06 dezembro 2011

Rosa Weber é aprovada como ministra do Supremo

Rosa Weber é aprovada como ministra do Supremo 
Crédito: Geraldo Magela / Agência Senado
Após mais de cinco horas de sabatina, a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou, nesta terça-feira, com 19 votos favoráveis e 3 contrários, a indicação de Rosa Maria Weber Candiota da Rosa para o cargo de ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) na vaga aberta com a aposentadoria da ministra Ellen Gracie Northefleet. O senador Francisco Dornelles pediu urgência para a votação da matéria pelo Plenário do Senado.
Na sabatina pela qual passou hoje, a atual ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST) se declarou impedida de expressar opinião sobre ações em julgamento no STF. A atitude da indicada para o cargo de ministra da Suprema Corte brasileira foi criticada pelos senadores Pedro Taques (PDT-MT) e Aloysio Nunes (PSDB-SP). "Lamento o fato de não poder saber como o sabatinado vai encarar questões delicadas e que serão definidas pela Corte que vai integrar", desabafou Aloysio Nunes.
Rosa Weber justificou essa recusa com base na Lei Orgânica da Magistratura (Loma), que a impediria de adiantar posição sobre processos que terá de julgar. Assim, se concordasse em responder a essas indagações, estaria ferindo a Loma caso o Senado aprove sua indicação para o STF. O único compromisso público firmado foi o de guardar a Constituição caso chegue ao Supremo.
Greve e CNJ
Dentre as questões delicadas lançadas a Rosa Weber sobressaíram uma suposta greve de juízes trabalhistas e federais por melhoria salarial e atritos nas competências das corregedorias estaduais e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para investigar magistrados sob suspeição. Após contestar que os juízes trabalhistas e federais tenham aderido a esse tipo de protesto, a indicada para o STF considerou que a greve é incompatível com a atuação do magistrado enquanto agente político.
Sem se manifestar diretamente sobre o questionamento da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) ao STF sobre a atuação da corregedoria do CNJ, Rosa Weber disse entender que "todo ato de incorreção, de descumprimento funcional, sempre há de ser investigado e punido exemplarmente". "O Judiciário não está infenso a pessoas incorretas, que deverão ser investigadas e, os eventuais transgressores, punidos. Na minha convicção, a imensa maioria dos juízes é de absoluta correção e honestidade", declarou.
Participaram ainda da sabatina os senadores Romero Jucá (PMDB-RR), relator da indicação; Demóstenes Torres (DEM-GO); Renan Calheiros (PMDB-AL); Marinor Brito (PSOL-PA); Eduardo Suplicy (PT-SP); Aécio Neves (PSDB-MG); Sérgio Petecão (PMN-AC); Inácio Arruda (PCdoB-CE) e Vicentinho Alves (PR-TO).
Currículo
Rosa Maria nasceu em Porto Alegre, em 1948, é bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais desde 1971, pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com conclusão em primeiro lugar e como aluna laureada. Ingressou na magistratura em 1976, como juíza do Trabalho substituta do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 4ª região. Em 2006 tomou posse no Tribunal Superior do Trabalho (TST), seu último posto.

Deputado Classmann visita a 2ª Festa Campeira de Boa Vista do Buricá

Classmann entre o prefeito Klöckner e o secretário Busato (Foto: Divulgação)
O líder da bancada do PTB na Assembleia Legislativa, deputado Aloísio Classmann, participou da 2ª Festa Campeira de Boa Vista do Buricá, no último sábado (03/12). O evento foi realizado em Linha Kochen, de 2 a 4 de dezembro, com diversas provas campeiras e premiações aos vencedores, além de apresentações artísticas.
Classmann e o secretário de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano do RS, Luiz Carlos Busato, foram recebidos pelo prefeito Jorge Klöckner (PTB) e pelos vereadores petebistas Marli Hecke Valmir Barth, o Pinga. "A festa de Boa Vista do Buricá ajuda a manter viva a tradição gaúcha, atraindo visitantes e movimentando o comércio local", destacou o deputado Classmann, autor da Lei que insitui a Política de Fomento ao Turismo Rural no RS.

