12 setembro 2010

Alencar está bem disposto e deve ter alta em breve, aponta boletim médico

Uma nota divulgada neste domingo pela assessoria do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, informa que o vice-presidente da República, José Alencar, "encontra-se muito bem disposto e continua respondendo bem ao tratamento, devendo ter alta na Unidade Semi-Intensiva Cardiológica em breve".
O vice-presidente foi internado nesta sexta-feira com quadro de edema agudo de pulmão e permanece internado na Unidade de Terapia Semi-Intensiva Cardiológica, do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Segundo o site G1, as informações foram fornecidas pela equipe que acompanha Alencar, coordenada pelos médicos Paulo Hoff, Roberto Kalil Filho e Paulo Ayroza Galvão.
De acordo com assessoria, o problema pode ter sido uma reação à quimioterapia a que o vice-presidente se submete para combater um câncer.
Em julho, por causa de uma crise de hipertensão, ele ficou hospitalizado e passou por um cateterismo.
Segunda internação em menos de 15 dias
No dia 30 de agosto, Alencar já havia sido internado para tratamento com antibióticos em função de um quadro infeccioso. Ele apresentou melhora e deu seguimento ao tratamento de quimioterapia a que se submete regularmente.
Ainda este ano, mas no mês de julho, o vice-presidente chegou a ficar hospitalizado por oito dias por causa de uma crise de hipertensão. Na ocasião, foi submetido a um cateterismo.
José Alencar tem 78 anos e luta desde 1997 contra um câncer. O vice-presidente já passou por 15 cirurgias para a retirada de tumores na região abdominal.

Foi aberta a Semana Farroupilha em Três de Maio

Na noite deste sábado (11), foi aberta oficialmente as comemorações da Semana Farroupilha no CTG Tropeiros do Buricá em Três de Maio.
Com galpão lotado, tradicionalistas, comunidade em geral e autoridades, estiveram reunidos em ato marcante quando puderam ouvir o Patrão Flávio Huber do CTG Tropeiros do Buricá e o Prefeito Municipal Olivio Casali, que falaram da importância dos festejos que marcam a semana do gaúcho, e deram por aberta oficialmente a Semana Farroupilha em Três de Maio. Nesta noite, foi servido um jantar campeiro organizado pelo Piquete Toco da Grápia, culminando com apresentações das Invernadas Artísticas do CTG Tropeiros do Buricá.
A programação prossegue até o dia 20 de setembro com atrativos diários, e neste domingo será servido almoço a cargo das Invernadas, bem como terá apresentação de todas as Invernadas do Tropeiros. Destaca-se em especial durante a semana, na terça-feira (14) o show com cantor Pedro Ortaça e Família Ortaça, no sábado (18) o Desfile Farroupilha e no domingo (19) a tonelada de carne.

Atraso na lavoura de milho e feijão no RS

Atraso na lavoura A escassez de chuva está atrasando o plantio e o desenvolvimento das culturas de milho e de feijão no Rio Grande do Sul. Na região Noroeste, o milho apresenta atraso de aproximadamente 50% na germinação e no desenvolvimento vegetativo. Além disso, conforme a média histórica para o mesmo período, 28% do plantio já deveria estar concluído, mas está em 15%.
A falta de precipitações prejudicou a umidade da lavoura, mas, segundo o diretor técnico da Emater, Alencar Rugeri, o ritmo deve ser acelerado nos próximos dias, com previsão de chuva. "A situação não é preocupante porque trabalhamos com bons preços de insumos e avanço tecnológico. Só a instabilidade climática é que pode interferir no processo." Rugeri destaca que a expectativa de produção inicial de milho no Estado, somando os meses de agosto e setembro, é de 4,2 mil quilos por hectare, superando os 3,99 mil quilos do mesmo período no ano passado. O clima também repercutiu no plantio de feijão, que está atrasado 50% em relação à média histórica. A falta de chuva limita a atividade nas áreas que semeiam mais cedo, como Noroeste, Alto Jacuí e Médio Alto Uruguai. Os negócios com o produto da safrinha estão equilibrados em relação aos estoques, e o preço médio da saca de 60 quilos se mantém a R$ 68,67.