01 janeiro 2013

Foram empossados prefeito, vice e vereadores de Três de Maio

Ato solene no Palácio Municipal, empossou Casali e Eliane
(Fotos: Paulo Marques)
Em ato solene que aconteceu no final da tarde desta terça-feira (1º), foram empossados o Prefeito Municipal reeleito Olívio José Casali, a Vice-prefeita Eliane Zucato Fischer e os onze Vereadores eleitos para a 15ª Legislatura.

A sessão foi realizada na Câmara Municipal de Vereadores, e foi conduzida pelo vereador Mauri Mella do PPS, que foi o mais votado no último pleito com 1.080 votos.

Inicialmente forma empossados os vereadores, que formam as seguintes bancadas: PP Mário Gonchorowiski, Cleiton dos Santos, Luiz José Lena e Jorge Leite de Oliveira, PMDB Ivo Novotny, Flávio Pagel e Lírio Roque da Rosa, PT Orlando Maier e Cesar Fontoura, PTB Alexandre Classmann e PPS Mauri Mella. Na sequência, foram empossados o prefeito reeleito Olívio José Casali do PP e a vice Eliane Zucatto Fischer do PDT.

Alexandre Classmann do PTB é o novo presidente da
Câmara de Vereadores
Já nesta mesma sessão, aconteceu também a eleição para a nova mesa diretora da Câmara de Vereadores, que teve duas chapas concorrentes, a 1 liderada pelo vereador Alexandre Classmann do PTB e a 2, liderada pelo vereador Cesar Fontoura do PT. O vereador Alexandre Clasmann foi eleito presidente com vitória de seis votos a cinco.

No Palácio Municipal Valter Ulmann, o prefeito Casali e a vice Eliane, tomaram posse, neste caso, sendo substituído o vice-prefeito João Mella que deixou o cargo.

Prefeito toma posse sem vereadores da situação e com forte aparato policial em Miraguaí

Trespassos News/Foto: Facebook/Fabio Britzius
Um fato inusitado aconteceu na manhã desta terça-feira (1º), em Miraguaí, no Noroeste do RS. Os vereadores da situação não compareceram à sessão de posse dos vereadores, do prefeito e vice-prefeito eleitos do município. Os vereadores da oposição realizaram a sessão, assumindo a presidência o vereador Wasconcelos Silvestre Monteiro (PMDB).

O novo presidente deu posse ao prefeito Alencar Julio Gross e ao vice-prefeito Jorge Porolnick dos Santos e convocou sessão extraordinária para as 19h de quarta-feira (02). Segundo Vasco, serão convocadas até cinco sessões extraordinárias até que os vereadores da situação compareçam e não havendo o comparecimento buscará os meios jurídicos para garantir sua permanência na presidência do Legislativo Municipal.

Cerca de 10 policiais militares lotados em Miraguaí e região, através do 7º BPM de Três Passos, garantiram a segurança da sessão de posse dos eleitos no município. Há menos de uma semana, uma operação do Ministério Público prendeu preventivamente sete pessoas, todas ligadas à administração municipal, acusadas de fraude na compra de medicamentos; entre elas, uma vereadora eleita da situação.

Mesmo com proibição, prefeito chega para posse montado em burro no RS

Prefeito chegou para a posse montado em um burro em
Passa Sete (Foto: Tiago Guedes/RBS TV)
Mesmo com a proibição da Justiça Eleitoral do Rio Grande do Sul, o prefeito eleito de Passa Sete, Vanderlei Batista, usou um burro para se deslocar até a Câmara de Vereadores e tomar posse na manhã desta terça-feira (1). A liminar foi concedida na segunda-feira (31), mas nenhum policial ou oficial de Justiça apareceu para impedir a atitude inusitada do eleito. Durante a campanha eleitoral, Vanderlei foi chamado de burro pelo opositor.

"Eu fui chamado de burro em um debate que fizemos em uma rádio. E eu fiz uma promessa, que se ganhasse a eleição, viria de burro para a posse", diz Batista. "Estou cumprindo a minha promessa", explica.

