23 fevereiro 2012

Aprovado requerimento de Classmann que debaterá a cadeia do leite no RS

Classmann: "Vamos buscar o diferencial para 
aumentarmos a produtividade" (Foto: Viviane Dreher) 
Por dez votos favoráveis, a Comissão de Agricultura Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa (CAPC) aprovou, nesta quarta-feira (23/03), o pedido de audiência pública que debaterá a cadeia produtiva do leite no Estado, proposto pelo líder da bancada do PTB, deputado Aloísio Classmann. O parlamentar, que é vice-presidente da CAPC, comemorou a decisão. "O RS é um grande produtor de leite, mas ainda temos muito trabalho pela frente para aumentarmos a produtividade, buscando investimentos em sanidade, manejo e melhoramento genético", afirmou.
A iniciativa de propor o debate é resultado da viagem realizada pela missão gaúcha à Galícia, na Espanha, no mês de janeiro, da qual Classmann fez parte. A região é considerada uma das maiores produtoras de leite e produtos lácteos do mundo, reconhecida pela tecnologia aplicada. Segundo o deputado, a produção láctea na localidade espanhola supera os 33 litros vaca/dia, enquanto no Estado o número é de 7,5 litros. "Na região Noroeste, por exemplo, cada animal produz, em média, 15,5 litros por dia. Temos condições de aumentar estes índices, buscando o diferencial alcançado pelos espanhóis para dobrar a produtividade em dois ou três anos", destacou o líder petebista.
Classmann também já encaminhou requerimento para mais duas audiências, a serem realizadas durante a programação da Feira Exposição, Industrial, Comercial e Agropecuária (Feicap), de Três Passos, em 20 de abril, e da Feira Nacional da Soja (Fenasoja), em Santa Rosa, no dia 4 de maio.

Palestras da Secretaria de Educação abrem período letivo

Ontem, dia 22, ocorreu na AABB, uma palestra com Clarisse 
Leal /Foto: Ramone Pacheco
Para motivar os professores da rede municipal a iniciar o período letivo de uma maneira diferente, a Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, promoveu duas palestras com especialistas da área pedagógica.
Ontem, dia 22, ocorreu na AABB, uma palestra com Clarisse Leal, pedagoga empresarial, psicóloga e pós-graduada em Recursos Humanos, que já realizou inúmeras palestras no Brasil e exterior.
A atividade foi realizada para professores das Escolas Municipais de Ensino Fundamental e abordou a alegria de ser e pertencer, pois segundo Clarisse, conseguir as coisas é só questão de treinamento mental.
Já no dia 10 o público da palestra ministrada pela doutora Iara Caierão foram os professores das Escolas Municipais de Educação Infantil, que ouviram atentamente sobre os principais aspectos da educação, se destacando o envolvimento, comprometimento e empenho dos professores.
Nestas duas atividades, a secretária de Educação, Maria Elena Naressi, convidou cada professor presente para empregar ao máximo suas qualidades de educadores durante o ano letivo, para que os alunos possam ter o melhor aproveitamento possível. “Com a soma de atitudes e habilidades de cada um, queremos o melhor para os professores e alunos”, destaca.
Para o prefeito em exercício, João Mella Neto, estas palestras serviram para dar uma motivação maior aos professores, para que estes possam transmitir aos alunos a satisfação que possuem em ensinar.

