02 abril 2010

Terceira etapa da vacinação contra Gripe A começa segunda-feira para adultos saudáveis dos 20 aos 29 anos

A terceira etapa da estratégia nacional de imunização contra a Influenza H1N1 (Gripe A), voltada para adultos saudáveis dos 20 anos 29 anos, inicia na próxima segunda-feira, dia 5 de abril. A fase compreende a de maior população a receber a vacina. No Rio Grande do Sul, são 1.861.144 pessoas dentro da faixa etária, o que corresponde a aproximadamente 37% dos aproximadamente cinco milhões de gaúchos que serão imunizados. A etapa vai até o dia 23 de abril.
Os adultos que fazem parte dessa faixa de idade foram escolhidos para integrarem a estratégia de imunização por terem sido um dos grupos com maior índice de incidência da pandemia no ano passado. Dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), da Divisão de Vigilância Epidemiológica do Estado, indicam que dos 8.216 casos notificados no Rio Grande do Sul ano passado, 1.513 (18,4%) foram pessoas dos 20 aos 29 anos.
A população saudável foi incluída entre os públicos alvos pois o Brasil decidiu ir além da recomendação do Organização Mundial de Saúde (OMS), que era de era vacinar apenas os quatro grupos que apresentaram maior risco (trabalhadores de saúde, gestantes, população indígena e pessoas com doenças crônicas preexistentes). Nas Américas, além do Brasil, apenas Estados Unidos e Canadá adotaram essa iniciativa, demonstrando assim, o esforço brasileiro em vacinar a maior quantidade de indivíduos com risco de desenvolver formas graves ou morrer por esta doença.
As gestantes (em qualquer período de gestação) que não fizeram a imunização na segunda etapa da campanha, encerrada nesta sexta-feira (dia 2 de abril) poderão ser vacinadas nas próximas etapas da campanha.
Próximas etapas:
3ª etapa (5 a 23 de abril):
Adultos saudáveis de 20 a 29 anos
4ª etapa (24 de abril a 7 de maio)
CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO DO IDOSO
Pessoas com mais de 60 anos vacinam-se contra a gripe comum. Aqueles com doenças crônicas também serão vacinados contra a H1N1. Nesse caso a vacinação é simultânea, em braços diferentes
5ª etapa (10 a 21 de maio)
Adultos saudáveis de 30 a 39 anos

Grêmio vence Votoraty e vai enfrentar o Avaí nas oitavas da Copa do Brasil

O Grêmio precisava de um empate para se classificar às oitavas de final da Copa do Brasil. Recebeu o Votoraty na noite desta quinta, no Olímpico, e acabou vencendo o adversário por 3 a 0. Os gols foram marcados por Jonas e Maylson no primeiro tempo, e Rodrigo no segundo. O Tricolor enfrentará o Avaí, ex-clube de Silas, na próxima fase. O primeiro jogo será no dia 14 de abril, no Olímpico, e o segundo dia 21, na Ressacada.
Com o bom resultado diante do Votoraty, o Grêmio alcançou a 14ª vitória consecutiva e chegou aos 51 jogos de invencibilidade dentro de casa.