28 fevereiro 2012

Mais nove bombeiros voluntários passam a integrar a Corporação de Três de Maio

Esteve presente no evento o major Tomás Jacson Trindade 
Lopes, comandante do 12º Comando Regional de Bombeiros 
de Ijuí / Foto: Ramone Pacheco
No dia 23 de fevereiro, ocorreu a solenidade de formatura do curso de técnica e tática de combate a incêndio para bombeiros voluntários de Três de Maio, incorporando mais 9 integrantes ao Corpo de Bombeiros Misto.
Estiveram presentes no evento o major Tomás Jacson Trindade Lopes, comandante do 12º Comando Regional de Bombeiros de Ijuí; comandante da Seção de Combate a Incêndio de Horizontina, Nilson Cavalheiro Bones; representando o prefeito municipal, o secretário interino de Governo, Leandro Maehler (Pato Roberto); comandante do 1º e 2º Batalhão do Corpo de Bombeiros, Capitão Edilson de La Flora Goes; presidente da Câmara de Vereadores, Fernado Vanin Trage; comandante da Brigada Militar de Três de Maio, Gilmar Daniel Feistel; comandante do Corpo de Bombeiros Misto de Três de Maio, Marcos Antônio Ferreira Barreto; presidente da Associação do Corpo de Bombeiros Voluntários de Três de Maio, Luiz Fernando Pellens.
A solenidade se iniciou com a apresentação do efetivo do grupo de combate a incêndios, realizada pelo major Lopes, e, na sequência, o formando Eugênio Schwaab procedeu o juramento.
Em seguida, Lendro Maehler realizou a entrega dos certificados de conclusão de curso aos formandos, e a pastora Mariza Allebrandt e o padre Afonso Werle, efetuaram a benção aos formandos.
Em uso da palavra, Luiz Fernando Pellens desejou boa sorte aos formandos e destacou que a Prefeitura Municipal é uma grande parceira do Corpo de Bombeiros, pois é quem mantém a estrutura do quartel, bancando a manutenção do prédio e das viaturas.
Leandro Maehler, destacou que a Administração Municipal sempre será parceira do Corpo de Bombeiros, e pediu uma salva de palmas para os formandos, por serem voluntários de uma causa tão nobre. “Ser voluntário significa atuar sem remuneração, mas conquistar a satisfação de fazer o bem em prol do semelhante e da sociedade”, destaca.
O major Tomás Lopes salientou que os formandos estão abraçando uma atividade muito gratificante, que é a de estender a mão a quem necessita. “Não existe nada mais nobre do que superar dificuldades para poder ajudar o próximo nas mais diversas situações”, informa.
Em seguida foi encerrada a solenidade e foi servido um coquetel para os presentes. Atualmente a corporação do Corpo de Bombeiros Misto de Três de Maio conta com 38 integrantes.

Graças a gol contra, Brasil vence a Bósnia no primeiro desafio de 2012

Ronaldinho Gaúcho teve atuação apagada contra a Bósnia, 
nesta terça-feira, na Suíça (Foto: AFP)
Sem brilho, mas com os “três pontos” na bagagem! Assim pode ser qualificada a atuação da Seleção Brasileira no primeiro desafio do ano. Nesta terça-feira, o time canarinho venceu a Bósnia por 2 a 1, na AFG Arena, em St. Gallen. Com atuação apagada de Ronaldinho Gaúcho e falhas da defesa, a equipe de Mano Menezes se mostrou frágil no compromisso que marcou a estreia dos novos uniformes, mas conseguiu o triunfo com gols de Marcelo e Papac (contra). Ibisevic fez para os rivais do time canarinho.
Mas não foi apenas a atuação de Ronaldinho que chamou a atenção negativamente. Julio César voltou a falhar, David Luiz mostrou pouca segurança ao lado de um seguro Thiago Silva. Os destaques ficaram por conta das mexidas de Mano Menezes, que deram mais movimentação ao meio-campo. Hulk repetiu as jogadas que costuma fazer no Porto e assim saiu o segundo tento da Seleção. Ganso e Lucas também entraram bem no confronto.
Pouco para um time que sonha com a inédita medalha nas Olimpíadas de Londres e no hexacampeonato na Copa de 2014, que será disputada no Brasil. O duelo desta terça-feira mostrou que Mano terá que trabalhar muito para conseguir os objetivos traçados pela CBF daqui a dois anos e meio.

