13 abril 2012

São Luiz Gonzaga: Mário Meira foi empossado prefeito nesta sexta

Mário Meira assume como prefeito da cidade missioneira
Na tarde desta sexta-feira (13), o vice-prefeito de Sâo Luiz Gonzaga, Mário Meira, assumiu a prefeitura do município. Ele toma posse do cargo do prefeito Vicente Diel, condenado a dois anos e três meses de detenção por ter usado suas influências para interferir na licitação do transporte escolar, em 2005, época em que era vice-prefeito. A posse de Mário Meira foi realizada em sessão extraordinária da Câmara de Vereadores do município. Vicente Diel permanecerá com seus direitos políticos suspensos enquanto durarem os efeitos da condenação.

Três Passos: Cíntia Luana Ribeiro de Moraes: Nove meses e o caso ainda não foi solucionado

Cíntia Luana Ribeiro de Moraes/Arquivo Pessoal
O caso de Cíntia Luana Ribeiro de Moraes persiste na memória da mãe, a dona-de-casa Ivone de Moraes, 55 anos. A filha, que saiu de casa em Três Passos, há exatos nove meses, por volta das 18h50min, afirmando que se encontraria com o suposto pai da criança que esperava.
Grávida de sete meses e meio, Luana planejava chamar a filha de Emily Vitória. Mas sua família nunca a conheceu. Desde o dia 13 de julho de 2011, a adolescente não deu notícias. Desde então, a Polícia Civil sustenta três hipóteses sobre o desaparecimento: homicídio, fuga por conta própria ou cárcere privado. O principal suspeito pelo sumiço e suposto pai da criança confirmou em depoimento à polícia que entregou dinheiro para Luana ter o filho em outra cidade, mas que não sabe de seu paradeiro.
Buscas foram realizadas sem sucesso na propriedade e residência do suspeito de 28 anos, morador de Humaitá. A chave do mistério pode estar no resultado de exames realizados entre o ano passado e início deste ano. Segundo a inspetora Luciana Rollim, a Polícia ainda aguarda o retorno.
Na cidade de Maravilha em Santa Catarina, onde uma adolescente parecida com Luana teria sido vista em março deste ano, a Polícia espalhou cartazes com fotos dela, mas não obteve novidades.
Nove meses depois do desaparecimento de Luana, a descoberta de um novo suspeito pode auxiliar na elucidação do caso que intriga a comunidade de Três Passos. A partir de denúncia anônima, a Polícia Civil abriu uma linha de investigação alternativa e chegou a um conhecido comerciante de Três Passos, que é casado, e pode estar envolvido no desaparecimento de Cintia Luana.
Segundo a Delegada responsável pelo caso, Caroline Bamberg Machado, o comerciante já foi interrogado, mas afirmou que seu último encontro com Luana foi em março de 2011 e, desde então, não teria mais tido contato com a adolescente.
Quem tiver informações que possam levar até a adolescente, pode entrar em contato com a Polícia Civil de Três Passos, pelo telefone (55) 3522-1211, ou informar à polícia mais próxima, pelo 197.

Santa Rosa: Sandra Padilha é homenageada na capital gaúcha

Sandra, foi uma das 15 personalidades homenageadas
Enfatizando a relevância das comemorações dos 90 anos do PCdoB, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul concedeu a medalha da 53ª legislatura à 15 personalidades representantes de quatro gerações da história brasileira dos comunistas. Dentre esses destacam-se nomes in memoriam que fizeram parte da guerrilha do Araguaia estendendo-se até a presente geração que atualmente participa da construção do Novo Plano Nacional de Desenvolvimento.
A Vice-Prefeita de Santa Rosa Sandra Padilha recebeu a medalha juntamente com Abílio Nequete, Dyonélio Machado, Lila Ripoll, Bruno Segalla, João Carlos Haas, Cel. Pedro Alvarez, Venina Freitas, José Freitas, Lúcia Stumpf, Juliano Roso, Lauro Hagemann, Danúbio Gonçalves, João Derly, Bruna Rodrigues e Déo Gomes.
Para o deputado estadual Raul Carrion, Presidente Estadual do PCdoB, a trajetória de 90 anos do Partido Comunista do Brasil se confunde com a história do povo brasileiro. “Não há uma conquista política ou social neste país que não tenha contado com a luta e a participação dos comunistas. Foi o primeiro partido a levantar no Brasil a luta anti-imperialista e pela Reforma Agrária. Defendeu desde o início os direitos dos trabalhadores e a liberdade e autonomia sindicais. É o único Partido existente que participou de três Constituintes Republicanas”, destaca.

