23 abril 2011

Chega a 10 o número de mortos pela chuva no RS

Chega a 10 o número de mortos pela chuva
no RS 
Crédito: Paulo Nunes
Um quinto corpo, de Joshuan Daniel de Oliveira de Lima, de 11 anos, foi retirado dos escombros de um deslizamento de terra na Rua Teutônia, em Igrejinha, no Vale do Sinos, na tarde deste sábado. Agora, chega a dez número de mortos em decorrência das chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul. 
Além dos cinco corpos já encontrados no município, outras duas pessoas seguem desaparecidas e estão sendo procuradas pelas equipes de buscas e salvamento. Um gerador de luz foi instalado no local para auxiliar nas buscas, que devem seguir pela noite deste sábado. 
• Leia mais sobre as chuvas no Rio Grande do Sul
Quatro vítimas do soterramente em Igrejinha já foram identificadas: Marli Teresinha Jardim, 42 anos, o casal Iraci Pereira, de 46 anos, e Fernando Leite de Lima, de 50 anos, e filho deles Rafael Pereira de Lima, de 10 anos.
Os corpos das vítimas de deslizamento de terra serão veladas em uma cerimônia coletiva. Segundo o coordenador da Defesa Civil do município e vice-prefeito, Vanderlei Petry, o velório – que ainda não tem horário nem data definidos – vai ocorrer no ginásio municipal da Oktoberfest.
Um ônibus está servindo de refeitório para bombeiros, policiais militares e voluntários que atuam nas ações de resgate. Os desalojados foram acolhidos numa escola municipal e numa creche. As famílias recebem apoio psicológico e tratamento médico. O Grupamento de Busca e Resgate de Porto Alegre está no município com um cão farejador participando das buscas.
Segundo o prefeito de Igrejinha, Jackson Fernando Schmidt, a cidade foi uma das cidades mais afetadas pela cheia do Rio Paranhana e de outros 11 arroios que cortam o município. Segundo a MetSul Meteorologia, até as 8h deste sábado havia chovido 118 mm na cidade, sendo que a média mensal é 100 mm.
Situação de Emergência
A prefeitura de Igrejinha decretou luto oficial de três dias em memórias as vítimas da chuva e levanta os dados da tragédia para decretar situação de emergência junto a Defesa Civil do Estado. A Notificação Preliminar de Desastre (Nopred) já foi emitida. 
Deslizamento em Novo Hamburgo
Em Novo Hamburgo, no Vale dos Sinos, três crianças foram soterradas, na madrugada deste sábado, após um deslizamento de terra que atingiu uma casa no bairro Kephas. De acordo com o Corpo de Bombeiros do município, várias residências foram danificadas pela chuva e o vento fortes, mas ainda não há dados sobre a quantidade de imóveis atingidos. As crianças foram identificados como Gustavo, Evandro e Luciana dos Santos.  
Em Sapucaia do Sul,um homem foi eletrocutado ao tentar salvar outro que foi atingido por uma descarga elétrica na rua Teodomiro Porto da Fonseca, Centro, por volta das 18h30min dessa sexta-feira. A vítima foi identificada como Edson Miguel Trindade Farias, de 58 anos. De acordo com o Corpo de Bombeiros, um fio de alta tensão, caído no local, provocou o acidente. A outra vítima do choque, Jorge Adalberto Adam, de 55 anos, foi encaminhado para o Hospital de Getúlio Vargas, e está em estado estável.
Ainda nessa sexta-feira, um agricultor morreu após a queda de um galpão no município de Fazenda Vilanova, no Vale do Taquari. Na região, o temporal derrubou diversas árvores e galhos sobre a BR 386. Conforme a Polícia Rodoviária Federal, a vegetação desabou sobre a pista por volta das 16h40min e chegou a bloquear o tráfego em pelo menos cinco pontos por alguns minutos. O fluxo foi conduzido em pista parcial até as 18h, quando o material foi recolhido.

