07 junho 2012

Mundo: Escombro do tsunami é encontrado nos Estados Unidos

Doca flutuante de porto japonês chegou a uma praia americana
esta semana Foto: OREGON PARKS & RECREATION / AFP
Um enorme objeto, parte de um porto do Japão destruído pelo tsunami de março do ano passado, flutuou e cruzou milhares de quilômetros do Oceano Pacífico até aportar em Portland, nos Estados Unidos. O aparato de quase 21 metros de largura foi confirmado como sendo japonês pela placa comemorativa com o nome do fabricante.

Quatro docas foram rompidas no desastre. Uma apareceu em uma ilha próxima, duas continuam desaparecidas, e a quarta, esta encontrada nos EUA, percorreu 8 mil quilômetros de mar até aterrar em Agate.

Uma estrela do mar nativa do Japão também foi achada incrustrada à estrutura, segundo o Departamento de Parques e Recreação de Oregon.

A estrutura foi vista pela primeira vez flutuando em alto mar na terça-feira, mas várias pessoas pensaram que se tratava de uma barcaça. Chegou à terra na Praia Agate, na costa central do Estado de Oregon.

Suspeita de fraude em concursos públicos é investigada no RS

MP investiga compra de vagas por até R$ 900 em pelo
menos 4 concurso
Uma suspeita de fraude em concursos envolvendo empresas e prefeituras é investigada em várias cidades do Rio Grande do Sul. A Polícia Civil realizou uma operação na manhã desta quarta-feira (6) em nove endereços de duas cidades do Norte do estado. Os alvos principais são as sedes de uma empresa de Constantina e outra de Ronda Alta. Também foram feitas buscas em uma gráfica e nas casas dos sócios. Foram apreendidos computadores e centenas de documentos.

As empresas que promovem concursos são suspeitas de fraudes na aprovação de candidatos. Na prefeitura de Novo Barreiro, na Região Noroeste, por exemplo, o Ministério Público investiga a compra de vagas por até R$ 900 em pelo menos quatro concursos. O dinheiro teria sido descontado na folha de pagamento dos beneficiados, que já eram funcionários temporários.

"A tática que se identificou em alguns casos, de não se colocar o candidato predileto, favorito, em primeiro lugar para não chamar a atenção, mas em uma posição mais abaixo na escala de classificação. Mas os candidatos que estariam à frente eram meramente figurantes, já foram aprovados em outros concursos ou estavam destinados a assumir outras funções públicas", disse o promotor de Justiça de Palmeira das Missões, Marcos Rauber.

Procurados pela reportagem, os sócios das empresas não aceitaram gravar entrevistas. Só a empresa de Constantina está organizando 23 concursos em municípios do Norte gaúcho. Mas as suspeitas se espalham por outras regiões do Rio Grande do Sul. Vereadores de duas cidades na Região Central abriram CPIs para investigar uma possível troca de favores entre prefeituras. A sobrinha do prefeito de Formigueiro foi aprovada no concurso de Nova Palma. Em troca, um filho do prefeito de Nova Palma teria sido aprovado irregularmente em Formigueiro, onde o concurso, feito pela mesma empresa, foi suspenso pela Justiça.
"Várias pessoas ligadas à administração que passaram nos concursos", disse o presidente da Câmara de Nova Palma, Jossandro Marion.

Os prefeitos das duas cidades envolvidas não quiseram se manifestar. Outra denúncia é investigada pelo Ministério Público em Coronel Bicaco, no Noroeste do estado. O prefeito é suspeito de vender os gabaritos para duas candidatas que fizeram a denúncia depois de serem reprovadas. A assessoria jurídica da prefeitura negou as acusações.

Três de Maio: Começa hoje a 2ª Expo Terneira

A programação da feira inicia com o Fórum Regional da
Economia Familiar 
A partir desta quinta, 7, Três de Maio vive a 2ª Expoterneira – Exposição da Terneira e da Economia Familiar. A programação da feira inicia com o Fórum Regional da Economia Familiar. O evento contará com a presença do secretário nacional da Agricultura Familiar, Laudemir Müller.

