 13.189 associados até a noite de ontem, quando foi realizado o 12º encontro. “Este é o momento mais importante da cooperativa, onde os associados ajudam a decidir os rumos do negócio do qual são donos”, afirma Linhares.
Na próxima semana acontecem os três últimos encontros, na localidade de Vila Cascata (Horizontina), Doutor Maurício Cardoso e Horizontina.
Em Três de Maio o público presente foi de 1.596 associados, e a ganhadora da moto foi a associada Frida Herberts Trimpler, que por motivo de viagem não estava presente no evento. 
A Assembleia Geral Ordinária da Sicredi Noroeste acontecerá no dia 25 de março de 2011, às 14 horas, no CTG Tropeiros do Buricá em Três de Maio.

Secretaria da Saúde atualiza situação da dengue no Estado

São Luiz Gonzaga tem o maior número
de casos
O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) confirmou a existência de mais um caso importado de dengue no Rio Grande do Sul. O registro ocorreu em Santa Rosa, onde não há circulação viral da doença. No entanto, a contaminação teve origem em um paciente proveniente de Goiás.
Ao todo, são 239 notificações no Estado neste ano. Até o momento, já foram confirmados 11 casos em território gaúcho, sendo oito deles importados e três autóctones (contraídos dentro do Rio Grande do Sul), em São Luiz Gonzaga.
Além disso, o município de Palmeira das Missões também ingressou na lista de municípios com o foco do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti. Com este, são 68 municípios gaúchos considerados infestados, isto é, que registraram algum foco do inseto nos últimos 12 meses.
Abaixo, os municípios onde já foram confirmados casos de dengue em 2011:
Campo Bom: 1 caso importado (Ceará)
Ijuí: 2 casos importados (Ceará e Pará)
Montenegro: 2 casos importados (Rio de Janeiro e Pernambuco)
Santa Maria: 1 caso importado (Rio de Janeiro)
São Luiz Gonzaga: 3 casos autóctones e 1 caso importado (Pará)

Pelo menos 148 brasileiros deixam a Líbia de navio para chegar amanhã à Atenas

 Navios de vários países aguardam em Malta 
 para resgatar estrangeiros na Líbia
Os 148 brasileiros, 48 portugueses, 20 espanhóis e um tunisiano começaram a embarcar na manhã de hoje — tarde na Líbia — no navio que sairá de Benghazi, no litoral líbio, em direção à Grécia. 
De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, a previsão é que o processo de embarcação dure cerca de duas horas, e a viagem até Atenas (na Grécia) demore aproximadamente 17 horas. Os brasileiros e estrangeiros devem chegar amanhã à capital grega. O mau tempo atrasou parte do embarque. 
O navio foi fretado pela empresa Queiroz Galvão e desde ontem aguardava autorização para atracar no porto de Benghazi. Mas havia uma fila de navios à espera e as condições meteorológicas eram ruins. Há informações de que as autoridades da Líbia estão apreendendo os passaportes de estrangeiros que vivem no país. Por essa razão, os funcionários da Queiroz Galvão viajam sem passaporte. 
A Embaixada do Brasil na Líbia presta assistência consular aos brasileiros e trabalha na emissão de documentos de autorização para retorno deles ao Brasil. A previsão é que os brasileiros, ao chegar em Atenas, sigam para o aeroporto e embarquem de volta para o Brasil. 
Na Líbia, há dificuldades para os pousos e decolagens e também limitações no aeroporto de Trípoli, a capital do país. Houve tentativas de buscar os brasileiros em Benghazi por via aérea, mas a pista do aeroporto da cidade foi destruída. 
Na quarta-feira, um primeiro voo fretado chegou à ilha de Malta, no Mediterrâneo, com 446 funcionários da Odebrecht que estavam na capital líbia, Trípoli, incluindo 114 brasileiros. A construtora negociou ainda o fretamento de três aviões para a retirada de funcionários e das famílias da Líbia. 
O governo do líder Muamar Kadafi é alvo de protestos desde o último dia 15. Há estimativas de mais de 600 mortos. Também existem denúncias de violação de direitos humanos e crimes contra a humanidade. 
Kadafi nega as acusações e informou, em pronunciamento no começo desta semana, que permanecerá no poder. Ele está no governo desde 1969.

