22 novembro 2012

Temporal destelha casas e derruba até torre de rádio em Candelária, RS

Temporal de curta duração provocou estragos em Candelária
(Foto: Tiago Guedes/RBS TV)
Chuva forte durou pouco mais de cinco minutos e provocou destruição.

Corpo de Bombeiros do município ainda avalia os estragos.

O município de Candelária, na Região Central do Rio Grande do Sul, foi atingido por um forte temporal que durou pouco mais de cinco minutos por volta das 16h desta quinta-feira (22). Apesar do pouco tempo, a chuva e o vento provocaram grande destruição na cidade. Segundo o Corpo de Bombeiros do município, que ainda avalia os estragos, mais de 20 casas foram destelhadas, árvores caíram em cima de carros e até a torre de uma rádio desabou com o vendaval.

A Defesa Civil do município aguarda que os estragos sejam contabilizados para providenciar ajuda. O Corpo de Bombeiros deve disponibilizar lonas para cobrir as casas destelhadas.

Homem é encontrado morto no interior do município de Alegria

O homem morava sozinho na propriedade
Arlindo Moreira de Paula, 57 anos, foi encontrado sem vida na tarde desta quinta-feira (22), em sua propriedade na localidade de Rincão dos Correias,  interior do município de Alegria.

Segundo informações da policia, a possível causa da morte pode ter sido por afogamento, já que ele foi encontrado entre a água e a lama de uma sanga, na qual ele costumava buscar água.

O corpo do homem, foi encontrado por volta de 14he30min desta quinta-feira, mas estima-se que ele já estava sem vida no local desde o inicio da madrugada. Arlindo era solteiro, e morava sozinho em sua propriedade rural.

O corpo foi encaminhado para necropsia, no Instituto Médico Legal de Santa Rosa.

Vice-prefeito de Nova Candelária convida Classmann para maior festa da suinocultura do Estado

Classmann recebeu Sandra e vice-prefeito
(Foto: Bruna Gobbi)
O vice-prefeito de Nova Candelária, Ari Edmundo Roehrs (PMDB), entregou ao líder da bancada do PTB, deputado Aloísio Classmann, o convite para a 16ª Schweinfest, evento que é considerado a maior festa da suinocultura do Estado. Nesta quarta-feira (21/10), Roehr e a servidora Sandra Heck foram recebidos pelo parlamentar, quando informaram que a edição 2012 será realizada no dia 9 de dezembro. Na data, também é comemorado o aniversário do município, em uma intensa programação que acontece de 17 de novembro a 28 de dezembro.

"A Schweinfest já é destaque no calendário de eventos gaúcho e tem papel fundamental na divulgação da carne suína e do trabalho dos nossos produtores", afirmou Classmann, que sempre prestigia o evento e é autor da Lei que inclui no cardápio das escolas estaduais a carne de porco.

Operação contra o tráfico de drogas prende 15 pessoas no Norte do RS

Polícia prende suspeitos de tráfico de drogas em Palmeira
das Missões (Foto: Éder Calegari)
Agentes da Polícia Civil cumpriram mandados em Palmeira das Missões.

Durante investigação, polícia apreendeu maconha, crack e cocaína.

A Polícia Civil prendeu na manhã desta quinta-feira (22), em Palmeira das Missões, no Norte do Rio Grande do Sul, 15 pessoas suspeitas de participação no tráfico de drogas. Os mandados foram cumpridos em diversos bairros da cidade.

Participaram da ação cerca de 90 agentes da Polícia Civil e da Brigada Militar. Entre os detidos, estão seis mulheres. Durante a investigação, que durou seis meses, a policia apreendeu 2 kg crack, 1 kg de cocaína, 25 kg de maconha, além de dinheiro, armas e celulares. Os presos foram encaminhados ao Presidio Estadual de Palmeira das Missões.

Conselho aprova proibição de retorno e curvas à esquerda em canteiros centrais

O Conselho aprova o fechamento dos retornos
(Foto: Arquivo PMN)
Conselho de Trânsito aprova proibição de retorno e fazer curva à esquerda nos canteiros centrais de avenidas de Três de Maio, principalmente da Uruguai.

Os motoristas terão que rodar distâncias maiores para fazer o retorno, mas essa foi à alternativa encontrada para evitar novos acidentes como o que matou um empresário quando duas motos colidiram frontalmente na Av. Uruguai no último sábado.

Agora, a prefeitura vai instalar placas de sinalização nesses locais e a Brigada Militar fica responsável pela fiscalização do cumprimento da nova regra. Num primeiro momento, não serão aplicadas multas aos motoristas infratores, mas tão somente a orientação por parte da polícia sobre a mudança.

O objetivo da medida é tornar o trânsito mais seguro em razão dos acidentes registrados justamente quando os veículos fazem o retorno ou fazem curvas à esquerda. Além disso, a nova regra vai fazer com que o trânsito flua melhor.

Cursos Técnicos promovem palestra com o Gerente de Vendas da Steffen Bebidas Ltda

Evento ocorreu dia 20, no Auditório do Campus SETREM
Na noite de terça-feira, dia 20, os Cursos Técnicos promoveram uma palestra com Gilson Maidana, Gerente de Vendas da Steffen Bebidas Ltda, de Santa Rosa.