Moradores protestam com fechamento de ruas em Três de Maio

A rua São Miguel liga os bairros São Pedro e Jardim das
Acácias com a RS 342 / Foto: Paulo Marques
Os moradores da parte baixa do bairro Jardim das Acácias, se dizem cansados de esperar por tantas promessas de calçamento em pelo menos seis ruas, algumas com pequenos trechos de 80 metros, ou mesmo a rua São Miguel, que liga o bairro São Pedro/Acácias com a RS 342, num trajeto de cerca de 500 metros.
A população que reside na redondeza, se reuniu na noite desta segunda-feira, 05, e decidiu por fechamento das ruas sem calçamento, colocando entulhos, galhos, pneus velhos e outros objetos que impedem o trânsito de veículos no local.
“Segundo os moradores, em entrevista a reportagem da Rádio Colonial AM, na manhã desta terça-feira, 06, quando da campanha política o atual prefeito Olívio Casali  teria prometido aos moradores que tão logo assumisse o executivo, iria promover as obras de calçamento no bairro, o que não se confirmou, ficando em mais uma promessa de campanha. “
A população da parte baixa do bairro Jardim das Acácias pede a presença do prefeito Casali no bairro para conversar com eles. O manifesto não tem tempo determinado para acabar.

Cotrimaio inaugura novo supermercado no centro de Crissiumal

Inaugurado novo Supermercado Cotrimaio em Crissiumal
As novas e modernas instalações do supermercado Cotrimaio que está situada na Rua Guarita, nº 425, Centro, no município de Crissiumal foram inauguradas na noite de segunda-feira, 05 de dezembro de 2011.
A solenidade oficial de inauguração marcou a presença de diversas autoridades municipais, lideranças, imprensa e convidados.
O Presidente da Cotrimaio, Amilton José Dotto, destacou que para melhor atender nossos associados, clientes e comunidade de Crissiumal, sentiu-se a necessidade de levar o supermercado para mais próximo do centro e com novas e modernas instalações. “Este novo supermercado tem um ambiente moderno e agradável, com espaços mais amplos, um maior mix de produtos, além de produtos mais sofisticados. Também temos equipamentos novos e uma equipe bem preparada para bem atender aos clientes”, destaca.
Dotto, destacou a importância do momento da inauguração do novo supermercado. “Estamos muito felizes por estarmos concretizando mais um projeto e esperamos o retorno econômico e social dos investimentos”, enfatizou.
O Prefeito de Crissiumal, Sergio Drumm também fez o uso da palavra e destacou a importância da Cotrimaio que além de atender as necessidades da comunidade oportuniza a geração de emprego e renda para o município.
Na sequência foi descerrada a fita inaugural e o Padre Jaime Ludwig realizou um momento de oração e benção às novas instalações e aos presentes no ato, onde aconteceu a distribuição de pãezinhos como símbolo da partilha da Cooperativa.
Após a benção os convidados tiveram a oportunidade de conhecer as novas instalações do supermercado, onde a disposição dos produtos está muito bem organizada, com ampla padaria e açougue e participaram de um gostoso coquetel produzido pela padaria do novo Supermercado Cotrimaio.

