28 junho 2012

Três de Maio: ONG ATAPA realiza a 1ª Feira de Adoções de Animais de Rua

A associação ficou satisfeita com o resultado
A Associação Três-maiense de Amparo Animal e Ambiental-Pelos Animais, realizou a 1ª edição da Feira de Adoções de Animais de Rua.

O evento, aconteceu na Praça da Igreja Matriz Católica na tarde de domingo (24). Na feira, haviam 7 cães  e 3 gatas para adoção, sendo que foram adotados 5 cães e 2 gatas.

Segundo a presidente da Associação, Ana Dockhorn, o saldo foi positivo, sendo a primeira feira realizada. Os adotantes assinaram um termo de compromisso, com várias obrigações a serem cumpridas no que diz respeito a vacinas, abrigo, água, comida, etc e a Associação garantiu a castração do animal adotado.

Os integrantes da ONG, lembram que não recolhem animais, não possui canil, apenas consegue abrigo para aqueles que estão em situação de risco, como maus tratos, ou ainda atropelados.
Fotos: Ana Cristina Dockhorn

Os objetivos da organização são de fazer palestras em escolas, mutirão de castração para pessoas de comprovada baixa renda através de verbas federais e a conscientização das pessoas da posse responsável e consciente na adoção de animais de estimação.

Motorista morre após bater em caminhão em Imigrante, RS, diz PM

Carro da vítima se chocou de frente com caminhão na RS-129
em Imigrante (Foto: Cícero Copello/RBS TV)
BM suspeita que vítima tenha tentado ultrapassagem em local proibido.

Acidente ocorreu por volta das 6h20 e RS-129 estava bloqueada às 11h.

Um homem de 74 anos morreu no início da manhã desta quinta-feira (28) em acidente na RS-129 na altura de Imigrante, na região do Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul. A Brigada Militar do município suspeita que tenha tentado uma ultrapassagem em local proibido e colidiu de frente com um caminhão que vinha no sentido contrário.

O acidente ocorreu por volta das 6h20. Após o choque, o corpo chegou a ficar preso nas ferragens, mas foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Três de Maio: Farmácias agora podem vacinas nos próprios estabelecimentos

A reunião teve por finalidade repassar as informações
recebidas da Secretaria Estadual de Saúde 
Na tarde desta quarta-feira, estiveram reunidos os representantes da Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com técnicos da Vigilância Sanitária e Vigilância Epidemiológica para tratar da comercialização das vacinas da gripe H1N1 e sua aplicação em nosso município, pois a responsabilidade pelo fornecimento das vacinas para o setor publico é do Ministério da Saúde.

A reunião teve por finalidade repassar as informações recebidas da Secretaria Estadual de Saúde referente à venda das vacinas e a sua aplicação na população que adquire nos estabelecimentos e busca por conta própria profissional para aplicar.

O Secretário Municipal de Saúde, Valdemar Fonseca, expôs os motivos elencados pela autoridade Estadual que vedam as Unidades de Saúde a aplicar as vacinas que não são fornecidas pelo Programa Nacional de Imunizações.

Os riscos dos imunobiológicos, ou seja, as vacinas não terem seguido o rito adequado para garantia da eficiência devido a grande possibilidade de não estar acondicionados em ambientes adequados. Ainda que o risco maior ocorre a partir do momento em que o cliente adquire a vacina e transporta de maneira inadequada até a sua aplicação e ainda ser aplicada em ambiente inadequado.

Pois, depois que a pessoa adquire, esta vacina deve ser transportada em vasilhame adequado com gelo para manter a temperatura, e isto não vinha ocorrendo, podendo a vacina sofrer alteração, podendo até prejudicar o indivíduo na sua aplicação.

A reunião teve por finalidade tirar dúvidas e construir em conjunto uma proposta visando garantir a segurança das pessoas que comprarem as vacinas, pois a preocupação da Secretaria é garantir a eficiência e a prevenção. A proposta apresentada e que foi apoiada por todos os presentes é que a partir de hoje toda a farmácia que tiver vacinas para vender obrigatoriamente deverá ter profissional qualificado para a sua aplicação no local, não podendo fornecer vacina para o cliente levar. Também ficou acertado que os estabelecimentos se responsabilizam por qualquer efeito adverso que venha ocorrer em decorrência da vacina.

Porém, este acordo somente tem validade para este período em que há deficiência de fornecimento pelo ministério da saúde, e porque não há indicativo para vacinação de toda a população.

Três de Maio: BR/Foods pode transferir fábrica de queijo localizada na Avenida Santa Rosa para a nova planta da BR-472

Planta industrial em Nossa Senhora do Carmo
(Foto: Arquivo PMN)
Quando foi anunciada a construção da fábrica de leite em pó em Três de Maio, em 2008, o então Diretor de Relações Institucionais da BR/Foods, Ricardo Menezes já havia revelado a possibilidade de ampliação da estrutura.

