03 julho 2013

Policia Civil prende em flagrante mãe que teria enterrado seu bebê ainda vivo

Foto: DP de Dom Pedrito/divulgação
Nesta quarta-feira (03/07), policiais da Delegacia de Dom Pedrito, coordenados pela delegada Marina Machado, prenderam em flagrante uma mulher por homicídio qualificado. Conforme a delegada, pela manhã a Delegacia recebeu uma ligação do hospital local informando que uma jovem, aproximadamente 20 anos, havia dado entrada com sinais de parto recente. Ao ser questionada sobre a criança, a mulher negou-se a falar, o que causou estranheza aos médicos.

Diante das informações, dois policiais deslocaram-se até a residência da paciente para colher evidências, enquanto a delegada e outro policial foram até o hospital. Logo em seguida, a Autoridade Policial foi informada por seu agente que havia localizado enterrado o corpo de um bebê ainda vivo na ocasião. A criança foi levada até o hospital local e após transferida para o hospital da cidade de Bagé, onde faleceu por volta das 13h.

Segundo a delegada, a mãe da criança T.M.S. foi presa em flagrante por homicídio qualificado, uma vez que não há indícios de que ela tenha agido sob influência do estado puerperal. Após os procedimentos legais, a presa será encaminhada ao sistema prisional.

Coopermil Realizou Evento Projetando a Cooperativa para 2020

Coopermil Realizou Evento Projetando a Cooperativa para 2020
A Cooperativa Mista São Luiz realizou na ultima segunda-feira, dia 01 de julho, importante evento reunindo 84 de seus colaboradores com o objetivo de consolidar o Projeto Coopermil 2020.

A Coopermil, que tem desenvolvido intenso trabalho de estruturação e planejamento estratégico visando adequar sua estrutura de negócios e de colaboradores para os desafios que se apresentam, realizou no ultimo dia 01 de julho encontro onde realizou trabalho de
consolidação deste projeto.

Na oportunidade o presidente da Cooperativa, Joel Antonio Capeletti, fez uso da palavra e destacou a importância do trabalho dos colaboradores, seu profissionalismo e a qualificação cada vez maior dos mesmos para a concretização do projeto de Planejamento Estratégico da Cooperativa, que projeta a Coopermil para o ano de 2020 e as suas adequações e investimentos projetados neste crescimento. Na sua fala, Capeletti destacou os principais projetos que a Coopermil esta implementando no momento, como a abertura de novas unidades de funcionamento em Linha Acre – Candido Godói, Dr. Mauricio Cardoso e a Indústria de Processamento de Grãos em Cruz Alta e apresentou aos colaboradores presente os projetos que estão sendo desenhados para a Coopermil nos próximos anos visando tornar a Coopermil uma referencia estadual no Cooperativismo, baseado no espírito de ser a Coopermil uma cooperativa-empresa conhecida pela sua eficiência, solidez e credibilidade.

Melhores condições de vida para mãe e filho que moravam em uma estrebaria

Foto: Imagem reprodução RBS TV
Uma mulher em Santa Rosa, que tinha ido morar com o filho de 1 ano e meio em uma estrebaria, em péssima condições de higiene, em um quarto improvisado onde Daiane Mitiele Santos morava era para ser o local destinado aos animais,

O Conselho Tutelar foi acionado e acompanhou o caso que nesta semana, após uma audiência com o Juiz de Santa Rosa, Dr. Eduardo Busanelo, teve um desfecho bem mais satisfatório para a mãe e seu filho.

Segundo o Juiz, “a situação da Daiane é diferencia pois ela tinha um relacionamento estável com um senhor que acabou falecendo e ao voltar para casa não foi aceita pelos familiares, por isso surgiu esta questão relativa a sua moradia. Agora nesta última audiência que tivemos ficou então ajustado que ela voltará para o lar dos pais, morando em um quarto que é de sua irmã e tão logo que for possível a Secretaria de Habitação vai estudar a possibilidade de construir uma peça, um quarto para que ela possa morar juntamente com o seu filho”.

Além de um local melhor para morar, foi disponibilizado pela Secretaria de Educação e Juventude de Santa Rosa, uma creche para a criança.

“Nós disponibilizamos uma vaga na EMEI Crescer Feliz, na vila Jardim Petrópolis, onde teremos condições de dar uma boa assistência para a criança, pois na Creche Mãe Operária, onde ela pretendia colocar o filho, não há condições”, disse a Secretária de Educação e Juventude, Ivete Corrêa.

