04 outubro 2010

TSE libera candidatura de Maria do Rosário

Maria do Rosário
A candidata a deputada federal Maria do Rosário teve o pedido de candidatura aprovado na tarde desta segunda-feira. Segundo a assessoria do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o pedido foi deferido pelo ministro Aldir Passarinho Junior. Maria recebeu 143.128 votos nas eleições deste domingo, mas ainda não aparecia na lista dos parlamentares eleitos. Ela teve o pedido de registro de candidatura indeferido pela Justiça Eleitoral por dívidas referentes a sua campanha à prefeitura de Porto Alegre, em 2008.
Após a liberação, a candidata passa a constar entre os 10 deputados federais mais votados do Rio Grande do Sul. Com isso, a reeleição de Fernando Marroni como deputado federal não é confirmada. Ele aparecia em oitavo e último eleito na bancada do PT, mas com a decisão da Justiça Eleitoral sobre a candidatura de Maria do Rosário, Marroni passa a ser o primeiro suplente.

Osmar Terra é o deputado federal mais votado do PMDB do Rio Grande do Sul

Osmar Terra comemorou na noite deste domingo, 3, na sede do PMDB de Santa Rosa, a sua reeleição como deputado federal mais votado do PMDB do Rio Grande do Sul com 130.281 votos.           
Terra atribui sua expressiva votação como resultado de uma longa história de trabalho e de realizações feitas para a comunidade. - É um voto de confiança de uma construção que eu venho fazendo há muito tempo – observa o deputado. 
Esta é a quinta campanha de Osmar Terra à Câmara dos Deputados. Em cada uma delas houve crescimento da votação. Segundo o Parlamentar, isso demonstra a crescente confiança das pessoas em seu trabalho. - Sou o candidato que têm realizações concretas. Tenho uma história para relatar para a comunidade. Assim, construímos uma rede que vai do âmbito federal ao municipal, extremamente influente.       
Para Terra, isso explica em grande parte sua votação de 130.281 votos, conquistada na eleição deste domingo. 
Próximo passo           
Segundo Osmar Terra, a partir de agora, o partido precisa fazer uma reflexão. Avaliar os erros cometidos, a condução política do pleito, o que precisa ser mudado no sentido de que o partido tenha mais claro os seus rumos, os objetivos e deve ter uma sintonia forte com a militância, para definir propostas políticas mais claras e que ajudem na mobilização política.           
Para Osmar Terra, o partido tem que se posicionar sobre o segundo turno da eleição presidencial.
- Agora, será decido o destino do Brasil e não se pode mais ficar preso às circunstâncias que levaram o discurso da candidatura ao governo do Estado. O partido precisa decidir livremente a sua posição quanto à eleição nacional e não pode ficar sem definição política, enfatiza Terra. 
- A minha proposta é que haja uma definição em favor da candidatura de José Serra. A candidatura de Serra, penso, é a que pode fazer o Brasil avançar mais - conclui Osmar Terra.

Morre ex-prefeito de Horizontina e avô de Gisele Bündchen

Walter Bündchen
Faleceu neste domingo, aos 94 anos, em Porto Alegre, o ex-prefeito de Horizontina e avô de Gisele Bündchen, Walter Bündchen. O velório ocorre na Câmara de Vereadores de Horizontina. 
O sepultamento está previsto para 10h desta terça-feira.
O Prefeito de Horizontina, Irineu Colato, decretou luto oficial por três dias na cidade. Walter Bündchen nasceu em 23 de fevereiro de 1916, em São Leopoldo. Ele foi prefeito de Horizontina de julho de 1971 a agosto de 1975.
O aeroporto de Horizontina leva o nome de Walter Bündchen, em homenagem ao avô da modelo gaúcha.

