10 dezembro 2009

Caso Becker: Bayard é indiciado pela morte de líder médico na Capital

O andrologista cassado Bayard Ollé Fischer Santos, 59 anos, foi indiciado formalmente pela Polícia Civil por suposto envolvimento no assassinato do oftalmologista e vice-presidente do Conselho Regional de Medicina (Cremers) Marco Antonio Becker, 60 anos, ocorrido em 4 de dezembro de 2008, em Porto Alegre.
Bayard era inimigo declarado de Becker, por questões profissionais, e, segundo o inquérito policial, teria sido o mandante do crime.
Conforme as investigações, o traficante de drogas Juraci Oliveira da Silva, o Jura, foragido desde abril, teria intermediado o assassinato, e os executores seriam dois comparsas de Jura. O inquérito será concluído até terça-feira pela Delegacia de Homicídios.
O defensor de Bayard, advogado Nereu Lima, disse que tem conhecimento do inquérito e não vislumbra na investigação nenhum vínculo de seu cliente com o crime.
O delegado responsável pelas investigações, Rodrigo Bozzetto, da Delegacia de Homicídios, não fala sobre o caso.

Dia de Campo de Milho e Girassol na SETREM será na próxima quarta-feira

A SETREM, em parceria com a Cotrimaio, Emater e Sicredi, realizará no dia 16 de dezembro, mais uma edição do Dia de Campo de Milho e Girassol. O evento que ocorrerá a partir das 14h, na área experimental do Campus SETREM, é dirigido a produtores rurais da região e tem entrada franca.
Serão disponibilizadas três estações de conhecimento:
- "Girassol: possibilidades de uso e sua inclusão no sistema de produção", ministrado pela Doutora, representante da Embrapa Clima Temperado, Ana Cláudia Barneche de Oliveira.
- "Manejo de Insetos em Milho Bt", proferido pelo Doutor da Fundacep, Mauro Braga da Silva.
- "Demonstração de 30 materiais genéticos de milho", apresentados pelas empresas: Coodetec, Fundacep, Agroceres, Dow, Dekalb, Pioneer, Balu, Agromen, Agroeste e Geneze.

Participantes do Curso Auxiliar Administrativo da SETREM recebem certificados

Na noite desta quarta-feira, dia 09, 50 estudantes do Instituto Estadual de Educação Cardeal Pacelli e da Escola Estadual de Ensino Médio Castelo Branco, participantes do curso de ‘Auxiliar Administrativo: seu negócio mais dinâmico e eficiente’ receberam certificados, encerrando desta forma as atividades. A solenidade contou com presença de autoridades, professores e familiares dos estudantes.
O projeto social foi desenvolvido pela SETREM, em parceria com a Innova e o Centro de Educação Profissional São João Calábria, de forma gratuita, com o objetivo de promover o ingresso de estudantes da rede pública ao mercado de trabalho. Ao todo foram 320 horas/aula, com conhecimentos teóricos e práticos, tendo noções sobre meio ambiente, relações humanas, imagem pessoal, legislação trabalhista, ética profissional, comunicação e expressão, matemática, contabilidade, organização de empresas, empreendedorismo e informática.
Segundo coordenador do departamento de extensão da SETREM, Franz Roedel, foi entregue ao Sindilojas e Aci de Três de Maio uma lista com os nomes dos concluintes, a fim de disponibilizá-los ao mercado de trabalho. “Acredito que possa haver contratações, principalmente temporárias, em razão do período natalino.”
Para Caio Bayer, 16 anos, estudante do 1º Ano do Ensino Médio do Cardeal Pacelli, o curso foi ótimo, além de conhecimentos básicos sobre as atividades a serem realizadas nas empresas, os orientou como se portar em entrevistas profissionais. “Acredito ter mais chances de contratação que outro jovem que não realizou o curso. Tenho um pouco de vivencia do cotidiano empresarial.”
Já, Daiani Schmidt, 16 anos, estudante do 1º Ano da Castelo Branco, a conquista de um emprego poderá refletir na realização de um sonho: cursar o ensino superior. “Quero muito fazer Publicidade e Propaganda, mas preciso trabalhar para custear os estudos.”

Obama recebe seu controverso Prêmio Nobel da Paz em cerimônia na Noruega

O presidente dos EUA, Barack Obama, recebe nesta quinta-feira (10) o Prêmio Nobel da Paz de 2009 em uma cerimônia em Oslo, na Noruega.
No início da cerimônia, o presidente do Comitê Nobel, Thorbjoern Jagland, defendeu a decisão de premiar Obama, respondendo às críticas de que essa premiação teria sido "prematura".
Antes de receber o prêmio, logo ao chegar à capital norueguesa, Obama disse em entrevista que havia "candidatos melhores que ele" a receber a premiação.
A declaração de Obama foi feita ao lado do primeiro-ministro norueguês, Jens Stoltenberg, quando o americano assinou o livro de convidados do Instituto Nobel.
"Não duvido de que havia outros que eram talvez mais merecedores", disse Obama. Stoltenberg retrucou dizendo que o prêmio foi "bem merecido".
"Não posso pensar em ninguém mais que tenha feito tanto pela paz durante o ano", disse.
O democrata também felicitou o comitê do prêmio por "dar voz aos que não têm e aos oprimidos do mundo".
bama repetiu em Oslo o discurso cauteloso que fez quando recebeu a premiação, em 9 de outubro passado, no qual procurou dividir a responsabilidade trazida pelo prêmio.
Ele recebe o Prêmio em cerimônia nesta quinta sob várias críticas, uma semana depois de ter anunciado o envio de 30 mil tropas suplementares para o complicado front do Afeganistão, em uma guerra que herdou da administração republicana de George W. Bush.
À época da premiação, ele também foi criticado por ter recebido a láurea apenas 11 meses depois de ter assumido o governo americano, com muitas boas intenções mas sem muitas realizações concretas.
Nesta quinta, falando em entrevista pouco depois de chegar a Oslo, ele ratificou o compromisso de começar a retirar as tropas do país asiático em julho de 2011. Segundo ele, trata-se de um compromisso "inequívoco".

