07 outubro 2011

Doze pessoas são presas por tráfico em Santa Rosa

Foto: Gelson Waier
Doze pessoas foram presas nesta manhã em Santa Rosa, durante a operação “Bares do Pó”, desenvolvida pela Polícia Civil. A operação, com a participação de 100 policiais, começou às 5h30min e realizou as prisões por tráfico e associação para o tráfico em cinco bairros: centro,  Timbaúva, Alto da Glória, Lajeado Ipê e Cruzeiro.
A operação teve o objetivo de coibir o tráfico de drogas em estabelecimentos comerciais, principalmente na região central de Santa Rosa. Foram seis meses de investigação da polícia que contou com vídeos autorizados pela justiça mostrando a venda de drogas em dois bares da cidade.  Na operação, quatro carros e três motocicletas foram apreendidos, além de eletrodomésticos e aparelhos celulares.
As pessoas detidas foram encaminhadas para o Presídio Estadual de Santa Rosa.

Pelé considera Porto Alegre uma das cidades mais adiantadas para a Copa

Pelé deixou claro que o Porto Alegre não pode ficar fora da Copa das 
Confederações
Crédito: Pedro Revillion
O embaixador honorário da Copa do Mundo de 2014, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, esteve presente na vistoria das obras do Beira-Rio nesta sexta-feira. O ex-jogador do Santos e da Seleção Brasileira destacou o esforço conjunto dos governos estadual e federal na conclusão da reforma do estádio para a Copa das Confederações e para o Mundial. "Das cidades mais importantes, São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre, a capital gaúcha é mais adiantada. O Beira-Rio talvez seja um dos primeiros estádios a ficar pronto para a Copa das Confederações", disse. "Todos sabem os problemas que a cidade paulista está enfrentando com a construção de uma nova arena", acrescentou. 
Anteriormente, quando esteve reunido com o governador do Estado, Tarso Genro, e com o Ministro do Esporte, Orlando Silva, no Palácio Piratini, Pelé já tinha sublinhado a importância da presença gaúcha na Copa das Confederações. "Essa obra tem que acontecer. Estamos aqui representando a presidência do País e sabemos que o Rio Grande do Sul, que é uma referência no futebol brasileiro, não pode ficar fora dessa competição." 
Pelé não escondeu a preocupação da imprensa em afirmar que a Copa do Mundo de 2014 corre o risco de não ser realizada no Brasil. "Estamos criando um volume de notícias que afirma que a Copa do Mundo não irá ocorrer. Vai ocorrer. O povo brasileiro tem que ter confiança nas coisas que estamos fazendo. Os impasses que estão ocorrendo são internos e serão resolvidos e é por isso que estamos aqui em Porto Alegre", esclareceu. 
O embaixador defendeu a ideia de que a Copa do Mundo é muito mais do que um torneio para o Brasil. "Essa competição é um benefício para todo o País. A nossa preocupação com Porto Alegre se justifica porque é uma cidade que receberá pessoas vindas do Uruguai e da Argentina durante o Mundial. Exatamente por isso que temos que estar juntos", disse Pelé.
Pelé pede paciência com a Seleção Brasileira
Pelé pediu paciência ao torcedor para com a Seleção Brasileira. "O que o Mano Menezes (técnico do Brasil) precisa é de tempo para montar a nossa equipe. A força do nosso País já ficou clara nos amistosos contra a Argentina, quando somente os jogadores que atuam aqui foram chamados. Esse problema que nós enfrentamos de ter que ganhar tudo já faz parte da rotina da Seleção. Nós temos condições de conquistar o Mundial e só precisamos de treinamento", disse. 
Como torcedor, Pelé se prepara para o Mundial de Clubes, competição que terá a participação do Santos, o atual campeão da Libertadores. O ex-jogador do Peixe recomendou que a equipe tenha atenção porque se trata de um torneio com mais de um jogo. "Todos querem que o Santos jogue contra o Barcelona na final, mas nós não podemos esquecer do exemplo do Inter. Será preciso vencer o primeiro jogo para garantir uma vaga na decisão", avisou.

Britânica pesca peixe-gato de 100 quilos na Espanha

Britânica pesca peixe-gato de 100 quilos / Foto: Reprodução The Sun / CP
Uma britânica de 28 anos fisgou um peixe de 100 quilos e quase 2,5 metros em rio da Espanha. Com a ajuda do namorado, Alexa Turness pescou um peixe-gato e bateu o recorde que era de outro britânico. 
O peixe era tão grande que a pescadora levou mais de meia hora  para tirar o animal da água. Depois de tirar fotos, ela devolveu o peixe ao rio. Ela entrou para a história como a mulher que pescou o maior animal marinho do mundo.

Entidades de Três de Maio serão contempladas com carne de gado irregular

A fiscalização é feita em propriedades das regiões de
São Luiz Gonzaga, Santa Rosa e Ijui
Em 11 dias de atividades na fronteira com a Argentina, no trabalho preventivo contra o ingresso da Febre Aftosa no Estado, a partir do comunicado da existência de um foco no Paraguai, fiscais da Secretaria Estadual da Agricultura já encontraram 308 bovinos em situação irregular.
A fiscalização é feita em propriedades das regiões de São Luiz Gonzaga, Santa Rosa e Ijui, A maior parte das irregularidades, constatadas a partir da fiscalização de 5.530 animais em 124 propriedades, deve-se a falta de documentação. A irregularidade resulta na aplicação de multa para o proprietário. Além disso, ele recebe o prazo de 48 horas para apresentar explicações sobre a procedência à Inspetoria Veterinária de seu município.
Conforme Paulo Cassol da Inspetoria Veterinária o Lar dos Idosos e a Apae de Três de Maio serão contemplados com a carne dos animais sem procedência que serão abatidos.