Feridos em acidente de trânsito permanecem internados no Hospital de Caridade em Três Passos

Permanecem internados no Hospital de Caridade de Três Passos três pessoas de 25, 22 e 21 anos vítimas de um acidente de trânsito na BR-468, próximo ao trevo de acesso a Bela Vista, na tarde deste domingo de eleições, 3 de outubro. Segundo informações do Hospital de Caridade Marcelo Thiesen, de 25 anos, Gislaine Aparecida da Silva Pretto, de 22, e Leandro da Silva, de 21 anos, estão em quartos da instituição e o estado de saúde deles é regular.
Conforme informações ao proceder uma ultrapassagem o condutor perdeu o controle do veículo, um Corsa, saiu da pista e chocou-se em árvores destruído o carro. O Corpo de Bombeiros de Três Passos foi acionado e com o apoio do serviço Salvar/Samu resgataram os feridos.

Na Capital, Tarso anuncia que prioriza corrida presidencial: "Será um belo segundo turno"

Ao antecipar em três horas sua entrevista coletiva na Capital, nesta segunda-feira, para se juntar à coordenação da campanha de Dilma Rousseff em Brasília, o novo governador do Estado, Tarso Genro, demonstrou que sua prioridade é auxiliar na campanha presidencial do PT. No encontro com jornalistas, o petista ratificou a postura.
— Vamos nos dedicar à campanha da eleição de Dilma. Cancelei entrevistas nas rádios hoje, espero retomar os compromissos amanhã — justificou Tarso —  Estamos prontos para uma grande ofensiva política. Será um belo segundo turno.
Anúncios de secretário ou adesões de partido ao futuro governo serão formalizados em novembro, quando o gabinete de transição será instalado.
Como a prioridade reside na tentativa de transformar Dilma Rousseff em presidente, Tarso já projetou que o partido vai procurar Marina Silva (PV), que ficou em terceiro lugar no primeiro turno, terminando a eleição com expressivos 19%. 
— Com certeza, temos que conversar com a Marina. Estive com ela durante seis anos e meio no ministério do presidente Lula. Creio que a Marina tem muito mais afinidade com o projeto de Dilma do que com o de Serra — argumentou o novo governador do Estado.
Para Tarso, apesar de a vitória não ter acontecido no primeiro turno na corrida presidencial, a votação de Dilma no domingo foi "espetacular".
— Depois do bombardeio que ela sofreu por parte da mídia, a sua porcentagem nas urnas mostra que Dilma tem uma candidatura muito forte. Até porque quem mais cresceu não está no segundo turno e se adequa mais as nossas ideias — disse Tarso, em nova referência a Marina Silva, a qual define como amiga pessoal e companheira de militância no passado.
Transição no Piratini
Na manhã desta segunda-feira, Tarso já se reuniu com membros do partido para debater projetos relacionados à agricultura e ao servidor público. Ele reiterou suas pretensões de conseguir o apoio do PDT e do PTB. No entanto, ainda não iniciou as negociações.
Questionado sobre a transição com Yeda Crusius, Tarso falou que é um processo que parte do governo, mas que não teria constrangimento em procurar a governadora, que tentou a reeleição, mas ficou em terceiro lugar no pleito.
— Isso só valoriza o processo democrático — explicou.
> Clique aqui e veja a trajetória política de Tarso

Sicredi Três de Maio tem novo gerente

Em destaque: Sandro Fin e Anderson Pierin
Em solenidade que aconteceu na manhã desta segunda-feira (04), Sandro Fin assumiu a Gerência do Sicredi Três de Maio, em lugar de Anderson Pierin que passa a ser o novo Assessor de Crédito do Sicredi Noroeste.
Anderson Pierin, trabalha no Sicredi á 15 anos quando começou na Unidade de Alegria na sua terra natal, tendo trabalhado na linha de Crédito do Sicredi Noroeste e também no Sicredi Santa Rosa, ocupou o cargo de gerente da Unidade Três de Maio por 18 meses. Já Sandro fin, natural de Boa Vista do Buricá, trabalha na cooperativa á 12 anos, tendo iniciado na Unida de Três de Maio, posteriormente trabalhou em Boa Vista do Buricá, São José do Inhacorá, Crissiumal, voltou a Boa Vista como Gerente á cinco anos era Gertente de Unidade em Horizontina.
Glei Linhares, Presidente do Sicredi Noroeste, explicou aos presentes o porque dos remanejamentos na cooperativa, visando atender as novas normas existentes adequando a Sicredi para melhor servir os associados. O Sicredi Noroeste que é composto por 12 municípios, agora está divido em quatro micro-regiões, tendo como Assessor Regional de Três de Maio, Boa Vista do Buricá e São José do Inhacorá, Rogério Stein, Paulo Camargo assume a Gerencia Regional de Desenvolvimento e Amilton Cassol a Gerencia Regional Administrativa, ambos cargos de todo o Sicredi Noroeste. Outro detalhe também das novas normas, é de que cada município terá um gerente, e não mais um gerente por UA.