Adequação da Hotelaria no HSVP

Quarto privativo do HSVP
O Hospital São Vicente de Paulo de Três de Maio, pertencente a Rede Verzeri, visando a melhoria da comodidade e bem estar de seus pacientes, fez reformas nos quartos da unidade B, de acordo com as normas da Anvisa, RDC 50/2002. Sendo 10 leitos semiprivativos, 7  privativos.
Todos os leitos possuem climatização, sistema de campainha Viva Voz, internet e TV LCD. Os leitos semiprivativos possuem banheiro, cama e poltrona hospitalar (para acompanhante). No leito privativo o paciente tem a sua disposição banheiro, cama e poltrona hospitalar e sofá. E também tem um leito privativo disponível para procedimentos de cirurgias bariátricas (obesidade) com o espaço do quarto adaptado, cama hospitalar elétrica, banheiro com barras de ferro, sendo todo projetado para melhor recebe-lo.
Os leitos foram projetados visando o bem estar do paciente, por esta razão o equilíbrio das cores usadas nas paredes e piso, sendo claras e suaves, para transformar o ambiente hospitalar deixando-o leve e acolhedor. Para o paciente e seu acompanhante se sentirem bem mesmo estando em um ambiente hospitalar, tal como se estivesse em um hotel ou no ambiente da sua casa, o que favorece o bem estar e uma recuperação mais eficiente e rápida.
A rouparia usada é personalizada, com o nome e a logo do Hospital São Vicente de Paulo. As camas e poltronas hospitalares são novas, para o melhor conforto do paciente e do seu acompanhante, ambos poderão ter uma ótima noite de sono e descanso.
Quarto semi-privativo do HSVP
Cada paciente terá um Técnico em Enfermagem responsável por todo o seu atendimento e cuidados de Enfermagem desde a verificação dos sinais vitais (pressão arterial, temperatura, pulso e respiração), administração de medicamentos, banho, verificação de soro. Os Técnicos de Enfermagem atuam sob a supervisão de um Enfermeiro 24hs.
Esta unidade está disponível para os planos de saúde Unimed, Ipe, Casi, Cabergs, Saúde Caixa, Saúde Bradesco, Correios e particular.
Na unidade B também consta 11 apartamentos que serão reformados numa segunda etapa. O HSVP investe e melhorias no atendimento e nas acomodações para que seus pacientes saião satisfeitos com os serviços prestados.

Classmann é o novo Líder do Governo na Câmara Municipal

O Vereador Alexandre Classmann integra a bancada do PTB
O vereador Alexandre Classmann (PTB) é o novo líder do governo municipal na Câmara. O parlamentar aceitou a responsabilidade de intermediar assuntos de interesse dos poderes Legislativo e Executivo, sendo o elo entre os dois poderes.
Classmann terá difícil missão, pois em ano de eleições municipais, culturalmente os ânimos das bancadas governistas e de oposição ficam mais acirrados.
O novo líder do governo falou da importância do diálogo, da aproximação e das responsabilidades de cada edil: - Mesmo não sendo um cargo efetivo, a liderança entre os colegas vereadores governistas é sim uma tarefa de extrema responsabilidade e importância. A busca pelo entendimento, referente aos diversos assuntos discutidos na Câmara, é indispensável para a população de Três de Maio. Foi justamente por isso que aceitei fazer esta ponte, entre prefeito Casali e colegas vereadores, para dar continuidade ao trabalho que fazemos pela cidade e também pelo compromisso perante a sociedade trêsmaiense.

Finalizada a oficina de Informática para novos estudantes da SETREM

Na sexta-feira, dia 17, encerraram-se as aulas da oficina 
gratuita de Informática 
Inscritos nos Cursos Técnicos e no Jovem Aprendiz concluíram o mini-curso que foi disponibilizado através do Programa de Inclusão Digital
Na sexta-feira, dia 17, encerraram-se as aulas da oficina gratuita de Informática para os inscritos nos Cursos Técnicos da SETREM e no Jovem Aprendiz para este ano. A atividade teve o objetivo de preparar os novos estudantes da Instituição para a rotina de estudos e apresentar novos conhecimentos que serão trabalhados ao longo do semestre
Os 32 participantes tiveram a oportunidade de trabalhar, durante as 20 horas/aula, com os seguintes conteúdos: Introdução à Informática, Microsoft Word, Internet e Inovações Tecnológicas, disponibilizado através do Programa Inclusão Digital.
O Programa oferece o aprendizado de cinco níveis de conhecimento em Informática, e realiza atividades durante o ano inteiro. Os interessados precisam inscrever-se no Centro de Tecnologia da Informação da SETREM.

Curso Técnico de Manutenção Automotiva da SETREM realiza café da manhã com empresários do ramo