Santa Rosa terá medicamentos fitoterápicos na rede de saúde pública

Serão cinco medicamentos que estarão disponíveis nas 

Unidades de Saúde do Município 
A comunidade de Santa Rosa já pode comemorar. O Município através da Fundação Municipal da Saúde – FUMSSAR garantiu a inclusão de medicamentos fitoterápicos na rede de saúde pública. A informação da aprovação da inclusão dos itens pelo Conselho Municipal da Saúde foi comunicada ao Prefeito Orlando pela Presidente da FUMSSAR, Karina Kucharski e pela Diretora de Saúde, Vanderli de Barros na tarde desta segunda-feira, 27 de fevereiro.
Serão cinco medicamentos autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA e pelo Ministério da Saúde que passarão a fazer parte dos medicamentos oferecidos nas Unidades de Saúde do município.
De acordo com o Prefeito Orlando Desconsi, “Esse é mais um desejo de ampliação do serviço de saúde que contempla uma prática cultural da nossa população, além de cumprirmos com mais um compromisso do nosso Plano de Governo”, afirma.
Estima-se que em aproximadamente 60 dias os medicamentos estarão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde.
Segundo a Presidente da FUMSSAR, Karina Kucharski, “essa inclusão significa mais um avanço da Fundação que resgata a cultura popular construída em parceria com os funcionários da FUMSSAR, garantindo acesso de fitoterápicos em toda a rede de saúde”, destaca.
Os medicamentos que serão disponibilizados após o processo licitatório são: 1) Espinheira Santa (Maytenus ilicifolia) 380 mg – Cápsulas; 2) Guaco - Extrato hidroalcoólico das folhas de Mikania glomerata, 0,5ml/5ml – Xarope; 3) Cáscara Sagrada (Rhamnus purshina) 250 mg – Cápsulas; 4) Isoflavona de Soja (Glycina max) 150 mg - Cápsulas ou Comprimidos; 5) Unha de Gato (Uncaria tomentosa) 100 mg - Cápsulas ou Comprimidos.
Fitoterápicos
São medicamentos obtidos a partir de plantas medicinais como chás, extratos e tinturas. Esses medicamentos devem ser usados com orientação médica.

UNIJUÍ Campus Santa Rosa recepciona 400 calouros

Cerca de 400 novos alunos foram recepcionados na noite 
desta segunda-feira 
Novos alunos participaram do evento ‘Sou Universitário’, que apresentou a estrutura da Universidade e os desafios desta nova etapa. Hoje o evento de recepção é para todos os alunos do Campus
Cerca de 400 novos alunos foram recepcionados na noite desta segunda-feira, na UNIJUÍ Campus Santa Rosa. Ao chegar na Universidade, às 19h10min, os calouros de nove cursos de graduação foram recebidos pelos professores em sala de aula. Às 20h10min foram levados pelos professores ao auditório central do Campus, onde foram saudados pelo Pró-Reitor do Campus, professor Pedro Büttenbender, e pelo presidente do DCE, Fernando Classmann.
Na sequência os alunos participaram da palestra ‘Vida de Universitário’, proferida pelo professor do curso de Engenharia Elétrica da UNIJUÍ, Maurício Campos. O professor destacou as diferenças entre o Ensino Médio e a Universidade, e classificou a responsabilidade e independência como características fundamentais para a vida universitária. Os alunos receberam cadernos, adesivos e um mapa do Campus.
Na noite de hoje, terça-feira, a recepção ocorre para todos os alunos, calouros e veteranos, no evento 'Volta às Aulas'. São esperados os dois mil alunos do Campus Santa Rosa, no hall do Bloco C, em uma saudação da Pró-Reitoria, show com a banda Curt'Samba, interação com atores do Grupo de Teatro da UNIJUÍ e distribuição de cadernos e mapas aos acadêmicos.
Os eventos de recepção dos alunos ocorrem também dos demais campi da UNIJUÍ, em Ijuí, Panambi e Três Passos. Um total de 10 mil alunos retorna às aulas nesta semana na UNIJUÍ.

