29 fevereiro 2012

'Tem mais no açude', avisa casal que pescou carpa de 40 quilos no RS

Carpa chinesa de 40 quilos foi pescada em açude no RS 
(Foto: Wylner César Fernandes Ribeiro/Divulgação)
Um casal de piscicultores de Dona Francisca, na Região Central do Rio Grande do Sul, pescou na última semana uma carpa chinesa de 40 quilos em um açude da cidade. A notícia ganhou destaque no site da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Agronegócio do RS e deu fama para a história de pescador de Jair Balest, de 56 anos, e da mulher Ivone.
Desde a década de 90, os dois têm uma criação de peixes no açude de dois hectares onde a carpa gigante foi capturada. "Pegamos este de 40 quilos na quinta-feira (23) e no sábado (25) pegamos um de 22 quilos. Tem mais dentro da água. Muitas pessoas pescam aqui", explicou Jair Balest ao G1. Para o pescador, moradores da região são atraídas pelo sabor diferenciado da carpa chinesa. "Não tem aquele gosto de barro", explica.
De acordo o veterinário Wylner César Fernandes Ribeiro, da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, o peixe atingiu peso recorde devido à tecnologia aplicada na atividade. Desde 1992, a Inspetoria Veterinária e Zootécnica (IVZ) do município vem realizando um trabalho para estimular a criação de carpas na região. "A meta inicial da Secretaria da Agricultura era ajudar a população a criar o peixe para a própria alimentação e depois comercializar. Mas, desde 1992, com o projeto da IVZ, todo mundo que tem um tanque em Dona Francisca cria carpa", disse ao G1 o veterinário.

HSVP tem mais uma especialidade

Dra. Vanessa Bridi Lima Gomes começou a atuar na primeira
quinzena de fevereiro junto a Clínica São Vicente 
Três de Maio há muitos anos é referência regional na saúde, tanto pelos profissionais que aqui se estabeleceram como pela estrutura física oferecida. Mas mesmo com todas estas referencias ainda se tem carência em algumas especialidades, dentre elas, na área de dermatologia. Pensando nisso o Hospital São Vicente de Paulo, pertencente à Rede Verzeri, se empenhou em trazer para o município uma nova médica dermatologista. Trata-se da Dra. Vanessa Bridi Lima Gomes que começou a atuar na primeira quinzena de fevereiro junto a Clínica São Vicente, onde atende conveniados e particulares para consultas e utilizando-se da infraestrutura do hospital para procedimentos cirúrgicos.
Formada pela Universidade de Caxias do Sul, a Dra. Vanessa Gomes fez dois anos de residência no Hospital Universitário, em medicina interna, e buscou especialização junto a Santa Casa de Porto Alegre, em dermatologia. Para os interessados a Dr. Vanessa irá atender na parte clínica e cirúrgica, tratando entre outras patologias, doenças de pele, remoção de sinais e também na área estética, tais como: toxina botulínica, peeling, preenchimentos e procedimentos com laser e luz pulsada.
Um ponto importante que a Dra. Vanessa destaca é a incidência do câncer de pele, pois na região noroeste temos uma colonização predominantemente germânica e italiana, de pele clara, e devido a isto as mesmas estão mais propensas a este tipo de câncer. Um dos fatores agravantes é que os agricultores ficam um longo tempo sob exposição da radiação solar, mais especificamente no sul do país onde o buraco da camada de ozônio está mais contundente, e por isso, devesse ter cuidados redobrados e consultas mais frequentes.
A Direção do Hospital São Vicente de Paulo tem grande satisfação em estar contribuindo para a vinda da Dra. Vanessa Bridi Lima Gomes, mais uma especialista na área dermatológica que irá atender junto a Clínica São Vicente. “Dra.Vanessa seja muito bem vinda, a Instituição e a comunidade será muito beneficiada com seu trabalho.” ressalta a diretora geral do HSVP, Ir. Denise Cristina Miranda.

