28 junho 2013

Presos dois suspeitos de autoria de homicídio em Frederico Westphalen

Fonte e foto: DP de Frederico Westphalen/Escrivão
Jorge Felipe
Policiais civis da Delegacia de Polícia (DP) de Frederico Westphalen prenderam, nessa quinta-feira (27/06), dois suspeitos de autoria de homicídio. O crime ocorreu no último sábado (22/06), na linha Iraí, naquela cidade.

Naquela data, a Polícia Civil foi comunicada pela Brigada Militar que havia o cadáver de um homem na estrada vicinal que dá acesso ao Presídio Estadual de Frederico Westphalen. Após o comparecimento ao local e diligências preliminares, a vítima foi identificada como A.L.V., conhecida como “Gateado”.

Segundo o delegado Dinarte Marshall Júnior, a vítima era detenta do regime semi-aberto daquela casa prisional. As investigações apontam que “Gateado” teria brigado com outro detento do mesmo regime no interior da cela, na noite do dia 19. Seu opositor, A.A.M., de 25 anos, cumpria pena por homicídio tentado. Em função da briga, A.A.M., na companhia de seus irmãos, F.M. (22 anos) e L.O.M. (18 anos), teriam se dirigido ao presídio em um veículo VW Gol, de cor azul. Na estrada de acesso, teriam interpelado a vítima, tendo A.A.M. perseguido-a e atacado-a com golpes de faca, causando a sua morte. Havia mais de 20 perfurações de faca nas costas e dorso inferior esquerdo da vítima.

Com base nos indícios coletados, a Polícia Civil representou pela prisão preventiva de A.A.M. e F.M., os quais apurou-se possuírem participação ativa no crime. Foram apreendidos veículos e roupas dos suspeitos. Após os procedimentos de praxe, os presos foram encaminhados ao sistema prisional.

Brigada Militar recebe denúncia anônima e encontra droga enterrada

A droga estava embalada e enterrada em Bela Vista
(Foto: Paulo Marques)
No inicio da tarde desta sexta-feira (28/06), uma denúncia anônima recebida pela Brigada Militar de Três de Maio, resultou na apreensão de drogas no interior do município.

Os policiais da Brigada Militar  foram até o local indicado pelo denunciante, próximo a comunidade de Bela Vista em uma estrada de chão batido que liga a BR 472 e a nova Perimetral, onde cavaram e encontraram a droga embalada. São três tijolos grandes de maconha, várias buchas de cocaína e uma balança de precisão.

Sarg.Clóvis Schwingel da Brigada Militar
(Foto: Fabrício Dockhorn)
Os policiais da Brigada Militar, levaram a droga apreendida até a Delegacia de Policia para o devido registro.

Assistência Social organiza mais uma edição da Festa Julina

A festa tem muita animação (Foto: Divulgação/Ass.Social)
A Secretaria de Assistência Social de Três de Maio realiza todos os anos a festa São João com os Idosos de Três de Maio, como é tradicionalmente, idosos se preparam com muitas “pompas” e a caráter para as festas juninas. As tradicionais festas são regadas de comidas típicas, muita dança e como não poderia faltar o “Casamento Caipira SÔ”.

Este ano esta bonita e grandiosa integração JULINA acontecerá em 02 de JULHO, terça-feira junto ao salão do Esporte Clube Oriental, à partir das 13:30 hs com casamento caipira e logo após animado arrasta pé com o grupo Animação.

Todos estão convidados a participar! Haverá roteiro de ônibus pela cidade e interior à partir das 13:00hs passando pelos locais de encontro dos grupos.(guaíra, são francisco, cras, Planalto, prefeitura municipal, Biriva, Barrinha, até a festa).

Casal é condenado a 28 e 31 anos de prisão pelo assassinato de ex-empresário em Ijuí

Tolotti foi assassinado com agressões praticadas através
de uma barra de ferro
Depois de dois anos de um crime que chamou atenção da comunidade de Ijuí, o caso teve desfecho ontem, 27, com a condenação dos réus a uma pena pesada. O crime diz respeito ao homicídio de Dorvalino Tolotti, de 68 anos na época, fato ocorrido na madrugada do dia 23 de julho de 2011 no prédio residencial onde a vitima morava, centro da cidade de Ijuí.

Na ocasião Tolotti foi assassinado com agressões praticadas através de uma barra de ferro. Ontem, os dois acusados pelo homicídio foram julgados pelo tribunal popular do júri do Fórum ijuiense. O autor confesso do crime, Anderson da Silva Pereira, de 29 anos, foi condenado a 28 anos e dois meses de prisão. Já a esposa de Dorvalino, Joana Batista Tolotti, de 49 anos, pegou uma pena de 31 anos e quatro meses de reclusão.

Os condenados não podem recorrer das penas em liberdade, por isso após o júri retornaram para a Penitenciária Modulada de Ijuí, onde estão recolhidos há cerca de dois anos, desde o dia do assassinato. Anderson e Joana foram condenados por homicídio triplamente qualificado, ocultação de cadáver e ainda teve o agravante da vítima ter mais de 60 anos, o que também pesou na condenação.

Além disso, Joana Batista Tolotti teve a pena agravada por ter cometido crime contra o próprio cônjuge. Com isso, diante dos enquadramentos, os jurados entenderam que o assassinato foi praticado por motivo torpe, meio cruel e recurso que dificultou a defesa da vítima. O crime ocorreu após um desentendimento entre as partes. Joana Batista Tolotti e Anderson da Silva Pereira tinham um relacionamento amoroso.