SETREM promove processo seletivo para o Projeto Jovem Aprendiz

Nesta quarta-feira, dia 09, a SETREM em parceria com empresas da região, oportunizou processo seletivo para Jovens Aprendizes, a fim de atender a Lei Federal nº 10.097, regulamentada por decreto, que determina que estabelecimentos de médio e grande porte tenham em seu quadro funcional de 5% a 15% de jovens, entre 14 e 24 anos, matriculados em um curso de aprendizagem no Ensino Fundamental ou Médio.
A seleção contou com a participação de aproximadamente 150 jovens, que realizaram prova escrita e entrevistas com empresários da região, sob a orientação de psicólogas. Os selecionados, cerca de 40, passarão ainda por teste psicológico.
O retorno da avaliação realizada pela equipe de psicologia se dará terça-feira, dia 15. Será através destes dados que as empresas deverão definir os convocados. A lista de selecionados estará disponível na secretaria e site da SETREM (www.setrem.com.br) a partir das 15h. Estes estudantes deverão realizar matrícula no curso de aprendizagem na tesouraria do Campus, no dia 16 de dezembro. A aula inaugural do programa e assinatura de convênios e termos de compromisso ocorrerão no dia 17, quinta-feira.
Para a estudante do 3º Ano do Ensino Médio da Escola Estadual Madre Madalena, de São José do Inhacorá, Débora Fernando Balz, de 17 anos, esta é uma oportunidade única. “Sonho em ingressar no Ensino Superior, mas minha família não tem condições de arcar com estas despesas. Quero trabalhar para poder pagar a minha faculdade de Direito.”
Já Darlan Marcelo Flores, de 15 anos, estudante do 1º Ano do Ensino Médio do Instituto Educacional Cardeal Pacelli, de Três de Maio, pensa que este projeto poderia ser o ponta pé inicial para sua vida profissional. “Se hoje eu fosse buscar emprego em empresas da região, provavelmente não teria êxito. Além da pouca idade, não tenho experiência. Esta é uma grande oportunidade para quem deseja trabalhar e estudar.”

Claudinei Hollweg, 29 anos, cadeirante, também não perdeu tempo e participou da seleção. A legislação estabelece que deficientes físicos participem do projeto sem o limite de idade. O ex-motorista e montador, há três anos sofreu um acidente de moto que o impede de retornar as antigas atividades. “Quero muito voltar a trabalhar e retomar minha vida plenamente. Estou até realizando um curso de informática visando capacitação”, conclui.
Grande maioria dos selecionados deverá realizar Curso Técnico em Informação por exigência das empresas
Dentre as organizações presentes no evento esteve a SAN Internet Brasil, que atualmente conta com 100 funcionários e segundo o diretor Luciano Teixeira, em 2010, deve aumentar para 140. “É crescente a demanda por profissionais de TI. Hoje já existem muitas vagas, mas poucos profissionais capacitados para contratação. Por isso, a importância da aproximação das empresas com instituições de ensino, formadoras de profissionais.”
Luciano destaca que nesta parceria ganham todos, as organizações e as escolas. As empresas por encontrar auxílio na busca por profissionais qualificados e as instituições porque entendem as demandas reais de mercado, implantando em seu currículo conhecimentos relevantes, desta forma tendo êxito e eficácia na formação profissional. “Estamos contratando regularmente. Temos a meta de em 10 anos ter em nosso quadro funcional 800 colaboradores.”

Piratini vai cortar ponto de grevistas

Mesmo com a decisão do magistério de iniciar uma greve na terça-feira, o Piratini dificilmente irá recuar. Não há no governo qualquer manifestação que sinalize a retirada dos projetos envolvendo o funcionalismo. A intenção é de que, até o dia 22, todas as propostas para professores e brigadianos sejam aprovadas pela Assembleia.
– É uma estupidez: o Cpers reclama de reajustes para uma parte da própria categoria. Eu nunca vi disso – afirma o secretário do Planejamento, Mateus Bandeira, adiantando que o ponto dos professores em greve será cortado.
Está previsto para a próxima semana o início das votações mais polêmicas. Na terça-feira, os deputados vão decidir sobre o aumento da contribuição previdenciária e dos salários de brigadianos. No dia 22, é a vez de o projeto que eleva o salário inicial do magistério para R$ 1,5 mil ser votado na Assembleia. Para as votações serem suspensas, há apenas duas possibilidades.
A primeira seria o Piratini pedir a retirada do regime de urgência dos projetos, postergando as apreciações para o ano que vem. Mas, além de o governo mostrar-se inflexível, o prazo termina amanhã para as propostas envolvendo a Brigada – e no dia 17 para os projetos do magistério. Outra hipótese seria deputados negarem quórum na hora das votações. Assim, a apreciação ficaria impossibilitada, mas, como esses projetos estão em regime de urgência, nenhum outro poderia passar na frente, trancando a pauta da Casa.
– Podemos ir tirando o quórum dia após dia, até conseguirmos maioria para votar contra – planeja o deputado Daniel Bordignon (PT).