Informações não oficiais confirmam que o projeto pode sair do papel a partir do segundo semestre. Atualmente, o queijo muzzarela produzido em Três de Maio é vendido em todo o Brasil e até exportado.

A planta industrial da BR/Foods, está localizada nas margens da BR 472 na comunidade de Nossa Senhora do Carmo, no distrito de Quaraim.

Três de Maio: Acadêmicas de Pedagogia se encontram com integrantes da SMEJ de Santa Rosa

A atividade ocorreu no dia 22  (sexta-feira)
Atividade buscou o compartilhamento de práticas pedagógicas de Atendimentos Educacionais Especializados

A Educação Inclusiva é atualmente um dos maiores desafios do sistema educacional. Respeitar e valorizar os alunos, cada um com as suas características, é a base de uma sociedade que acolhe todos os cidadãos e se modifica a medida que procura atender a diversidade humana.

Com o objetivo de conhecer experiências que retratam esse olhar às diferenças, é que integrantes da Secretaria Municipal de Educação e Juventude (SMEJ) do município de Santa Rosa se reuniram com as acadêmicas do 5º semestre do Curso de Pedagogia da SETREM.

A atividade ocorreu no dia 22 (sexta-feira), e teve como objetivo o compartilhamento da proposta da Educação Especial na perspectiva de uma Educação Inclusiva, trazendo a atual realidade das escolas municipais.

O trabalho socializado trouxe a política do município diante da Inclusão Escolar e a prática das professoras de Atendimentos Educacionais Especializados (AEE), nas áreas da deficiência intelectual, autismo, cegueira e baixa visão, contribuindo de forma extremamente significativa na formação das acadêmicas.

O Curso de Pedagogia da SETREM agradece de uma forma muito especial pela disponibilidade das convidadas e parabeniza a busca por um trabalho com qualidade e igualdade de oportunidades a todos.

Rio Grande: 'Quero voltar a viver em paz', diz mulher salva por celular no RS

Mulher foi baleada pelo marido quando saía de uma
academia
Ainda muito assustada com o ataque do ex-marido, a costureira Vera Lúcia Corriente Lilja, de 38 anos, se recupera dos cinco tiros que levou no quarto de um hospital do município de Rio Grande, na Zona Sul do Rio Grande do Sul. Na última segunda-feira (25), ela foi baleada pelo homem de 41 anos quando saía de uma academia de ginástica. Os momentos de tensão foram descritos pausadamente ao G1 por um novo aparelho de celular. O antigo, que desviou uma das balas e a ajudou a escapar de uma tragédia, foi apreendido como prova do crime pela polícia.

"Eu me separei dele faz três anos. Em nenhum momento ele aceitou o divórcio e desde então ficou me perseguindo e me ameaçando. Fiz diversas ocorrências na polícia que nunca resultaram em nada. Ele tinha uma vida boa, era bancário, ninguém imaginava que fosse fazer isso", relata. "Na quinta-feira da semana passada ele descobriu que eu frequentava uma academia todos os dias à noite. Ele me esperou na saída e disse que queria me matar. Apontou uma arma para mim na presença do nosso filho de nove anos. Só por isso ele não disparou naquele dia. Novamente eu avisei a polícia e nada foi feito. Então, na segunda-feira, ele me esperou e atirou em mim", conta.

Vera preserva o sobrenome do ex-marido porque a separação ainda não foi oficalizada no cartório. Fato que ela pretende apagar o mais rápido possível. "Só o que eu quero agora é que a justiça seja feita. Quero voltar a viver em paz, com ele preso". De acordo com a Polícia Civil de Rio Grande, o suspeito se entregou na manhã desta quarta. Ele será encaminhado para a Penitenciária Estadual de Rio Grande.

(Fotos: Julieta Amaral/RBS TV)
"Estou me sentindo bem", disse a costureira que teme uma nova cirurgia, pois um dos projéteis que permanecem instalados no seu corpo está alojado no pescoço, próximo à coluna. "Os médicos me disseram que talvez seja melhor deixá-lo ali. Está a um milímetro da coluna e pode causar maiores problemas. É uma situação bem delicada", diz. Apesar disso, Vera deve receber alta nesta quarta. "Espero que ele não seja solto. Se isso acontecer, eu é que me tornarei prisioneira dele novamente".

São José do Inhacorá: Cine Café

O filme traz a história de um menino de 9 anos que sofria de
dislexia e custava a ser compreendido 
Na continuidade do Programa de Formação Continuada da Rede Municipal de São José do Inhacorá, foi realizado neste mês de junho, o Cine Café, com a exibição do filme: “Como estrelas na Terra”com o propósito de deflagrar a discussão acerca das diferenças, dificuldades e possibilidades de ensinar e aprender no processo de inclusão onde TODOS PODEM APRENDER.

O filme traz a história de um menino de 9 anos que sofria de dislexia e custava a ser compreendido tanto pela família como pela escola até que fosse diagnosticada a dislexia, sensibilizar os professores e funcionários, remetendo um novo olhar sobre seu fazer pedagógico e sobretudo, para cada aluno.