19 setembro 2013

Com direito a gol mil no Brasileirão Bahia bate o Inter na Fonte Nova

Bahia supera o Internacional na Arena Fonte Nova, em
Salvador (Foto: Vaner Casaes/BA Press/Futura Press)
Camisa comemorativa confeccionada, comoção da torcida e muita expectativa entre os jogadores. A festa em Salvador estava pronta para celebrar o milésimo gol do Bahia em Campeonatos Brasileiros. A massa azul, vermelha e branca depositava as esperanças em Fernandão, artilheiro do time na Série A. No entanto, coube ao volante Feijão entrar para a história do clube baiano. Com gol da jovem promessa, o Bahia venceu o Internacional por 2 a 0 nesta quinta-feira, na Arena Fonte Nova, em partida válida pela 22ª rodada do Brasileirão. Fernandão completou o placar já no final do segundo tempo e comemorou chorando.

O resultado encerra o jejum de triunfos do Bahia. O time treinado por Cristóvão Borges já acumulava cinco partidas sem vencer no Brasileirão. O gol de Feijão também afastou o time da briga contra a zona de rebaixamento, o que, para muitos torcedores, vale mais do que mil gols. A equipe baiana ocupa a 13ª colocação com 28 pontos, quatro a mais que o Criciúma, primeiro time do Z-4.

O Internacional, por sua vez, sentiu os vários desfalques, incluindo D'Alessandro, e desperdiçou a oportunidade de se manter colado na briga pelo G-4. Com a derrota, o Colorado estacionou nos 34 pontos, quatro a menos que o Atlético-PR, na 4ª colocação. O volante Josimar foi ums atletas que reclamaram da ausência do meia argentino.

- Estamos com três volantes que marcam. Sentimos falta do D'Alessandro, que busca o jogo todo o tempo - disse o atleta ainda no intervalo do confronto.

Na próxima rodada, o Bahia encara uma pedreira. No domingo, o Tricolor enfrenta o vice-líder Botafogo no Maracanã, às 16h (horário de Brasília). No mesmo dia e horário, o Internacional recebe a Portuguesa no estádio do Vale, em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul.

Acidente envolve quatro veículos na BR-386

Clara Lúcia Petersen, 48 anos, perdeu o controle do Fox que
conduzia, colidindo em um caminhão e em uma Palio
Weekend (Foto: Fábio Pelisnson)
Um acidente envolvendo quatro veículos mobilizou o efetivo da Polícia Rodoviária Federal, por volta das 16h40min desta quinta-feira, 19, no quilômetro 52,3 da BR-386, entre Seberi e Boa Vista das Missões, nas proximidades do silo da Cotrisal.

Carla Lúcia Petersen, 48 anos, conduzia o Fox, placas ITP-4854, de FW, no sentido Seberi-Boa Vista das Missões, quando invadiu a pista contrária e enroscou em um caminhão, de Cerro Largo, que se deslocava na direção contrária. Com o impacto, o automóvel rodou na pista e atingiu a Palio Weekend, placas IME-2420, de FW, que transitava de Seberi para Frederico. O caminhão envolvido ainda perdeu um pneu, que atingiu de raspão um quarto veículo, a Meriva placas INP-2547, de Caxias do Sul.

Apesar do número de veículos envolvidos, apenas Clara teve ferimentos mais consideráveis, principalmente em um dos braços, e foi socorrida pelo Samu, sendo encaminhada ao Hospital Pio XII, de Seberi, onde permanece em observação. O Corpo de Bombeiros de FW também foi acionado, mas a vítima foi removida das ferragens sem a necessidade de intervenção.

Menino Eduardo Riger reconhece a família no hospital em Santa Rosa

Eduardo foi atropelado dia 12 de setembro
O tresmaiense Eduardo Riger, 10 anos, foi atropelado no centro de Três de Maio no último dia 12 de setembro, e encontra-se internado no Hospital Vida e Saúde em Santa Rosa, onde nos três primeiro dias permaneceu na UTI.

