04 abril 2010

Distrito Moveleiro vai avançar

A Câmara de Vereadores aprovou por unanimidade na segunda-feira, 29, em sessão ordinária, o projeto de lei enviado pelo Poder Executivo, que promove alterações no Plano Diretor de Santa Rosa. Uma das alterações viabiliza técnica e legalmente a implantação definitiva do Distrito Industrial Moveleiro em área de 10 hectares já adquirida pelo Governo Municipal, mediante o pagamento de R$ 400 mil. O resultado da votação terminou com uma longa polêmica em torno do assunto.
Ronaldo Cesar Darós, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, explicou que com a aprovação da nova lei, a Prefeitura retomará imediatamente o processo de licenciamento junto à Fepam. A lei anterior estabelecia que numa área de 500 metros distantes de distritos industriais e indústrias não poderiam ser construídos prédios para moradia. A partir das alterações, toca ao órgão fiscalizador definir a chamada cortina verde, que separa uma área industrial de uma residencial. Na ampliação do Distrito Industrial metal mecânico, para citar como exemplo, a Fepam estabeleceu 10 metros de distância para a cortina vegetal.
Mohamad Hamoui, secretário do Planejamento, acrescentou: "o município parte em busca das três etapas de licenças, a prévia, a de instalação e a de operação. Com a primeira concedida, já poderemos elaborar o projeto de arruamento, tamanhos dos terrenos e demais questões ligadas à infraestrutura".
Pelo menos 15 indústrias já formalizaram junto à Prefeitura interesse de se instalar no Distrito Moveleiro. Os dois secretários arriscam uma estimativa sobre a primeira manifestação da Fepam: "creio que dentro dos próximos quatro meses poderemos avançar nas próximas etapas", projetou Darós, com a concordância cautelosa de Mohamad.

Gripe A: começa segunda-feira vacinação para pessoas de 20 a 29 anos

A terceira etapa da estratégia nacional de imunização contra a Influenza H1N1 (Gripe A), começa na segunda-feira e vai até 23 de abril. Serão imunizados adultos saudáveis dos 20 anos 29 anos.
No Rio Grande do Sul, são 1.861.144 pessoas dentro da faixa etária, o que corresponde a aproximadamente 37% dos cerca de cinco milhões de gaúchos que serão imunizados.
Dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), da Divisão de Vigilância Epidemiológica do Estado, indicam que dos 8.216 casos notificados no Rio Grande do Sul ano passado, 1.513 (18,4%) foram adultos nesta faixa etária.
A população saudável foi incluída entre os públicos alvos pois o Brasil decidiu ir além da recomendação do Organização Mundial de Saúde (OMS), que era de era vacinar apenas os quatro grupos que apresentaram maior risco (trabalhadores de saúde, gestantes, população indígena e pessoas com doenças crônicas preexistentes). Nas Américas, além do Brasil, apenas Estados Unidos e Canadá adotaram essa iniciativa, demonstrando assim, o esforço brasileiro em vacinar a maior quantidade de indivíduos com risco de desenvolver formas graves ou morrer por esta doença.
As grávidas, doentes crônicos (exceto idosos) e crianças de seis meses e menores de dois anos que ainda não receberam a dose poderão procurar os postos de vacinação durante esta terceira etapa. Todas as gestantes, independentemente do período de gestação, devem se vacinar. As mulheres que engravidarem após o fim dessa etapa poderão se imunizar nas fases seguintes.
Próximas etapas:
3ª etapa (5 a 23 de abril):
Adultos saudáveis de 20 a 29 anos
4ª etapa (24 de abril a 7 de maio)
Pessoas com mais de 60 anos vacinam-se contra a gripe comum. Aqueles com doenças crônicas também serão vacinados contra a H1N1. Nesse caso a vacinação é simultânea, em braços diferentes
5ª etapa (10 a 21 de maio)
Adultos saudáveis de 30 a 39 anos

