05 julho 2011

Plano de Saneamento Básico de Três de Maio será elaborado em 3 etapas

Segundo o prefeito, o plano básico será confeccionado
dentro de 15 dias
O prefeito Olívio José Casali já assinou o decreto que nomeia os integrantes da comissão que vai construir a primeira versão do Plano Municipal de Saneamento Básico. Segundo o prefeito, o plano básico será confeccionado dentro de 15 dias.
Posteriormente, será elaborado o plano mais amplo e definitivo com um prazo de 90 dias para ser concluído. Serão contemplados quatro eixos: abastecimento de água potável, tratamento de esgoto cloacal, drenagem de águas urbanas e limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos.
Somente depois de cumprir as duas primeiras etapas é que o município poderá renovar o contrato com a Corsan ou decidir se outra empresa vai assumir o tratamento de água e esgoto local.
Confira os eixos do Plano de Saneamento Básico:
• Abastecimento de água potável
São atividades, infraestruturas e instalações necessárias ao abastecimento público de água potável, desde a captação até as ligações prediais e os respectivos
instrumentos de medição.
• Esgotamento sanitário
São atividades, infraestruturas e instalações operacionais de coleta, transporte,
tratamento e disposição final adequados dos esgotos sanitários, desde
ligações prediais até o seu lançamento no meio ambiente.
• Limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos
São atividades, infraestruturas e instalações operacionais de coleta, transporte, transbordo, tratamento e destino final do lixo doméstico e do lixo originário de varrição e limpeza de logradouros e vias públicas.Neste caso, é importante salientar que a Lei 11.445 limita-se a traçar diretrizes aos resíduos
domésticos, pois, em relação aos resíduos provenientes de serviços de saúde, resíduos industriais e comerciais, a responsabilidade é dos próprios geradores.
• Drenagem e manejo das águas pluviais urbanas
São atividades, infraestruturas e instalações operacionais de drenagem urbana de águas pluviais, de transporte, detenção ou retenção, para o amortecimento
de vazões de cheias, tratamento e disposição final das águas pluviais drenadas nas áreas urbanas.

Mulher é presa ao tentar tirar namorado da prisão em mala

Mulher é presa ao tentar tirar namorado da prisão em mala 
Crédito: Reprodução / The Telegraph
Uma mulher foi detida ao tentar retirar o namorado preso em Chetumal, no Estado de Quintana Roo, no México, em uma mala, informou a polícia neste domingo. Agentes carcerários desconfiaram do plano porque a jovem, de 19 anos, parecia nervosa enquanto arrastava uma pesada mala preta com rodas.
Os guardas revistaram a maleta levada por María del Mar Arjona e encontraram o preso Juan Ramírez Tijerina, em posição fetal, informou o porta-voz policial Gerardo Campos. Ramírez cumpre desde 2007 uma sentença de 20 anos por posse de armas ilegais. Já María acabou detida, enquanto espera uma acusação formal.

Grupo de teatro de Tuparendi une arte e trabalho social

O grupo possui no seu cast, montagem de peças sobre saúde
bucal, prevenção da dengue e doenças endêmicas, entre otros
Um grupo de teatro formado por servidores da Secretaria da Saúde, e Diretoria de Assistência Social, tem desenvolvido um belo trabalho na comunidade de Tuparendi e região, e através da arte passam um importante recado ao público, geralmente relacionado a questões ligadas a saúde pública. O grupo possui no seu cast, montagem de peças sobre saúde bucal, prevenção da dengue e doenças endêmicas, alimentação saudável e suas implicações, valorização da família, e outros ligados a  temas relevantes a área da saúde e assistência. “São temas importantes, mas o mais importante que é que fazemos este trabalho de forma que podemos interagir com o público, sempre passando um recado de valorização da arte, e de conscientização do que é proposto pela peça, geralmente algo vinculado a problemas do dia a dia da comunidade”, explica a Secretaria da Saúde, Leandra Porto.
Além da função social, o grupo conhecido como “Arte é Saúde”, também montou uma peça recreativa, apresentada durante a Festa Junina promovida pelo Colégio Yeté. Nesta peça, além das pessoas que normalmente integram a trupe, participaram também crianças que participam do Programa das Ações Sóci-educativas – PETI, como figurantes. Também houve a participação do grupo de teatro da cidade de Giruá, “Arte Realizando Sonhos”, dirigido por Mauricio Lutero Moreira Lopes, que promove trabalho semelhante naquela cidade. “A gente quer agradecer e todos que tem colaborado conosco, também ao pessoal de Giruá, que tem nos dado muita força, e com quem temos aprendido bastante”, ressalta Nara Schneider, Diretora de Assistência Social, e atriz do grupo tuparendiense.

