 |
Atividade foi realizada na disciplina de Física II do Curso
de Engenharia de Produção |
No Curso de Engenharia de Produção, algumas das estratégias de ensino utilizadas são através de aulas expositivas, práticas em laboratório, novas tecnologias, e diversas situações-problema desafiadoras, que buscam propiciar ao aluno uma aprendizagem significativa.
Conforme a professora Carla Simone Sperling, que ministra os componentes curriculares de Física I e Física II, a cada semestre é proposta a construção de protótipos. “No primeiro de semestre de 2012, em Física II, os acadêmicos foram desafiados a desenvolver protótipos para soluções de problemas pré-determinados, utilizando a energia solar na produção de calor”, destaca.
Entre os protótipos, foram apresentados fogões solares, desidratadores de frutos e aquecedores de água. Para realizar a atividade, os acadêmicos poderiam utilizar recursos variados e reaproveitar materiais, além de utilizar informações e modelos já existentes como ponto de partida, mas sem que o protótipo fosse cópia de trabalhos já existentes.
Segundo Carla, o desenvolvimento e eficiência dos protótipos foi algo notável, e nas apresentações surgiram soluções para diversos tipos de problemas. Dentre todos os trabalhos, o aquecedor solar de água dos acadêmicos Alan Diego Link, Cristian Júnior Patias e Edgar Rafael Hilgemann, merece destaque. Os alunos se desempenharam tanto na atividade, que resolveram instalar o protótipo na residência de um deles.
Para Edgar, a principal dificuldade do grupo foi em tirar o projeto do papel e colocar em prática, na montagem e corte do material. “Com este protótipo, o chuveiro pode trabalhar com potências menores no inverno, gerando economia na conta de luz, praticidade e não causando impacto ao meio ambiente“, destaca.
O equipamento foi instalado na residência de Cristian, em Horizontina, e a família do acadêmico gostou tanto do resultado, que já pediu para que seja realizada uma conexão para a pia da cozinha.
Os acadêmicos ficaram satisfeitos com o trabalho, e Alan ainda salienta que a experiência foi muito válida para colocar em prática todos os aprendizados do semestre. “É um ganho muito grande, pois na parte de Física tivemos de calcular o ângulo correto para que a água circulasse corretamente por convecção, e na parte de Química tivemos que avaliar a composição da cola para garantir que a mesma não soltasse com a temperatura”, afirma.
O trio destaca que a atividade foi muito positiva, pois lhes permitiu fazer um aquecedor solar de baixo custo e a entender o funcionamento do aquecimento de água através do calor.