Programa Inclusão Digital SETREM torna-se tema de pesquisa acadêmica da UFSM

Larissa, realizou pesquisas com estudantes que já
participaram do Programa Inclusão Digital
Na sexta-feira dia 30, Larissa Medianeira Bolzan, mestranda em Administração da UFSM, realizou pesquisas com estudantes que já participaram do Programa Inclusão Digital.
No momento, conversou com a colaboradora do Programa Inclusão Digital SETREM, Janaina Aline Poersch, onde questionou sobre o funcionamento do programa. Janaina comenta que no ano de 2001, iniciou-se as atividades do programa. ‘O Programa Inclusão Digital é resultado de um grande esforço com o intuito de gerar oportunidade de acesso a informática. Em 2011 está completando 10 anos e já beneficiou em torno de 8.000 participantes de toda a região.

Entregue premiação do concurso cultural “Noroeste Farroupilha”

Ana Maria Baioto Gass
A poesia “Orgulho Gaúcho” garantiu à Ana Maria Baioto Gass, de Três de Maio, um Kit de chimarrão da Ervateira Vier. Com 37,29% dos votos em enquete disponível no site, a poesia venceu o concurso cultural Noroeste Farroupilha promovido pelo clicRBS Santa Rosa.
Ana retirou seu prêmio na sede da RBS de Santa Rosa, nesta quarta-feira.
Confira a poesia de autoria da tresmaiense:
Nascida no interior de Três de Maio
Criada por um gaúcho que ajudou na construção do nosso CTG,
Sócio e freqüentador assíduo do Tropeiros do Buricá
Durante toda sua vida.
Desde pequena aprendi a gostar das coisas do pago
Tomar gosto pelo chimarrão, pelo churrasco
Ouvir papai tocando sua oito baixos
E cantando músicas tradicionais.
Cresci em meio à tradição, indo em rodeios,
Assistindo gineteadas e vendo a gauchada
Com o mate passando de mão em mão
Famílias inteiras prestigiando o CTG
E perpetuando a tradição.
Hoje, já sou mãe e tenho uma filha
Pequena como eu um dia fui
Como eu, ela também gosta da tradição.
Faz parte da invernada e dança no CTG, mostrando toda sua graça
De prendinha gaúcha
Transmito a ela o que aprendi com meu pai
Ter amor por nosso Estado e pelas coisas do pago
Cultuar a tradição e respeitar os costumes
Sempre tendo amor por nossa querência amada
Dizendo em alto e bom tom: o quanto amamos o nosso Rio Grande.

Fábrica reconhece que embalagens de Toddynho continham detergente

Empresa divulgou nota oficial esclarecendo problema 
ocorrido após higienização de máquinas
Depois de admitir falha em envasamento de lote da linha Toddynho, a Pepsico detalhou na noite desta quinta-feira o que causou a intoxicação de dezenas de pessoas no Rio Grande do Sul. Conforme nota oficial, uma das linhas de produção embalou produto usado na limpeza das máquinhas, à base de água e detergente, no lugar do alimento achocolatado.
"Com base nas avaliações realizadas, foi identificada alteração no conteúdo de embalagens de 200ml de TODDYNHO® Original, com numeração L4 32, produzidas no dia 23 de agosto, no intervalo das 5h30min às 6h30min, com validade até 19/02/2012 em Guarulhos, São Paulo", explicou a nota oficial. Antes do lote ser embalado, as máquinas passaram por processo de higienização e uma falha de operação colocou a substância tóxica nas caixas. 
Conforme a Pepsico, os lotes foram imediatamente recolhidos, mas cerca de 80 embalagens chegaram ao mercado gaúcho. "A empresa também mobilizou imediatamente sua força de vendas para recolher as unidades com numeração L4 32 que estavam no mercado. Podemos afirmar que a grande maioria já foi recolhida", garante a companhia. 
A nota oficial acrescenta a recomendação para não consumir produtos do lote se tiverem sido adquiridos. A instrução é para contatar imediatamente o SAC da empresa, no telefone 0800-703-2222.

Encontro pelas Águas será realizado nesta sexta em Três de Maio

O objetivo da iniciativa é manter a água em quantidade e 
qualidade para os mais diferentes usos
Semana Interamericana da Água reforça a importância de se preservar os recursos hídricos existentes em nossa região. O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica dos rios Turvo, Santa Rosa, Santo Cristo promove amanhã o 8º Encontro pelas Águas em Três de Maio. O evento será na parte da tarde no “Balneário do Paulo”, situado nas proximidades da BR 472, próximo a Ponte Alta, na divisa do município de São José do Inhacorá e Boa vista do Buricá. 
O objetivo da iniciativa é manter a água em quantidade e qualidade para os mais diferentes usos.
O Comitê abrange 55 municípios, desde o Parque do Turvo, em Derrubadas até o município de Campinas das Misses e Porto Vera Cruz, possuindo 7 sub bacias principais que os rios deságuam diretamente no rio Uruguai, sendo eles o Turvo, Lajeado Grande, Buricá, Santa Rosa, Santo Cristo, Amandaú e Comandaí, sendo que em cada um possui uma cidade pólo com sua característica de desenvolvimento.