Cartório Salomão/Celso Auto Peças é campeão invicto do Torneio Regional de Independência

Equipe conquistou o titulo de forma invicta
Com uma campanha impecável O Cartório Salomão/Celso Auto Peças sagrou-se “Tri campeão” invicto, com 20 jogos e 20 vitórias, nos anos de 2010,2011 e 2012, referente 1ª,2ª e 3ª Edição do Campeonato Regional de independência. Foram 38 gols feitos e 11 gols sofridos, tendo o Goleador do Campeonato, Fabinho, e o Goleiro Menos Vazado, Joce, ambos da Equipe Cartório Salomão/Celso Auto Peças. Para o empresário e Tabelião Marcos Salomão a conquista vem coroar o trabalho do grupo que está se aprimorando para novamente tentar a Taça Noroeste, maior evento de futsal da região, em janeiro de 2013 em Santa Rosa. Em janeiro deste ano a equipe teve ótima participação na Taça noroeste, mas foi eliminada no jogo extra contra a forte equipe do Paparella de Santa Rosa que contava com 8 jogadores da Liga nacional de Futsal. Para vencer o Torneio Regional de Independência o Cartório Salomão/Celso Auto Peças, juntamente com outros patrocinadores, contratou quatro jogadores profissionais da Asaf de Santo Ângelo que disputam o estadual da série prata e novamente o beque Marquinhos, jogadora da série ouro do estado, além das pratas da casa e o goleiro Marcos Jocemar com belíssima história no futsal gaúcho.

Detran/RS alerta para intermediários do Seguro DPVAT

O site do DPVAT traz informações detalhadas sobre a 
documentação necessária para fazer o pedido em cada caso
Preocupado com a disseminação de anúncios de intermediários para requerer o Seguro DPVAT, o Detran/RS faz um alerta às vítimas de acidentes de trânsito e orienta para os procedimentos. Um banner no site da Autarquia www.detran.rs.gov.br encaminha diretamente para a página do seguro, que contém todas as informações necessárias.
O mais importante a esclarecer é que não são necessários intermediários para solicitar o recurso - a que todo o brasileiro vítima de acidente de trânsito tem direito. A própria pessoa acidentada, ou sua família em caso de morte, pode requerer o seguro. Basta procurar os Pontos de Atendimento Autorizados, que podem ser consultados no site www.dpvatsegurodotransito.com.br ou pelo SAC DPVAT (0800.022.1204). A indenização sai em até 30 dias e a entrada com o pedido é 100% grátis.
Têm direito à indenização vítimas de acidentes de trânsito (ou seus familiares, em caso de morte), ocorridos nos últimos três anos, envolvendo veículo automotor de via terrestre (não se enquadram trens, bicicletas e barcos), que tenham causado morte, invalidez permanente ou despesas médico-hospitalares. O valor da indenização varia: até R$ 2.700,00 para despesas médico-hospitalares (conforme o total de despesas comprovadas), até R$ 13.500,00 para casos de invalidez permanente (de acordo com o tipo de lesão), e R$ 13.500,00 pagos à família para indenização por morte.
O site do DPVAT traz informações detalhadas sobre a documentação necessária para fazer o pedido em cada caso. Se ainda há dúvidas, além do 0800 do DPVAT, alguns sindicatos também oferecem orientação - totalmente gratuita - como o Sindimoto (para motociclista profissionais) e o Sincor (Sindicato dos Corretores de Seguros do RS), entre outros.
"O mais importante é saber que não é preciso abrir mão de parte da indenização para que algum intermediário faça o pedido. Ao contratar um intermediário, a pessoa fica, ainda, sujeita a golpes e corre o risco de acabar com um valor bem menor do que teria direito, ou mesmo sem nada", explica o presidente do Detran/RS, Alessandro Barcellos.