A abertura oficial do evento será nesta sexta-feira, ao meio-dia, com a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas.

A expectativa dos organizadores é de que a feira receba de hoje até domingo em torno de 50 mil visitantes. “A Expoterneira é realizada com o foco em impulsionar o desenvolvimento municipal e regional, visto a predominância da pequena propriedade rural da região, representada por mais de 91% de propriedades com menos de 20 hectares, onde o leite é a maior fonte de renda familiar. ”, destaca o presidente, Silceu Roque Dalberto.

Segundo ele, a Feira também se propõe a atualizar tecnologicamente aos empresários e produtores rurais através de exposições de produtos, do Fórum Regional da Economia Familiar, do III Fórum de Nutrição Animal, da Expodinâmica, feira do livro, palestras e seminários.

R.Grande do Sul: Mesmo sem neve, frio de -5,5°C cobre os campos de gelo

Frio gelou os campos em Cambará do Sul
(Foto: Diego Guichard/G1)
Após ter a madrugada mais fria do ano, o Rio Grande do Sul registra temperaturas ainda mais baixas na manhã desta quinta-feira (7). Grande parte das estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta mínimas abaixo de zero grau. O recorde do dia foi registrado em São José dos Ausentes, na Região dos Aparados da Serra, com -5,5ºC. Em Cambará do Sul, os termômetros de rua marcaram -4°C.

Na zona rural de Cambará do Sul, nos Campos de Cima da Serra, houve formação de geada. Pequenas poças de água ficaram congeladas. Apesar de a neve não ter chegado, praticamente todas as regiões do estado apresentaram temperaturas negativas nesta manhã. A exceção ficou com o Litoral Norte e a Região Central, segundo os dados do Inmet. Em Canguçu, no Sul, a mínima é de -1,5ºC, a mesma de Uruguaiana, na Fronteira Oeste. Bagé, na Campanha, registrou -2,3ºC. No Norte, Palmeira das Missões, teve frio de -3,7 ºC, e Passo Fundo, de -2,3ºC. No Noroeste, Soledade e Cruz Alta tiveram -3,5ºC. Uma das regiões mais frias, a Serra teve mínima de -2,4ºC em Bento Gonçalves.
Em Três de Maio, termômetros registram -2 Cº no interior do município.

Candelária: Apreensão de cocaína foi a maior do RS, diz delegado

Grande parte da droga encontrada estava enterrada no meio
da plantação (Foto: Divulgação/Polícia Civil RS)  
Depois de passar o dia desenterrando e pesando drogas encontradas em meio a plantações em um sítio em Candelária, no Vale do Rio Pardo, a Polícia Civil encerrou o balanço da operação desta quarta-feira (6): foram encontrados 412,3 kg de cocaína, a maior quantidade já recolhida no Rio Grande do Sul. Também foram achados maconha, crack e oxi na propriedade rural. Duas pessoas foram presas.

"Pegamos o laboratório. Nunca imaginamos que teria tanto. No local, encontramos invólucros onde dizia que o material vinha da Bolívia. Quer dizer, pegamos o segundo andar do tráfico", disse ao G1 o delegado Julci Severo.

Segundo a polícia, a cocaína encontrada em Candelária abastecia cerca de 50 municípios no Vale do Rio Pardo e no Vale do Taquari. Grande parte do material estava enterrado em plantações de mandioca e milho.

Além dos caseiros do sítio, a polícia prendeu também um suspeito de comandar o tráfico de drogas em Venâncio Aires. Segundo o delegado, as investigações para localizar o sítio duraram mais de um ano. A prefeitura de Candelária autorizou o uso de uma retroescavadeira para procurar mais drogas que possam estar enterradas na propriedade. A maior apreensão da história, até então, havia ocorrido há dois anos, em Mariana Pimentel, quando foram localizados mais de 350kg de cocaína.

