11 junho 2010

Empresário e namorada são libertados após sequestro no norte do RS

Um empresário e a namorada dele foram vítimas de sequestro e prestaram depoimento, por volta das 11h de hoje, na Delegacia de Polícia Civil de Tenente Portela, no norte do Estado. Os nomes das vítimas estão sendo mantidos em sigilo pelos policiais que estão envolvidos na caçada aos sequestradores na região.
O casal foi tomado como refém no entardecer de quarta-feira, segundo a delegada regional de Três Passos, Cristiane de Moura e Silva. A família procurou a Polícia dizendo que os sequestradores estavam exigindo R$ 30 mil para libertar os dois. Foi realizada uma negociação e o preço do resgate baixou em 50%.
No final da noite de quinta-feira, a namorada do empresário foi libertada. Já ele foi libertado na manhã de hoje. O empresário tem marcas de agressão. O motivo do sequestro teria sido uma dívida dele.
Na manhã de hoje, Zero Hora conversou com um irmão da vítima, que tinha acabado de encontrá-lo. Sem dar detalhes, o irmão contou que o empresário tem ferimentos na cabeça provocados por coronhadas.

Defensor espanhol pede que Sanfelice aguarde extradição em liberdade

Recapturado no início de maio na Espanha, Luiz Henrique Sanfelice pode aguardar o julgamento do processo de extradição em liberdade caso a Justiça daquele país acate pedido feito pelo advogado Agustín Díez del Blanco, uma espécie de defensor público designado pelo Estado para o caso.
O pedido de soltura deve ser julgado em um mês por um colegiado formado por três magistrados, segundo a advogada Gabriela Michaelsen, que defende Sanfelice na esfera de execução da pena. O processo de extradição pode levar até dois anos para ser apreciado. O condenado quer cumprir a pena na Europa, já que possui cidadania espanhola, mas o Ministério da Justiça solicitou seu retorno ao Brasil.
Sanfelice foi condenado pela morte da mulher, a jornalista Beatriz Helena de Oliveira Rodrigues, ocorrida em 12 de junho de 2004, em Novo Hamburgo. Mais de dois anos depois do crime, Sanfelice foi condenado a 19 anos e três meses de prisão, por homicídio triplamente qualificado
Em 10 de abril de 2008, ele fugiu de um albergue do regime semiaberto situado junto ao Presídio Regional de Novo Hamburgo. Localizado perto de Sevilha no mês passado, está preso no Complexo Penitenciário Madri V, na cidade de Soto del Real, nos arredores da capital espanhola.

Adolescente americana que desapareceu em volta ao mundo é encontrada

Um avião australiano encontrou nesta sexta-feira Abby Sunderland, a americana de 16 anos que desapareceu no Oceano Índico durante uma tempestade enquanto tentava dar a volta ao mundo em um veleiro.
— Ela está bem, seu barco está flutuando — declarou o pai de Abby, Laurence Sunderland, à rádio nacional australiana.
A família da adolescente alugou um avião de passageiros para encontrar Abby, que acabou sendo localizada a 3,7 mil quilômetros ao oeste da cidade australiana de Perth. Abby Sunderland partiu em janeiro passado do estado americano da Califórnia e, após percorrer a costa oeste da América e contornar o Cabo Horn, atravessou o Oceano Atlântico sem parar até a Cidade do Cabo, na África do Sul, onde fez no sábado uma escala técnica para reparos em sua embarcação.
Dali, partiu rumo ao Índico, mas na quinta-feira perdeu o contato via satélite com sua família. Depois, ativou manualmente dois sinais de auxílio. Seu pai revelou que o barco tinha perdido o mastro.
As autoridades australianas tinham emitido um alerta sobre as condições da região à qual Abby se dirigia, com ventos de 90 km/h e ondas de até seis metros de altura.

