13 junho 2011

Governo do Estado recebe propostas de cooperativas da agricultura familiar

Secretário Ivar Pavan conversou com 
dirigentes de cooperativas e recebeu
documento ao final
A plataforma das cooperativas da agricultura familiar e de economia solidária, das bases de serviço e dos territórios rurais do Rio Grande do Sul foram as temáticas abordadas no documento entregue, nesta segunda-feira (13), ao secretário estadual do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ivar Pavan, por dirigentes de cooperativas gaúchas. Eles estiveram reunidos por cerca de duas horas, na sede da Secretaria, em Porto Alegre, onde apresentaram ao titular da pasta as causas e possíveis soluções para os problemas das cooperativas do Estado.
O material entregue foi elaborado com base em dois encontros realizados em maio pelas cooperativas, sendo o primeiro em Ijuí e o outro em Santo Ângelo. Pavan lembrou que todos os problemas apresentados já estão sendo analisados dentro de Grupo de Trabalho criado pelo Governo do Estado para desenvolver políticas públicas para o cooperativismo gaúcho. "Todos os itens devem ter respostas dentro do GT e, até 18 de julho, uma proposta de ação vai ser apresentada ao governador Tarso Genro", explicou.
As cooperativas solicitam, entre outros pontos, acesso facilitado ao crédito, refinanciamento de dívidas, criação de um programa específico nos moldes do Fundopem/Agregar RS, isenção de ICMS nos programas de compras governamentais, renegociação de dívidas do ICMS das cooperativas e adesão imediata ao Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa).
Na área de gestão, a proposta das cooperativas é contratar uma equipe multidisciplinar para qualificar técnicos das bases de serviço, dirigentes e cooperados. O secretário esclareceu que o Governo vai implantar políticas de incentivo às cooperativas, mas a contrapartida vai ser a gestão transparente. "Não vamos interferir na gestão, mas, se as cooperativas vão ter dinheiro público, vai ter que haver transparência nas contas".
O deputado federal Elvino Bohn Gass participou da reunião e, ao comentar sobre o tema gestão, destacou que já existem profissionais de empresas públicas, como a Emater, e universidades aptos a dar acompanhamento na gestão das cooperativas. "Isso é possível fazer já, mesmo antes da aprovação do trabalho do GT, basta afinarmos as parcerias", afirmou.


Texto e foto: Roger da Rosa
Edição: Redação Secom

Vacinação contra a paralisia infantil começa no sábado

Oito estados também vão vacinar contra o sarampo 
Crianças menores de cinco anos devem receber no próximo sábado a primeira dose da vacina contra a poliomielite, conhecida como paralisia infantil. Aqui no RS, assim como em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia, Ceará e em Alagoas, crianças de um a sete anos também vão receber a vacina tríplice viral — que imuniza contra o sarampo, a rubéola e a caxumba.
Ao todo, 115 mil postos em todo o país devem funcionar das 9h às 17h. Além das unidades permanentes, shopping centers, rodoviárias e escolas também vão receber postos móveis. As duas campanhas seguem até 22 de julho.
A segunda dose da vacina contra a poliomielite será aplicada a partir do dia 13 de agosto. Neste mesmo dia, os demais estados da federação iniciam a aplicação da tríplice viral.
De acordo com o Ministério da Saúde, a criança só fica completamente protegida contra a paralisia infantil após receber as duas gotinhas previstas.
Crianças com febre acima de 38 °C ou com alguma infecção devem ser avaliadas por um médico antes de procurar os postos de saúde. Também não é recomendado vacinar crianças com problemas de imunodepressão (como pacientes com câncer e aids) ou que já apresentaram reação alérgica severa a doses anteriores das vacinas.
A meta do governo é vacinar 95% do público-alvo, que é de 14,1 milhão de crianças contra a poliomielite e 17 milhões contra o sarampo.

Representante da Fumssar participa de importante vento em Brasilia

No evento, foi apresentada a nova Politica Nacional da 
Atenção Básica 
Participaram da discussão da Politica Nacional de Atenção Básica no Ministério da Saúde em Brasilia,  nos dias 09 e 10 de junho 05 representantes do Estado do RS dentre eles a Diretora de Atenção Básica da FUMSSAR  Glaci Weber Gauger.
Como pauta do evento o Diretor da Atenção Básica do MS Sr. Hêider A. Pinto apresentou a nova Politica Nacional da Atenção Básica falando do Programa nacional de melhoria, acesso e qualidade da AB, a questão da parametrização e equivalência trazendo novas modalidades de contratação de profissional médico considerando a pouca oferta deste profissional a nível nacional bem como o estimulo para ampliação de cursos e vagas de medicina, bem como as novas modalidades de repasse financeiro propostas.
Foram também tratados os temas das redes Cegonha com os encaminhamentos a serem feitos pelos municípios como:Adesão e Diagnóstico; Desenho Regional da Rede Cegonha ; Contratualização dos pontos de atenção;Qualificação dos componentes e Certificação.
Apresentada também a proposta da formação da Rede de Urgência e Emergência - RUE que tem a finalidade de articular e integrar todos os equipamentos de saúde objetivando ampliar e qualificar o acesso humanizado e integral aos usuários em situação de urgência/emergência nos serviços de saúde de forma ágil e oportuna.
Considera-se a proposta consistente e ousada trazendo aos usuários melhor acesso e acolhimento com espaços qualificados e resolutivos.