Santa Rosa terá mais uma Casa Lotérica

O Gerente da Caixa Econômica Federal de Santa Rosa, Jair 
Kieling, comemora mais essa conquista 
Na tarde desta segunda-feira, 27, o Prefeito Orlando Desconsi recebeu do Gerente da Caixa Econômica Federal de Santa Rosa, Jair Kieling, o comunicado de que Santa Rosa terá mais uma Casa Lotérica.
Segundo o Prefeito Orlando Desconsi, “essa Lotérica significa mais um investimento que está sendo efetuado, fruto do crescimento da cidade, com a conquista de mais uma agência bancária, que contempla o serviço bancário, a prestação de serviços e a geração de empregos”, destaca.
Esta é a quinta Casa Lotérica em Santa Rosa. Até o dia 26 de março os envelopes com as propostas de preço e documentação podem ser enviados para o edifício sede da Caixa, em Porto Alegre.
O Gerente da Caixa Econômica Federal de Santa Rosa, Jair Kieling, comemora mais essa conquista. “Essa Casa significa mais um ponto de apoio para os negócios da Caixa e mais um ponto de atendimento para a população”, afirma.
A inauguração da Casa está prevista para o segundo semestre deste ano. A nova Lotérica ficará próxima a nova agência da Caixa Econômica Federal, localizada na Cidade Baixa, em Santa Rosa.

Empresário do ramo de farmácias é baleado em assalto no centro de Ijuí

O empresário Paulo Ottonelli, de 57 anos, foi baleado nas
pernas em assalto à mão armada / Foto: Abel Oliveira
O empresário Paulo Ottonelli, de 57 anos, proprietário da rede de farmácias São Lucas de Ijuí, foi baleado nas pernas em assalto à mão armada cometido por dois homens que o abordaram na Rua 14 de Julho, centro da cidade.
Pouco depois das 11h, Paulo Ottonelli saiu da Farmácia para fazer depósitos bancários, levando um malote com cerca de R$ 40 mil em dinheiro e cheques, todo o movimento do final de semana.
Segundo testemunhas, os bandidos estavam de motocicleta e armados de revólver. Na ação, o empresário foi baleado na altura da coxa da perna direita. A bala transfixou, raspou a perna esquerda e atingiu o asfalto.
Ottonelli foi socorrido por populares e levado ao Pronto Socorro do HCI, onde é avaliado por uma equipe médica.
Transeuntes contaram que os assaltantes estavam em uma motocicleta vermelha. A placa foi informada à polícia, mas preservada para não prejudicar as buscas. Também existe a informação de que os suspeitos estariam nas proximidades de um Posto de Combustíveis, aguardando a saída da vítima.