No entanto, na noite do crime aconteceu desentendimento, quando Dorvalino e Anderson brigaram na escadaria do prédio. Em depoimento durante o júri, Anderson disse que Dorvalino teria pego uma barra de ferro e desferido dois golpes, momento em que ele conseguiu tomar o objeto e assassinou Tolotti com vários golpes já na garagem do residencial. Com isso, o réu alegou legitima defesa.

Explicou, também, que após o crime colocou a vitima no carro dela e saiu para levar até o Hospital de Caridade de Ijuí, porém, na metade do caminho desistiu por receio de ser preso. Foi quando Anderson então resolveu levar o corpo até a beira do rio Potiribú, margens da ERS 155, onde foi encontrado pela manhã.

Joana Batista Tolotti, por sua vez, preferiu ficar em silêncio e não se pronunciou durante o julgamento de ontem. As defesas dos condenados anunciaram que vão recorrer da sentença no Tribunal de Justiça. O júri popular de ontem foi um dos mais longos dos últimos anos na Comarca de Ijuí, visto que durou 14 horas.

Ladrões arrombaram a agência dos Correios de Alegria

Município de Alegria se torna alvo dos ladrões
(Foto: Jeferson Maidana)
Município de Alegria se torna alvo dos ladrões

Durante a madrugada desta sexta-feira (28/06), cinco homens encapuzados arrombaram a agência dos Correios e Telégrafos de Alegria, de onde levaram o cofre.

Segundo moradores que viram parte da ação dos bandidos, homens ocupando uma caminhonete de corte escura, fortemente armados agiram em três arrombamentos na cidade.

Na madrugada desta quinta-feira (27/06), o elementos agiram na Loja Rede Construir, momento em que foram vistos por vizinhos das imediações, e após desferirem tiros na casa de um morador saíram sem levar nada. Mas na sequência, os ladrões arrombaram o prédio da Moto Peças Alegria, de onde levaram cerca de R$10 mil em mercadorias da loja e oficina.

A ação dos assaltantes no Correios de Alegria nesta madrugada, foi por volta das 2he30min, quando segundo morador da parte superior do prédio ouviu um barulho forte de uma batida, o que deixou indícios de que a porta de vidro e a grade de ferro da agência foram quebrados com o uso da caminhonete que eles ocupavam, a mesma que transportou o cofre.

A comunidade de Alegria está preocupada com os recentes acontecimentos, pois o efetivo da Brigada Militar naquela comunidade é de apenas sete policiais, e até esta quinta-feira, quatro encontravam-se em laudo médico.

Os alegrienses estão se sentindo desprotegidos e a mercê dos bandidos.

Suspeito de assassinato de agricultor é preso em Tuparendi

Fonte e foto: Sipac Santa Rosa - Eugênio
Na tarde desta quinta-feira (27/6), às 13h30min, policiais civis das DPs de Tuparendi, Santa Rosa, Três de Maio, Tucunduva e Porto Mauá, coordenados pela Delegada de Polícia Beatrice Didier de Almeida, deram cumprimento a dois mandados de busca e apreensão e a um de prisão preventiva do suspeito da autoria do homicídio do agricultor José Miguel Hemsing e da tentativa de homicidio da esposa dele Lourdes Berbigier Hemsing, em 23/04/2013, na propriedade rural das vítimas.

Na residência do suspeito foi apreendida uma espingarda, munição, luvas e uma touca ninja. No cumprimento do outro mandado de busca foi apreendida uma espingarda e munição, ocorrendo uma prisão em flagrante por posse irregular de arma de fogo do responsável da residência. O suspeito do homicídio prestou declarações na DP de Tuparendi e posteriormente foi encaminhado ao Presídio Estadual de Santa Rosa.

Pacto com a bola: Espanha bate Itália nos pênaltis e pega Brasil na Final

Festa espanhola no Castelão: classificação com o sofrimento
dos pênaltis (Foto: Andre Durão)
O pacto entre a Espanha e a bola é de uma firmeza que nem a Itália, com tanta tradição, tanta camisa, tanta bravura, consegue romper. Foi com um sofrimento ao qual não está acostumada que a Roja alcançou classificação para a final da Copa das Confederações nesta quinta-feira, no Castelão, em Fortaleza. A vitória não saiu no tempo normal, tampouco na prorrogação. Os campeões do mundo tiveram que recorrer aos pênaltis para não perder um pedaço de seu reinado. Venceram por 7 a 6. Agora, caberá ao Brasil desafiar o talento espanhol. A final é domingo, no Maracanã.

A Itália encarou a Espanha de frente. Em alguns momentos, foi superior – em quase todo o primeiro tempo, por exemplo. Teve repetidas chances de gol e até uma bola na trave antes de perder a força, perder as pernas. Mas são tempos de sinergia entre a Roja e os deuses que mandam no futebol. Se o gol não saiu nos minutos finais da prorrogação, e era justo que saísse, ficou guardado para as cobranças finais.

Os primeiros cinco batedores de cada equipe acertaram: Candreva, Aquilani, De Rossi, Giovinco e Pirlo para a Itália. Xavi, Iniesta, Piqué, Sergio Ramos e Mata para a Espanha. Na série alternada, mais precisão: Montolivo para a Azzurra, Busquets para a Roja. E aí Bonucci errou para a Itália. Coube a Navas fazer o gol da classificação. Foi um golpe duro para os italianos, que já haviam sido eliminados pela Espanha nos pênaltis nas quartas de final da Eurocopa de 2008.