Convênio entre SJDH e Pastoral da Criança beneficiará regiões mais pobres do RS

Foto: Gabriel Gabardo
Secretário Fabiano assina convênio: "cuidado com as crianças é um dos pilares de uma sociedade cidadã" 
Um convênio firmado nesta sexta-feira (2) entre a Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH) e a Pastoral da Criança permitirá a ampliação e o fortalecimento da ação social deste setor da Igreja Católica no Rio Grande do Sul. Através do acordo, serão aplicados R$ 200 mil para a estruturação do trabalho dos voluntários da Pastoral nas regiões mais pobres do Estado.
Conforme o secretário da Justiça e dos Direitos Humanos, Fabiano Pereira, o reconhecido trabalho da Pastoral junto às crianças e adolescentes foi determinante para a parceria. “Quando firmamos um acordo como esse, pensamos no capital humano, naquelas pessoas abnegadas que atuam junto a quem mais precisa. E os voluntários da Pastoral da Criança fazem isso porque acreditam, têm convicção de que se pode melhorar a vida das pessoas”, afirmou o secretário durante a assinatura do convênio.
Os voluntários da Pastoral da Criança desenvolvem ações de saúde, nutrição, educação, e cidadania nas comunidades pobres. As atividades buscam promover o desenvolvimento integral das crianças, desde o pré-nascimento até os seis anos de idade, e a melhoria da qualidade de vida das famílias.
“Vivemos importantes avanços econômicos e sociais nos últimos anos, mas precisamos partir para uma segunda etapa, a da cidadania, e construir políticas públicas nesse sentido. Não adianta evoluir economicamente se as pessoas viverem na angústia. E o cuidado com as crianças é um dos pilares de uma sociedade cidadã, de valores”, disse Fabiano.
Para a coordenadora da Pastoral da Criança no RS, Inácia Cassol, é “motivo de orgulho e satisfação” firmar este convênio com a SJDH. “Sabemos da vocação dessa Secretaria para ajudar as pessoas, e temos certeza que vamos ampliar a parceria para os próximos anos”, afirmou Inácia.
No mesmo sentido, a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Márcia Herbertz, que é coordenadora de Projetos da SJDH, saudou a iniciativa. “Trabalhamos diretamente com o entidades de proteção às crianças, e sabemos o potencial que tem uma parceria deste tipo com a Pastoral. Acredito que é um passo enorme para ajudar as famílias gaúchas que mais precisam”, disse Márcia.  
A diretora de Direitos Humanos e Cidadania da SJDH, Tâmara Biolo Soares, destacou a importância de ações direcionadas às crianças. "Apesar dos direitos que têm e de serem consideradas prioritárias por uma série de leis, as crianças ainda são as maiores vítimas da violência, dos abusos e das desigualdades", afirmou. 
Os recursos serão aplicados a partir do início de 2012.

Soberanas da Feintech são escolhidas entre 15 candidatas

Rainha Raquel e princesas Keila e Daiane
Depois de cinco etapas de seleção - formação; prova objetiva e dissertativa; desfile em traje de gala; júri popular pela internet e júri popular – as soberanas da Feira de Tecnologida de Horizontina (Feintech) foram conhecidas neste final de semana.
A fase final da avaliação ocorreu durante o baile de escolha, com o desfile individual e coletivo com traje de gala, no Centro de Convivências da Terceira Idade.
Foram avaliadas beleza, desenvoltura, simpatia e postura. Destacaram-se nestes critérios e conquistaram o título de soberanas, Raquel Fischer Conti, 17 anos, rainha da feira, e as princesas Keila Gabriela Fleck e Daiane Isabel Marohldt.
As demais candidatas serão embaixatrizes da feira, que ocorrerá de 28 de fevereiro a 4 de março de 2012, no Parque de Eventos de Horizontina.

Proerd forma alunos da Setrem e Escola Glória Veronese

Grupo na Escola Glória Veronese
O conteúdo curricular deste programa consiste em lições que se concentram em fornecer aos alunos informações relevantes sobre drogas, uso e experimentação de drogas, violência orientações. O Proerd é aplicado pela Brigada Militar como uma atividade educacional preventiva, que busca ajudar a família a ter noções básicas sobre o uso indevido de drogas por crianças e adolescentes, a desenvolver e aplicar os fatores de proteção, bem como a resolução de conflitos nas situações de violência. Com o objetivo de educar e fornecer ferramentas importantes na educação dos filhos, ampliando o conhecimento a fim de melhor identificar e assim prevenir o uso de entorpecentes às pessoas próximas. O programa é mais um fator de proteção desenvolvido pela Polícia Militar para a valorização da vida, que busca contribuir para o fortalecimento da cultura da Paz e a construção de uma sociedade íntegra, mais saudável,  feliz  e principalmente mais segura.
O Proerd tem o objetivo de educar e fornecer ferramentas importantes na educação dos filhos, ampliando o conhecimento a fim de melhor identificar e assim prevenir o uso de entorpecentes. O programa é mais um fator de proteção desenvolvido pela Polícia Militar para a valorização da vida, que busca contribuir para o fortalecimento da cultura da Paz e a construção de uma sociedade íntegra, mais saudável,  feliz  e principalmente mais segura.  
Formatura doProerd Dia 02 Dezembro de 2011.
Centro de Ensino Médio Setrem – Ensino Fundamental de Nove anos, tiveram a conclusão do curso 34 alunos
Escola Estadual de Ensino Fundamental Professora Glória Veronese – Ciep tiveram a conclusão do Curso Proerd Pais com 10 e Curso Proerd Alunos com 20 Alunos da 4ª Série.
Instrutor Proerd - Sd QPM-1 Dilso Secconi