14 junho 2011

Rádio Colonial e Setrem parceiras em projeto Educacional

Turma da Setrem
Os estudantes da 8ª série da SETREM, dentro do projeto de Educação Financeira, têm como desafio criar dicas para melhor conduzir as finanças pessoais.
Em parceria com a Rádio Colonial, de Três de Maio, realizaram gravação de spots, com objetivo de auxiliar a comunidade em relação às finanças.
A Rádio Colonial demonstrou muito interesse e sem custo algum, apoiou os estudantes na iniciativa do Projeto de Educação Financeira e durante a programação diária está veiculando as gravações realizadas.
Equipe da RBS TV  Santa Rosa
Os desafios enfrentados pelos estudantes foram múltiplos: construir os conceitos de economia pessoal, escrever textos de maneira adequada para ir ao ar, conhecer o processo de uma gravação, corrigir erros e ouvir a própria voz no momento de transição.
Os estudantes ainda foram reconhecidos como "celebridades" em relação à educação financeira.
Na manhã dessa terça-feira, a reportagem da RBS TV esteve nos estúdios da Rádio Colonial fazendo uma gravação sobre o assunto que irá ao ar no jornal do almoço, provavelmente na semana que vem.

Fenasoja lança site da 19ª edição

A Feira Nacional da Soja – Fenasoja lançou novo site, agora com layout personalizado da 19ª edição, que ocorre no próximo ano. O endereço eletrônico permite maior interatividade com visitantes e expositores, e deixa a comunidade informada de tudo que ocorre de mais importante nos preparativos da feira e nos eventos paralelos, promovidos nos anos que separam as edições.
O novo site traz uma série de novidades ao internauta. Uma delas é a nova estrutura em que as notícias da Fenasoja estão disponíveis, em forma de portal. A valorização das fotos atrai os leitores para tomar conhecimento das atividades da feira. Um espaço também é reservado para os destaques positivos da região: notícias da Fenasoja e da produção agrícola da região Noroeste que ganham espaço em nível de Rio Grande do Sul, Brasil e até internacional estão também no site da Fenasoja. Uma galeria de fotos traz os registros do que de mais importante ocorre na Feira.
A Fenasoja intensifica também suas ações nas redes sociais. No Orkut a feira tem novo perfil, e passa a ocupar espaço no Twitter, Facebook e You Tube. Os expositores podem passear pelo Parque Municipal de Exposições através de um mapa que ganha edição virtual e dinâmica. O manual do expositor também está a disposição em forma de flip, onde o leitor pode folhar as páginas do material produzido especialmente para os expositores.
O presidente da Comissão de Divulgação da 19ª Fenasoja, Tiago Denardin, destaca que um dos principais objetivos do novo site da Fenasoja é marcar como uma referência de conteúdo e centro de integração com as demais mídias, tanto as sociais e newsletter (informativos por e-mail), quanto offline (tv, rádio e impressa): “o site dará suporte para comunicação das diversas ações que a Feira desenvolve ao longo do ano. Queremos manter contato com a comunidade o ano inteiro através deste canal”. 
Um cadastro está disponível na página para que as pessoas possam integrar um banco de dados e receberem informações da feira em seu endereço de e-mail pessoal ou profissional. As informações históricas da região e das edições anteriores, da soja, dos valores de grãos, infraestrutura, negócios e eventos seguem com espaço no site. O novo site da Fenasoja segue com o mesmo endereço www.fenasoja.com.

Especialistas da Universidade Federal de Juiz de Fora/MG realizam Oficina em São José do Inhacorá

 No Estado, foram realizadas 4 capacitações regionais
No dia 1º de junho, nas dependências da Escola Estadual de Ensino Médio Madre Madalena,  o município de São José do Inhacorá, através da UNDIME, sediou o I Encontro Regional de Interpretação dos resultados da avaliação externa do Estado do Rio Grande do Sul. Ao todo, foram 75 municípios gaúchos que aderiram ao SAERS em 2010 com avaliação nos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática. As avaliações foram realizadas nas turmas do 3º ano, 5ª série ou 6º ano do Ensino Fundamental. Da região da Grande Santa Rosa, os municípios de São José do Inhacorá, Nova Candelária, Três de Maio, Tucunduva, Horizontina, Independência e Alecrim realizaram a avaliação.
O encontro possibilitou professores, técnicos e gestores educacionais participar de oficinas com especialistas da Universidade Federal de Juiz de Fora com vistas a interpretação dos resultados constantes nos boletins pedagógicos como: a participação dos alunos no teste, a proficiência média em cada componente avaliado, a evolução dos resultados nas últimas edições do programa, bem como o percentual de alunos em cada padrão de desempenho.
No Estado, foram realizadas 4 capacitações regionais. Conforme Adriane Waechter, Dirigente Municipal de São José do Inhacorá e membro da Diretoria Estadual da UNDIME/RS “a realização do encontro regionalizado foi um pleito dos secretários de educação junto ao CAED com o objetivo de oportunizar aos professores a participação nas oficinas. Com as informações obtidas, será possível planejar e implementar ações de intervenção pedagógica com vistas a garantia de uma educação inclusiva e de qualidade para todos os alunos das Redes Municipais participantes do SAERS. Através desta avaliação temos um indicador de aprendizagem dos alunos das nossas redes” conclui.
Na estada dos especialistas mineiros ao município, foi realizado um passeio com apresentação da cidade e alguns de seus pontos turísticos, os quais despertaram encantamento aos visitantes, destaque para a Escola de Educação Infantil, que servirá de inspiração para o Estado de Minas Gerais.