Daiane que não era beneficiária do Programa Bolsa família, teve o encaminhamento para se credenciar do programa. Ela também fará um curso profissionalizante no Senai, para inserção no mercado de trabalho.

Apesar das dificuldades as ações trouxeram melhorias. O CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), dará continuidade ao trabalho para orientar a jovem nos cuidados com o filho e também de melhorias no local onde ela vive.

TRE RS mantém condenação do vereador de Crissiumal Evanir Quanz Kraemer

Vereador já havia sido condenado em primeira instância 
(Foto: Arquivo/Guia Crissiumal)
O TRE RS não aceitou o recurso da defesa e manteve na tarde desta terça-feira, dia 02 de julho, a condenação do vereador de Crissiumal Evanir Quanz Kraemer do PSD.

Kraemer havia sido condenado em novembro no ano passado, em sentença da Juíza Maria Aline Casali Oliveira, inelegível pelo período de oito anos a contar das Eleições Municipais de 2012. Em dezembro a defesa do vereador conseguiu um efeito suspensivo, fazendo com que o mesmo pudesse ser diplomado e pudesse assumir sua cadeira no Legislativo.

O processo de nº 21923.2012.621.0091 tem denúncias representadas pelo Ministério Público e pelo Partido dos Trabalhadores por abuso do poder econômico, conforme matéria anterior do Guia Crissiumal (http://guiacrissiumal.com.br/noticias/27-11-2012-Juiza-Eleitoral-declara-o-Vereador-Evanir-Quanz-Kraemer-inelegivel-pelo-periodo-de-oito-anos).

O relator do TRE no julgamento desta terça-feira foi Dr. Ingo Wolfgang Sarlet. Mais uma vez Kraemer poderá recorrer da decisão, mas desta vez terá que se afastar do Legislativo assim que notificado pelo TRE local.

Programa proporciona retorno à faculdade

A oportunidade permite ingresso extravestibular nas
áreas de gestão, agronegócio, saúde, moda, 

tecnologia e educação
Está aberto até o dia 16 de agosto o prazo para as inscrições no Programa Aluno Especial SETREM, que viabiliza o ingresso extravestibular ao Ensino Superior para graduados que queiram retornar aos estudos e para os graduandos de qualquer Instituição de Ensino interessados em cursar disciplinas em áreas de seu interesse. O Aluno Especial SETREM permite ao candidato cursar até 10 disciplinas nos Cursos Superiores oferecidos pela Instituição.

Os portadores de diploma de graduação têm a possibilidade de ingressar regularmente no Ensino Superior, sem a realização de processo seletivo. No caso de estudantes com formação superior incompleta, estes devem prestar vestibular após a realização das disciplinas permitidas, caso queiram dar prosseguimento ao seu vínculo com o curso.

Os objetivos propostos pela SETREM, através do Aluno Especial, são possibilitar a atualização de conhecimentos nas mais diversas áreas e oportunizar aos egressos de cursos de graduação a possibilidade de cursar novas disciplinas oferecidas pela Faculdade. Esta modalidade visa atender demandas e necessidades do mercado e oportunizar a discussão de inúmeras temáticas no contato com um corpo docente altamente qualificado.

A Instituição oferece nove cursos superiores: Administração, Agronomia, Enfermagem, Engenharia de Produção, Pedagogia, Psicologia, Sistema de Informação, Tecnologia em Design de Moda e Tecnologia em Redes de Computadores. Os componentes curriculares cursados como aluno especial serão incluídos no Histórico Escolar da Graduação.

Para realizar a inscrição, os candidatos devem apresentar os seguintes documentos na Tesouraria do Campus: xerox da Carteira de Identidade, diploma e histórico escolar (somente para graduados) ou comprovante de Curso Superior iniciado (para graduandos).

Fim do emplacamento para tratores aprovado pela Câmara

A matéria segue para o Senado
A Câmara aprovou nesta terça, 2, o projeto do deputado Alceu Moreira que termina com o licenciamento e emplacamento obrigatórios para veículos agrícolas. A matéria segue para o Senado.

A Câmara aprovou nesta terça-feira, 2, o projeto do deputado federal Alceu Moreira (PMDB/RS) que termina com o licenciamento e emplacamento obrigatórios para veículos agrícolas. A matéria segue para o Senado.

