21 março 2012

Inter supera altitude, busca empate no fim e segue líder no grupo 1

Muriel teve trabalho na altitude (Foto: Alexandre Lops/Divulgação Inter)
Quando faltava oxigênio ao time do Inter, surgiu o pé salvador de Gilberto, aos 43 minutos do segundo tempo. O atacante marcou o gol de empate contra o The Strongest no estádio Hernando Siles, na noite desta quarta-feira, nos 3,6 mil metros de altitude de La Paz. O resultado de 1 a 1 soa como vitória para a equipe de Dorival Júnior, que segue bem viva na Libertadores.
Com o interino Uber Acosta, os bolivianos iniciaram a partida mansos e deixaram para apresentar as garras do Tigre, mascote do clube, na segunda etapa, quando os jogadores vermelhos já não tinham o mesmo fôlego. No início da segunda etapa, o atacante Rodrigo Ramallo marcou o único gol da partida. Gilberto deixou tudo igual, quando a partida parecia perdida.
O The Strongest segue em terceiro com seis pontos, mas pode ser ultrapassado pelo Santos, que joga na quinta-feira contra o Juan Aurich, às 22h, no Pacaembu.
Pela Libertadores, o próximo jogo do Inter será contra o Santos no Beira-Rio, numa quarta-feira, dia 4 de abril, às 21h50. Já o The Strongest visita o Juan Aurich no dia 5, às 21h30. Pelo Gauchão, o time de Dorival tem compromisso no domingo, diante do São José, às 18h30, no Complexo Esportivo da Ulbra.

Hospital São Vicente de Paulo é espaço de coleta de sangue pelo Hemocentro de Santa Rosa

Além da coleta que será realizada no próximo dia 
30 de março, estão previstas mais três ações iguais 
no HSVP para o ano de 2012
A doação de sangue é um ato voluntário e altruísta. Doar sangue é seguro e principalmente ajuda a salvar vidas. O Hospital São Vicente de Paulo em uma parceria com o Hemocentro de Santa Rosa estará realizando no próximo dia 30 de março, sexta-feira, um mutirão para coleta de sangue.
A coleta que será feita por profissionais do Hemocentro de Santa Rosa e irá ocorrer no auditório em anexo ao Centro Administrativo do HSVP.
Para doação de sangue, o candidato deve apresentar documento de identificação com fotografia, emitido por órgão oficial. O doador pode ser homem ou mulher que apresentem as seguintes condições:
Estar bem de saúde;
Estar alimentado;
Peso igual ou superior a 50kg;
Idade entre 18 e 65 anos;
Intervalo entre as doações de 60 dias para homens e 90 para mulheres;
Mulheres fora do período gestacional, 3 meses após o parto ou fora do período de amamentação;
Não ter doença de Chagas ou contato com o inseto “barbeiro”;
Não ser portador de epilepsia;
Não ter feito tratamento dentário nas últimas 72 horas.
Conforme Paulo César Pich, gerente assistencial do hospital, o tipo de sangue de maior necessidade é o “O Negativo”, mas qualquer doador é bem vindo. Para fazer parte da coleta, os interessados devem realizar a inscrição junto ao Serviço de Emergência do HSVP. Pich, ressalta que todo doador vai receber um lanche após a transfusão e é importante frisar que a doação é voluntária e o doador tem direito de ser dispensado do ponto (trabalho) mediante apresentação de Atestado, conforme  legislação vigente.
Além da coleta que será realizada no próximo dia 30 de março, estão previstas mais três ações iguais no HSVP para o ano de 2012 em parceria com o Hemocentro de Santa Rosa. Seja solidário alguém pode estar precisando da sua contribuição. Doe sangue.

Grêmio vira de novo e passa pelo River Plate-Se na Copa do Brasil

Marcelo Moreno marcou o gol de empate do Grêmio 
(Foto: Wesley Santos / PressDigital)
Apesar da bravura apresentada pelos jogadores do River Plate-SE nos dois confrontos, deu Grêmio. Nesta noite de quarta-feira, no Estádio Olímpico, os gaúchos venceram os sergipanos por 3 a 1. Lelê abriu o placar para o River Plate-SE, mas Marcelo Moreno, Werley e Léo Gago garantiram a virada tricolor.
Com o resultado, somado ao jogo de ida em Aracaju - outra vitória gremista de virada, 3 a 2 - o time treinado por Vanderlei Luxemburgo está classificado para enfrentar o Ipatinga na segunda fase da Copa do Brasil.
Pelos estaduais, o Grêmio enfrenta o Cruzeiro-Poa às 16h de domingo, na quarta rodada da Taça Farroupilha. Já o River Plate-SE estreia na Taça Estado de Sergipe às 15h15m da próxima quarta, contra o Socorrense.

