21 março 2011

Presidente da Expofeira se pronúncia na Câmara de Vereadores, e depois viaja em busca de recursos

Venha para Três de Maio de 30 de
abril a 08 de maio de 2011
Por ocasião da 4ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Três de Maio, o empresário Ildo Corso, Presidente da XII Expofeira do Agronegócio que acontece de 30 de abril a 08 de maio de 2011, solicitou e foi atendido, para se pronunciar usando o espaço de Tribuna Livre da Câmara de Vereadores por 20min.
 No espaço concedido pelo presidente da casa ver. Ivo Novotny, Corso detalhou assuntos relacionados ao evento e ao próprio Parque de Exposições Germano Dockhorn. O presidente Destacou os R$700mil orçados para a feira, as dificuldades que são encontradas para gerir estes recursos através de patrocinadores, o que a cada edição fica mais difícil devido as questões burocráticas que são encontradas no decorrer dos trabalhos.
Ildo Corso, não somente pensando nesta edição da Expofeira, já apresenta um projeto de idéias para se administrar o próprio Parque de Exposições e criar projetos que venham a gerir recursos para as melhorias na infra-estrutura e para a realização das feiras. Segundo Ildo, isto seria possível através da criação de uma entidade com pessoa jurídica, que trabalharia de forma constante para a Expofeira de Três de Maio.
Na noite desta segunda-feira, o Presidente da XII Expofeira empresário Ildo Corso, viaja a Brasilia, acompanhado prefeito Olívio Casali e dos vereadores Ivo Novotny (PMDB) e Fernando Trage (PT), em busca de recursos na Capital Federal, onde estarão em visita a deputados e senadores também deixando o convite para que participem da Expofeira, de 30 de abril a 08 de maio de 2011.      

Colisão frontal deixa um morto em Passo Fundo

Colisão frontal entre Fiat Uno e picape Ford
causa uma morte em Passo Fundo 
Crédito: Marcos Thiago/Divulgação
A colisão entre um Fiat Uno, com placas de Londrina (PR) e uma picape Ford F-4000, com placas de Círiaco, causou a morte do condutor do carro. O acidente ocorreu no final da tarde desta segunda-feira, no km 4 da ERS 135, em Passo Fundo.
Luiz Carlos Pila, motorista do Uno, teria invadido a pista contrária, segundo o Comando Rodoviário da Brigada Militar, antes de acertar a área frontal da caminhonete. A força do impacto provocou óbito imediato do condutor.
Os dois ocupantes da F-4000 não se feriram. A Brigada Militar isola a área para a perícia e recolhimento do corpo e o trânsito corre apenas em meia pista no local.

COTRIMAIO realiza Assembleia Geral Ordinária

A assembleia contou com grande
número de associados presentes
A COTRIMAIO realizou sua Assembleia Geral Ordinária (AGO) no último 18 de março, no CTG – Tropeiros do Buricá, em Três de Maio. Todos os itens colocados em votação foram aprovados por unanimidade.
O principal assunto foi a prestação de contas do exercício de 2010, com apresentação do relatório de gestão, do balanço patrimonial e do demonstrativo dos resultados e eleição dos novos membros do Conselho Fiscal 2011, sendo eles, José Armando Ludwig do município de São José do Inhacorá, Marcelino Colla de Três de Maio, Evandro Hendges Gregory de Humaitá, Darci José Kluge de Tiradentes do Sul, Amauri Visneski de Alegria e Cleber Trenhago do município de Boa Vista do Incra.
Os relatórios de ordem financeira foram mostrados pelo contador da COTRIMAIO, Daniel Engster. Em seguida foram emitidos pareceres da auditoria externa Bauer, Lopes e Associados e do Conselho Fiscal.
Membros do Conselho Fiscal 2011
Além da votação e prestação de contas, foram discutidos assuntos gerais, sem caráter decisório, como o trigo, contratos futuros da soja e milho e ainda o PRÊMIO BIODIESEL, onde a COTRIMAIO trabalha há vários anos. “O produtor tem uma grande vantagem em entregar sua safra na COTRIMAIO, recebe um valor a mais por saco de soja através do Programa Biodiesel, ou seja, valorizamos o trabalho de toda a safra, pois acompanhamos todo o processo – preparo da terra, plantio, colheita, recebimento, armazenagem e comercialização”, afirma Dotto.
E ainda, durante a assembleia, o Diretor da ADM do Brasil Sr. Benedito Nelson da Silva, abordou o tema Mercado de commodities e Programa Biodiesel.
Dotto encerrou a AGO com agradecimentos aos associados, “que crescem junto com o cooperativismo, fazendo o sistema se desenvolver gerando trabalho e renda”.