Professores estaduais paralisam aulas e protestam em frente ao Palácio Piratini

Cerca de 300 pessoas se concentram em frente ao Palácio Piratini
Foto:Ronaldo Bernardi / Agencia RBS
Em protesto contra o pacote de projetos enviado pelo governador Tarso Genro à Assembleia, professores e servidores de escola paralisaram as atividades nesta terça-feira em todo o Estado. Cerca de 300 pessoas se concentram em frente ao Palácio Piratini.
Ainda não há uma contagem oficial de quantas escolas paralisaram as atividades. Na Capital, o Colégio Estadual Júlio de Castilhos, uma das maiores instituições públicas do Estado, está sem aulas.
Em nota, o Cpers informou que os "educadores não concordam com alterações na previdência estadual e no pagamento das Requisições de Pequeno Valor, as RPVs". Também são contra a criação de fundos de capitalização para os novos servidores.
— Ao separar os servidores em duas categorias (atuais e novos), o governo acaba com o princípio da solidariedade — informa.
No próximo dia 22, a categoria marcou uma assembleia geral, a partir das 13h30min, no Gigantinho, para deliberar sobre a paralisação da categoria nos dias em que os projetos de Tarso forem à votação no Legislativo. Neste mesmo dia, às 10h, na Praça da Matriz, será realizado um ato público contra o pacote.

100 Dias de funcionamento do Centro de Atendimento às Mulheres

A violência contra a mulher é uma violação dos direitos
humanos
O Centro de Referência Regional de Atendimento à Mulher “Dirce Grösz” está funcionando a mais de 100 dias em Santa Rosa. Nesse período, cerca de 220 mulheres foram atendidas individualmente e em grupos.
Uma equipe multidisciplinar constituída pela psicóloga, assistente social e advogada realizam os trabalho. O perfil das mulheres atendidas no CRRM é de extrema fragilização, em virtude da situação de violência doméstica. O relato das mulheres atendidas e orientadas pelas profissionais é que o agressor geralmente é o companheiro ou ex-companheiro. Em 90% dos casos envolvem uso abusivo de álcool e outras drogas, como maconha, cocaína e craque.
A violência contra a mulher é uma violação dos direitos humanos, onde os filhos deste casal são diretamente envolvidos e afetados, com grande freqüência reproduzem o mesmo modelo de violência nas famílias que estarão constituindo. Segundo a Vice-Prefeita Sandra Padilha “Precisamos romper com esse círculo vicioso da violência que produz prejuízos emocionais irreparáveis para as vítimas envolvidas. Diante dos dados estatísticos da violência sexual, física e psicológica contra meninas e mulheres do nosso município, podemos constatar que a procura do Centro de Atendimento não tem sido aproveitada em sua totalidade. Esperamos que a divulgação dos serviços proporcionasse coragem e o rompimento do pacto de silêncio, que muitas mulheres passam por questões de medo, vergonha, submissão e falta de informações sobre seus direitos.”
A criação da Coordenadoria da Mulher; Conselho Municipal dos Direitos da Mulher; Centro de Referência Regional de Atendimento à Mulher; Capacitação dos Profissionais que compõem a Rede; Casa de Abrigo e Passagem e a Delegacia da Mulher demarcam toda uma rede de atendimento e proteção à mulher, oferecendo políticas públicas que buscam construir uma cultura de paz entre homens e mulheres.

