02 julho 2009

Mercadante: focar um só responsável não resolverá a crise do Senado

Desde o aprofundamento da crise do Senado, há uma semana, o líder do PT, Aloizio Mercadante (SP), usou hoje pela primeira vez a tribuna do plenário para defender o presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), e a aliança do governo com o PMDB.
Em discurso, Mercadante disse que a crise não se resolverá achando que há apenas um responsável e ressaltou que a bancada não propôs processo de renúncia de Sarney.
— Nossa convicção é que a crise não se resolverá achando apenas um responsável. Muitas pessoas passaram por esta mesa — disse ele referindo-se ao fato de que as irregularidades identificadas no Senado terem ocorrido nos últimos quinze anos.
Ele disse que a bancada considerou que a melhor solução seria uma licença temporária de Sarney para assegurar um clima político que permitisse avançar nas mudanças no Senado.
— Era uma proposta construtiva. Fizemos com cuidado — afirmou.
O líder disse que a governabilidade só é possível com a parceria do PMDB:
— Não há governabilidade sem aliança com o PMDB. Precisamos de aliança para reconstruir a sustentação política do governo.

Município terá de demitir CCs em Horizontina por exigência do MP

Maioria dos cargos foram criados nos governos de Borges(1996) e Nico 97/2000.
Mais de trinta cargos em comissão(CC) da prefeitura municipal de Horizontina terão de ser extintos pelo governo municipal, e exonerados seus titulares caso estejam nomeados, pois a criação dos mesmos está sendo considerada inconstitucional.
As atribuições descritas na lei que criou a maioria dos cargos no governo de Eduardo Jorge Horst(PTB), entre 1996 e 2000 ferem dispositivos das constituições estadual e federal, justifica o MP, pois a contratação deveria ocorrer via concurso público de provas ou de provas e títulos.
Informações dão conta de que o cumprimento da orientação seria executado pelo governo municipal a partir deste mês de julho. Os cargos que deverão ser extintos são. Assessores(2) de Coordenação e Planejamento e Jurídico, Diretores(6), de Compras, Orçamento Participativo, Coordenação Interna, Farmácia, Emprego e Trânsito. Cargos de Supervisão(2) Licitações e Divisão. O maior número se atingidos pela medida serão os investidos em cargos de Chefes de Serviço(24) chamados de CC1, os de menor salário no organograma de agentes políticos(CCs) e que percebem em torno de R$ 700,00 mensais.

Plano Local de Habitação de Interesse Social - PLHIS

Aconteceu, na tarde desta quaeta-feira (01), no Espaço Margarida Alves, o segundo encontro do Plano Local de Habitação de Interesse Social – PLHIS, coordenado pela Latus Consultoria e Engenharia. A explanação sobre o diagnóstico do PLHIS esteve a cargo da engenheira e consultora da Latus, Neusa Kohn, que esteve acompanhada de sua equipe.
Na oportunidade, compareceram vários secretários municipais para se inteirar do funcionamento do plano habitacional. Neusa na sua exposição mostrou um perfil da situação habitacional de Três de Maio, na cidade e no interior, baseada no levantamento feito pelas Agentes de Saúde do município, nas suas respectivas áreas de atuação. Após a explanação, houve espaço para perguntas, quando várias dúvidas foram dirimidas.
Provavelmente, no dia 15 de julho, deverá acontecer um novo encontro, então, com a participação dos vereadores e pessoas convidadas pela Secretaria de Indústria, Comércio, Habitação e Urbanismo. Esta reunião ainda não tem horário marcado, mas deverá acontecer nas dependências do Poder Legislativo.

Produtores de Vinho Caseiro estão Animados

Nada menos do que 32 produtores de vinho colonial de Três de Maio, Independência e um de Doutor Maurício Cardoso, participaram de uma reunião realizada, ontem, dia 1º de julho, n0 plenarinho da Câmara Municipal de Vereadores. Além dos produtores de vinho, participaram da reunião os secretários municipais da Agricultura de Três de Maio e Independência, respectivamente, Valdir Ortiz e Neri Krewer.
Para conversar com os produtores de vinho caseiro, foi convidado o vice-presidente da Coopervino, de Tucunduva, Jean Antônio Turra. Segundo Ortiz, os produtores de vinho estão muito animados e o pensamento é de estruturar uma cooperativa, para que os produtores de vinho de Três de Maio e Independência e, eventualmente, de algum outro município adjacente, possam comercializar seu produto.
Está marcada uma nova reunião, no dia 09 de julho, às 14h, novamente no recinto da Câmara Municipal de Vereadores, quando um representante da DPV, órgão ligado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, vai fazer uma exposição aos colonos produtores de vinho interessados em formar uma cooperativa.
“As experiências da Coopervino, relatadas pelo vice-presidente da cooperativa de Tucunduva, foram muito importantes”, sublinhou o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Valdir Ortiz, um entusiasta da causa, que acredita fielmente que os produtores de vinho vão vencer esta parada.

Gripe normal matou 14 no RS em 2008

A Secretaria Estadual de Saúde revelou ontem que a gripe comum foi responsável pela morte de apenas 14 pessoas no Rio Grande do Sul no ano passado. Segundo o titular da pasta, Osmar Terra, o número comprova ainda mais o baixo risco da gripe A, considerada menos letal do que o tipo normal:
– A morte do jovem caminhoneiro no Estado foi uma fatalidade. A população não deve se alarmar.
De acordo Terra, a letalidade da gripe A é de apenas 0,45%. No caso do vírus comum, esse índice chega 1,5%. Outros 2,5 mil gaúchos perderam a vida em decorrência de pneumonias em 2008. Parte destse contigente pode ter sido agravado em consequência da gripe comum. Por ano, morrem no Estado cerca de 70 mil pessoas. Os óbitos por gripe e pneumonia correspondem a pouco mais de 3% dos casos.