COTRIMAIO reivindica melhorias no Programa Procap Agro

Wünsch e Silceu estiveram reunidos
com mo Secretário Ivar Pavan
O vice-presidente da Cotrimaio, Antonio Wünsch juntamente com o diretor secretário, Silceu Dalberto, reuninaram-se em Porto Alegre, no último dia 17, com o secretário de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo do Rio Grande do Sul, Ivar Pavan, para discutir as dificuldades encontradas pelas cooperativas agropecuárias para acessar as linhas de financiamento do governo federal com o Programa de Capitalização de Cooperativas Agropecuárias (Procap-Agro).
Durante a reunião, a COTRIMAIO reivindicou ao secretário alguns ajustes no Procap Agro para facilitar o acesso ao crédito e atender um maior número de produtores e cooperativas do estado.
Ivar Pavan, elogiou a iniciativa da COTRIMAIO e prometeu ações concretas para resolver os problemas das cooperativas gaúchas o mais breve possível. “Vamos reunir integrantes do governo do estado e dirigentes cooperativistas para elaborar um novo programa, o PROCAP AGRO II”, afirmou.

Orlando e Tilica deverão esclarecer notícias envolvendo atestados médicos

Prefeito e Secretário estão na Câmara
de Vereadores, nas segunda-feira
O prefeito Orlando Desconsi e o secretário de Administração, Heitor Henrique Cardoso (Tilica) terão que dar explicações na Câmara sobre o elevado número de atestados médicos que funcionários da Prefeitura estão apresentando.
O prefeito foi convidado e o secretário formalmente convocado esta semana a comparecer à Câmara às 20h da próxima segunda-feira, dentro da sessão ordinária.
O convite e a convocação é resultam de uma proposição apresentada conjuntamente pelos vereadores Nelci Dani, do PP, e Cláudio Schmidt, do PMDB, aprovada por unanimidade na sessão passada. De acordo com a Lei Orgânica Municipal, nesse caso o prefeito aceita o convite se quiser, enquanto que o secretário é obrigado a comparecer.
É nítido na Câmara que alguns vereadores não estão digerindo bem as várias notícias dos últimos dias sobre o assunto. Para alguns deles, o enfoque dado denigre a imagem dos servidores. Estão levantando dados para contrapor o impacto frontal intenso gerados pelos números anunciados.

Ministro dos Esportes reúne-se com Tarso e anuncia recursos de R$ 5 milhões ao CETE