Depois de ir para o quarto da Unidade de Pediatria do hospital, na manhã da última segunda-feira, o menino passou a apresentar significativas melhoras, e na manhã desta quinta-feira (19) Eduardo acordou e reconheceu seus familiares.

Segundo as informações da assessoria do hospital, o boletim relata ainda que em seguida o menino voltou a dormir. Segundo os médicos que cuidam de Eduardo, ele apresentou uma significativa melhora, mas permanecerá internado pro mais dias.

Homem morre em engenho de cana em Bossoroca

Foto: Diomedes Rech
Uma tragédia atingiu a comunidade de Timbaúva, em Bossoroca, nesta quarta-feira (18), quando um homem foi puxado pelo sistema de engrenagem, em uma máquina de engenho de cana.

Décio Olir Pavanelo Salbero, ficou com aproximadamente metade do seu corpo dentro da máquina. Ele estava sozinho e era proprietário da fazenda onde ocorreu o fato.

O acidente foi constatado próximo ao meio dia desta quarta-feira.

'Sou gaúcho o ano inteiro', diz Paixão Côrtes sobre importância da tradição

Paixão aposta nas novas gerações para deixar movimento
'menos estanque' (Foto: Rosana Orlandi/RBS TV)
Do alto de uma pira de cinco metros brilhava a chama da pátria nacional. Era 7 de setembro em Porto Alegre, Dia da Independência do Brasil, mas também uma data que a partir de então teria duplo significado para os moradores do Rio Grande do Sul. Assim como os movimentos sociais que fazem história no país a cada geração, em 1940 um grupo de oito amigos dava um passo que reviveria tradições esquecidas no cotidiano das crescentes metrópoles. Eles “roubaram” uma centelha da pira para acender pela primeira vez a Chama Crioula.

A história contada em livros espalhados por bibliotecas gaúchas foi ouvida pelo G1 no apartamento do velho guardião da tradição do estado, o homem que inspirou a estátua do Laçador, símbolo do gauchismo.

Aos 86 anos, Paixão Côrtes vive em um prédio antigo de uma rua arborizada, em um lar cheio de simbolismos. Nas paredes, quadros com a história do nome da sua família. Nas estantes, troféus recebidos ao longo das décadas. No canto de um sofá, sem passar despercebido, o candeeiro aceso pelo próprio folclorista todos anos, que agora brilha através da energia elétrica.

“Era 7 de setembro e peguei em casa um cabo de vassoura. Quebrei, enrolei um pano na ponta e embebi de querosene. Era de uma rusticidade, de uma simplicidade que tinha de ser. Então cheguei até a solenidade, guardada pela Liga de Defesa Nacional. Subi a pira e lá de cima via-se aquela massa de povo. Solenemente me perfilei, acendi um candeeiro e fiz um sinal, assim, da esquerda para a direita. Foi o momento de maior emoção da minha vida”, lembrou, emocionado, Paixão.

Há algum tempo ele já respondia pelo departamento das tradições gaúchas do colégio Júlio de Castilhos na capital. Com 20 anos, ao lado de alguns amigos, buscava resgatar costumes esquecidos pela sociedade da época. “Houve um tempo em que se esperava exterminar com tudo que era velharia. Era a invasão da música europeia, do cinema, dos discos. Sentimos esse impacto do abandono das raízes e resolvemos reagir como jovens”, contou.

A Semana Farroupilha, segundo ele, era chamada inicialmente de Ronda Crioula. O evento de sete dias, até o 20 de setembro, data do início da Revolução Farroupilha, reunia bailes, concursos de danças e vestimentas, hábitos galponeiros e rodas de chimarrão na programação da escola. A reintegração cultural era o objetivo daquele movimento que mais tarde foi denominado de Movimento das Tradições Gaúchas (MTG). A entidade coordena os Centros de Tradições Gaúchas (CTG) até hoje.