Curso de Pedagogia da SETREM realiza Contação de Histórias na III Feira do Livro Municipal

Acadêmicas criaram um espaço de leitura para as crianças 
que visitam a Feira
A III Feira do Livro de Três de Maio, que se estendedurante o período de 20 a 24 de março, traz diversas atrações para o Salão da Comunidade Evangélica São Paulo. Entre as atividades literárias que se destacam, está o espaço de Contação de Histórias.
Pensado pelo Curso de Pedagogia da SETREM, o espaço é destinado para as crianças que visitam a Feira e estão interessadas em ouvir boas histórias. As acadêmicas revezam-se durante os turnos para atender aos estudantes das redes Municipal, Estadual e Particular.
A primeira atividade foi realizada na terça-feira, dia 20, pelas acadêmicas Patrícia Butzen (7º semestre) e Juliana Farzem (5º semestre). Outro momento de leitura será organizado pela manhã e tarde da quinta-feira, dia 22. A professora do curso de Pedagogia da SETREM, Elisabete Andrade, acompanhou o a atividade realizada pelas estudantes.

Ver. Classmann em audiências com Deputado Classmann e Secretários de Estado

Ver. Alexandre e comitiva com o Dep. Aoísio Classmann
O vereador Alexandre Classmann (PTB) esteve em Porto Alegre nesta última quarta-feira, 14 de março, em audiências na Secretaria de Obras Públicas, Irrigação
e Desenvolvimento Urbano e na Secretaria de Economia Solidária, e Apoio a Micro e Pequena Empresa.
Classmann esteve acompanhado do presidente e diretor da ACI de Três de Maio, Cristiano Rambo e José Henrique Weber, respectivamente, além do Secretário de Agricultura e Meio Ambiente Valdir Ortiz.
Importante colaborador e intermediador das audiência foi o deputado estadual Aloísio Classmann, que é líder do PTB na assembléia e petebista como os secretários Maurício Dziedricki e Luiz Carlos Busato.

Empresários aprovam mão única na Uruguai em Horizontina

O assunto mais polêmico da noite foi referente 
a implantação da mão única na rua Uruguai 
Reunidos junto a sede da ACIAP na noite desta terça-feira(20),  os empresários de Horizontina que possuem seus negócios na área central da cidade debateram acerca do projeto de revitalização dos espaços de comércio da área central que prevê melhorias como a padronização de passeios, lixeiras, arborização e iluminação em ações do Poder Público e melhorias nos aspectos relacionados ao atendimento, apresentação de produtos e ações de marketing como iniciativas dos próprios empreendedores assessorados pelo Sebrae.
Estiveram presentes o prefeito municipal Irineu Colato e os tenentes da Brigada Militar Itacir Luis Ziembowiecz e João Carlos Amadori, além de gestores do Sebrae, os 44 empresários e a arquiteta responsável pelo projeto de revitalização.
O assunto mais polêmico da noite foi referente a implantação da mão única na rua Uruguai, sugerida por uma comissão criada em outubro de 2011, depois que uma audiência pública reprovou a adoção do estacionamento rotativo pago, A comissão trabalhou por mais de 30 dias em um estudo, e após acompanhar o comportamento do trânsito e de motoristas por vários dias, efetuou a contagem das atuais vagas de estacionamento e identificou como primeira medida, a urgente criação de novos espaços.
Com a sugestão da mão única, entre as ruas Sete de Setembro e a Buricá, com estacionamento oblíquo dos dois lados, seriam criadas 121 novas vagas para veículos. A Comissão sugeriu a criação de dois estacionamentos coletivos de motos, no interior dos jardins da prefeitura, tanto nas margens da rua Uruguai quanto da Avenida Tucunduva além da manutenção dos atuais espaços para motos já existentes na área central. A medida evitaria que as motos utilizassem as vagas destinadas aos automóveis.
Embora não houvesse unanimidade, os empresários em sua grande maioria aprovaram a proposta de mão única que será apresentada ao Conselho Municipal de Trânsito, e se aprovada, gradativamente implantada destacou o prefeito Irineu Colato.
Contrária a mão única, a professora e empresária Olga Canova defendeu que a manutenção da via nos dois sentidos, valoriza mais o centro da cidade. Ela sugeriu como alternativa a falta de vagas de estacionamento, o recuo de passeios e a criação de estacionamento obliquo ao longo da praça 25 de Julho na própria rua Uruguai, na avenida Tucunduva e na rua Balduino Schneider, além de uma campanha de conscientização;
“Quem vem de Três de Maio não vai passar mais no centro comercial de Horizontina para ir a Mauricio Cardoso ou Tucunduva”, diz. Ela também alega que parte da Uruguai fica tomada pelos automóveis já as 7h30 da manhã, antes do comércio abrir, sinal que são patrões e empregados que estacionam, o que a campanha de educação iria resolver, garantindo este espaço ao cliente.

