Em Três de Maio a temperatura minima foi de + 3º C Foto: Claudiomar Witcak |
O frio extremo não dá trégua. O Estado terá um amanhecer ainda mais congelante, com mínimas negativas na grande maioria dos municípios. A geada será generalizada, alcançando bairros centrais da Capital e até o Litoral. No interior, haverá congelamento em muitos municípios.
As mínimas nos Aparados ficam entre -4ºC e -6ºC, mas baixadas podem registrar -6ºC a -8ºC. Em Santa Catarina, Urupema pode ter -7ºC a -9ºC. A região Metropolitana de Porto Alegre amanhece com até -3ºC. A Capital, que raramente registra temperaturas negativas, tem previsão de mínima de -1ºC.
Apesar do sol, a tarde novamente será fria no Estado.
Frio atinge níveis históricos na Fronteira
Cambará do Sul amanheceu nesta segunda com -5,6ºC, mas o frio impressionante se deu na Fronteira, com -5,0ºC em Quaraí e -3,0ºC em Uruguaiana. A marca em Uruguaiana igualou recorde de frio no município da série histórica 1912-1948 e que ocorreu em julho de 1933. No lado uruguaio, a mínima de -4,0ºC em Salto bateu o recorde de mínima de série 1960-1990, que era de -3,9ºC.
Porto Alegre teve 1,2ºC na zona Leste, mas o amanhecer desta terça pode ser histórico, com marcas de 0ºC e até -1ºC em pontos da cidade. Às 20h de segunda, já fazia 4ºC na Lomba do Pinheiro, marca muito baixa para o horário, segundo a MetSul.
O que torna esta onda de frio extraordinária não é apenas sua intensidade, mas a duração. Até sábado, o Rio Grande do Sul pode ter oito dias seguidos com mínimas abaixo de 0ºC. Pequeno reforço de ar polar que chega na quarta-feira deve contribuir para manter a temperatura muito baixa na segunda metade da semana, com marcas próximas de 0ºC ou negativas na quase totalidade dos municípios do Estado.