Temporal na região noroeste

Homem e duas mulheres morreram em 
deslizamento de terra em Igrejinha
Foto:Valdir Friolin / Agencia RBS
Em São Luiz Gonzaga, nas Missões, o forte vento acompanhado de chuva, que começou por volta das 2h deste sábado, destelhou cerca de 20 casas, em diversos pontos da cidade. Os bombeiros e a defesa civil estão distribuindo lonas para os prejudicados com o temporal.
Já em Santa Rosa,  o temporal iniciou por volta das 4h30min e provocou alagamentos em pontos isolados. Três famílias do bairro Auxiliadora estão sendo retiradas do local com o auxílio de um barco.
Em Santa Rosa cerca de 20 famílias tiveram casas alagadas nas vilas Auxiliadora, Bom Retiro , Planalto e Bom Sucesso. Cinco famílias foram levadas ao Parque de Exposições. O Rio Pessegueiro e o Lajeado Paulino subiram 2 metros com a chuva.
Em Igrejinha, os Bombeiros encontraram nesta manhã os corpos do casal Fernando Leite de Lima, 43 anos, e Iraci Pereira, 41 anos, após o desabamento de cinco casas na Rua Teutônia, em Igrejinha, no Vale do Sinos.
Além do casal, também foi confirmada a morte da auxiliar de serviços gerais Marli Terezinha Jardim, 42 anos.
Com a confirmação das três mortes, já chega a oito o número de vítimas do temporal que atingiu o Estado ontem e hoje.
Pelo menos quatro pessoas permanecem desaparecidas no local. Entre elas, estão os três filhos do casal, Leandro Pereira de Lima, 22 anos, Jozelena, 19 anos, e Rafael, 9 anos.
Quatro homens e um cão farejador do Grupamento de Busca e Salvamento de Porto Alegre auxiliam nas buscas às vítimas.

Três crianças morrem soterradas devido à chuva em Novo Hamburgo

Bairro Esperança teve deslizamentos de terra
Foto:Valdir Friolin / Agência RBS
As chuvas que atingem todo o Estado desde a tarde de sexta-feira causaram a morte de três crianças em Novo Hamburgo, no Vale do Sinos. Segundo o Corpo de Bombeiros da cidade, as vítimas ficaram soterradas com a queda da casa onde moravam, na Vila Esperança, no bairro Kephas.
As vítimas foram identificadas como Gustavo dos Santos Alves, de 9 anos, Evandro dos Santos Alves, de 11 anos, e Tauane dos Santos Alves, de 13 anos.
Vizinhos estavam retirando água que invadiam as casas quando ouviram o estrondo. Segundo testemunhas, a família era composta por um casal e cinco filhos, dos quais dois conseguiram sobreviver. Os pais também se salvaram.
Placa do Posto BR em Três de Maio,
não resistiu a força do vento
Foto: Paulo Marques
— Há dias que anucniavam o temporal, mas jamais pude imaginar que ia cair tanta água — disse a comerciante Maria dos Santos, de 38 anos, que foi testemunha da tragédia.
Em Três de Maio, a força do vento derrubou uma placa de propaganda do Posto Cotrimaio na Av. Santa Rosa.

Dia Mundial do Livro é comemorado neste sábado

Literatura é festejada neste mês, com a 
realização de diversas ações culturais 
Crédito: Tuane Eggers / CP Memória
Neste sábado é comemorado o Dia Mundial do Livro. Para celebrar, instituições e secretarias municipais e estaduais de Educação promovem ações culturais de valorização da leitura, tão importante para fomentar imaginação e ampliar conhecimentos. E, nas redes pública e privada de Ensino, é realizado trabalho especial.
O Dia Internacional do Livro teve origem na Catalunha, uma região semiautônoma da Espanha. O primeiro destaque foi em 7 de outubro de 1926, em homenagem ao nascimento do escritor Miguel de Cervantes. Apesar disso, a data comemorativa passou a ser lembrada em outras épocas, até ser instituída, em 1996, pela Unesco. Cerca de cem países, no mundo, festejam este dia.
No Brasil, o 18 de abril foi instituído como o Dia Nacional do Livro, devido ao nascimento de Monteiro Lobato, um dos maiores autores de literatura infanto-juvenil do país. Ele nasceu em 18 de abril de 1882, no interior de São Paulo. Cursou Direito e, em 1917, se consagrou como escritor infantil, período em que lançou seus personagens e episódios.