II Cavalgada Ecológica foi um Sucesso!

Fazendo jus ao cunho ecológico e ambiental que esta 
jornada leva consigo, aconteceu a revitalização de duas 
fontes drenadas na localidade de Lajeado Itu 
A II Cavalgada Ecológica em São José do Inhacorá teve início na sexta-feira, dia 16, junto ao Esporte Clube Rio-Grandense, oportunidade em que houve a recepção dos cavalarianos e após a solenidade de abertura deste evento. Estiveram presentes autoridades municipais e artistas locais e regionais, os quais se apresentaram, participando do programa “Fogo de Chão” que passou ao vivo pela Rádio Colonial AM.  Ainda na manhã daquela sexta, junto à Escola Municipal Rui Barbosa, tratou-se a temática da água pelo painelista Jorge Lunardi da EMATER/RS-ASCAR, em formato de palestra à comunidade escolar.
Esta edição da cavalgada, contou com a participação de 130 cavalarianos, os quais percorreram 55 quilômetros de estrada no interior do Município de São José do Inhacorá, havendo uma maciça participação de cavalarianos locais, da mesma forma, que de municípios vizinhos.
Fazendo jus ao cunho ecológico e ambiental que esta jornada leva consigo, aconteceu a revitalização de duas fontes drenadas na localidade de Lajeado Itu, na qual foi oferecida água a todos participantes e usada no percurso.  Além deste nobre intuito ambientalista, a cavalgada tem a intenção de intensificar as raízes tradicionalistas que há em nosso Estado, fato que é potencialmente comprovado pelo interesse que se encontra nos jovens e até crianças que tem participado desta jornada a cavalo.
Foram 02 dias a galope, onde os cavalarianos passaram por quase todas as comunidades e diga-se também, é um evento que vem trazer entretenimento aos partícipes com oportunidades de confraternizar, fortalecer os laços de amizade, desfrutar de momentos com a natureza e ao mesmo tempo, fazer um programa diferente com a família e amigos cultuando o tradicionalismo.
A cavalgada se encerrou no domingo, dia 18, junto ao Esporte Clube Rio-Grandense, ponto de onde partiram, com um delicioso almoço de confraternização e celebração do sucesso desta jornada de 55 quilômetros. Evento este, inserido nos festejos de 20 anos do Município.
A Administração Municipal vem agradecer a todos que envidaram esforços para que este evento exaltasse tamanho êxito.

Preparativos para o JOIA 2012

De 27 a 30 de março ocorre mais uma edição dos Jogos de Integração Acadêmica da SETREM
O JOIA (Jogos de Integração Acadêmica) é um dos grandes projetos de integração entre os acadêmicos da SETREM. O evento será realizado durante os dias 27 a 30 de março, no Ginásio da Instituição. 
Cada curso formará equipes para a disputa das modalidades de Vôlei, Truco, Futsal, Canastra, Ping Pong, Xadrez e Jogos em Rede. A organização dos jogos está a cargo do DACAF (Diretório Acadêmico Central da Faculdade), juntamente com os departamentos de cada curso.
Participam do JOIA os estudantes dos Cursos Superiores de Administração, Agronomia, Engenharia de Produção, Enfermagem, Pedagogia, Psicologia, Sistemas de Informação, Tecnologia em Rede de Computadores, Design de Moda e os Cursos Técnicos noturnos (Manutenção Automotiva, Design Gráfico, Design de Moda, Design de Móveis, Gerência Empresarial, Informática e Vendas). 
Além dos resultados obtidos nos jogos, serão avaliados os seguintes quesitos: torcida, arrecadação de alimentos, cadastramento no banco de medula óssea, arrecadação de valor monetário para o Lar dos Idosos, participação dos acadêmicos inscritos nos jogos e Miss JOIA.

