30 novembro 2011

Juiz concede alvará de soltura para Marcelinho Paraíba

Atleta foi acusado de agredir uma mulher 
Foto: Paulo Franken / Agencia RBS
O apoiador Marcelinho Paraíba não terá de passar a noite no Presídio Regional Padrão, localizado no Complexo Penitenciário do Serrotão, no centro de Campina Grande, na Paraíba. Detido na manhã desta quarta-feira, o jogador será solto, após decisão do juiz Paulo Sandro de Lacerda, da 5ª Vara Criminal de Campina Grande, que posicionou-se contra a sua prisão. Marcelinho foi transferido para o Complexo Penitenciário do Serrotão no início desta tarde. 
O jogador foi acusado de agredir uma mulher, de 31 anos, que teria se recusado a beijá-lo, durante uma festa realizada no próprio sítio do jogador, na madrugada desta quarta. O delegado Rodrigo do Rego Pinheiro, irmão da mulher e titular da delegacia do distrito de São José da Mata, que também estava na festa, chegou logo após a suposta agressão e acionou a polícia. Três amigos de Marcelinho, acusados de desacato à autoridade e resistência à prisão também foram detidos.

Acadêmicos de Engenharia de Produção da SETREM criam protótipos

Os trabalhos apresentados trouxeram soluções para 
problemas e novidades em equipamentos
Durante os dias 17 e 24 de novembro, a turma do 2º semestre de Engenharia de Produção da SETREM apresentou protótipos desenvolvidos junto ao componente curricular de Física I. A atividade envolveu a comunidade acadêmica e propôs aos estudantes o desafio de buscar soluções  e inovar em criações.
Segundo a professora Carla Sperling, foram utilizados diversos tipos de recursos, como o aproveitamento de materiais, motores e engrenagens. Os modelos já existentes puderam ser pesquisados como ponto de partida ou na busca de soluções, no entanto, o protótipo não poderia ser cópia de equipamentos já existentes. Os grupos contaram com o auxílio de profissionais na confecção de partes dos protótipos.
Motivadas pela carência de um Cortador de Rapaduras para a Agroindústria da SETREM, as acadêmicas Sandra Stafforb Vasconcelos e Karine Cardoso criaram uma máquina de corte com baixo custo de manutenção para ser utilizada em escala industrial. Questões com a higienização e com a segurança foram levantadas, para que assim, os ajustes sejam feitos e o protótipo esteja pronto para o uso.
A acadêmica Thais Ludwig construiu um Classificador de Sementes destinado a separar grãos de soja das impurezas e selecionar as sementes por tamanho. “Os grãos médios e grandes tendem a garantir maior rentabilidade na produção, já os pequenos não têm o mesmo resultado”, comenta Thais sobre a funcionalidade de seu protótipo que foi trabalhado para ser um diferencial entre os equipamentos do segmento já existentes no mercado.
De acordo com a coordenadora do curso Engenharia de Produção da SETREM, Márcia Stein, o mercado de trabalho é abrangente para os profissionais da área. “Depois de formados, os Engenheiros de Produção podem atuar em toda e qualquer indústria que desenvolva processos e seus controles, podendo planejar, elaborar e coordenar projetos e serviços de engenharia. Isso envolve indústrias moveleiras, metal-mecânicas, alimentícias, químicas, entre outras. Ou seja, toda indústria onde se tenha produção”, detalha a professora. 
Márcia Stein conta que o curso envolve, em sua totalidade, estudos de matemática, cálculo, física e química: “A base inicial é focada nas Exatas, contudo, os estudantes tem diversas oportunidade de vivenciar a pratica”. O acadêmico tem à disposição três práticas profissionais (Fatores de Produção, Proposição de um Processo de Produção Inovador, e Desenvolvimento de um produto Inovador), além de um estágio onde a SETREM tem parceria com várias empresas de todo o Estado. 
A coordenadora do curso reforça que a profissão está ganhando, cada vez mais, reconhecimento na região Noroeste. Prova disso é o número de contratações por parte das empresas locais: “Temos muitos acadêmicos que se formaram na SETREM e já estão trabalhando na região, até então muitos tinham que buscar vagas no mercado externo. O profissional pode planejar e gerenciar a Produção”.
A necessidade de encontrar profissionais que tenham alta capacidade científica e sejam atentos às atividades de projeto, operação e gerenciamento do trabalho fez com que as indústrias reconhecessem no Engenheiro de Produção. Este atua como elo entre a área administrativa e técnica da empresa. É quem irá desempenhar funções relativas ao desenvolvimento de projetos, gerenciamento de produções e a implantação de um sistema de qualidade nas empresas.

Equipes da Secretaria de Saúde realizam mutirão de combate à dengue

Foto: Ramone Pacheco
Na manhã desta quarta-feira, dia 30, equipes da rede de Estratégias de Saúde da Família (ESF), juntamente com os agentes de endemias e funcionários da Secretaria de saúde, estiveram realizando um mutirão de combate à dengue.
A atividade se iniciou às 8 horas com ponto de encontro em frente à prefeitura municipal, onde foram entregues materiais de conscientização, sacos de lixo e adesivos, para serem entregues nas residências das áreas de abrangência das ESFs.
O mutirão foi uma iniciativa da Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, que cedeu um ônibus escolar para o transporte do pessoal até as principais áreas de risco no município.
Atividades intensas de combate à dengue estão sendo realizadas desde o dia 19 de novembro, incluindo desfile com as mosquitas da dengue, pedágio com entrega de material informativo e adesivos para veículos.
Para o prefeito municipal, Olívio José Casali, o mutirão foi de grande valia, mas a conscientização da população é o mais importante para combater o Aedes Aegypti, pois cada munícipe é o único responsável pela limpeza de seu pátio.