Leandro Damião é convocado por Mano Menezes para Seleção Brasileira

Leandro Damião agora é Seleção
O centroavante Leandro Damião foi convocado na tarde desta segunda-feira para integrar o grupo da Seleção Brasileira que enfrenta a Escócia, no domingo, dia 27 de março, em amistoso que será disputado no Emirates Stadium, às 10h (de Brasília). O artilheiro colorado viaja com a delegação – formada por jogadores que atuam no Brasil e integrantes da comissão técnica – nesta quarta-feira para Londres. A informação foi confirmada no site da CBF.
É bem provável que Damião substitua Alexandre Pato e Nilmar, que estão lesionados, e devem ser cortados. No entanto, os dois se reapresentarão diretamente na segunda-feira no Hotel Dorchester, em Londres, para serem reavaliados pelo médico Rodrigo Lasmar.
O técnico Mano Menezes destacou que o jogador do Inter tem idade para atuar na seleção olímpica
– Os dois se apresentam normalmente, dentro do procedimento que tem sido adotado pela comissão técnica. O amistoso tem como objetivo a preparação para a Copa América, que é o objetivo principal, mas aproveitando a circunstância optei por convocar um jogador que tem sido destaque no Internacional e também com idade olímpica – explicou Mano Menezes.
Leandro Damião surgiu no Inter B no início do ano passado. Durante todo o ano de 2010, amargou a reserva de Alecsandro. Porém, em 2011, o jogador assumiu a camisa 9 colorada e explodiu. Em oito jogos, marcou 13 gols. Destes, 11 deles foram marcados no Gauchão.
Celso Roth comunica o jogador
Sorrisos. Assim ficou o centroavante Leandro Damião ao ser informado da convocação para a Seleção Brasileira na tarde desta segunda. O treino começou com atividade física para o aquecimento. Depois o técnico Celso Roth reuniu os atletas no centro do gramado e falou por cerca de 10 minutos. No fim da conversa, todos os jogadores foram ao encontro de Damião para cumprimentá-lo.
Damião viaja para se integrar o grupo de Mano Menezes na quarta-feira. Domingo, o Brasil enfrenta a Escócia. O jogador volta ao Beira-Rio na próxima segunda-feira.
Ficha técnica:
Nome: Leandro Damião da Silva dos Santos
Data de nascimento: 22/07/1989
Estréia no Inter: 17/01/2010 (Inter 4x2 Ypiranga/Gauchão)
Local de nascimento: Jardim Alegre - PR
Altura: 1m87cm

Laboratório confirma quatro casos de dengue em Santa Rosa

Os exames foram confirmados pelo 
Laboratório Central de Porto Alegre
Confirmados nesta segunda-feira(21), 04 casos de dengue em Santa Rosa. Os exames foram confirmados pelo Laboratório Central de Porto Alegre. Duas mulheres e dois homens do município estão com a doença. Os casos não são importados, por isso, a Prefeitura, através da Fundação da Saúde reforça o pedido para que as pessoas redobrem os cuidados. A equipe da Vigilância em Saúde irá intensificar as ações de combate ao mosquito.

Líbia anuncia libertação de jornalistas americanos

Anthony Shadid, Tyler Hicks, Lynsey Addario
e Stephen Farrell haviam entrado em território
líbio através da fronteira com o Egito
O governo líbio libertou, nesta segunda-feira, os quatro jornalistas americanos que foram detidos na cidade de Ajdabiya, na região leste, na terça-feira passada enquanto cobriam os conflitos no país. O acordo foi intermediado por diplomatas do governo da Turquia.
Segundo informações do jornal The New York Times, onde os profissionais trabalham, eles cruzaram a fronteira com a Tunísia na tarde desta segunda (manhã no horário de Brasília) em segurança.
Anthony Shadid, Tyler Hicks, Lynsey Addario e Stephen Farrell haviam entrado em território líbio através da fronteira com o Egito sem os documentos necessários e em seguida acabaram detidos pelas forças leais ao ditador Muamar Kadafi.