Santo Ângelo: Comerciante condenado e PM absolvido nas Missões

MP: Promotor José Garibaldi Machado fala em mudanças 
no processo e por isso vai recorrer
No terceiro dia de duração, terminou na tarde desta quinta-feira, por volta das 15h30min, o julgamento do processo que envolvia os réus, policial militar Luís Carlos da Silva e o comerciante e produtor rural, Gener Moisés Rodrigues, de Eugênio de Castro. Eles eram acusados de participação na morte do adolescente Tiago Mateus da Silva, de 15 anos, em 26 de outubro de 2003, naquele município.
A sentença foi lida pelo juiz presidente dos trabalhos, Fabio Marques Welter, na tarde de ontem, apontando a condenação de Gener a 15 anos de reclusão por homicídio triplamente qualificado, em regime inicial fechado. Já Luís Carlos da Silva foi absolvido, inclusive a pedido também do MP, além da defesa, da acusação de homicídio e ocultação de cadáver, por insuficiência de prova.
O promotor de Justiça, José Garibaldi Machado, atuou na acusação junto com o seu colega Márcio de Oliveira Bressan, tendo como assistente a advogada Setembrina Machado. Na defesa dos réus atuaram os advogados Nelmo Costa, Itaguaci Meirelles Correa e Alex Klaic.
Sobre a condenação de Gener, cabe recurso da decisão local e o mesmo deve aguardar o resultado em liberdade por ser primário e não ter outros antecedentes criminais.
Em relação ao policial militar, Luis Carlos da Silva, conforme disse o promotor Garibaldi, devido a mudanças ocorridas ao longo do processo não haveria como condená-lo da maneira que havia sido acusado inicialmente.
No entanto, o MP deverá fazer uma nova denúncia-crime contra Luís Carlos, diferente da que estava descrita no processo e sendo cobrada neste momento. Segundo o promotor, o policial militar deverá responder por parte do crime, pois admitiu a participação inclusive durante o júri.

Esporte: Atleta de Três de Maio da Procempa/Sogipa compete em Grand Prix no Uruguai

O três-maiense Pedro Burmann faz parte do grupo
Quase quatro dezenas de atletas da equipe Procempa/Sogipa de atletismo competem no Grand Prix Sul-Americano nos dias 13, 14 e 15 de abril (sexta-feira, sábado e domingo). O evento será disputado na cidade de Sanc Carlo, no Uruguai, e reunirá cerca de 180 atletas de sete países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela.
Dezenove sogipanos vão se associar a equipes de São Paulo e Rio de Janeiro para representar o Brasil. Participarão do torneio os atletas Anderson Henriques, Pedro Burmann, Ioran Etchechury, Alessandra Cordeiro, Almir Cunha, Fernanda Paslauski, Samory Uiki, Allison Silveira, Paulo Nichkele, Bianca Brum, Claudia Vitória, Renata Merriks, Carlos Schimitz, Simone Kirschke, Kaiode Assis, Thais Lindemayer, Paolla Luchin, Évelyn Padilha e Jucielle TorquatO
A delegação sogipana contará com 48 integrantes. Destes, 36 são atletas. O Grand Prix Sul-Americano terá mais duas etapas neste mês. No dia 21, no Paraguai e no dia 28, na Argentina.

Santa Rosa: Mais de 6 mil agricultores protestam nas ruas

No INSS foram entregues documentos reivindicatórios 
Mais de seis mil agricultores participaram nesta quinta-feira, 12, do 2º Grito de Alerta Missões Fronteira Noroeste. “Estamos satisfeitos com a resposta dos agricultores”, comentou entusiasmado Nelson Della Vale, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Rosa. A mobilização foi organizada por cinco regionais.
As manifestações começaram perto das 10h, durante uma imensa concentração na Praça da Independência, ponto de partida de uma passeata. No INSS foram entregues documentos reivindicatórios. Depois os manifestantes se dirigiram às agências do Banrisul e Banco do Brasil. Na sequência, após manifestação na CAIXA, improvisaram um almoço na área do Parcão. À tarde a mobilização foi encerrada no Trevo do MTG, onde o trânsito foi interrompido.
O 2º Grito de Alerta Missões Fronteira Noroeste destacou, entre outras questões, a necessidade de garantias de renda para os produtores, crédito rural facilitado, produção sustentável, renegociações das operações de crédito fundiário, ampliação do debate em torno da reforma agrária, manutenção de direitos previdenciários adquiridos, mais recursos para as prefeituras agilizar processos de licenciamentos ambientais compartilhados e um seguro de um salário mínimo, durante seis meses, em casos de perdas da safra provocadas por intempéries climáticas.