O deputado gaúcho justificou que não se pode cobrar para tratores e colheitadeiras o mesmo valor dos veículos de passeio, até porque as máquinas agrícolas permanecem 98% da vida útil dentro das propriedades. “A medida é meramente arrecadatória”, completou Moreira.

No Rio Grande do Sul, por exemplo, o valor do emplacamento (licença, DPVAT, vistoria e placa) se aproxima dos R$ 500,00, além do valor da renovação anual, de pelo menos R$ 100,00. O projeto também prejudica as resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que exigem a cobrança.

Bebê morre em incêndio de uma casa em Santiago

A casa da família ficava nos fundos do terreno da casa dos
avós do bebê (Foto:  Arami Fumaco  /  Especial)
Menina estava dormindo sozinha em casa, e o fogão a lenha estava aceso

Um bebê de um 1 ano e 4 meses morreu carbonizado quando a casa onde estava, dormindo sozinho, pegou fogo por volta das 9h desta quarta, cidade de Santiago, na Região Central.

Conforme o Corpo de Bombeiros, Camile Correa Silva estava sozinha porque a mãe teria saído para levar os outros dois filhos na creche. O fogão a lenha da casa teria ficado aceso. Quando os vizinhos perceberam a fumaça, chamaram os bombeiros.

As chamas se espalharam rápido pela casa de madeira e não houve tempo para retirar a criança com vida.
A casa da família ficava nos fundos do terreno da casa dos avós, que estariam em casa no momento do incêndio.

Advogados de Casali afirmam que provas contra à reeleição dele eram frágeis

Advogados estiveram na Rádio Colonial AM
(Foto: Paulo Marques)
Em entrevista a Rádio Colonial nesta quarta-feira, 3, os advogados da Coligação Três de Maio no Rumo Certo afirmam que provas contra a reeleição de Casali eram frágeis.

A Justiça Eleitoral julgou improcedentes as denúncias de crime eleitoral contra o prefeito movidas pela Aliança por Três de Maio. Conforme os advogados Milton Volkweis e Juarez de Antônio da Silva as denúncias não se prestaram para embasar uma cassação de mandato, visto se tratarem de provas frágeis, sem força probatória com relação à alegada compra de votos e obras em período eleitoral.

A Aliança Por Três de Maio denunciou abuso de poder econômico, uso da máquina pública e compra de votos nas eleições municipais do ano passado. Como a sentença judicial é de primeira instância, a aliança já recorreu ao Tribunal Regional Eleitoral. Casali da coligação Três de Maio no Rumo Certo venceu a eleição contra o ex-prefeito Altair Francisco Copatti com a margem de 29 votos.

São José do Inhacorá se prepara para disputa da Taça RBS de Futsal

Foto: Arquivo PMN/divulgação
A equipe da Associação Futsal São José do Inhacorá (AFSJI) está em ritmo de preparação para a disputa da Taça RBS TV Futsal 2013. Os preparativos da equipe vêm acontecendo já há algum tempo, estando o calendário programado e sendo executado da seguinte maneira: Para o mês de maio ficaram reservadas as reuniões para definição da comissão técnica e da escolha dos atletas que fariam parte da equipe.

Nesse sentido, definiu-se como técnico o Sr. Gilmar Rolim da Silva (GG), já conhecido da comunidade pelo trabalho realizado em 2009, e com auxiliar e preparador físico o Sr. João Saffi Junior. No mês de junho iniciaram os trabalhos com os jogadores, ficando este primeiro mês de preparação reservado exclusivamente para trabalhos de avaliação e condicionamento físico, trabalhos estes realizados três vezes por semana com duração de aproximadamente uma hora e meia.

Neste mês de julho, os trabalhos tem como programação a questão tática, com dois treinamentos semanais com bola e um de complemento da preparação física. Percebe-se um grande interesse e entusiasmo dos atletas pelo projeto 2013 e a expectativa de todos é por uma grande participação da equipe no torneio.

A direção da Associação Futsal está muito empenhada pelo sucesso do projeto e para tal conta com o apoio de toda comunidade inhacorense, uma vez que necessita de recursos financeiros para alavancar e manter o projeto.

Sexta-feira será de doação de sangue no HSVP

Foto: Arquivo PMN/divulgação
Profissionais do Hemocentro de Santa Rosa estarão no Hospital para um mutirão que tem como expectativa realizar 80 coletas de sangue

Esta sexta-feira, 05, será de solidariedade no Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Três de Maio.