Escola Alberto Pasqualini é a campeã da I Gincana Ambiental

1º lugar: Unidos Pelo Tigre, que ganhou um Nootebook e 
uma viagem para os pontos turísticos da região
No último sábado, dia 2 de julho, foi realizada a I Gincana Ambiental, no ginásio de esportes Ceslau Sawitzki, no Bairro São Francisco. A gincana teve suas atividades baseadas no tema Água e Lixo, e foi promovida pela Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente.
Na oportunidade as equipes participantes apresentaram as tarefas que haviam sido encaminhadas dia 13 de junho, que consistiam em: adotar um riacho de Três de Maio e realizar a sua identificação; coletar amostras de água de três trechos (nascente, meio e foz) juntamente com a CORSAN; coletar o lixo presente no riacho ou margens para encaminhamento ao CIGRES e produzir um documentário com fotos das atividades realizadas.
Estiveram presentes no evento o presidente da Câmara de Vereadores, Ivo Novotny; os secretários da Agricultura, Educação e Administração; o gerente da CORSAN,  Adelar José Scherer; representando o Comitê de Bacias dos Rios Santa Rosa e Turvo, Claucia Kapper; representando a FEPAM, Lori Rossi Motta; representando a EMATER, Gilson Antonio Grando, e a bióloga sanitarista, Marilei Dockhorn.
Nas apresentações dos documentários, as equipes Excalibur, formada pelos Escoteiros Flor de Maio; Unidos pelo Tigre, formada pela Escola Alberto Pasqualini de Consolata, e o Pelotão Mirim, formada por crianças sob a orientação de policiais da Brigada Militar de Três de Maio, relataram dados sobre os riachos Cachoeira (Excalibur),  Morangueira (Pelotão Mirim) e Tigre (Unidos pelo Tigre) e apresentaram o lixo recolhido nos leitos e margens.
A análise de potabilidade dá água realizada pela CORSAN apresentou dados preocupantes nos três riachos, entre estes, os índices mais críticos se encontravam nos coliformes fecais e nos níveis de oxigênio da água.
Segundo o técnico que realizou a coleta da água, Carlos Perinazzo, para que haja balneabilidade nos riachos, os índices de oxigênio devem ser acima de 4 miligramas por litro de oxigênio, e os coliformes fecais devem ser inferiores a 1.000 para cada 100 mls de amostra.
Mais de 250 quilos de material reciclável foram recolhidos na gincana
A equipe Excalibur conseguiu recolher mais de 100 bolsas de 
materiais plásticos
Durante as tarefas de recolhimento do lixo do leito e das margem dos riachos, as equipes conseguiram juntar uma quantidade significativa de material para reciclagem. A equipe Excalibur conseguiu recolher mais de 100 bolsas de materiais plásticos.
Segundo Paulo Cassol, diretor técnico dos Escoteiros Flor de Maio, o material recolhido foi apenas 10% do que há presente nos 21 quilômetros de extensão do riacho Cachoeira. “Esta gincana foi uma semente plantada para despertar a consciência ecológica na comunidade, a fim de que todos possam auxiliar a cuidar da cidade”, destaca.
Somando os materiais das três equipes, mais de 250 quilos de lixo foram recolhidos das margens e dos leitos dos riachos durante a gincana, e este material será encaminhado ao CIGRES para reciclagem.

1º lugar: Unidos Pelo Tigre, que ganhou um Nootebook e uma viagem para os pontos turísticos da região;
2º lugar: Pelotão Mirim, que ganhou um aparelho de TV ;
3º lugar: Excalibur, que ganhou uma bicicleta.

Em amanhecer ainda mais frio, Estado registra geada

Em Três de Maio a temperatura minima foi de +  3º C
Foto: Claudiomar Witcak
O frio extremo não dá trégua. O Estado terá um amanhecer ainda mais congelante, com mínimas negativas na grande maioria dos municípios. A geada será generalizada, alcançando bairros centrais da Capital e até o Litoral. No interior, haverá congelamento em muitos municípios.
As mínimas nos Aparados ficam entre -4ºC e -6ºC, mas baixadas podem registrar -6ºC a -8ºC. Em Santa Catarina, Urupema pode ter -7ºC a -9ºC. A região Metropolitana de Porto Alegre amanhece com até -3ºC. A Capital, que raramente registra temperaturas negativas, tem previsão de mínima de -1ºC.
Apesar do sol, a tarde novamente será fria no Estado.
Frio atinge níveis históricos na Fronteira 
Cambará do Sul amanheceu nesta segunda com -5,6ºC, mas o frio impressionante se deu na Fronteira, com -5,0ºC em Quaraí e -3,0ºC em Uruguaiana. A marca em Uruguaiana igualou recorde de frio no município da série histórica 1912-1948 e que ocorreu em julho de 1933. No lado uruguaio, a mínima de -4,0ºC em Salto bateu o recorde de mínima de série 1960-1990, que era de -3,9ºC.
Porto Alegre teve 1,2ºC na zona Leste, mas o amanhecer desta terça pode ser histórico, com marcas de 0ºC e até -1ºC em pontos da cidade. Às 20h de segunda, já fazia 4ºC na Lomba do Pinheiro, marca muito baixa para o horário, segundo a MetSul.
O que torna esta onda de frio extraordinária não é apenas sua intensidade, mas a duração. Até sábado, o Rio Grande do Sul pode ter oito dias seguidos com mínimas abaixo de 0ºC. Pequeno reforço de ar polar que chega na quarta-feira deve contribuir para manter a temperatura muito baixa na segunda metade da semana, com marcas próximas de 0ºC ou negativas na quase totalidade dos municípios do Estado.