Segundo o folclorista, somado a outros estados e países, o MTG une mais de 8 milhões de pessoas. “O movimento tradicional foi criado para ser um movimento. Não é estanque, parado, fixo.  As correntes que chegam hoje devem se adaptar, elas fixam e reaparecem”, completa.

'O povo é livre', diz Paixão sobre regras 
Objetos da tradição gaúcha se misturam a troféus no apartamento de Paixão (Foto: Rosana Orlandi/RBS TV)
Entusiasta da ligação entre o passado e o presente, Paixão é também um crítico da sua criatura. Para ele, os Centros de Tradições Gaúchas que atuam somente pelas regras são motivo de “imensa tristeza”.

“O povo é livre e deve expressar o sentimento que vem da alma e do coração. O regionalismo só vai ser grande quando for universal, quando as pessoas se apropriarem das heranças, é o somatório que vai engrandecer. Quando se colocam regras, deixam-se passar as importâncias e não as coisas fúteis”, criticou.

Muitos locais que cultuam as tradições acabam se agarrando às normas, desde as vestimentas até os trejeitos. Apesar de andar pilchado, Paixão defende que não são apenas os simbolismos que caracterizam um gaúcho. “Só vou ser compreendido a partir do momento que compreender quem sou. E eu sou gaúcho o ano inteiro. Os países europeus são grandiosos porque são grandes nas tradições. Eles encontram nas pessoas que reergueram, as respostas. E se inspiram”, compara.

Com a idade avançada, sem perder a vitalidade que faz de Paixão um apaixonado pela história que ele mesmo construiu, o homem conta com as futuras gerações para continuar o legado. “Precisamos, acima de tudo, tomar consciência das nossas origens e depois atualizar os conhecimentos”, finaliza.

A importância da ecografia

A importância da ecografia
Existem muitas indicações médicas para o uso do ultrassom diagnóstico, e a gravidez talvez seja a razão mais reconhecida para realização do exame

O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Três de Maio, integrante da Rede Verzeri, dispõe de equipamentos modernos e profissionais qualificados para a realização de exames de ecografia. O ultrassom durante a gravidez gera as principais procuras por este serviço, no entanto, existem muitos outros órgãos no corpo que podem ser examinados, como o fígado, a vesícula biliar, os rins, o baço, a tireoide, as mamas, o ovários, o útero, os testículos, a bexiga, a próstata, as artérias e veias.

Conhecido também como ultrassonografia, o ultrassom é como um som comum, exceto por ter uma frequência mais alta do que o ouvido humano pode detectar. Quando mandado para o corpo através de um transdutor (sonda) que encosta na pele do paciente, o som é refletido pelos órgãos internos. O retorno dos ecos são recebidos pelo transdutor e convertidos por um instrumento eletrônico em imagens para um monitor.

O exame é sempre realizado por um médico especialista, comumente chamado de ultrassonografista ou ecografista. As imagens serão registradas em filme, interpretadas pelo examinador e colocadas em um laudo para serem entregues posteriormente ao paciente, que as mostrará ao seu médico. Para a realização do exame, pode ser pedido ao paciente que faça jejum de oito horas se o exame for do abdômen e que mantenha a bexiga cheia se o local a ser avaliado for à região pélvica.

Decretada prisão preventiva de homem acusado de homicídio em Tenente Portela

Varlei Proença é procurado pela Polícia
(Foto: Divulgação Polícia Civil)
Foi decretada pelo Poder Judiciário nesta quarta-feira, 18 de setembro, a prisão preventiva de Varlei Proença. Ele é acusado da morte da indígena Jonata Sales Pompeu de 20 anos. A informação é da Polícia Civil que também informou que não foram divulgadas informações anteriores para não haver prejuízos no trabalho policial.

O crime ocorreu na noite do dia 13 de setembro, em frente ao escritório do site Portela Online localizado na Praça Brasília, no centro de Tenente Portela. A discussão iniciou em um bar ao lado.

Denúncias podem ser realizadas pelo 190, 197 ou (55) 3551-1400. As denúncias podem ser anônimas.