Confirmada a presença de delegação de Posadas/Argentina na XIV Mostra da Arte Missioneira

Sureda e Galeano com a delegação
de São Luiz Gonzaga
A XIV Mostra da Arte Missioneira está a cada dia que passa, se enriquecendo com a adesão dos artistas, artesãos, músicos e historiadores. O presidente da ONG Flor del Desierto, Juan Sureda e Eduardo Galeano, dois colaboradores da XIV Mostra da Arte Missioneira, na Argentina e Paraguai, confirmaram a presença de uma delegação com 45 artistas, entre expositores, músicos, artesãos e bailarinos da Municipalidad de Posadas. Eles afirmaram que o evento também contará com a participação da Orquestra Folclórica Municipal, dirigida por Rolon e Chaloy Jara, com o Corpo de Baile Zambrano, um grupo de tango e outro de teatro, bem como, o pintor plástico Neuman. A presidente da XIV Mostra da Arte Missioneira, vereadora Eni Malgarim comemora a integração da Argentina.“Significa a retomada da Mostra dentro do Protocolo de Intenções celebrados entre São Luiz Gonzaga e Posadas. Temos certeza que o evento ressurge no desejo de todos. Ele será grandioso à medida que formos construindo com a participação dos missioneiros”, completou.
A XIV Mostra da Arte Missioneira, será realizada de 12 a 15 de maio de 2011 em São Luiz Gonzaga.

Chuva forte antecede frio de inverno

Chuva forte antecede frio de inverno 
Crédito: Fabiano do Amaral
Uma frente fria avança pelo Rio Grande do Sul neste sábado e traz chuva forte a torrencial, assim como temporais isolados de vento e granizo, especialmente entre a madrugada e o período da manhã. Segundo a MetSul Meteorologia, algumas localidades podem ter volumes excessivos com chance de alagamentos. Da tarde para a noite o tempo seca e melhora na maioria das regiões, inicialmente pelo Sudoeste, firmando na maior parte do Estado até o fim deste sábado.
No Norte e no Nordeste gaúcho, contudo, alguns pontos ainda podem ter chuva forte localizada na segunda metade do dia. A temperatura declina e cai mais acentuadamente à noite, quando ocorrem as mínimas deste sábado, antecedendo madrugada de domingo típica de inverno em várias cidades do Estado.
Em Porto Alegre, o tempo será chuvoso neste sábado. Os termômetros devem registrar entre 13°C e 23°C. Bagé deve registrar a mínima no Estado, 7°C.
Temporais provocam mortes e transtornos

O temporal de final da tarde desta sexta-feira causou uma série de transtornos e duas mortes no Estado. No Vale do Taquari, um agricultor de 67 anos morreu após a queda de um Galpão, em Fazenda Vilanova, no final da tarde. Um pouco depois, em Sapucaia do Sul, um homem morreu depois de levar um choque causado por um fio de alta tensão que caiu por causa das chuvas. O aeroporto Salgado Filho ficou fechado para aterrisagens das 17h37min às 18h14min.
Em Porto Alegre, a forte chuva causou uma série de transtornos. Dezenas de milhares ficaram sem energia elétrica na Capital – e 200 mil em todo o Estado – em razão da tempestade. Postes e árvores caíram nas ruas prejudicando o trânsito. Uma das árvores caiu por sobre um carro na rua Barão do Amazonas, no bairro Petrópolis. Outro veículo foi abandonado parcialmente submerso na zona Norte.

Vento interrompe espetáculo de circo
O vento associado a forte chuva derrubou parte da lona que cobria a praça de alimentação do Circo Vostok, que está instalado na avenida Edvaldo Pereira Paiva, próximo ao Parque Harmonia, na região Central de Porto Alegre. A estrutura principal não foi afetada. No momento, era realizada uma apresentação para cerca de 70 pessoas.

Feriadão lota Rivera e deve gerar R$ 1 milhão para freeshops

Nos freeshops maiores , o tempo de espera 
na fila do caixa não baixava de uma hora
Foto:Miguel Angelo Pereira Araújo / Especial
O dólar baixo combinado aos dias de folga do feriadão prolongado levou milhares de turistas a todos os pontos de freeshops, principalmente Rivera, o maior centro de compras. A Associação dos Freeshops da cidade estima que, durante o feriado, as mais de 70 lojas vendam cerca de R$ 1 milhão em mercadorias.
Principal avenida de Rivera, a Sarandi esteve lotada desde quinta-feira. Nos freeshops maiores, o tempo de espera na fila do caixa não baixava de uma hora. Turistas de todos os lugares do Estado vêm em busca dos importados com preço acessível. Lideram o ranking dos artigos mais procurados, vinhos, eletrônicos e perfumes. De Bento Gonçalves, a médica Aline Lazzari, 34 anos, veio em busca de vinhos, perfumes e roupas.
— Saí com meu marido ontem de noite de Bento e meus pais já estavam aqui. Os preços estão bons, vale a pena a viagem, tem que aproveitar — disse a turista, enquanto escolhia roupas acompanhada da mãe, Salete Santa Rosa.