O evento ocorreu no Auditório do Campus SETREM e contou com a presença dos estudantes dos Cursos Técnicos em Vendas, Gerência Empresarial, Design Gráfico e Informática.

Na oportunidade, Gilson apresentou a sua trajetória profissional dentro da Steffen Bebidas, empresa nascida em Três de Maio e, hoje, estabelecida em Santa Rosa, na qual iniciou suas atividades como estagiário e hoje ocupa o cargo de Gerente de Vendas.

No decorrer dos trabalhos da noite foram abordados assuntos relativos à Marketing, Logística, Gestão e Tecnologias adotadas pela empresa, possibilitando aos presentes entender o funcionamento de um negócio que tem um giro financeiro significativo e que está diretamente ligado ao comércio de bebidas.

Dentre os aspectos destacados pelos estudantes sobre a avaliação da noite e a relação com os Cursos e com as suas atividades e o seu futuro, estes salientaram a persistência, a necessidade de trabalhos qualitativos, a necessidade de se preocupar acima de tudo com o consumidor, a necessidade da empresa ter processos claramente definidos e a importância da venda e do acompanhamento.

Ao final da palestra, Gilson desafiou os jovens presentes divulgando a existência de duas vagas em aberto para a área de Vendas na Steffen Bebidas Ltda.

Conforme a vice-diretora da Educação Profissional, Maidi Dalri, esta foi uma aula diferente e que possibilitou aproximar ainda mais a realidade logística empresarial dos Cursos Técnicos da SETREM. “Outras ações desta natureza serão realizadas junto aos Cursos e os empresários que queiram trazer as suas contribuições e contar um pouco da sua trajetória”.

Emergência do HSVP passa por adequação

Serviços que são de resposabilidade da municipalidade,
passam a ser cobrados (Foto: Paulo Marques)
Novos procedimentos foram estabelecidos em procedimentos eletivos, que podem ser buscados via SUS junto às unidades básicas de saúde do município

O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Três de Maio promoveu adequações nos procedimentos de atendimento na Urgência/Emergência 24h da Instituição. A partir da segunda quinzena do mês de novembro alguns serviços passaram a ser cobrados por não fazerem parte da emergência, pois se tratam de procedimentos eletivos ligados à saúde básica, de responsabilidade das unidades básicas de saúde dos municípios, conforme orientação da Secretaria de Saúde do Estado (SES).

Os valores cobrados são referentes aos honorários dos profissionais de enfermagem e à taxa de sala, estabelecidos por Decisão 042 de 2001 do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul, em que não estão incluídos os materiais necessários à execução dos procedimentos. Os materiais deverão ser trazidos pelo paciente, com exceção dos curativos, que serão fornecidos pelo HSVP.

Os serviços e seus respectivos valores que passam a ser tarifados são: Verificação dos Sinais Vitais; Troca de cânula externa de traqueostomia; Inserção de sonda nasogástrica ou nasojejunal Inserção de sonda naso-entérica; Inserção sonda vesical de demora (Foley); Inserção de sonda vesical de alívio; Troca de bolsa de colostomia, ileostomia e jejunostomia (estomas em geral); Teste de glicemia capilar (HGT) está incluído os materiais; Retirada de pontos; Curativo pequeno; Curativo médio; Curativo Grande ou Especial; Administração de medicamentos Endovenoso e administração de medicamentos via Intramuscular, Intradérmica ou Subcutânea.

O HSVP lembra aos pacientes que todos estes serviços podem ser buscados via Sistema Único de Saúde (SUS) junto às unidades básicas de saúde do município.

Polícia apreende maconha e armas em cilindro de gás natural, no PR

Além da maconha, o homem também transportava um fuzil e
uma pistola nove milímetros (Foto: Divulgação / PRF)
Apreensão foi realizada em Santa Terezinha de Itaipu, no oeste do estado.
Motorista foi preso e disse que levaria a maconha e as armas para o RS.

Um motorista foi preso com drogas e armamento escondidos em um cilindro de gás natural de uma caminhonete na noite de quarta-feira (21), em Santa Terezinha de Itaipu, no oeste do Paraná. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a apreensão ocorreu durante uma abordagem de rotina na BR-277.

No total, foram apreendidos um fuzil e uma pistola nove milímetros, munição e 47 quilos de maconha. O preso disse que levaria o contrabando para Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

74ª Festa da Padroeira Nossa Senhora da Saúde de Cinquentenário

A festa será neste domingo (25) (Foto: Jair Brun)
A Paróquia Nossa Senhora da Saúde de Cinquentenário, Tuparendi, estará realizando neste domingo, 25 de novembro, a 74ª festa em homenagem a sua padroeira.

Nos dias 21, 22 e 23, haverá a celebração de tríduo em preparação a festa, sempre com o início às 20h30min. No sábado, dia 24, direto do local da festa, haverá o programa de rádio Cadeira de Balanço. No dia da festa, grande número de romeiros se desloca  a pé das comunidades do interior, principalmente de Porto Mauá até o local da festa.

A programação da festa será a seguinte: 6 horas alvorada festiva, 9 horas missa presidida pelo bispo diocesano  Dom. José Clemente  Weber e padre Guido Boufleur, às 10 horas partilha do bolo da saúde, às 12 horas almoço servido, 15 horas reunião dançante animada pela Banda Choppão de Monte Negro /RS e às 17 horas sorteio da ação entre amigos.