Um avião australiano encontrou nesta sexta-feira Abby Sunderland, a americana de 16 anos que desapareceu no Oceano Índico durante uma tempestade enquanto tentava dar a volta ao mundo em um veleiro.
— Ela está bem, seu barco está flutuando — declarou o pai de Abby, Laurence Sunderland, à rádio nacional australiana.
A família da adolescente alugou um avião de passageiros para encontrar Abby, que acabou sendo localizada a 3,7 mil quilômetros ao oeste da cidade australiana de Perth. Abby Sunderland partiu em janeiro passado do estado americano da Califórnia e, após percorrer a costa oeste da América e contornar o Cabo Horn, atravessou o Oceano Atlântico sem parar até a Cidade do Cabo, na África do Sul, onde fez no sábado uma escala técnica para reparos em sua embarcação.
Dali, partiu rumo ao Índico, mas na quinta-feira perdeu o contato via satélite com sua família. Depois, ativou manualmente dois sinais de auxílio. Seu pai revelou que o barco tinha perdido o mastro.
As autoridades australianas tinham emitido um alerta sobre as condições da região à qual Abby se dirigia, com ventos de 90 km/h e ondas de até seis metros de altura.