CRAS Bem Viver promove palestra para as mães do Programa Primeira Infância Melhor

A equipe do CRAS Bem Viver agradece a todas as mães
que participaram
No dia 08 de junho, o CRAS Bem Viver promoveu uma palestra com a Psicóloga Elizana Marchi para as mães do Programa Primeira Infância Melhor (PIM). O assunto abordado foi como lidar com a “birra” das crianças, assunto muito polêmico e discutido nos dias atuais.
Na oportunidade as mães puderam tirar suas dúvidas, questionando quanto a este assunto buscando melhorar o relacionamento em casa com os filhos numa maneira mais adequada e feliz.
Depois da palestra houve o momento em que as mães finalizaram a atividade da confecção do tapete lúdico e pedagógico, onde cada família, com a participação da equipe do PIM, concluiu o seu trabalho.
A equipe do CRAS Bem Viver agradece a todas as mães que se fizeram presente neste encontro e em especial a psicóloga Elizana que contribuiu significativamente com o evento.

Atleta Terezinha Alflen é homenageada pela Câmara de Vereadores

Vereadores e Terezinha Alflen
Foto: Claudiomar Witcak
Aconteceu na segunda-feira, dia 13 de junho, a 13ª Sessão Ordinária no ano de 2011 da Câmara de Vereadores de Três de Maio. Na oportunidade, foi entregue a Moção de Apoio nº 03/2011, de autoria das bancadas do PT e PMDB, em reconhecimento à atleta três-maiense Teresinha Alflen. Terezinha agradeceu à Câmara pela homenagem e revelou que, após vencer a 4ª Ultramaratona Internacional 24 horas de Santa Maria em maio último, pretende representar muito bem o município de Três de Maio, na Maratona 24 de Porto Alegre e na São Silvestre de 2011.
Na próxima segunda-feira, dia 20, atendendo o Requerimento sob Protocolo nº 45/2011, de autoria do vereador Fernando Vanin Trage, da bancada do PT, será realizada a Sessão Solene em comemoração aos 100 anos da Igreja Evangélica Assembléia de Deus no Brasil e 50 anos em Três de Maio.

Descerrada placa em homenagem aos 100 anos de cinema em Santo Ângelo

 Por Juliana Gomes/RBS TV Santo Âneglo
Uma homenagem especial foi realizada no sábado, 11, no Cine Cisne, em comemoração aos 100 anos de cinema em Santo Ângelo. Na oportunidade, o prefeito Eduardo Loureiro fez o descerramento de uma placa alusiva à data que registra os nomes de cinemas que fizeram a história da cidade como o Avenida, Municipal, Cisne, Vogue, Belvedere, entre outros.
Em paralelo, aconteceu uma exposição de cartazes de filmes clássicos e o lançamento de livro do cinéfilo e escritor Paulo Prado sobre a história do cinema e as salas de exibição na Capital das Missões.
Mostra
Nesta terça-feira, 14, às 10 horas, será a vez da abertura da mostra ”100 anos de cinema em Santo Ângelo”. A solenidade será no Museu Municipal Dr. José Olavo Machado. A exposição vai retratar a chegada da sétima arte em junho de 1911, no outro lado da Praça Pinheiro Machado, numa época em que os “passadores de vistas” trabalhavam na chamada companhia de cinema ambulante.
A mostra ”100 anos de cinema em Santo Ângelo” é uma promoção da Prefeitura e do Movimento Pró-Memória Santo Ângelo.

Escolas realizam passeatas em preservação ao meio ambiente

O prefeito Olívio José Casali recebeu os alunos em 
frente à prefeitura
Na manhã da última sexta-feira, dia 10, estudantes, diretores e professores das escolas estaduais e municipais de Três de Maio, visitaram a prefeitura para apresentar as atividades que estão desempenhando no mês do meio ambiente.
Os alunos da Escola Municipal de Educação de Ensino Fundamental Francisco Sales Guimarães realizaram uma passeata de conscientização sobre o cuidado e preservação do ambiente, com inúmeros cartazes e com distribuição de panfletos com informações sobre os tipos de lixo, separação doméstica, coleta seletiva e reciclagem.
O prefeito Olívio José Casali recebeu os alunos em frente à prefeitura, leu o panfleto entregue por eles em voz alta e ressaltou a importância de iniciar a conscientização com as crianças, principalmente os pequenos, que atuam como agentes para levar a mensagem da conscientização ecológica.
Já a passeata dos alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Castelo Branco foi composta pelas equipes da gincana do meio ambiente, realizada pela escola neste mês, com o tema: Conhecimento, Atitude e Responsabilidade.
Os alunos foram recebidos pelo secretário de Administração, João Seno Bach, que usou da palavra para enfocar a necessidade de preservar o meio ambiente. Em demonstração da atenção recebida, os alunos presentearam o prefeito Casali e João Seno com mudas de árvores. O prefeito se comprometeu em plantá-las nos arredores da prefeitura.