Japão proíbe venda de leite e verduras de quatro municípios devido à radioatividade

Moradores das cidades atingidas pelo tsunami 
circulam com máscaras ainda com medo das
consequências da radioatividade
O governo japonês proibiu, nesta segunda-feira, a venda de leite e de dois tipos de verduras produzidos em quatro municípios próximos da central nuclear de Fukushima, nordeste do país, em consequência da radioatividade acima do normal.
A suspensão afeta o espinafre e a kakina — uma verdura japonesa — produzidos em Fukushima, Ibaraki, Tochigi e Gunma, assim como leite de Fuskushima, anunciou o porta-voz do governo, Yukio Edano.
— Foram detectados níveis radioatividade anormais em mostras de leite, espinafre e kakina, mas os níveis não são perigosos para a saúde humana  — afirmou Edano.

Antes de deixar o Brasil, Obama visita o Cristo Redentor

Presidente dos EUA esteve no monumento
acompanhado da família na noite deste domingo
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, visitou o Cristo Redentor na noite deste domingo, acompanhado da família – a esposa Michelle e as duas filhas Malia e Sasha. Foi o último compromisso dele no Rio de Janeiro e na manhã desta segunda-feira, Obama ruma para o Chile, dando prosseguimento ao seu giro pela América Latina. 
A visita de Obama ao Cristo Redentor deveria ter sido o primeiro compromisso no dia, mas foi atrasado devido ao discurso no Theatro Municipal. Falando apenas a convidados, o presidente norte-americano esbanjou bom humor e arriscou palavras em português, sendo interrompido diversas vezes por aplausos dos presentes.
O chefe de Estado americano demonstrou ter conhecimento da história brasileira e lembrou que no passado os dois países lutaram contra escravidão e foram colônias. Ele elogiou o País: "O Brasil não é mais o país do futuro. Esse futuro é hoje". 

Reajustes dos valores do grão não eram esperados

Aumento inesperado para o milho
Um fator interessante em relação ao mercado do milho é que não havia nenhuma perspectiva para a melhoria dos preços como acabou acontecendo. Segundo Robson Mafioletti, assistente técnico econômico da Ocepar, existem diversos fatores internos e externos que influenciaram neste espaço de tempo.
Entre os pontos a serem destacados, estão a intervenção governamental quando os estoques estavam elevados e a queda de produção na safra dos Estados Unidos, que ao invés dos 339 milhões de toneladas aguardados, acabou ficando na casa dos 316 milhões. ''O apoio governamental para a exportação, principalmente relacionado à produção do Mato Grosso, foi muito importante'', analisa Mafioletti.
Outro fator que acabou auxiliando nos preços foram a quebra de safra na Rússia, Cazaquistão e Argentina. ''Quem plantou se deu muito bem, tanto o milho quanto a soja, não ficou ruim para ninguém. Muito disso é pelo fato do La Niña não ter se concretizado. Neste momento, o cenário é extremamente positivo, mas não podemos deixar de pensar nos próximos seis meses'', ressalta Robson.
A cautela do especialista é justificada principalmente porque o Japão é o maior comprador de milho do mundo, importando por volta de 16 milhões de toneladas anualmente. Após o desastre natural que atingiu o país, além do eminente problema nuclear que a regiçao está enfrentando, fica a incógnita de como vão continuar essas importações. ''Pode ser que nada mude, mas não sabemos qual é a situação exata dos portos no país''.

Rigor na classificação do fumo atrasa entraga do produto e preocupa agricultores no Estado

José Armando Kroth, de Santa Cruz do Sul,
se diz apreensivo com preço do fumo
O rigor da indústria na classificação do fumo está provocando atraso na entrega da matéria-prima por parte dos fumicultores gaúchos. Os produtores estão à espera de um preço melhor para repassar o produto, que terminou de ser colhido em fevereiro.
De acordo com a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Tabaco, apenas 20% da produção no Sul do país foi repassada às indústrias até agora. No ano passado, nesse mesmo período, o volume vendido já chegava a 30%. O presidente da Câmara, Romeu Schneider, destaca que o câmbio desfavorável e a alta produtividade da safra, de cerca de duas toneladas por hectare, são os principais fatores para esse resultado negativo. A classificação tem sido usada pela indústria para baixar o preço pago ao produtor.
— Nos últimos 10 anos, as indústrias vinham sendo mais tolerantes na classificação. Como a diferença de preço entre uma classe de tabaco e outra é grande, o produtor é que acaba pagando pela desclassificação — explica Schneider.
Apreensivo, José Armando Kroth, 46 anos, prepara na sua propriedade, no interior de Santa Cruz do Sul, o fumo que deverá ser comercializado a partir desta semana.
— Os produtores estão reclamado bastante. Espero ter um preço melhor, se não terei de reduzir a produção na próxima safra — avalia Kroth.