MEC divulga piso de R$ 1.451 para professores de ensino básico

O MEC usa como parâmetro de reajuste o aumento no valor 
gasto por aluno no Fundeb 
O Ministério da Educação divulgou nesta segunda-feira o novo valor do piso salarial nacional para os professores de educação básica: R$ 1.451.
O novo valor representa um reajuste de 22,22% em relação ao ano passado - o valor anterior era R$ 1.187.
O MEC usa como parâmetro de reajuste o aumento no valor gasto por aluno no Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica) - como prevê a lei nacional do piso do magistério, de 2008.
O novo valor se refere ao mínimo que deve ser pago para professores com jornada semanal de trabalho de 40 horas. O piso deve ser divulgado anualmente até o mês de janeiro para ter vigência para todo o ano. Como houve atraso, o novo valor deve ser retroativo ao primeiro mês do ano.
Apesar de ser uma lei federal, o piso para professores ainda é desrespeitado por muitos Estados e municípios.
"Na verdade, a lei completa não é cumprida em praticamente nenhum lugar", disse o presidente da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação), Roberto Franklin de Leão.
A CNTE convocou uma paralisação nacional para os dias 14,15 e 16 deste mês por conta do não cumprimento da lei do piso. Além do mínimo salário que deve ser pago, a lei também prevê que um terço da jornada de trabalho deve ser extraclasse - na preparação de aulas ou atendimento ao aluno.
Reportagem da Folha de novembro do ano passado mostrou que 17 Estados não cumpriam a legislação relativa ao piso - em pelo menos um dos pontos previstos.
Do total de Estados, seis não pagavam na ocasião o mínimo estabelecido para o salários dos professores e 15 não respeitavam o limite de um terço da carga horário para atividades extraclasse - havia casos de Estados que não seguiam nenhuma regra.
Por meio de nota, o Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação) informou que acredita que a lei do piso valoriza os profissionais do magistério, mas alega que a maioria das 27 unidades da federação enfrenta dificuldades para o seu cumprimento, principalmente orçamentária.
O Consed pede que o MEC complemente o recurso necessário para o pagamento do piso em Estados sem condições.
O conselho também quer que o MEC apoie um projeto em tramitação na Câmara dos Deputados que prevê a troca do índice atual de reajuste pelo INPC (Índide Nacional de Preços o Consumidor) - que fechou o ano passado em 6,08.
Outro pedido é para que haja um cronograma para que Estados e municípios implementem a regra de reservar um terço da jornada de trabalho dos professores para atividades fora de aula.
"Trocar o índice de reajuste pelo INPC não é mais valorização do professor, que é o objetivo da lei do piso. Seria só uma correção da inflação", disse Leão, presidente da CNTE.

Carteira de habilitação pode ser obrigatória para comprador de moto

A medida está prevista no Projeto de Lei 3128/12 e altera 
o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9503/97)
A Câmara analisa proposta que condiciona a venda de veículos de duas rodas, como as motos, à apresentação da carteira de habilitação do comprador. A medida está prevista no Projeto de Lei 3128/12 e altera o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9503/97).
O autor da proposta, deputado Mandetta (DEM-MS), acredita que a exigência deverá reduzir os índices crescentes de acidentes de trânsito envolvendo motocicletas. “Afinal, a posse da carteira de habilitação implica a formação correta do condutor, quanto ao conhecimento da legislação e à prática da direção defensiva, aspectos fundamentais à segurança do trânsito”, explicou.
Mandetta destacou também que os indicadores mostram que os crescentes acidentes geram prejuízos não só para os condutores, mas também para todo o sistema de saúde e de previdência. “A demanda das unidades de transporte de urgência pelo atendimento de emergência está impactando o orçamento da saúde. O orçamento da previdência mostra comprometimento crescente com o aumento dos pedidos de auxílio, na forma da prestação continuada, por jovens mutilados, e de pensão, devido aos óbitos de condutores de motos”, exemplificou.
Tramitação
O projeto tramita apensado ao PL 2152/07, da deputada Gorete Pereira (PR-CE), que exige que o comprador de motocicleta comprove ser portador de Carteira Nacional de Habilitação na categoria "A". A proposta já foi rejeitada pela Comissão Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio e aprovada pela comissão de Viação e Transportes, mas ainda será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e depois pelo Plenário.

Deputado Jeferson Fernandes se declara contra edital da água

Deputado Jeferson é contrário ao edital da água
Em entrevista a uma emissora de rádio nesta segunda-feira (27), o deputado Jeferson Fernandes comentou a liberação do edital de concessão da prestação de serviços de água e esgoto de São Luiz Gonzaga. “Fui surpreendido com essa informação, porque o prefeito Vicente Diel havia dito que tinha desistido de passar o serviço de maneira privada. A direção da Corsan recebeu um ofício da prefeitura de São Luiz, mas de maneira extraoficial, pois a decisão do STJ ainda não foi publicada”, afirmou.
“Se for como a prefeitura está dizendo, o STJ está homologando uma ideia de que se uma empresa privada assumir, ela irá tomar posse do patrimônio público que é a estrutura que da Corsan. Se eles estão continuaram com ações, sorrateiramente, mesmo após afirmarem que o município optaria pela municipalização da água, mostra que tudo foi falado de boca pra fora. Eu acho temerosa essa forma de fazer funcionar a máquina pública”, finalizou Jeferson.