Contra gripe A, governo orienta médicos a receitar anti-viral para falta de ar

Doença matou duas pessoas no Estado

A Secretaria Estadual da Saúde publica orientação, nesta segunda-feira, para que os médicos do Rio Grande do Sul apliquem o medicamento antiviral a todo paciente que apresentar síndrome respiratória aguda (falta de ar). Aos crônicos ou integrantes dos grupos de risco para a doença, o medicamento deve ser administrado assim que forem apresentados sintomas de gripe sazonal (febre e tosse). O intuito é aumentar o controle sobre o vírus da gripe A.
Para o secretário estadual da Saúde, Ciro Simoni, é importante que a população procure atendimento logo no início dos sintomas e que os médicos estejam atentos para detectarem a possibilidade de um quadro clínico de risco. Ele frisou que é primordial que os casos suspeitos sejam notificados pelos serviços de saúde para as Secretariais Municipais e/ou para o Disque Vigilância, por meio do fone 150.
O coordenador geral de doenças transmissíveis do Ministério da Saúde, José Ricardo Pio Martins enfatizou que a utilização do antiviral é a forma mais rápida e eficaz de controlar o avanço da doença. A vacinação continua para os integrantes dos grupos de risco que são idosos, gestantes, profissionais da saúde, crianças de seis meses a menores de 2 anos e também para os portadores crônicos de cardiopatias e doenças respiratórias, munidos de receita médica. Até agora, foram notificados 134 casos suspeitos da doença, com cinco confirmados. Dos quais dois já tiveram alta hospitalar, um apresenta boa evolução e dois morreram.
A Secretaria Estadual da Saúde também orienta a população a manter as medidas de prevenção como lavar as mãos com água e sabão com frequência e não compartilhar talheres e objetos pessoais com pessoas que apresentem os sintomas da gripe, como febre, tosse e dores no corpo. A pessoa que estiver doente deverá cobrir a boca e o nariz com lenço descartável ao tossir e espirrar e se afastar de suas atividades por uma semana.

Michels anuncia mudanças na segurança da Pasc

Secretário da SSP anunciou reformulação no
videomonitoramento da Pasc
O secretário da Segurança Pública, Airton Michels, e o superintendente dos Serviços Penitenciários, Gelson Treiesleben, anunciaram nesta segunda-feira (13), em entrevista coletiva, que a SSP está trabalhando para que, efetivamente, a Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc) se torne uma unidade de segurança máxima. Umas das prioridades é a reforma total do sistema de videomonitoramento.
Inaugurada em 1992, a casa prisional sofre com a falta de investimentos desde a sua abertura. Para o secretário, a Pasc, na atual situação, tem status de média segurança. "A estrutura está deteriorada, mas a Secretaria da Segurança e a Susepe já estão fazendo uma pesquisa técnica e orçamentária para reformular o sistema que irá monitorar as instalações internas e externas da casa prisional", afirmou Michels.
Treiesleben complementou, ao afirmar que o estabelecimento foi projetado para ser totalmente informatizado, mas nunca foi. Atualmente, 224 presos cumprem pena na Pasc, onde há 282 vagas.
Com um investimento de cerca de R$ 3 milhões, o sistema contará com duas centrais de videomonitoramento. Uma delas será dentro do presídio, a outra será na SSP. O sistema deve começar a operar no início de 2012. Para evitar novas fugas, também será feita uma reestruturação de quadros e da estratégia de distribuição dos agentes penitenciários.
Durante a coletiva, o secretário Michels informou que já foi instaurada uma sindicância na Pasc para apurar como um detento conseguiu fugir no dia 12 de junho. As investigações sobre a fuga de Sandro Alexandre de Paula devem estar concluídas em 30 dias, prorrogáveis em mais 30. Serão ouvidos os servidores penitenciários que estiveram de plantão no domingo.
Michels afirmou estar tão perplexo com a fuga quanto a sociedade, por se tratar de uma penitenciária que, em tese, deveria ser de segurança máxima. Para ele, é possível que tenha ocorrido falha humana, pois 27 agentes faziam a custódia dos presos, número que está de acordo com as normas do sistema prisional.
Pouco depois do final da coletiva de imprensa, por volta das 16h, Sandro Alexandre de Paula foi recapturado. A operação contou com 30 agentes da Susepe e 200 policiais militares. O serviço de inteligência da Susepe já tinha informações sobre o paradeiro do foragido, que foi recapturado a 8 quilômetros de distância da Pasc, nas proximidades da Colônia Penal de Charqueadas.


Texto: Alexandra Camargo Saraiva 
Foto: Gustavo Frota