02 outubro 2012

Diretores de escolas públicas se preparam para intercâmbio nos EUA

24 estados mais o Distrito Federal serão representados
por um diretor
Com o objetivo dos vencedores da etapa estadual do Prêmio Gestão Escolar terem um melhor aproveitamento da viagem de intercâmbio para os Estados Unidos, o Consed juntamente com a Embaixada Americana promoveu encontro de preparação em Brasília nos dias 26 e 27 de setembro.

Os diretores terão a oportunidade de tirar todas as dúvidas sobre a viagem e também de participar de palestras com aspectos comparativos entre o sistema educacional nos EUA e no Brasil, e aproveitaram a ocasião para conhecerem os pontos turísticos de Brasília.

O intercâmbio está programado para os dias 10 de outubro a 4 de novembro, e os primeiros dias de estadia serão em Washington D.C , onde o grupo participará do Seminário sobre Gestão e Lideranças Escolares com diretores dos Estados Unidos, Portugal, Tailândia e Argentina.

Nos dias seguintes, os diretores brasileiros serão divididos para que visitem outros estados, onde serão recebidos por um diretor americano que retribuirá a visita no próximo ano, para conhecer as boas práticas da gestão educacional brasileira. Entres os estados que serão visitados estão Arizona, Texas, Minnesota, Illinois, New York e California.

24 estados mais o Distrito Federal serão representados por um diretor. No retorno ao Brasil, os 25 diretores participarão, ainda, da cerimônia de entrega do Prêmio Gestão Escolar – Escola Destaque Brasil, previsto para o dia 5 de novembro, em São Paulo. Até a última premiação, 277 diretores já realizaram a viagem de intercâmbio aos Estados Unidos, agora serão 302.

Granizo atinge Santo Cristo, RS, por quatro vezes em dois dias

Cidade foi atingida por cinco rajadas de granizo
(Foto: Emerson Bernardi/Prefeitura de Santo Cristo)
O município de Santo Cristo, no Noroeste do Rio Grande do Sul, foi atingido por quatro rajadas de chuva de granizo entre a noite desta segunda-feira (1) e a manhã desta terça-feira (2), de acordo com a assessoria de comunicação da Prefeitura Municipal. O fenômeno não foi intenso a ponto de destelhar casas, mas perfurou lonas de residências que haviam sido danificadas na chuva do último dia 19 e ainda não foram restauradas.

A rajada mais forte foi registrada às 19h30min de segunda. Quedas de granizo mais fracas ocorreram às 23h10min e às 2h de terça-feira. Por volta das 8h25, uma nova rajada atingiu o município, com menos força que as anteriores. Algumas casas ficaram alagadas porque as pedras de gelo entupiram as bocas de lobo.

Ainda segundo a prefeitura, as rajadas foram acompanhadas de uma chuva de até 100 mm. Parou de chover sobre a cidade por volta das 11h15, mas o céu seguia com nuvens carregadas por volta das 12h. A Defesa Civil Municipal está em alerta para a possibilidade de outros temporais ao longo do dia.

Também no noroeste gaúcho, uma escola de Santo Ângelo teve as aulas suspensas após ter ficado completamente alagada devido à chuva que cai desde segunda no município. O telhado foi destruído por uma chuva de granizo há duas semanas e ainda não havia sido consertado.

Na Fronteira Oeste foi registrada chuva de granizo na madrugada. No entanto,o fenômeno foi fraco e não causou estragos. De acordo com o Corpo de Bombeiros de Uruguaiana, a chuva com pedras pequenas ocorreu na área central do município por cerca de cinco minutos. "Nem chegou a fazer riscos nas tinturas dos carros", disse ao G1 o soldado Jonni Santos.

Após empate emocionante, Intelli garante título histórico da Liga

Falcão fez o terceiro (Créditos: Ass.Imprenssa da Intelli)
Um título histórico para entrar na história de Orlândia (SP), com direito a um empate emocionante. A ADC Intelli/Orlândia, time da cidade paulista, conquistou o título inédito de campeão da Liga Futsal 2012, na noite desta segunda-feira (1º/10). O palco da final foi a Arena Olímpica João Mambrini, em São Sebastião do Paraíso (MG). Não faltou emoção para o torcedor presente, que lotou a praça esportiva e viu em quadra Intelli e Krona/Joinville/Dalponte (SC) até o último segundo para garantir o título. No fim, o placar em 4 a 4 deixou a taça com os paulistas, que haviam conquistado a vantagem do empate após levarem a melhor no primeiro jogo da final, em Joinville.

A Intelli iniciou o jogo apostando em administrar a vantagem, tocando a bola e deixando o tempo passar. Assim, a Krona acabou tomando a iniciativa e chegou com perigo aos 5 minutos. Café recebeu na entrada da área, girou e finalizou buscando o ângulo esquerdo de Guitta, mas a bola foi para fora.

No lance seguinte o tricolor fez a festa. Neto cobrou falta com jogada ensaiada, rolando para Ricardinho acertar o canto e abrir o marcador. Os paulistas responderam com Ciço. O fixo partiu para cima da marcação de Thiago Carioca, conseguiu fazer a finta e bater cruzado. A bola ainda desviou no meio do caminho, mas Tiago, atento, fez uma grande defesa.

A procura pelo empate esbarrou mais uma vez no goleiro da Krona aos 9 minutos. De longe, Ciço soltou uma bomba com endereço certo, porém, Tiago faz mais uma boa intervenção, salvando os tricolores.

Pressionado, o time de Joinville soube manter a calma e encontrou o segundo gol. Aos 10 minutos, Tiago fez lançamento preciso para André, que ajeitou de calcanhar para Café aparecer livre e só ter o trabalho de tirar do alcance de Guitta.