Chuva não vem, Vettel passeia na Malásia e Massa é o novo líder do campeonato

A tão esperada tempestade tropical na Malásia não veio e, finalmente, após duas corridas com problemas, a RBR pôde fazer seu passeio de domingo na Malásia. Com facilidade, Sebastian Vettel superou o companheiro Mark Webber ainda na largada e rumou, sem ser ameaçado, para sua primeira vitória na temporada. O australiano, seu companheiro de equipe, chegou na segunda posição. Nico Rosberg, da Mercedes, completou o pódio, em terceiro. Mas quem se deu bem na corrida foi Felipe Massa. Com o sétimo lugar, o brasileiro assumiu a liderança do campeonato com 39 pontos, dois à frente de Fernando Alonso, que teve o motor quebrado na penúltima volta.
Se a briga na ponta foi gelada, os pilotos da McLaren e da Ferrari fizeram uma excelente corrida de recuperação e conseguiram suas vagas na zona de pontuação. Lewis Hamilton, com um carro com mais velocidade nas retas de Sepang, conseguiu evoluir rapidamente, e terminou em sexto. Entretanto, ele teve de segurar uma branda pressão do brasileiro nas voltas finais.
Jenson Button foi superado por Felipe Massa, mas resistiu bravamente aos ataques de Alonso na parte final da corrida. O inglês da McLaren conseguiu a oitava posição. O espanhol, no entanto, sofreu com problemas na redução de marchas em seu câmbio desde a metade da corrida e acabou fora da prova com a falha mecânica em seu motor Ferrari.
Rubens Barrichello teve problemas na largada com seu Williams e perdeu muitas posições. Ele terminou a corrida apenas em 12º, com um carro muito ruim nas retas. Já Lucas di Grassi (14º), da VRT, e Bruno Senna (16º), da Hispania, conseguiram terminar uma corrida pela primeira vez na temporada de estreia na Fórmula 1.

Dilma sobe 4 pontos e encosta em Serra, diz Vox Populi

Uma nova pesquisa de intenção de voto para a Presidência da República da Vox Populi, encomendada pela TV Bandeirantes e divulgada na noite deste sábado, mostrou que José Serra, pré-candidato do PSDB, lidera a corrida com 34% das intenções de voto. Dilma Rousseff, do PT, aparece com 31%, seguida de Ciro Gomes (10%) e Marina Silva (5%). Votos nulos e brancos somam 7%, enquanto 13% não souberam ou não quiseram responder.
A pesquisa avaliou ainda um cenário sem Ciro na disputa. Nesse caso, Serra fica com 38% e Dilma, com 33%. Na pesquisa anterior do Vox Populi, feita em janeiro, Serra aparecia com os mesmos 34% no cenário que também incluía Ciro Gomes. Já a pré-candidata do PT tinha 27% das preferências.
A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 7337/2010. A sondagem ouviu 2 mil pessoas nos dias 30 e 31 de março e tem margem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos. Não foram divulgadas simulações de segundo turno.

Apartamento da filha do presidente Lula é invadido

O apartamento da filha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Lurian Silva, foi invadido na noite de sexta-feira, por volta das 20h30min. Ela estava em casa, sozinha, fazendo exercícios, e não percebeu o arrombamento. Os ladrões levaram um notebook e alguns objetos pessoais. Os filhos de 5 e 12 anos estão em São Paulo.
Logo depois de perceber a invasão, Lurian acionou a sua equipe de segurança. Cerca de 10 agentes do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) são os responsáveis pela segurança da filha e dos netos do presidente em Florianópolis.
O apartamento de Lurian fica no Bairro Itaguaçu, região Continental de Florianópolis. Neste sábado à tarde, técnicos do Instituto Geral de Perícia (IGP) da Polícia Civil estiveram no apartamento para colher vestígios. A polícia não divulga nenhuma informação sobre o caso.