 A decisão da juíza Luciane Glesse, de Sobradinho, ateudeu a uma representação movida pela coligação Passa Sete Somos Todos, adversária de Vanderlei no pleito realizado na cidade do Vale do Rio Pardo. Além de proibir o uso do animal na posse, a Justiça determinou a busca e apreensão de camisetas com frases consideradas ofensivas ao PMDB de Passa Sete.

 A origem da polêmica foi o debate entre os candidatos Vanderlei Batista, do PTB, e Ataídes Lopes, do PMDB. Na ocasião, Ataídes chamou o adversário de burro. Vanderlei passou a usar a frase em seu favor na campanha, inclusive com a confecção de camisetas com a imagem do animal.

Vestido com trajes típicos do Rio Grande do Sul, o prefeito desfilou por uma avenida montado no burro e acompanhado de tradicionalistas a caminho da prefeitura. Já com o diploma na mão e pronto para começar o trabalho, Batista não teme que a brincadeira tenha consequências negativas.

"Olha, eu nunca tive apelido, mas se pegar, não tem problema. A gente leva na brincadeira", conclui.

Eliseu Schenkel toma posse como novo prefeito de São José do Inhacorá

Eliseu é o novo Prefeito inhacorense (Foto: Paulo Marques)
Candidato escolhido por consenso pelos quatro partidos existentes no município (PMDB, PP, PT e PTB), Eliseu Schenkel do PMDB, foi empossado na manhã desta terça-feira (1º) como o novo Prefeito Municipal do município de São José do Inhacorá.

O Vice-Prefeito empossado é Roque José Dihl do PP, o qual foi reeleito no cargo.

A sessão especial de posse, foi presidida pelo Vereador Miltinho do PP, o mais votado nas últimas eleições. Primeiramente, os nove edis que passam a compor a Câmara de Vereadores, foram empossados, além de Miltinho, José Ludwig do PT, Waldir Kercher, Danilo Riffel, Edemar Dapper e Irineu Kols do PMDB, Ari Dari Dapper do PTB e Milton Junges e José Haupenthal do PP.

Em ato continuo, forma então empossados o novo prefeito e vice, que no mesmo local, no Salão Comunitário Católico do município, já receberam a transmissão de cargo do então Prefeito Dr.Alexandre Vaz Ferreira.

Falando como novo mandatário de São José do Inhacorá, o novo Prefeito disse saber muito bem do compromisso que assume ao pegar a condução do município após a melhor administração da história local. Eliseu, que fez parte das cinco administrações anteriores atuando como secretário, disse que vai honrar seus compromissos de campanha e cumprirá com seu plano de governo

O Prefeito que se despediu, Dr. Alexandre, ao passar o cargo, anunciou aos presentes, que deixou em caixa livre R$630 mil para a próxima administração.

O presidente eleito da Câmara de Vereadores para 2013, é o Vereador Waldir Kercher do PMDB.

Polícia de Três Passos prende individuo com carga de cigarros contrabandeados

Foram apreendidos 442 pacotes de cigarro
Na tarde desta segunda-feira (31), agentes de inteligência da Brigada Militar de Três Passos, visualizaram o veículo VW/FOX 1.0, preto, deslocando sentido Tiradentes do Sul para Três Passos e logo após o veículo FORD/DEL REY, cor azul, de Aurora/SC  em atitudes suspeitas.

As guarnições da Brigada Militar se deslocaram em apoio e abordaram  o veículo FOX na BR 468 próximo ao trevo de acesso a Padre Gonzales. O condutor do veículo FORD DEL REY que vinha logo atrás sendo acompanhado pela viatura discreta,  próximo à localidade de Santo Antônio o mesmo desconfiou da viatura e entrou em uma estrada vicinal iniciando a fuga pela estrada de chão na localidade de Linha São Francisco. Os agentes fizeram o acompanhamento do veículo que entrou novamente na BR 468, sentido Tenente Portela, e adentrou em uma estrada sem saída que dava em um Silo.

Os agentes abordaram o veículo sendo constatado no interior do mesmo 442 pacotes de cigarro, sendo 49 marca EIGTH, 50 marca CLASSIC e 343 marca HUDSON todos contrabandeados da Argentina que seriam distribuídos no comércio em Três Passos.

O motorista do veículo foi identificado. A carga de cigarros foi apreendida e encaminhada a Receita Federal e o veículo recolhido, devido às infrações administrativas.