07 março 2011

Prefeitura de Santo Cristo cancela Carnaval por causa de morte de moradores

Das 27 vítimas de acidente em Santa
Catarina, 20 eram do município 
A prefeitura de Santo Cristo, no Noroeste do Estado, cancelou a programação do Carnaval que ocorreria na noite desta segunda-feira em função da morte de 20 moradores do município em um acidente em Santa Catarina, na madrugada de sábado. Com a morte de Charles Esiquel Kraemmer, 31 anos, nesta madrugada no Hospital de Caridade de Santa Rosa, subiu para 27 o número de vítimas da colisão na BR 282, em Descanso.
Além do prefeito José Seger, a administração do Clube Serrano e blocos locais optaram por cancelar a programação em respeito à última vítima, que será velada e sepultada hoje, em Linha Salto, e “também aos familiares de todas as outras vítimas e aos que sobreviveram e seguem internados em hospitais da região e de Santa Catarina”, disse o prefeito.
O Carnaval de Santo Cristo é considerado o maior da região. Eram esperadas 20 mil pessoas para a programação. Seger disse que na quarta-feira haverá uma reunião entre a prefeitura e os organizadores do evento para decidir uma nova data para os eventos cancelados.
As festas em Santa Rosa ocorreram normalmente na noite de ontem, com desfile de três escolas de samba na avenida Expedicionário Weber.
Feridos
Além das vítimas fatais, dezenas ficaram feridas. Oito delas seguem internadas em hospitais de Santa Catarina. No Hospital Regional do Extremo-Oeste, em São Miguel do Oeste, estão em observação Alcides Kraemmer, Almiro Jorge Maders, Laurindo Miguel Artus e Maria Terezinha Elch da Silva. Jair dos Santos permanece na instituição, mas deve receber alta. No Hospital São Miguel, Aline Hammes está na UTI. Ela será transferida hoje para um hospital de Passo Fundo, por uma ambulância de Santa Rosa. No Hospital São Paulo, em Xanxerê, Jussara Lemel dos Santos Schuster está em estado grave na UTI. Assim como Magnus Joel Schmidt, no Hospital São Francisco, em Concórdia. Ambos não têm definição de quando devem ser transferidos para instituições de saúde do Rio Grande do Sul.

Criança que sobreviveu ao acidente na BR-282 segue em observação em Giruá

Menino Leonardo, de quatro anos, está 
no hospital em Giruá em observação
O menino de quatro anos que virou símbolo da tragédia na BR-282 passa bem, mas segue internado em Giruá, no noroeste do Estado. Segundo os funcionários do hospital, Leonardo Weimer está em observação e sob cuidados de psicólogos e assistentes sociais.
Os pais da criança morreram no acidente. Leonardo era filho único e deve ficar com um dos tios ao receber alta.

Enterro da 27ª vítima do acidente na BR-282 emociona familiares e colegas em Linha Salto

O corpo já havia sido velado desde as 10h30min 
desta segunda-feira na Igreja Sagrado Coração
de Jesus
Charles Kraemmer, de 31 anos, a 27ª vítima do acidente na BR-282, foi sepultado na tarde desta segunda-feira em Linha Salto, interior de Santo Cristo. O metalúrgico estava entre os feridos no acidente em Santa Catarina e faleceu por conta de uma hemorragia na madrugada desta segunda-feira.
Uma menina de 12 anos emocionou as pessoas que acompanharam a cerimônia, ao ficar ao lado do caixão, chorar durante todo o velório e sepultamento, amparada pelos familiares. O corpo já havia sido velado desde as 10h30min desta segunda-feira na Igreja Sagrado Coração de Jesus, em Linha Salto.
Os colegas de Charles participaram do velório com o uniforme da fabricante multinacional de colheitadeiras Agco, onde ele era chefe de setor. O metalúrgico trabalhava há 11 anos na empresa.
— Ele era amigo de todos. Nas confraternizações, era o primeiro a animar a todos.
A esposa de Charles, Nívea Lisenfeld, de 28 anos, teve alta do Hospital Casa Vitta, de São Miguel do Oeste. Posteriormente, ela foi transferida para o Hospital Vida e Saúde, de Santa Rosa, onde continua internadada com fratura na coluna.

Dez feridos do acidente em Descanso permanecem internados no Oeste de SC

Um dos feridos, Adelmo Kraemer, passou por
exames de raio X após trágico acidente
Dos 23 passageiros que deram entrada em hospitais do oeste catarinense, na madrugada de sábado, após a colisão de uma carreta carregada com madeira e um ônibus em Descanso, Santa Catarina, apenas 10 permanecem internados na região na noite deste domingo.
À tarde, Charles Esiquel Kraemmer e Alcides Kraemmer foram transferidos para Santa Rosa e Senir Maria Loebens Schmidt recebeu alta. A morte de Charles foi confirmada na madrugada desta segunda-feira.
Na madrugada desta segunda-feira, Aline Hammes, que está internada no Hospital São Miguel, em São Miguel do Oeste, será transferida para um hospital em Passo Fundo. Amanhã, Jair dos Santos, que está no Hospital Regional de São Miguel do Oeste, será  transferido para hospital em Santa Rosa.
Cinco pacientes seguem em estado grave em hospitais catarinenses: Magnus Joel Schmidt, Jussara Lamel dos Santos Schuster, Maria Teresinha Eich da Silva, Maikel José Schmidt e Adelmo Kraemmer.
Uma das passageiras do ônibus envolvido em um acidente com uma carreta na BR-282, em Santa Catarina, e que já vitimou 27 pessoas recebeu alta na manhã desta segunda-feira.
Inicialmente, Nívea Andréia Lisenfeld estava internada no Hospital Casa Vitta, de São Miguel do Oeste. Posteriormente, ela foi transferida para o Hospital Vida e Saúde, de Santa Rosa. Ela foi liberada pela instituição às 8h.
Funcionários do hospital não souberam informar se Nívea já havia sido informada sobre a morte do esposo, Charles Esiquiel Kraemmer, que faleceu na madrugada desta segunda-feira, que estava internado na mesma instituição.