Profissionais do Hemocentro de Santa Rosa estarão na Instituição para um mutirão de doação de sangue. A iniciativa tem como expectativa a realização de 80 coletas, e para que isso possa ocorrer a participação de toda a comunidade é fundamental. As inscrições devem ser realizadas na Urgência/Emergência do HSVP.

Para doar é preciso ter entre 18 e 65 anos e boas condições de saúde, pesar no mínimo 50 quilos e estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas). Gravidez, ingestão de bebida alcoólica nas últimas 12h e tatuagem nos últimos 12 meses são alguns dos fatores que impedem a doação. Convide seus vizinhos, amigos, familiares e participe. Doar sangue é um gesto de amor!

Incêndio em Barra do Guarita foi criminoso, diz BM


Há informações de que o incêndio na casa de madeira que abrigava o Posto Fiscal da Receita Estadual em Barra do Guarita foi criminoso, segundo o 7º BPM de Três Passos. No local, foi encontrado uma bombona com combustível. Também não se descarta a possibilidade do ato ter sido em retaliação às constantes operações policiais feitas pela Brigada Militar.

.
O incêndio ocorreu por volta das 23h de domingo, 30 de junho, e foi controlado pelo Corpo de Bombeiros de Itapiranga-SC, com o auxílio de voluntários. A ação impediu que as chamas consumissem totalmente o prédio e atingissem uma residência ao lado.

Ainda de acordo com o 7º BPM, a instituição estava analisando transferir a sede do Grupamento Policial Militar do município para o referido prédio de propriedade da Prefeitura Municipal. A Polícia Civil investiga o caso.

Colisão frontal deixa 2 pessoas feridas na ERS 155 em Santo Augusto

Montana e Caminhão se envolveram em acidente
(Foto: Leonardo Juliane)
Um grave acidente ocorreu por volta das 13h25min desta terça-feira, 02 em Santo Augusto. Uma camionete Montana conduzida por Diovane Renan Debonio Nogara de 19 anos com placas de Augusto Pestana bateu com um caminhão com placas de São Paulo conduzido por Djeison Douglas Veiga de 29 anos.

Houve colisão frontal e danos de grande monta em ambos os veículos, o motorista da Montana chegou a ficar preso junto às ferragens sendo necessário auxílio do Corpo de Bombeiros de Santo Ângelo. Uma equipe da secretaria de saúde de Santo Augusto prestou os primeiros socorros juntamente com populares.

O Motorista do caminhão nada sofreu e o caroneiro da Montana tive apenas escoriações.

Diovane Renan condutor da Montana preta é morador do município de Augusto Pestana e estaria indo a Coronel Bicaco montar um equipamento de ordenha. O caminhão pertence a uma empresa de salgadinhos de São Paulo, com escritório em Ijuí. A Polícia Rodoviária Estadual de Santo Augusto atendeu o acidente e controlou o trânsito no local.

Motoristas questionam as precárias condições do asfalto, principalmente no trecho que compreende Ijui – Santo Augusto. Falta de sinalização, buracos na pista e acostamento em más condições, eles esperam um sinal do governo com urgência antes que aconteça uma fatalidade maior.

Mais de 400 estudantes passam pela ERS 155 diariamente.

Professora de escola de Crissiumal foi indiciada por assédio sexual por mensagens enviadas pelo facebook

Os nomes dos envolvidos não foram divulgados.
Informações são da DP local
Uma professora foi indiciada pelo crime de assédio sexual no município de Crissiumal. Conforme ficou demonstrado, utilizando-se da rede social facebook, a professora enviou mensagens reservadas com cunho sexual a um aluno de 14 anos.

A conversa foi impressa pelo aluno e sua mãe apresentou na Delegacia de Polícia. A mensagem encaminhada pela professora ao aluno continha o seguintes dizeres: "Vc é um aluno querido tenho certeza que vai ficar na escola, ainda mais depois que transar comigo, lindão se vc fizer isso deixo você passar de ano ta".

Segundo o Delegado de Polícia, William Garcez, a conduta é criminosa e está tipificada no artigo 216-A do Código Penal. A pena prevista pela legislação é de 01 a 02 anos de detenção.

O procedimento foi concluído no final do mês de junho e na data de hoje está sendo encaminhado ao Poder Judiciário.