II Trilhão de Motos e Show de Wheeling foi pura adrenalina

O último domingo, 18, amanheceu para distribuir muita 
adrenalina em São José do Inhacorá 
O último domingo, 18, amanheceu para distribuir muita adrenalina em São José do Inhacorá. Mais um dos eventos dos 20 anos deste pujante município, foi o II Encontro de Trilheiros promovido pelo Grupo de Trilheiros Assulera, que reuniu 120  motoqueiros oriundos de 15 municípios da região.
Logo pela manhã, os trilheiros participantes foram recepcionados com café da manhã no quiosque da praça municipal, oportunidade em que realizaram o seu credenciamento para o Trilhão. Às 09 horas, todos os integrantes desta aventura conduziram a estátua do padroeiro do Município e da Paróquia, São José, até a Igreja Matriz Católica, concomitante a missa que estava se realizando, onde o pároco deu a bênção aos integrantes e, em seguida, houve a largada do Trilhão que percorreu 50 quilômetros de sinuosos e íngremes trajetos no território Off Road do Município. O retorno aconteceu a partir do meio-dia, onde foi servido um almoço aos mesmos.    
Fotos: Aline Luciane Kuhn   
À tarde, momentos de adrenalina em frente à praça municipal, com o show de wheeling do grupo “100 limites” de Três Passos, contando com um expressivo público, prestigiando o show.
O grupo de Trilheiros Assulera agradece a toda comunidade envolvida e todos os demais que se empenharam para o sucesso deste evento.

Família do distrito de Consolata prejudicada pela seca recebe reservatório de água

Uma das famílias visitadas foi a de Ida Nelci Budke, na
localidade de Consolata / Foto: Ramone Pacheco
Durante o mês de março, o prefeito municipal, Olívio José Casali; acompanhado do secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Valdir Ortiz; do instalador hidráulico, Hildo Deckman; e da jornalista, Ramone Pacheco, esteve visitando algumas famílias do interior que estiveram em situação crítica durante o período de estiagem.
Uma das famílias visitadas foi a de Ida Nelci Budke, na localidade de Consolata, que há anos abastece sua propriedade com água de fonte drenada, mas por possuir um reservatório muito pequeno, a cada dois dias precisou ser abastecida pelo caminhão pipa da prefeitura.
Segundo Ida, durante a estiagem a fonte não estava dando conta da demanda, e nos dias em que o caminhão pipa não vinha, ela precisava buscar água na residência de seu filho.
Conforme Ortiz, para amenizar este problema, foi entregue à família uma caixa d'água de 1.000 litros e cinco bombonas de água mineral, de 20 litros cada. “Enquanto a novo reservatório d'água é abastecido, a família poderá consumir a água mineral das cinco bombonas”, destaca.
A família Budke ficou tão agradecida, que assim que recebeu as bombonas de água, Ida foi preparar um suco para oferecer ao prefeito e a equipe da municipalidade. “É uma emoção muito grande receber tudo isso, ainda mais com o prefeito visitando a minha casa para realizar a entrega, só tenho a agradecer à Administração Municipal”, ressalta.
Para o prefeito Casali, é uma satisfação imensa proporcionar melhores condições de vida aos munícipes do interior, ainda mais quando se trata de um bem tão precioso e necessário, como a água.

Recuperada mais uma ponte no interior de Três de Maio

Foi recuperada a ponte na localidade Esquina Pertile, 
distrito de Consolata / Foto: Ramone Pacheco
Desde o início da atual administração, o interior recebeu uma atenção especial, com várias atividades que almejam melhorar a vida dos munícipes do campo, seja pelo aumento na produtividade pecuária leiteira, na melhor trafegabilidade das estradas, na água encanada e na reestruturação de pontes e pontilhões.
Na última semana, a equipe da Secretaria de Obras, Viação e Transporte, realizou a recuperação de mais uma ponte no interior, na localidade de Esquina Pertile, distrito de Consolata.
Segundo o diretor de Obras, Luis Torzeski, nesta ponte, que se localiza sobre o lajeado Morangueira, foi necessário realizar a substituição de todas as vigas, e colocar lastros e trilhos novos, pois toda a estrutura estava comprometida.
Conforme o prefeito municipal, Olívio José Casali, foi uma satisfação atender à comunidade de Esquina Pertile, que agora dispõe de melhores condições de trafegabilidade, podendo realizar seus trajetos diários com segurança.