Tarso defende investimentos na base produtiva e conhece planos de expansão da Stihl, em S. Leopoldo

Texto: Felipe Samuel  /  Foto: Caco Argemi
Ao conhecer as instalações do complexo industrial da Stihl Ferramentas Motorizadas, nesta terça-feira (28), em São Leopoldo, o governador Tarso Genro destacou as iniciativas adotadas pela empresa para reforçar a base produtiva local. Até 2014, a Stihl pretende investir R$ 518 milhões na ampliação da fábrica no Rio Grande do Sul e aumentar a produção de cilindros para motores.
Acompanhado pelo presidente da Stihl Brasil, Cláudio Guenther, o governador assistiu a um vídeo institucional e os principais projetos de expansão da empresa para os próximos três anos. Com 1,9 mil trabalhadores, a fábrica de São Leopoldo produz ainda podadores, roçadeiras e motosserras. Tarso disse que a presença da Stihl em solo gaúcho reflete em investimentos em outras áreas.
O chefe do Executivo destacou que a companhia promove o desenvolvimento da região a partir da sua integração com a base produtiva. "Ela não é uma empresa como as maquiadoras mexicanas, que se instalam, fazem a rapina e vão embora. Ao contrário, enriquece a sociedade com um conjunto (de ações), gera sucessivas ondas de investimento para cadeia produtiva a qual ela se vincula e produz uma agregação social comunitária extraordinária", comparou.
O governador lembrou, ainda, que o plano de desenvolvimento para o Estado visa atrair empresas que movimentem a economia. "O que nos interessa são aquelas que se integram à nossa base produtiva, estimulam cadeias produtivas locais e tenham um sentido de pertencimento e de permanência, que é o que a empresa está fazendo aqui", afirmou.
Guenther detalhou as principais ações da Stihl na cidade e no Estado. "O apoio do Governo do Estado é fundamental para a concretização dos nossos investimentos no RS", afirmou. O Teatro São Pedro e a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) são algumas das instituições que contam com o apoio da empresa. Além do prefeito Ary Vanazzi, uma comitiva com secretários acompanhou a visita do governador.

SETREM está presente na FEINTECH 2012

De 28 de fevereiro a 04 de março, a Instituição participa da
Feira de Tecnologia em Horizontina
 
Desde a manhã da terça-feira, dia 28 de fevereiro, o Parque de Eventos João de Oliveira Borges recebe os visitantes e expositores da FEINTECH 2012, em Horizontina. A SETREM participa deste evento que mostra o potencial tecnológico e inovador da região Noroeste.
A Instituição está presente na Feira de Tecnologia com os estandes 41 e 42, localizados no Pavilhão I, onde disponibiliza informações sobre os diversos níveis de ensino que oferece (Educação Básica, Ensino Técnico, Ensino Superior e Cursos de pós-graduação). Para esta edição da feira, a SETREM apresenta o Programa Aluno Especial e os cursos de pós-graduação ofertados no 1º semestre de 2012.

PROCON prepara Semana do Consumidor

Primeira edição da Semana do Consumidor será em março 
A Administração Municipal de Santa Rosa por meio do PROCON está organizando a primeira edição da Semana do Consumidor. A Semana foi instituída com a publicação da Lei Municipal nº 4.847 de 27/09/2011. A primeira edição da Semana do Consumidor acontece de26 a30 de março e tem como tema ‘Consumo Legal’.
Para o Prefeito Orlando Desconsi, “essa atividade será muito importante para conscientizar os consumidores sobre os seus direitos”.
Segundo Lila Pitta Pinheiro Collares, Coordenadora do PROCON Santa Rosa, nos dias atuais os consumidores têm assumido comportamentos de riscos comprando bens e contratando serviços desconhecidos ou que não se enquadram em seu orçamento. “Nunca houve uma oferta tão grande de bens e serviços pela internet, telefone, propagandas enganosas, que por desconhecimento, impulso e ingenuidade, acabam levando os consumidores e suas famílias ao superendividamento, desestruturando o ambiente familiar. Em razão dessas situações, é importante que o Consumo seja Legal, ou seja, que respeite as condições e necessidades reais dos consumidores e que estes cobrem do comércio uma postura lícita, fornecendo a nota fiscal e respeitando os direitos dos consumidores”, afirma.
Uma das propostas dessa primeira Semana é o compromisso de sanar as dúvidas mais comuns entre os consumidores, comerciantes e prestadores de serviços. Para isso, todas as pessoas que tenham interesse em sanar suas dúvidas podem encaminhar perguntas para o e-mail semanadoconsumidor@santarosa.rs.gov.br, as quais serão respondidas pela equipe de profissionais do PROCON.
Outra forma de participação pode ser a de envio de questionamentos para os jornais Noroeste e Gazeta Regional, que encaminharão as dúvidas ao PROCON e as respostas serão publicadas nos jornais, semanalmente até o final de março.
A Semana contará com a presença do Diretor do PROCON Estadual, Dr. Cristiano Aquino. Nos próximos dias será divulgada a programação completa com todas as atividades e ações planejadas para a Semana. O PROCON atende junto à Prefeitura Municipal, em prédio próprio, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.