Alibem é atingido pelo embargo imposto pela Rússia à carne suína brasileira

Nas plantas de Santa Rosa e Santo Ângelo, o Alibem 
emprega 3 mil pessoas
O Alibem está sendo obrigado a estocar a carne que deveria ser vendida a Russía em depósito de Santo Ângelo. Mesmo assim, até o momento, a produção nas unidades de Santa Rosa e Santo Ângelo é normal e não houve demissão.
O Alibem emprega cerca de 3 mil pessoas nestas plantas. A expectativa da empresa é que o governo brasileiro encontre uma solução para o problema o mais rápido possível.
Na quinta-feira, o presidente do frigorífico Carlos Lee e os deputados federais Elvino Bohn Gass (PT) e Osmar Terra (PMDB) serão recebidos pelo governador Tarso Genro para tratar da crise no setor. A empresa negocia um empréstimo para capital de giro com o Banrisul.

Conselheiras tutelares são empossadas em Três de Maio

Empossadas: Vera, Solange, Helena, Eliana e Cleonice
No dia 30 de junho, as novas conselheiras tutelares de Três de Maio, tomaram posse de suas atribuições na Câmara de Vereadores. Junto a solenidade foi realizada a entrega dos certificados do curso de capacitação, que as conselheiras estavam realizando desde o dia 24 de junho, sob a orientação de profissionais da Fundação Machado de Assis (FEMA).
Estiveram presentes na solenidade o vice-prefeito, João Mella Neto, representando o executivo; o vereador Fernando Trage, representando o legislativo; o juiz Clóvis Frank Kellermann Júnior, representando o judiciário;  o delegado João Vittório Barbato, representando a polícia civil; o capitão Paulo Roberto do Nascimento, representando a polícia militar; Eliane Cristina Trasel, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA), Cristiano Massuda Grenzel, secretário interino da Assistência Social, a presidente do Conselho Tutelar, Dilse Baú, representantes da FEMA e imprensa.
Em uso da palavra, João Mella destacou que o Conselho Tutelar é uma entidade muito importante para atender as crianças e adolescentes do município, e o juiz Clóvis ressaltou que não haveria lugar melhor para realizar a posse das conselheiras, do que na casa do povo. A presidente do COMDICA desejou às novas conselheiras muito sucesso no trabalho em prol das crianças e adolescentes do município.
Em seguida, as conselheiras receberam o certificado do curso de capacitação, com um total de 40 horas, e o vice-prefeito leu o termo de posse.
Foram empossadas as conselheiras: Cleonice Schuster, Eliana Cristina Oliveira, Helena de Fátima Rodrigues, Solange da Silveira, Vera Hormann Naressi.
Na solenidade, a presidente Dilse Baú, o diretor de ensino da FEMA, Daniel Frosi, e o vereador Fernando Trage, também fizeram uso da palavra.
As conselheiras haviam sido eleitas no dia 15 de maio, quando 2.553 eleitores compareceram as urnas para escolher a nova composição do Conselho Tutelar.

Jantar marca o Lançamento da 4ª Expocruzeiro

A 4ª Expocruzeiro segue firme em sua organização
A 4ª Expocruzeiro segue firme em sua organização. O Jantar de lançamento oficial do evento aconteceu na noite do dia 1ª de julho (sexta-feira), no Salão Paroquial Católico do bairro.
Cerca de 400 pessoas, dentre elas, autoridades comunitárias, políticas, empresariais e Deputados da região, prestigiaram a coroação da Rainha Juliane Meneguini, da 1ª Princesa Liege Gasparetto e da 2ª Princesa Amanda Pereira. Na mesma noite, foram apresentados os materiais de divulgação da 4ª Expocruzeiro, produzidos pela agência Soluty, além da divulgação da grade de shows e outras novidades.
Na oportunidade, o presidente da 4ª Expocruzeiro, Luis Girardon, agradeceu a todos os presentes e voluntários da comissão organizadora, “Agradeço ao empenho e a confiança de todos. A Expocruzeiro é uma ferramenta de desenvolvimento do nosso bairro e da nossa cidade. Vamos juntos mostrar nossas potencialidades para toda região”. O evento encerrou com o show de Antônio Carlos e Darlan Ortaça. A 4ª Expocruzeiro acontece de 5 a 10 de agosto, na semana de aniversário dos 80 anos de Santa Rosa.

Secretário estadual de Agricultura recebe alta do hospital

Na foto, Mainardi (esquerda) aparece em sua posse, no início do ano
Foto:Vilmar da Rosa / Divulgação
O secretário estadual da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi, recebeu alta do Instituto de Cardiologia, em Porto Alegre, no final da tarde. Ele estava internado em observação desde a última sexta feira, quando passou mal durante a Interiorização de Governo em Bagé. 
Diagnosticado com isquemia, Mainardi precisou ser transferido com urgência para a Capital no avião do governo, assistido por um médico e uma enfermeira. Ele teve um desconforto no peito e no braço esquerdo. Apesar do susto, os médicos descartaram o risco de infarto.