12 junho 2010

Aliança do PT com o PMDB é para fazer história, diz Dilma

Depois de ser aplaudida de pé na convenção nacional do PMDB, a pré-candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, elogiou hoje a aliança com os peemedebistas. Lembrando a história do partido ligada à luta contra a ditadura, a ex-ministra reagiu às críticas da oposição sobre um eventual governo caracterizado pelo continuísmo. Segundo ela, a coligação PMDB-PT é uma parceria 'para fazer história'.
— Hoje o PT e o PMDB se unem mais uma vez para fazer história e isso significa avançar de forma mais sólida pelo Brasil — disse a pré-candidata do PT à Presidência da República.
— Os dois maiores partidos se unem aqui em um grande momento e numa grande frente pelo Brasil com a experiência das lutas sociais e democráticas, que representamos aqui em conjunto, que mostram que a nossa aliança é especial e feita para garantir a vitória para nosso projeto — afirmou.
No discurso, Dilma lembrou do ex-presidente da República Tancredo Neves, que integrou os quadros do antigo MDB que originou o PMDB, e também do deputado Ulysses Guimarães, morto num acidente aéreo, que conduziu a legenda por muitos anos. Horas antes, ao participar da convenção do PDT, em São Paulo, a pré-candidata também elogiou símbolos do trabalhismo, como Getúlio Vargas, Leonel Brizola, Darcy Ribeiro e João Goulart.
— Juntos, PMDB e PT, faremos a reforma política que está na proposta que os peemedebistas encaminharam (na última terça-feira) — disse Dilma.
Oficializado como candidato a vice-presidente na chapa de Dilma, o deputado Michel Temer (PMDB-SP), reiterou que o PMDB será protagonista em um eventual governo com o PT.
—O PMDB não está fazendo ajuntamento de pessoas, está fazendo ajuntamento de ideias. O PMDB será protagonista, ator principal — disse Temer, que saudou Dilma Rousseff como 'uma grande figura pública' e elogiou atuação dela durante os anos em que foi ministra no governo Lula.

Cineasta brasileira divulga novas imagens de ação israelense em comboio humanitário

A cineasta brasileira Iara Lee anunciou nesta sexta-feira em seu facebook o lançamento de mais imagens realizadas durante a ação de soldados israelenses contra um comboio das Organizações não Governamentais Free Gaza e IHH. Os ativistas tinham o objetivo de furar o bloqueio militar de Israel à Faixa de Gaza e levar ajuda humanitária aos palestinos. O vídeo compartilhado no site Youtube tem mais de uma hora de duração.
Um vídeo de cerca de 15 minutos, que mostra os soldados israelenses descendo em cordas de um helicóptero para o navio e vários ativistas feridos, havia sido divulgado na quinta-feira. De acordo com a cineasta, as imagens foram realizadas por ela e não foram editadas.
No site da fundação Cultures of Resistance, utilizado para divulgação dos vídeos, é informado que "apesar do esforço do governo israelense para confiscar todas as filmagens feitas durante o ataque, Iara Lee conseguiu reter algumas de suas gravações".