O Curso Técnico em Manutenção Automotiva dispõe de 40 vagas 
Com o objetivo de expor o funcionamento do Curso Técnico em Manutenção Automotiva e de aproximar os empresários do setor automotivo da temática que será desenvolvida, a SETREM realizou um café da manhã na sexta-feira (17), para os empresários do setor mecânico automotivo regional e a imprensa.
O diretor geral da SETREM, Flávio Magedanz, destacou o pioneirismo do curso que será o primeiro da região Noroeste a formar técnicos para integrar um mercado carente de profissionais capacitados e que oportuniza crescimento financeiro.
A coordenadora dos Cursos Técnicos da Instituição, Maidi Dalri, comentou que uma das propostas do novo curso é de qualificar o setor: “Para isso, o apoio das empresas será fundamental já que, com esta parceria, a região Noroeste poderá se tornar um pólo mecânico automotivo”.
Além das lições teóricas e práticas que serão desenvolvidas na oficina dentro do Campus SETREM, o coordenador do curso Ocimar Arnemann (Nego), chama atenção para os componentes curriculares que envolverão questões como o aprendizado em gestão de empresas, informática aplicada e aulas de inglês técnico.
O Curso Técnico em Manutenção Automotiva dispõe de 40 vagas e os interessados em fazer parte da primeira turma podem realizar suas matrículas a partir do dia 22 e estão abertas até quando houver vagas disponíveis. As aulas iniciam no dia 05 de março e ocorrem à noite, no Campus SETREM.

Número de mortos em acidente de trem em Buenos Aires sobe a 50

Feridos são retirados de vagões do trem acidentado nesta 
quarta-feira (22) em Buenos Aires  (Foto: Reuters)
O número de passageiros mortos na colisão de um trem contra a plataforma nesta quarta-feira (22) em   Buenos Airescapital da Argentina, subiu para 50 na madrugada desta quinta-feira (23), de acordo com o governo local. Há ainda 676 feridos, sendo cerca de 200 em estado grave.
Daniel Russo, da Defesa Civil, e Alberto Crescenti, chefe dos serviços de emergência da cidade, disseram que o número de vítimas pode subir. O acidente ocorreu às 8h36 locais (9h36 de Brasília), quando o trem estava cheio.
Os trabalhos de resgate continuavam durante a madrugada desta quinta. Pelo menos 20 ambulâncias foram enviadas ao local para resgatar as vítimas.
Mais de 15 horas depois do acidente, dezenas de pessoas continuam tentando localizar familiares e amigos que viajavam no trem acidentado.
Policiais e autoridades informaram que, possivelmente, a composição perdeu os freios e saltou dos trilhos na hora em que entrava na plataforma da estação, uma das mais movimentadas da cidade.

Superior Grêmio vence o Inter no Beira Rio e avança na Taça Piratini

Kleber incomodou a zaga colorada neste Gre-Nal 
(Foto: Wesley Santos/Futura Press)
Em grande noite de Kleber, autor de um dos gols, o Grêmio venceu o Inter por 2 a 1 nesta quarta-feira, no Beira-Rio, e ganhou o direito de enfrentar o Caxias pela semifinal da Taça Piratini. Léo Gago consolidou o triunfo gremista, enquanto Leandro Damião descontou. No jogo seguinte à demissão de Caio Júnior, e com técnico interino - Roger -, já que Vanderlei Luxemburgo será apresentado somente na manhã desta quinta, o Tricolor mostrou fome pela vitória e mostrou que no clássico gaúcho, o que mais vale é ser aguerrido. E o Gladiador incorporou esse espírito para sair como herói, em um Gre-Nal cheio de ingredientes.
Foi a primeira partida em que a defesa titular colorada foi vazada em Porto Alegre na temporada. O confronto do Tricolor pela semifinal será domingo, às 17h, no Centenário, já que o Caxias soma melhor campanha.
No Inter, o tempero girou em torno do nome de Oscar. O Grêmio ameaçava ingressar na Justiça alegando irregularidade na inscrição do jogador. Pelo lado vermelho, o clube se baseava no setor jurídico. O camisa 16 não só foi a campo, como surgiu como um dos atletas mais ovacionados pela torcida, no anúncio oficial da equipe.
Do lado azul, as atrações estavam dentro e fora de campo. O interino Roger escalou Gilberto Silva na zaga, na vaga de Douglas Groli, realocado ao banco. No meio, Souza iniciava pela primeira vez como titular. Recém-contratado, o técnico Vanderlei Luxemburgo optou por não ir ao Beira-Rio e assistiiu ao clássico pela TV, embora tenha participado da preleção, horas antes na concentração gremista.
- A conversa com o Luxemburgo foi bastante motivadora para todo o grupo. Vamos levar a campo tudo o que ele falou, ao pé da letra - entregou Marcelo Moreno, na chegada ao estádio.
Instantes antes de a bola rolar, o clima que se apresentava era de um Gre-Nal da paz. Dorival Júnior cumprimentou Roger e depois o preparador físico Paulo Paixão. Em pauta, brincadeiras e sorrisos sobre o resultado do carnaval carioca.