Esporte: D'alessandro volta, marca, e Inter derrota o São Paulo no Beira Rio

D'Ale comemora seu gol de falta contra o São Paulo
(Foto: Wesley Santos / Futura Press)
No duelo entre Dagoberto e Luis Fabiano, quem brilhou foi D'Alessandro. Longe dos gramados desde a decisão do Gauchão, no dia 13 de maio, por causa de uma lesão muscular na coxa, o meia argentino comandou o Inter no seu retorno ao time e fez o gol da vitória por 1 a 0 sobre o São Paulo, na noite desta quarta-feira, no Beira-Rio.

Com o resultado, o invicto Colorado chegou aos sete pontos, assumindo provisoriamente a vice-liderança do Brasileirão. No próximo domingo, o Inter enfrenta o Fluminense, às 17h (de Brasília), no Engenhão.

– Fizemos um grande jogo. No segundo tempo, recuamos um pouco mais. Mas conseguimos segurar o resultado – disse D'Ale.

O São Paulo, com três pontos, agora se prepara para o clássico contra o Santos, domingo, às 18h30m, no Morumbi. A partida será às vésperas do primeiro duelo pelas semifinais da Copa do Brasil - o Tricolor encara o Coritiba, em casa, na quarta-feira, dia 16. E para o duelo contra o Peixe não poderá contar com Luis Fabiano, suspenso com três cartões amarelos.

– No Brasil não tem explicação. Infelizmente é sempre a mesma coisa, impressionante. Pergunta para o juiz porque ele me deu cartão – reclamou o camisa 9, que foi novamente punido por reclamação.

Getúlio Vargas: Graxaim é encontrado congelado, no Norte do RS

Graxaim encontrado congelado em Getúlio Vargas, RS
(Foto: Reprodução/RBS TV)
Uma cena inusitada surpreendeu moradores de Getúlio Vargas, no Norte do Rio Grande do Sul, na manhã desta quarta (6). Um graxaim foi encontrado congelado à beira da estrada que vai para o Rio Toldo. Apesar das baixas temperaturas registradas na região, é pouco provável que o animal tenha morrido de frio. Em Erechim, a 27 km do local, a mínima foi de 1,6°C.

O animal silvestre, também chamado de cachorro-do-mato, é de médio porte e foi encontrado em pé, de olhos abertos. O professor de Veterinária e diretor do Hospital Veterinário da UFRGS, Marcelo Meller Alievi, explica que a situação não é comum na natureza e que, provavelmente, se tratava de um animal doente. "Não há como precisar sem uma necrópsia, mas é muito difícil que um animal deste porte tenha morrido congelado nessas condições. O mais provável é que se trate de um bicho doente, que morreu de outras causas e, em virtude da exposição às baixas temperaturas, acabou congelando", diz o professor.

Esporte: Superior, Grêmio insiste e vence Atlético-GO fora de casa no Brasileiro

Kleber protege a bola da marcação: de volta após 73 dias
(Foto: Adalberto Marques/Agif/Agência Estado)
Uma virtude dos bons atacantes é a insistência. Miralles é desses que parece passar incólume às chances desperdiçadas. E, na noite desta quarta-feira, foi recompensado no Serra Dourada, em Goiânia, pela terceira rodada do Brasileirão. Depois de duas oportunidades perdidas, fez o gol da vitória do Grêmio sobre o Atlético-GO por 1 a 0.

O resultado fez justiça ao Tricolor. Superior durante os 90 minutos, o time de Vanderlei Luxemburgo não correu riscos. E, em partida que marcou o retorno de Kleber após 73 dias sem contar com o atacante, venceu a primeira fora de casa ao atingir a meta do treinador de somar, ao menos, seis pontos a cada nove disputados. Assim, pretende chegar ao fim do campeonato com chances de título.

- Grupo todo fez um bom jogo, a gente errou muitos passes, precisa melhorar nisso, mas, no geral, jogou bem. Jogar aqui é difícil. Tenho certeza de que o Atlético vai tirar ponto de muita gente que vai disputar lá em cima - analisou Kleber.