![]() |
Eduardo Leite e a vice Paula Mascarenhas durante o domingo de votação em Pelotas (Foto: Felipe Truda/G1) |
Aos 27 anos, o candidato Eduardo Leite, do PSDB, venceu a disputa do segundo turno e foi eleito para a Prefeitura de Pelotas neste domingo (28). O resultado foi confirmado às 18h37, com 91% das urnas apuradas na cidade da Região Sul do Rio Grande do Sul. Sua vice é Paula Mascarenhas. Leite derrotou nas urnas o candidato do PT, Fernando Marroni. A cidade foi a única do estado a realizar segundo turno.
No primeiro turno, Leite foi o mais votado, com 77.026 votos, o que representou 39,89%. Marroni obteve 55.111 votos (28,54%). Durante a campanha para o segundo turno, os dois concentraram forças em buscar os 60 mil votos que os outros candidatos receberam. O candidato Catarina Paladini (PSB), que recebeu 19.900 votos no primeiro turno, declarou apoio a Marroni (PT). Matteo Chiarelli (DEM), que obteve 15.800 votos, apoiou com Leite (PSDB). Jurandir Silva (PSOL), que foi o terceiro mais votado, com 25.272 votos, ficou neutro na disputa.
Biografia
Nascido em Pelotas, em 10 de março de 1985, Eduardo Leite tem 27 anos e foi vereador por duas vezes pelo PSDB. Caçula de uma família de três irmãos, é filho de professores. Formado em direito pela Universidade Federal de Pelotas (Ufpel), começou na política aos 19 anos, quando se candidatou à Câmara Municipal.
O candidato foi Secretário de Cidadania no governo Bernardo de Souza e chefe de gabinete do prefeito Adolfo Antônio Fetter Júnior, além de presidente da Câmara Municipal em 2011.