Nesta quarta-feira, dia 09, a SETREM em parceria com empresas da região, oportunizou processo seletivo para Jovens Aprendizes, a fim de atender a Lei Federal nº 10.097, regulamentada por decreto, que determina que estabelecimentos de médio e grande porte tenham em seu quadro funcional de 5% a 15% de jovens, entre 14 e 24 anos, matriculados em um curso de aprendizagem no Ensino Fundamental ou Médio.
A seleção contou com a participação de aproximadamente 150 jovens, que realizaram prova escrita e entrevistas com empresários da região, sob a orientação de psicólogas. Os selecionados, cerca de 40, passarão ainda por teste psicológico.
O retorno da avaliação realizada pela equipe de psicologia se dará terça-feira, dia 15. Será através destes dados que as empresas deverão definir os convocados. A lista de selecionados estará disponível na secretaria e site da SETREM (www.setrem.com.br) a partir das 15h. Estes estudantes deverão realizar matrícula no curso de aprendizagem na tesouraria do Campus, no dia 16 de dezembro. A aula inaugural do programa e assinatura de convênios e termos de compromisso ocorrerão no dia 17, quinta-feira.
Para a estudante do 3º Ano do Ensino Médio da Escola Estadual Madre Madalena, de São José do Inhacorá, Débora Fernando Balz, de 17 anos, esta é uma oportunidade única. “Sonho em ingressar no Ensino Superior, mas minha família não tem condições de arcar com estas despesas. Quero trabalhar para poder pagar a minha faculdade de Direito.”
Já Darlan Marcelo Flores, de 15 anos, estudante do 1º Ano do Ensino Médio do Instituto Educacional Cardeal Pacelli, de Três de Maio, pensa que este projeto poderia ser o ponta pé inicial para sua vida profissional. “Se hoje eu fosse buscar emprego em empresas da região, provavelmente não teria êxito. Além da pouca idade, não tenho experiência. Esta é uma grande oportunidade para quem deseja trabalhar e estudar.”
Claudinei Hollweg, 29 anos, cadeirante, também não perdeu tempo e participou da seleção. A legislação estabelece que deficientes físicos participem do projeto sem o limite de idade. O ex-motorista e montador, há três anos sofreu um acidente de moto que o impede de retornar as antigas atividades. “Quero muito voltar a trabalhar e retomar minha vida plenamente. Estou até realizando um curso de informática visando capacitação”, conclui.
Grande maioria dos selecionados deverá realizar Curso Técnico em Informação por exigência das empresas
Dentre as organizações presentes no evento esteve a SAN Internet Brasil, que atualmente conta com 100 funcionários e segundo o diretor Luciano Teixeira, em 2010, deve aumentar para 140. “É crescente a demanda por profissionais de TI. Hoje já existem muitas vagas, mas poucos profissionais capacitados para contratação. Por isso, a importância da aproximação das empresas com instituições de ensino, formadoras de profissionais.”
Luciano destaca que nesta parceria ganham todos, as organizações e as escolas. As empresas por encontrar auxílio na busca por profissionais qualificados e as instituições porque entendem as demandas reais de mercado, implantando em seu currículo conhecimentos relevantes, desta forma tendo êxito e eficácia na formação profissional. “Estamos contratando regularmente. Temos a meta de em 10 anos ter em nosso quadro funcional 800 colaboradores.”