"Inovações trazidas pela lei não alteram o processo eleitoral", diz ministro sobre Ficha Limpa

Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concluíram hoje que a Lei Ficha Limpa vale já para a eleição deste ano. De acordo com a lei, os políticos que forem condenados por tribunais estão impedidos de disputar um cargo eletivo.
O TSE chegou a esse entendimento durante o julgamento de uma consulta do senador Arthur Virgílio (PSDB-AM). O parlamentar perguntou se uma lei sobre inelegibilidades aprovada até 5 de julho deste ano poderia ser aplicada na eleição de outubro. Cinco de julho é o prazo para o registro das candidaturas.
— A lei tem aplicação na eleição de 2010 — respondeu o relator da consulta, ministro Hamilton Carvalhido, que foi seguido por cinco de seus seis colegas de tribunal.
O ministro ressaltou que a lei excluiu das disputas apenas os políticos condenados por tribunais e não os que respondem a inquéritos e processos ou que ainda estão recorrendo de decisões individuais de juizes.
No julgamento, a maioria dos ministros do TSE concluiu que a Lei Ficha Limpa foi aprovada antes das convenções, não provocou mudanças no processo eleitoral e, portanto, não seria necessário esperar um ano para começar a aplicá-la.
Há uma jurisprudência consolidada, baseada na Constituição Federal, segundo a qual modificações no processo eleitoral têm de ser aprovadas com pelo menos um ano de antecedência.
— As inovações trazidas pela lei não alteram o processo eleitoral — afirmou Carvalhido.
— Essa lei não tem finalidade casuística. A cláusula vedadora (à aplicação da lei antes de esperar o prazo de um ano) é categórica — afirmou a ministra Cármen Lúcia, que também votou a favor da aplicação da regra na eleição deste ano.
O ministro Marco Aurélio Mello votou contra:
— O processo eleitoral está em pleno curso — concluiu.
O ministro Marcelo Oliveira ressaltou que o assunto deverá no futuro ser discutido pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Antes que os ministros votassem, a vice-procuradora geral eleitoral, Sandra Cureau, defendeu a aplicação da Lei Ficha Limpa na eleição deste ano. Ela afirmou que a lei é resultado de um movimento da sociedade, que não suporta mais os escândalos na política.
— Está ligado a insatisfação popular e a vontade popular de mudar, de que tenhamos daqui para frente candidatos que sejam capazes de exercer seus mandatos sem se envolver em escândalos — afirmou.
— Entendo que não é um projeto que mereça ser protelado para eleições futuras. Precisa imediatamente atender aos anseios do povo brasileiro — completou.

Convenção oficializa candidatura de Marina Silva à presidência

Os integrantes da Executiva Nacional do Partido Verde aprovaram por volta de 12h30min a candidatura da Marina Silva e de Guilherme Leal à presidência da República. A senadora (PV-AC) foi a primeira a ter sua campanha oficializada durante convenção partidária, que ocorreu nesta quinta-feira, em Brasília.
Sua entrada no auditório do Centro de Convenções Brasil 21 terá um intenso significado político e emocional: para dar o sim ao Partido Verde, precisou vencer fortes dúvidas de consciência - tamanha a gratidão que tem pelo PT e pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do qual se sentia devedora.
Dívidas políticas à parte, porém, a senadora acreana acabou cedendo ao que considerava mais importante para o País: levar para a disputa presidencial sua cruzada pelo desenvolvimento sustentável, que pregou, sem muito sucesso, nos seus cinco anos e meio como ministra do Meio Ambiente.
Além disso, acredita que a batalha eleitoral vai lhe devolver, aos 52 anos, o encanto que perdeu pelo Senado. Sob os holofotes nacionais que lhe trará a candidatura, poderá cobrar da ex-ministra Dilma Rousseff (PT) as posições que adotou, segundo ela, contrárias à causa ambiental e que a levaram a deixar o governo Lula em maio de 2008. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Após morte de bisneta, Mandela não assistirá à primeira partida da Copa na África

O líder sul-africano Nelson Mandela declarou, através da fundação que leva seu nome, que não assistirá à cerimônia de abertura e à primeira partida da Copa do Mundo nesta sexta-feira. Mandela se disse muito afetado pela morte de sua bisneta, Zenani Mandela, de 13 anos, em um acidente de trânsito. 

Zenani retornava da festa que marcou a abertura da Copa, no bairro de Soweto, em Joanesburgo, quando o carro em que ela estava teria capotado. Nenhuma das outras pessoas que estavam no veículo sofreu ferimentos. Segundo agências internacionais de notícias, o motorista estaria embriagado e foi detido logo após o acidente.