CRAS realiza passeio ao GOOD FISCH

Para o prefeito Casali, diversão e atividades interativas são 
componentes fundamentais 
O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), através da Secretaria do Trabalho, Cidadania e Assistência Social, realizou no dia 16 de fevereiro um passeio de integração ao parque aquático Good Fish, em Coronel Barros.
Estiveram presentes na atividade 40 pessoas, entre adolescentes dos grupos coletivos I e II do PROJOVEM Adolescente e crianças das Ações Socioeducativas, que foram acompanhados pela equipe técnica, monitores e funcionários da unidade.
Conforme a coordenadora do CRAS, Carla Lisiane Sonza, no parque o grupo foi recepcionado pelo responsável do local, que expôs as regras e organização do ambiente, e as atividades realizadas foram acompanhadas por monitores. “Uma das atividades que os participantes mais gostaram foi a trilha ecológica composta de vários obstáculos como túneis, cordas, rios e lama”, destaca.
De acordo Carla, após o almoço realizou-se uma caminhada pelo local, apreciando a paisagem, em contato direto com a natureza, sendo que esta é muito preservada no local, com vegetação nativa e pequenos animais silvestres, e, em seguida foi proporcionado banho de piscina, tendo presente um tobolona, sendo de total divertimento para todos.
Segundo a secretária do Trabalho, Cidadania e Assistência Social, Mirian Schroeder, estas atividades fora do ambiente da Casa da Cidadania melhoram o desenvolvimento dos alunos e proporcionam sua integração com os colegas. Para o prefeito Casali, diversão e atividades interativas são componentes fundamentais para que as crianças e adolescentes se desenvolvam sadios.

Novo Especialista para atender ao SUS no HSVP

Dr. Rafael foi formado pela Universidade Católica de Pelotas
Atendendo aos anseios da comunidade o Hospital São Vicente de Paulo, integrante da Rede Verzeri, busca cada vez mais aprimorar o atendimento a sua clientela, tanto com a aquisição de novos e modernos equipamentos, melhoria de infraestrutura, como na vinda de novos profissionais. A mais recente conquista já está trazendo benefícios especialmente para os usuários do Sitema Único de Saúde – SUS, trata-se da vinda de um novo Oftalmologista, que está atuando junto ao Centro de Especialidades desde a primeira quinzena de fevereiro, Dr. Rafael Hissé Gomes.
Formado pela Universidade Católica de Pelotas, com residência médica no Hospital Conceição de Porto Alegre, em medicina interna, e posteriormente no Hospital Banco de Olhos, da capital, em Oftalmologia, Rafael Gomes irá suprir uma necessidade do HSVP, que é referência na área oftalmológica, para a 12ª e 14ª Coordenadorias Regionais de Saúde, totalizando 50 municípios. Em razão da qualidade do serviço a demanda de pacientes que necessitam desta especialidade é grande. De acordo com Gelson Schneider, gerente de atendimento ao cliente, atualmente são feitos 1100 atendimentos oftalmológicos, podendo chegar a 1600 com a vinda do Dr. Rafael. Os atendimentos serão em oftalmologia clínica e cirúrgica, catarata, glaucoma, estrabismo, pterígios e procedimentos externos. “É uma região que depende muito deste hospital na área de oftalmologia. No primeiro dia de trabalho já efetuei 60 atendimentos e mais 40 no segundo, em muitos casos não eram pacientes que precisavam só trocar de óculos, existem várias patologias, doenças e cirurgias. No mês de março quando vou começar os procedimentos cirúrgicos, já estou com a agenda cheia”, comenta Gomes.
A vinda deste profissional é uma grande conquista para a comunidade e o Hospital São Vicente de Paulo, pois só foi possível após meses de negociação e conversas sobre a demanda de serviços, pois são poucos os médicos que possuem interesse de vir para o interior, salientou a Ir. Denise Cristina Miranda, diretora geral do HSVP, que está muito satisfeita, dando boas vindas ao Dr. Rafael.
Num primeiro momento o Dr. Rafael Hissé Gomes irá atender os usuários do SUS, junto Centro de Especialidades do HSVP, pois a tendência é diminuir a fila de espera por atendimento. Posteriormente o mesmo estará atendendo também os conveniados e particulares.