Clube Buricá mais uma vez fez uma grande festa de Carnaval

Foto: Jayne da Cruz e Elisa Dockhorn,
Rainhas do Carnaval do Clube Buricá
Mais uma vez o Clube Buricá de Três de Maio desenvolveu uma grande Festa de Carnaval. 
Na noite de sábado, os foliões de Três de Maio e da região puderam se divertir com alegria na grande festa do povo brasileiro. Foram mais de 4 mil foliões que se embalaram ao som das Bandas 4 Por 4 e Ramal 5 no ambiente interno, e no externo ao som de Rambo Sonorizações. No domingo, foram as crianças que fizeram a festa no Carnaval Infantil do Clube Buricá.

Morre 27ª vítima da tragédia na BR-282 em Santa Catarina

Charles Esiquiel Kraemmer morreu na madrugada desta 
segunda-feira em Santa Rosa
Morreu, na madrugada desta segunda-feira, Charles Esiquiel Kraemmer, 31 anos, vítima da tragédia na BR-282 em Santa Catarina. Kraemmer é a 27ª vítima da tragédia. Ele estava internado em Santa Catarina e foi transferido de avião para o hospital Vida e Saúde de Santa Rosa, no noroeste gaúcho.
O homem é a 21ª vítima fatal da comunidade de Linha Salto. O corpo ainda não foi liberado pelo Departamento Médico Legal e deve ser velado na comunidade. O óbito foi confirmado pelo hospital à 01h25min.
Confira a galeria de fotos do acidente...

Boletim sobre causas do acidente em Descanso deve sair em dez dias úteis, estima PRF

Cerca de 5 mil pessoas acompanharam o 
velório de 19 corpos em Santo Cristo
A Polícia Rodoviária Federal e o Instituto Geral de Perícias de Santa Catarina trabalham com a hipótese de falha humana no acidente que matou 26 gaúchos e deixou outros 23 feridos na madrugada de sábado na BR-282, no município catarinense de Descanso.
De acordo com subchefe da Delegacia Regional de Chapecó da PRF, uma análise preliminar feita pelos patrulheiros descartou falha mecânica em ambos os veículos. A carreta de Pelotas bateu de frente no ônibus que transportava gaúchos do município de Santo Cristo para Marechal Candido Rondon, no Paraná.
O inspetor Luiz Osório Graniel relata que o caminhão, ano 2010, estava com o sistema de freios em bom estado. Também não acredita que o veículo, que transportava tábuas, estivesse sobrecarregado.
— A PRF continua coletando os dados das vítimas. Isso tem que ser feito com todo o cuidado, porque é um documento importantíssimo, que não pode ter falhas. Nós esperamos que nos próximos dez dias úteis possamos expedir o boletim de acidente.
O perito criminal que cuidada do caso também não acredita em falha mecânica. No entanto, Luiz Almir Maran prefere não apontar culpados até o resultado final da perícia. Os tacógrafos estão em poder da PRF e serão liberados ao IGP catarinense na quarta-feira. Com eles, será possível saber a velocidade dos veículos no momento da colisão.
Dez dos 23 feridos seguem internados em hospitais do oeste de Santa Catarina, dois em estado grave.

Mesmo com estiagem, criação de gado gaúcha deve ter valorização em feiras

Criador Jarbas Pereira usou palha de  arroz
e obteve peso superior ao mínimo
Mesmo mais magros em decorrência do La Niña, os terneiros que deverão participar das feiras de outono devem estar pelo menos 20% mais valorizados, conforme especialistas do setor. O quilo, que no ano passado estava em R$ 3, deve ficar em torno dos R$ 3,60 na temporada. Quem conseguiu a façanha de, mesmo com as pastagens amareladas, engordar seus terneiros com suplementos, deve ter um ganho ainda maior.
É o caso de Jarbas Pereira, proprietário da Cabanha Pietro Surreaux, de Uruguaiana. A terneirada foi dividida em duas partes: uma de potenciais touros de argola e, outra, de terneiros comuns, que devem ser levados para venda em feiras de outono. Para os últimos, a palha de arroz foi usada como suplemento, o que vai garantir exemplares com cerca de 180 quilos, peso acima do mínimo exigido até então pela Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa).
Como a suplementação não é usada pela maioria dos produtores, a Seapa deve lançar mão de uma medida já utilizada em períodos de estiagem. Nos próximos dias, deve autorizar que animais com peso abaixo do exigido participem das feiras de outono, um pedido de sindicatos rurais da Campanha e da Fronteira.

Caminhão bate em ônibus de bloco de carnaval e deixa 41 feridos em Três Passos

Acidente aconteceu nos primeiros
minutos da madrugada de hoje (07)
Um acidente entre caminhão de carga e ônibus deixou 41 feridos em Três Passos. Os veículos colidiram na BR-468 no começo da madrugada desta segunda-feira, 07. 
O ônibus, com placas de Vista Alegre, transportava integrantes de um bloco carnavalesco. O motorista e o caroneiro do caminhão, com placas de Santa Catarina, ficaram presos às ferragens, mas foram retirados com ferimentos leves. 
Das 41 pessoas feridas no acidente, cinco, segundo informações do Hospital de Caridade de Três Passos, apresentam fraturas e seguem internadas. As outras sofreram apenas escoriações leves e já foram liberadas.