Missão técnica embarca para a Rússia no final do mês para resolver embargo a frigoríficos do país

Governo deflagra nesta semana a etapa de vistorias nos frigoríficos
com o objetivo de atender às exigências da Rússia
Foto:  Daniel Marenco  /  Agencia RBS
Uma missão técnica do Ministério da Agricultura embarca para a Rússia depois do dia 20 deste mês. O grupo brasileiro só aguarda o aval de Moscou para seguir viagem.
Na última segunda-feira, o Brasil finalmente recebeu o relatório russo sobre as avaliações a respeito da estrutura física e da inspeção nos 85 frigoríficos brasileiros ameaçados de embargo a partir desta quarta-feira.
A Secretaria de Defesa Agropecuária já respondeu ao questionamento e agora faz a tradução para o russo para que o documento seja encaminhado na terça-feira.
No texto, o governo brasileiro questiona algumas exigências do órgão sanitário russo, como a necessidade de instalação de pedilúvios na entrada dos frigoríficos.
O ministério afirma que o setor utiliza lavadores automáticos, ferramenta mais moderna e eficaz do que o pedilúvios para evitar contaminações.
Segundo o secretário de Defesa Agropecuária, Francisco Jardim, é preciso esperar que a equipe técnica de Moscou avalie o questionário e só depois a missão embarcará. Jardim acredita que na sexta-feira seja possível definir a data.
Wagner Rossi, ministro da Agricultura, informou que o governo deflagra nesta semana a etapa de vistorias nos frigoríficos com o objetivo de atender às exigências daquele país.

CTG Tropeiros do Buricá comemora hoje 53 anos de fundação

Mais um evento com o galpão cheio no Tropeiros do Buricá
A programação de aniversário foi realizada ontem com grande almoço que reuniu cerca de 700 pessoas. A festa teve ainda a apresentação do cantor três-maiense Luiz Moreira e apresentação das invernadas de dança do CTG.
Segundo o Patrão Leandro Schmitt, atualmente, o Tropeiros do Buricá tem quase 400 sócios, com sete Invernadas Artísticas, além das Invernadas Campeira, Esportiva e Cultural. O patrimônio do CTG é um dos maiores do interior do Estado formado pela residência do ecônomo, duas canchas de bocha sintética, campo de futebol, cancha de bocha 48, Parque de Rodeios e o prédio principal, onde está localizada a sede do CTG, composto de uma cozinha muito bem equipada, além do salão de danças e do palco para as apresentações.
Nos dias 24 e 25 de junho, o CTG Tropeiros do Buricá estará representado na 42ª Ciranda Cultural de Prendas, no município de Inhacorá. A 1ª Prenda Juvenil Verônica Padoim, estará participando do Concurso Regional.

À espera do paciente, medicamentos vencem e são descartados

   Everson Dornelles, RBS TV Santa Rosa
A Secretaria de Saúde do Estado gastou no ano passado mais de R$ 100 milhões em medicamentos que foram solicitados judicialmente. Mas muitos não são retirados pelos autores da ação e o seu prazo de validade acaba vencendo. Na região da Grande Santa Rosa, alguns municípios jogam fora o remédio que poderia ajudar outras pessoas.
A Farmácia Pública de Três de Maio descartou, na semana passada, dois tonéis de medicamentos que estavam vencidos. Uma boa parte deles é de ações judiciais.
- Os pacientes entram judicialmente contra o Estado solicitando o medicamento e não vem retirar. A medicação acaba vencendo e nós temos que descartar este medicamento – explica a farmacêutica Anelise Montavani.
Na farmácia de Santa Rosa o problema também acontece. Dois 2 mil medicamentos concedidos por determinação judicial, em torno de 20% estão parados, à espera do paciente. Alguns custam caro: mais de R$ 2 mil.
A orientação da 14ª Coordenadoria Regional de Saúde é que os remédios sejam devolvidos ao Estado, 90 dias antes de vencerem. Assim, podem ser encaminhados para outros municípios que precisam da medicação.
- Nós pegamos este medicamento, quando não temos outra pessoa para usar. Nós devolvemos para Porto Alegre esta medicação. Na verdade é um prejuízo para o Estado – destaca o farmacêutico da Coordenadoria, Francisco Evelazio Meneses.
A Secretaria Estadual da Saúde afirma que não tem obrigação de avisar sobre a chegada dos medicamentos e que o paciente é que deve conferir se o remédio está disponível.
- Nós não podemos deixar o medicamento faltar no município, nem podemos deixar que ele perca a sua eficácia por expiração do prazo de validade – esclarece sobre os deveres da Secretaria, Ierene Porto Prazeres.
A farmacêutica Vanessa Flores reitera a importância do paciente e de seus familiares no processo.
- É bem importante que as pessoas que solicitam isso via judicial, tenham esta consciência de que busque esse medicamento – destaca.
Quando a prescrição do prazo de validade está próxima, as Coordenadorias comunicam à Justiça, que os pacientes não retiraram o medicamento. Nesse caso, os doentes perdem o direito de ter acesso ao remédio.