Foto: Caco Argemiro - Palácio Piratini
O Governo Federal repassará R$ 5 milhões para a recuperação das instalações do Centro Estadual de Treinamento Esportivo (CETE), que passará a ser a Casa do Esporte, um dos polos públicos para a preparação de atletas com vistas aos jogos olímpicos do Rio de 2016. O anúncio foi feito pelo ministro do Esporte, Orlando Silva, que esteve reunido com o governador Tarso Genro, nesta quinta-feira (24), no Palácio Piratini. Atendendo orientação da presidente Dilma Rousseff, o ministro está visitando as cidades-sedes da Copa do Mundo para acompanhar os projetos de mobilidade, infraestrutura e envolvendo os estádios.
"Estive visitando o estádio Beira-Rio e conversando com o prefeito Fortunati (José Fortunati - prefeito de Porto Alegre) para passar em revista os dez projetos de mobilidade urbana cuja responsabilidade é da Prefeitura", observou o ministro. Orlando Silva disse que durante o encontro com o governador conheceu a Casa do Esporte, projeto que vai ao encontro do planejamento do Ministério para a Olimpíada de 2016, que será realizada no Rio.
"Nos comprometemos com o governador em transformar as instalações do CETE, em Porto Alegre, em um polo de desenvolvimento de atletas. Esta semana o Congresso Nacional aprovou um Projeto de Lei que possibilita que criemos polos públicos em cidades brasileiras", explicou Silva.
O secretário estadual do Esporte e do Lazer, Kalil Sehbe, saudou a decisão do ministro e lembrou que a recuperação do CETE está inserida numa política estadual de esporte. "A estruturação do sistema estadual de esporte passa pela criação da Casa do Esporte do Rio Grande do Sul, que sediará a Secretaria, as federações, a Fundergs e o futuro escritório da FIFA, bem como auditório e espaços para a pratica de esporte de alto rendimento, escolar, universitário e da comunidade, além de inclusão social e lazer", disse.
Atletas de alto rendimento 
Kalil Sehbe prevê que a Casa do Esporte será, em curto espaço de tempo, um centro de referência na formação de atletas de alto rendimento no Estado e possibilitará a democratização do esporte, com a inclusão social. À União caberá os recursos para a obra, orçada em R$ 5 milhões, enquanto o Estado, como contrapartida, equipará o centro. A Casa do Esporte, localizada no bairro Menino Deus, na Capital gaúcha, terá dois mil metros quadrados, sendo necessários 12 meses para a conclusão.
O ministro Orlando Silva acredita que Porto Alegre tem todas as condições de ser uma das sedes da Copa das Confederações, que ocorrerá em 2013 e cuja decisão final compete a FIFA. "Porto Alegre, pela sua tradição no futebol, é uma sede natural para a Copa das Confederações", disse, alertando ser necessário que o conjunto de obras continuem em ritmo acelerado.
Orlando Silva acrescentou que a União disponibilizou linhas de financiamentos, apor meio do BNDES, para as 10 obras em Porto Alegre, valor a ser investido próximo a R$ 1 bilhão. As obras previstas compreendem a adequação do Estádio Beira Rio (R$ 400 milhões), a ampliação do sistema de transporte, com a construção de corredores exclusivos para ônibus e duplicação das principais avenidas de acesso ao estádio, além do Aeroporto Internacional Salgado Filho (R$ 370 milhões).
Participaram da reunião, além do governador Tarso Genro e do ministro Orlando Silva, o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati; o presidente da Assembleia Legislativa, Adão Villaverde; os secretários estaduais dos Esportes, Kalil Sehbe; de Infraestrutura e Logística, Beto Albuquerque, e do Meio Ambiente, Jussara Cony, além do secretário extraordinário municipal da Copa de 2014, João Bosco Vaz, e os deputados federal Manuela D'Avila, e estadual, Cássia Carpes e o presidente do Internacional, Giovanni Luigi.

Grêmio sai na frente, mas cede virada para o Junior de Barranquilla

Grêmio sai na frente, mas cede virada
para o Junior de Barranquilla
O Junior de Barranquilla arrancou uma vitória do Grêmio nesta quinta-feira, na Colômbia. O Grêmio abriu o placar logo no início, mas foi dominado no restante da etapa inicial. Quando era melhor no segundo tempo, acabou levando um gol em cobrança de falta. Borges abriu placar aos quatro minutos, dando a impressão de que o Tricolor controlaria a partida, mas os adversários, empurrados pela torcida, pressionaram muito e empataram aos 27 minutos, com Hernández.
Depois de um começo positivo, o Tricolor gaúcho viveu momentos de terror no gramado do Estádio Metropolitano. Dos 10 aos 39 minutos, a equipe gremista não conseguiu chegar à área do Junior. Pior do que isso, aos 20 minutos começou uma pressão fulminante, que chegou a gerar cinco escanteios para o clube colombiano, em sequência.
O Grêmio volta a campo no próximo domingo, contra o Cruzeiro, no Estádio Olímpico. Na partida, marcada para as 16h, o Tricolor decidirá vaga na final do primeiro turno do Gauchão, para disputar a Taça Piratini. Pela Libertadores, o próximo confronto é com o León de Huánuco, na quinta-feira, também em casa.
Júnior Barranquilla 2 
Rodríguez; Gómez, De Almeida, Macías e Fawcett; Viáfara, Páez (Valencia), García e Giovane Hernández; Bacca e Cortéz (Cárdenas, depois Barahona). Técnico: Óscar Quintabani.
Grêmio 1 
Victor; Gabriel, Paulão, Rodolfo e Gilson (Vinicius Pacheco); Fábio Rochemback, Adilson, Carlos Alberto (Bruno Collaço) e Douglas; Borges e André Lima (Júnior Viçosa).Técnico: Renato Gaúcho.
Gols: Borges (4/1º); Hernández (28/1º); Viáfara (29/2º)
Cartões amarelos: Cortéz (Junior Barranquilla-COL); Adilson, Carlos Alberto (Grêmio).
Árbitragem: Marco Rodríguez, Marvin Torrentera e José Luiz Camargo (trio mexicano).
Local: Estádio Metropolitano, em Barranquilla, na Colômbia.