Marina Silva agradece os quase 20 milhões de votos recebidos

Com mais de 90% das urnas apuradas e confirmada sua derrota na disputa à Presidência do Brasil, Marina Silva concedeu uma entrevista coletiva em São Paulo. A candidata pelo Partido Verde agradeceu aos seus quase 20 milhões de votos recebidos.
— Em primeiro lugar quero agradecer a Deus por estar aqui. Quero agradecer a todos os militantes, dirigentes, simpatizantes, amigos, parceiros e familiares. Mas quero agradecer, de um modo especial, ao povo brasileiro, porque ele é a razão de estarmos aqui. Esta é uma jornada que nos deixa feliz e nos deixa extremanente vitoriosos. Estes quase 20 milhões sinalizam que a socidade aposta num projeto em que a educação é fundamental.
A candidata natural de Rio Branco, no Acre, lembrou que no dia 31 de outubro, a população brasileira terá nova oportunidade para rever seu voto:
— O Brasil terá um segundo turno para pensar duas vezes e quem vencer este processo sairá mais conhecido, mais legitimado. Gostaria de cumprimentar a Dilma e o José Serra.
Apoio no segundo turno
A candidata do PV evitou se posicionar de antemão sobre quem deve apoiar no segundo turno da disputa presidencial, entre José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT). Ela sugeriu que o posicionamento do partido seja definido a partir de uma discussão interna.
— O partido terá de fazer uma discussão interna em respeito aos que fizeram aliança conosco. Acredito que teremos de chamá-los para a discussão.
Questionada sobre a possibilidade de o PV ter uma posição diferente da sua, ela reforçou que a questão será definida por meio de um processo interno.
— Nada pode ser dito fora disso — assegurou, ressaltando que ainda não teve tempo de conversar sobre o tema com as demais lideranças do partido.

Dilma e Serra vão para o segundo turno na disputa pela Presidência

Dilma e Serra   
A eleição presidencial terá segundo turno. No dia 31 de outubro, os brasileiros vão escolher entre Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB).
Com 97,25% das urnas apuradas, às 22h, Dilma lidera a disputa pela Presidência da República com 46,56% dos votos válidos. Serra soma 32,74% e Marina Silva (PV) tem 19,53%. Plínio de Arruda Sampaio (P-SOL) está com 0,88%.
Líder nas pesquisas desde junho, e depois de atingir percentuais de intenção de voto superiores a 50% – o que daria à candidata do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a vitória já no primeiro turno –, Dilma acabou perdendo votos com a forte ascensão de Marina Silva na última semana da campanha.
Em entrevista em Porto Alegre na manhã deste domingo, após um café da manhã com candidatos da coligação, Dilma descartou a hipótese de que um eventual segundo turno seria um baque na campanha. Para ela, a militância petista é "aguerrida e guerreira", e está preparada para a continuidade da disputa.
– Já é uma vitória ter chegado até aqui – disse a candidata.
Ao votar em São Paulo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva já admitia a possibilidade de sua candidata disputar o segundo turno.
– A eleição tem dois turnos e eu não ganhei nenhuma, nem em 2002 e nem em 2006, no primeiro turno. Apenas vai demorar mais 30 dias de luta – afirmou o presidente.
Em São Paulo, José Serra insinuou que o PT,  que chegará a 12 anos no poder caso Dilma vença, representa uma ameaça à democracia. No Colégio Santa Cruz, onde votou, o candidato tucano disse, sem citar diretamente os oponentes, que "há comportamentos que tendem a hostilizar toda a regra desse jogo democrático".
O Brasil tem 135,804 milhões de eleitores. Os votos brancos somam 3,15% e nulos 5,46%. Até o momento, a abstenção registrada é de 18,03%.