Silceu Dalberto Esteve presente na sessão desta segunda-feira (Foto: Paulo Marques) |
Silceu Dalberto presidente da Cotrimaio, recebeu o convite da Câmara de Vereadores de Três de Maio, para que usasse a tribuna livre da 6ª Sessão Ordinária para explicar aos vereadores e a comunidade a situação da cooperativa, e prontamente aceitou e se fez presente na noite desta segunda-feira (25).
Silceu, entendeu como positiva a indicação do vereador Luiz José Lena (PP), demonstrando assim a preocupação dos edis com a cooperativa, e durante os 20min disponíveis, explanou os motivos que levaram a Cotrimaio a buscar a liquidação extra-judicial com continuação dos negócios.
Os problemas enfrentados ainda na década de 80 e meados de 90, quando se buscava tornar a cooperativa cada vez maior e mais forte, através de associações de cooperativas a nível de estado, com investimentos que não retornaram para a Cotrimaio, mas sim, os compromissos que ficaram em nome de uma das poucas cooperativas que continuaram vivas, ao contrário de ouras que quebraram e deixaram para a Cotrimaio que então como avalista teve que assumir. Situações enfrentadas com a variação do dólar, o que fez a cooperaiva ser cobrada antes do tempo por uma instituição financeira, em valores muito superiores aos legítimos, fazendo inclusive a Cotrimaio perder patrimônio como aconteceu com o leilão da unidade de Dr.Mauricio Cardoso. Foram os principais motivos para que a diretoria tomasse a decisão, pensando em proteger o patrimônio dos associados.
O presidente da Cotrimaio, Silceu Dalberto, pediu o apoio dos vereadores e da comunidade regional, nos 18 municípios em que a cooperativa está presente, com quase 12 mil associados e mais e 600 colaboradores, para que num futuro bem próximo a Cotrimaio volte a ser grande e forte, para continuar contribuindo com o desenvolvimento da região.
Os vereadores por sua vez, ao se pronunciarem na tribuna na Sessão Legislativa, demonstraram confiança no presidente vendo com bons olhos a determinação em reerguer a Cotrimaio.