Câmara de Vereadores homenageia Sindicato dos Trabalhadores Rurais

Câmara de Vereadores homenageia Sindicato dos Trabalhadores Rurais 
A Câmara de Vereadores de Três de Maio, através do requerimento nº 01/2012, de origem da Mesa Diretora, que foi aprovado por unanimidade, na primeira sessão ordinária deste ano, realizou sessão especial na segunda-feira, dia 27 de fevereiro, às 20 horas, para homenagear o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Três de Maio e São José do Inhacorá pela passagem de seus 50 anos de fundação e existência. A sessão contou com a presença dos nove vereadores, do prefeito Olívio José Casali, entre outras autoridades municipais, além de dirigentes, associados e funcionários do sindicato. Na oportunidade, o presidente do Poder Legislativo, vereador Fernando Vanin Trage entregou uma placa comemorativa ao presidente do STR, Pedrinho Signori.
Câmara realiza segunda sessão ordinária de 2012
A segunda sessão ordinária da 14ª Legislatura da Câmara de Vereadores aconteceu também na segunda-feira, dia 27, logo após a sessão especial do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, no Plenário da Casa de Leis. Para esta sessão, o Poder Executivo Municipal enviou o Ofício nº 094/2012 encaminhando o Projeto de Lei nº 09/2012, de origem Executiva, que altera em parte o Anexo 04 - Definição das atividades de uso permitido em cada área da zona de ocupação prioritária de Três de Maio - Lei nº 2.566, de 24 de agosto de 2010.
Mulheres três-maienses serão homenageadas
A segunda sessão especial da Câmara de Vereadores neste ano de 2012, dia 5, segunda-feira, será em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março. Segundo o presidente da Casa Legislativa, vereador Fernando Vanin Trage, a sessão será destinada a homenagear todas as mulheres três-maienses. “A homenagem do Poder Legislativo é mais do que justa e merecida, pois a mulher cumpre um papel fundamental na família e na sociedade, e cada vez mais está conquistando seu espaço merecido, seja no mercado de trabalho e na política”, enfatizou Fernando Trage.
3ª Sessão Ordinária acontece na segunda-feira
Após a sessão especial dedicada as mulheres, os vereadores três-maienses se reúnem para a terceira sessão ordinária do ano de 2012, que também será transmitida pela Rádio Colonial AM.

AGCO demite 55 trabalhadores em Santa Rosa

AGCO demite 55 trabalhadores em Santa Rosa
A fábrica de máquinas agrícolas AGCO demitiu na tarde desta terça-feira 55 trabalhadores da unidade de Santa Rosa. A possível redução nas vendas em função da seca seria o principal motivo das demissões.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos Janir César Morais Lino, o número de demissões poderia ter sido maior, mas a indústria conseguiu readequar os trabalhadores em outros setores da fábrica.

Audiência Pública das Metas Fiscais 2011 será hoje

Foto: Claudiomar Witcak
O presidente da Câmara de Vereadores de Três de Maio, Fernando Vanin Trage, no uso de suas atribuições que lhe são conferidas pela Lei Orgânica do Município e pelo Regimento Interno da Casa Legislativa, convoca
à comunidade três-maiense, bem como o secretário municipal da Fazenda, Eurico Frederico Metzner, para audiência pública, com o objetivo de que o Poder Executivo Municipal demonstre e avalie o cumprimento das metas fiscais relativas ao terceiro quadrimestre de 2011. A audiência pública acontece nesta quarta-feira, dia 29 de fevereiro, às 18 horas, no Plenário da Casa de Leis.