Empate maluco: Inter e Palmeiras ficam no 2 a 2 com golaço contra

O colorado Oscar chega para fazer a marcação em Kleber
Estranhos são os jogos em que cada time marca um gol contra. Mais estranho ainda é pensar que um deles foi o mais bonito entre os quatro marcados no empate por 2 a 2 entre Inter e Palmeiras, no Beira-Rio, neste domingo. Márcio Araújo concluiu colocado, de lado de pé, no ângulo, fora do alcance de... Marcos! Rodrigo também pôs a bola na própria rede, enquanto Luan e Leandro Damião seguiram a ordem natural das coisas e marcaram a favor de seus times.
O Palmeiras segue bem no Brasileirão. E os gaúchos não engrenam. Tudo aconteceu no segundo tempo, depois de uma etapa inicial muito parelha. O gol contra de Márcio Araújo colocou o Inter na frente, mas os palmeirenses buscaram a virada - em grande parte por culpa do sistema defensivo vermelho. Leandro Damião, quase no fim do duelo, empatou.
O time de Felipão, com o empate, foi para a terceira colocação, com oito pontos. O Inter, com cinco, está afastado das primeiras posições - ocupa a 12ª. As duas equipes voltam a campo no domingo. O Palmeiras recebe o Avaí, e o Colorado visita o Coritiba.

Com reação antológica, Button supera Vettel no fim e vence o GP do Canadá

Eufórico, Jenson Button comemora o triunfo dramático no GP do Canadá
Faça chuva ou faça sol, Sebastian Vettel vinha dominando a Fórmula 1. E parecia pronto para ampliar o domínio no GP do Canadá, que teve chuva – a ponto de interromper a corrida por duas horas – e sol, numa aparição tímida após a relargada. O alemão da RBR controlou a prova do início até última volta, quando enfim, apareceu alguém para beliscar seu reinado. Com uma reação antológica, o inglês Jenson Button ultrapassou Vettel nos instantes finais e arrancou uma vitória improvável ao conduzir sua McLaren após duas batidas e seis passagens pelos boxes, incluindo uma punição. Quatro horas depois da largada, ninguém imaginava que o desfecho seria aquele. Mas Button teve um domingo para derrubar todos os prognósticos.
Como se não bastasse, o britânico ainda precisou torcer contra mais uma reviravolta, já que a direção da prova julgou dois incidentes que ele teve na corrida, um com Lewis Hamilton e outro com Fernando Alonso - os dois abandonaram. Quase duas horas depois da corrida, veio a decisão que aliviou o inglês: sem punição, vitória mantida.
Um decepcionado Vettel chegou em segundo, seguido pelo companheiro Mark Webber e pelo alemão Michael Schumacher, da Mercedes. Vitaly Petrov, da Renault, foi o quinto, e Felipe Massa também tirou um feito da cartola no último instante da corrida. Após escorregar 10 posições por causa de uma parada não prevista nos boxes, o piloto da Ferrari arrancou a sexta posição quase em cima da linha de chegada, ao ultrapassar o japonês Kamui Kobayashi, da Sauber.
Rubens Barrichello, da Williams, chegou em nono, na prova caótica que viu seis abandonos, incluindo Fernando Alonso, da Ferrari, e Lewis Hamilton, da McLaren. Após a batalha de Montreal, os pilotos folgam no próximo fim de semana e voltam à pista no dia 26 deste mês, para o GP da Europa, em Valência, na Espanha.
Apesar do tropeço, Sebastian Vettel ainda é o líder isolado do campeonato, com 161 pontos. A vitória fez Button assumir o segundo lugar, com 101, seguido pelos 94 de Webber. Massa é o sexto da temporada, com 32. Veja aqui a classificação completa.
A chuva canadense forçou uma largada sem jeito de largada, com o safety car puxando a fila. Na quarta volta, aí sim, o carro de segurança saiu de cena e a disputa começou de verdade. Alonso pressionou o pole Vettel, Massa pressionou Alonso, mas todo mundo se defendeu bem.