Professora da Escola Municipal Paraíso da Criança de Horizontina conquista o Prêmio Professores do Brasil

O trabalho da professora Alessandra é desenvolvido 
com a turma do Jardim II desde julho de de 2010 
A educação de Horizontina vem se destacando por sua qualidade, conquistando diversos prêmios e qualificações, a exemplo do Prêmio de Gestão Escolar, o índice considerado de “alto desenvolvimento” pelo Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal. E, nesta semana, a comunidade escolar de Horizontina comemora mais uma conquista: A Escola Municipal de Educação Infantil Paraíso da Criança, por meio da proposta bilíngüe de trabalho da professora Alessandra Franzen Klein, é uma das vencedoras do Prêmio Professores do Brasil. O concurso é uma iniciativa do Ministério da Educação, promovido juntamente com instituições parceiras e tem o objetivo de reconhecer o mérito de professores das redes públicas de ensino pela contribuição dada para a melhoria da qualidade da educação básica, por meio de experiências pedagógicas bem-sucedidas, criativas e inovadoras.
O trabalho da professora Alessandra é desenvolvido com a turma do Jardim II desde julho de de 2010 quando a escola recebeu uma aluna surda. “Tivemos o privilégio de saber sobre a matrícula da aluna surda três semanas antes de ela freqüentar a escola. Então foi realizado um trabalho de conhecimento e sensibilização com os colegas, fazendo toda a diferença no acolhimento”, conta a professora. Alessandra diz que inicialmente desenvolveu trabalho de forma lúdica com as crianças falando sobre as diferenças entre as pessoas, sobre a cultura do surdo e sua inclusão na sociedade, excluindo de imediato, o preconceito que pudesse existir. Além disso, a turma aprendeu sobre Libras, com sinais básicos de comunicação para receber a nova colega. A sala de aula também foi preparada com identificação de todo o espaço. “Não me esqueço de quando estávamos na rodinha e a aluna surda entrou na sala todos os outros a receberam dizendo “oi” em libras. Os olhos dela brilharam, ela percebeu que seria respeitada na sua língua dentro daquele espaço. Desde então todos procuram se comunicar em sinais e sempre que há dúvida perguntam para a professora ou algum colega qual seria o correto”, destaca a professora Alessandra.
A proposta de uma educação bilíngüe se estendeu também em trabalhos voluntários realizados pela professora, ensinando sobre Libras aos outros professores, direção, e funcionários para que todos pudessem se comunicar com a aluna. Da mesma forma, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura participou do processo, orientou uma professora surda com certificação para ensinar Libras e realizar aula especifica de sinais trabalhando em conjunto com a professora regente da classe, também fluente em Libras a fim de ampliar o vocabulário da aluna, proporcionado uma educação de qualidade. Ainda, o trabalho teve apoio e aceitação de familiares e de toda a comunidade escolar.
A professora Alessandra conta que foram inúmeras as conquistas alcançadas e algumas inclusive surpreenderam os envolvidos: “Não esperávamos tanto interesse em aprender Libras por parte das crianças, os pais dos alunos apreciaram muito essa aprendizagem e incentivaram seus filhos a aprender ainda mais. Não foi um trabalho fácil, simples, e sim trabalhoso, exigindo muito tempo, dedicação, força de vontade e muito amor pelo trabalho. O mais importante para um trabalho dentro da diversidade é a paixão do educador pelo seu ofício, acreditando na capacidade de todos os alunos, respeitando e valorizando a riqueza da diversidade cultural que temos no trabalho com seres humanos”.
Premiação:
A premiação será realizada nos dias 13 e 14 de dezembro em Brasília, da qual participarão a professora Alessandra Klein e a diretora da Escola, Sandra Aimi, com passagens e hospedagem custeadas pelas instituições promotoras do Prêmio. A professora explanará o trabalho classificado e receberá a importância de R$ 5.000,00 além de troféu e certificados, e a escola será premiada com a aquisição de equipamentos audiovisuais ou multimídia, a critério delas, no valor de até R$ 2.000,00.

Últimos dias para as inscriçõesno Vestibular SETREM

Encerra no dia 08 de dezembro (terça-feira) o prazo para as inscrições no Vestibular 2012 da SETREM. O processo seletivo acontece no dia 10 de dezembro, às 14h, no Campus da Instituição.
São 440 vagas disponíveis em nove cursos de graduação oferecidos pela SETREM: Administração, Agronomia, Enfermagem, Engenharia de Produção, Pedagogia, Psicologia, Sistemas de Informação, Tecnologia em Redes de Computadores, Tecnologia em Design de Moda.
As inscrições estão sendo realizadas através do site www.setrem.com.br/vestibular ou no Campus SETREM. O investimento é de 50 reais e pode ser pago nas Unidades do Sicredi Noroeste.

Tramontina recebe troféu Homem do Aço 2011

Clovis Tramontina recebeu o troféu do governador 
Tarso Genro/Foto: Valdir Friolin / Agencia RBS
O Troféu Homem do Aço 2011, da Associação do Aço do Rio Grande do Sul, foi entregue nesta terça-feira em cerimônia na Fiergs. A homenagem foi concedida à Tramontina por seu centenário. A empresa de Carlos Barbosa é uma das maiores exportadoras brasileiras de produtos de marca própria, com 17 mil itens vendidos para 120 países.
O troféu foi passado a Clovis Tramontina pelo presidente em exercício da entidade, Sérgio Neumann. Em seu discurso de agradecimento, o presidente do conselho da Tramontina destacou que o maior valor da empresa são seus colaboradores, responsáveis pela homenagem recebida.
A homenagem é entregue anualmente desde 1975 pela associação, com o objetivo de destacar a contribuição de empreendedores para o desenvolvimento da cadeia produtiva do aço no Estado.