Poder Executivo define proposta de reajuste salarial

O prefeito manifestou seu apreço pela 
colaboração dos servidores 
A proposta é fruto de estudo e análise das possibilidades reais de pagamento por parte da Administração Municipal de São José do Inhacorá. "O Município sempre deve fazer as contas e apresentar aquilo que a receita do município é capaz de comportar. Baseados na lei de responsabilidade fiscal - LRF, na qual, as contas são feitas calculando-se a variação desse índice, considerando a Receita Corrente Líquida do município” – ressalta o Secretário Municipal da Fazenda.
Em reunião realizada com o secretariado concluiu-se a possibilidade de um reajuste de 11,15%. Levou-se também em consideração que o ano de 2011 o município gastou 39,69% em sua Folha de Pagamento, o menor percentual dos últimos 10 anos. Após a definição do percentual, a Administração Municipal elaborará projeto que seguirá à Câmara de Vereadores para sua apreciação. Se for aprovado, os servidores perceberão este aumento a partir de 1º março.
O prefeito manifestou seu apreço pela colaboração dos servidores, medida que vem ao encontro da política de valorização do quadro de funcionários, que cumprem sua principal função: a prestação de serviço à comunidade inhacorense. O Gestor ressaltou que "é eqüitativo que, se a cidade experimenta um momento de desenvolvimento e expansão econômica, os servidores municipais sejam contemplados".

Mega-Sena e Lotomania sorteiam R$ 7 milhões nesta quarta

A Mega-Sena de hoje, deve pagar cerca de R$ 2 milhões para 
quem acertar os seis números do concurso 1.367
A Mega-Sena desta quarta-feira (29) deve pagar cerca de R$ 2 milhões para quem acertar os seis números do concurso 1.367. O Caminhão da sorte da CAIXA estará estacionado na Praça Miguel Henriques da Silva, no município de Igarapé (MG). O sorteio será transmitido ao vivo no programa Momento da Sorte, exibido pela TV Bandeirantes e Band News, a partir das 20h25. Na semana passada, a Mega-Sena sorteou um prêmio acumulado de R$ 22 milhões. O acertador foi um apostador de Cuiabá (MT).
A aposta mínima na Mega-Sena é de R$ 2 e pode ser efetuada até as 19h desta quarta-feira (horário de Brasília), em qualquer uma das 11.270 lotéricas da CAIXA no país.
A Lotomania, que também será sorteada nesta quarta-feira, está com um prêmio milionário acumulado. Ela pode pagar o maior prêmio da semana: R$ 5 milhões. O prêmio pode garantir uma aposentadoria de mais de R$ 26 mil por mês ao ganhador, caso ele invista todo dinheiro na Poupança da CAIXA.

Homem de 34 anos morre em acidente na BR-285, em Coronel Barros

O acidente vitimou o condutor da caminhonete, Paulo
César dos Santos Espíndola, de 34  anos
Um grave acidente nesta terça-feira, 28, por volta das 13h foi registrado próximo ao acesso à Coronel Barros, BR 285, Km 478.
Uma caminhonete S-10 com placas de  Ijuí JXH – 3279, conduzida por Paulo Cesar dos Santos Espíndola, 34 anos, repentinamente, invadiu a pista contrária e colidiu contra uma carreta carregada de Soja.
O condutor vinha sentido Ijuí em direção a Coronel Barros. Dentro do veículo panelas, edredons e cadeiras de área dando a entender que se trata de um vendedor autônomo.
A carreta com placas de São Pedro do Sul IGS – 7393 era conduzida por Hélio Lens, que vinha de Salvador das Missões e seguia para Cruz Alta.
Conforme o motorista da carreta, ele conseguiu desviar o cavalinho evitando uma colisão frontal.
Com a força do impacto contra a carreta o rodado dianteiro esquerdo da caminhonete foi arrancado.
O motorista da caminhonete S-10, Paulo César dos Santos Espíndola, de 34 anos, foi removido pelo Samu de Santo Ângelo e encaminhado em estado grave para atendimento no Hospital Santo Ângelo onde não resisitiu e faleceu às 13h30.
O Corpo de Bombeiros de Ijuí foi acionado para retirar a vítima das ferragens usando o  Desencarcerador Hidráulico.
A Brigada Militar de Coronel Barros e Polícia Rodoviária Federal de Ijuí também foram acionados e orientaram os motoristas, onde o trecho ficou interrompido nas duas vias.