11 outubro 2013

Criança de 3 anos aponta à polícia autor de assassinato do pai

Segundo a polícia, homem entrou pela porta da frente e
atirou (Foto: Gustavo Macedo Pimentel/Polícia Civil)
Uma criança de três anos ajudou a polícia na investigação do assassinato do próprio pai, ocorrido por volta das 21h de quinta-feira (11) em Passo Fundo, no Norte do Rio Grande do Sul. O homem de 21 anos foi morto com cinco tiros quando estava vendo televisão na casa da sogra, no Bairro Cruzeiro. O menino, contrariando a orientação da mãe, relatou aos policiais que o namorado da avó foi o responsável pelos disparos.

Segundo Volmar Miguel Menegon, chefe da investigação da 1ª Delegacia de Polícia de Passo Fundo, a vítima estava na casa da sogra junto com a mulher e os dois filhos, um menino de 3 meses e outro de 3 anos. A mãe das crianças alega que estava trocando a fralda do bebê em um quarto com a porta fechada e que não ouviu nada no momento do crime, segundo a polícia.

"A mulher não contribuiu para a investigação. Disse que o marido estava sendo perseguido e foi alvejado a tiros. O que a cena do crime nos mostra e o que a perícia provou é que a vítima estava sentada na sala vendo televisão quando foi morta com cinco tiros à queima-roupa", disse ao G1 Menegon.

Homem foi morto quando assistia TV na
casa da sogra (Foto: Gustavo Macedo
Pimentel/Polícia Civil)
Quando os policiais ainda analisavam o local do crime, a criança de três anos disse que tinha visto o "vô" entrar na casa pela porta da frente e efetuar os disparos. Foragido desde junho do Presídio Regional de Passo Fundo, o namorado da sogra da vítima e avô emprestado das crianças é o principal suspeito pelo assassinato, conforme a polícia.

Na manhã desta sexta-feira (11), a Polícia Civil ouviu cinco testemunhas, que confirmaram ter visto um Escort chegando ao local do crime perto da hora do assassinato. Uma vizinha disse que vendeu o carro para a sogra da vítima.

Tanto o homem que morreu, quanto o suspeito têm envolvimento com tráfico de drogas, segundo a Polícia Civil. O foragido do Presídio Regional de Passo Fundo tem passagens pela polícia por roubos, furtos, lesão corporal e tentativas de homicídio, uma dentro do presídio.

Preso por furtar pneu no RS, jovem morre ao ser informado sobre soltura

Preso, Roger morreu ao ser informado sobre
soltura (Foto: Reprodução/Brigada Militar)
Um jovem que estava preso morreu na noite de quinta-feira (10) após ser informado sobre sua soltura na Penitenciária Industrial de Caxias do Sul (Pics), na Serra do Rio Grande do Sul. Roger Walter Lopes, de apenas 18 anos, passou mal ao receber a notícia ainda na cela, na presença de outros oito detentos. Ele chegou a receber atendimento no Hospital Geral do município, mas não resistiu e morreu no local. A Polícia Civil vai investigar a causa da morte.

O jovem não havia completado um dia na cadeia. Ele foi preso no começo da madrugada de quinta-feira com outros dois homens. O grupo havia arrombado um prédio na Rua Pinheiro Machado, no Centro da cidade, para furtar um pneu.

À noite, a Justiça encaminhou o alvará de liberdade provisória do jovem, que tinha ficha criminal por outros furtos, segundo a polícia.

Ao receberem o documento, agentes da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) ordenaram que os presos soltassem o jovem. Nas Pics, os detentos ficam com as chaves das celas, prática comum também em outras cadeias do estado. Minutos depois, os agentes foram informados pelos detentos de que o jovem havia desmaiado no local.

Prefeito de Três de Maio considera Captiva menos confortável do que o carro anterior

Prefeito Casali esteve na Rádio Colonial AM na manhã desta
sexta-feira (Foto: Paulo Marques)
Em entrevista a Rádio Colonial, Olívio Casali se manifestou sobre a polêmica compra do carro avaliado em cerca de R$ 100 mil para o gabinete. O prefeito disse que já viajou no novo modelo e ele perde em qualidade para o automóvel anterior, mas a vantagem é a segurança devido à estabilidade que ele proporciona na estrada.

Segundo ele, foi necessário substituir o Voyage porque o veículo já estava com 200 mil quilômetros rodados. Sobre a crítica de que não seria necessário comprar um carro tão caro porque ele viaja de avião para Porto Alegre, ele alegou que o aeroporto de Santo Ângelo está interditado. Casali revelou ainda que na hora de escolher a Captiva, levou em conta uma sugestão do ex-prefeito de Santa Rosa, Orlando Desconsi (PT), que havia comprado o mesmo carro para as viagens oficiais dele.

A compra da Captiva foi criticada pelo vereador Lírio Roque da Rosa (PMDB). Para ele, a prefeitura é incoerente ao comprar o carro nesse momento em que estão adotadas medidas de economia, como o turno único, por exemplo.

Jovem é executado com cinco tiros na casa das sogra em Passo Fundo

Foto: Rádio Uirapuru
Na noite dessa quinta-feira (10), foi registrado o 35º homicídio do ano em Passo Fundo. O crime ocorreu no interior de uma residência, localizada no beco da rua Bento de Menezes, na Vila Cruzeiro.

O jovem Bruno Rodrigues da Silva, de 21 anos, foi executado com cinco tiros.

A vítima estava na casa da mãe da namorada, quando o namorado da sogra, o vulgo “Tipinho” chegou armado e efetuou os disparos. Após a ação, o assassino fugiu para rumo ignorado.

A Equipe Especializada em Homicídios da 1ª DP, juntamente com a Equipe Volante da Polícia Civil realizaram o atendimento da ocorrência.

COTRIMAIO busca alternativa para recuperação

Silceu Dalberto-Presidente da Cotrimaio
(Foto: Arquivo/Cotrimaio)
Na última terça-feira, 08, aconteceu importante reunião sobre a criação de uma grande empresa no setor de commodities de grãos, que terá papel preponderante especialmente no sentido de barganhar no momento das compras e vendas e de pleitos junto aos setores privado e público.

Na reunião, estiveram presentes os diretores, gerentes, assessoria jurídica e conselheiros fiscais da Cotrimaio e o advogado Roberto Davis, que explicou como deverá funcionar o sistema da Sociedade Anônima com os associados, credores e investidores, projeto este, já iniciado logo após 14 de janeiro pela atual gestão.

Dentro do plano de reestruturação da Cotrimaio, aonde desde o mês de janeiro, a direção vem trabalhando com o lema: grão paga grão, o resultado foi muito positivo. Algumas desmobilizações também ocorreram e a busca por alternativas para recuperação é constante, dentre elas, a construção de uma S.A..

A situação é que as cooperativas não têm acesso a fontes de financiamento que não estão vinculados a juros. “Que é algo para trazer para dentro da sociedade, a participação de fundos de investimento. Que possam trazer investimentos sem que sejam empréstimos, mas participação societária da empresa. Isso é possível com empresa de caráter de sociedade anônima”, destacou o presidente da Cotrimaio, Silceu Dalberto.

Desta forma, a cooperativa entraria com a capacidade de armazenamento e a originação de produtos e, os credores, investidores e parceiros financeiros com o capital – diz Silceu.

De acordo com Roberto, não haverá perda de patrimônio da Cotrimaio. “Ela vai operar o sistema de grãos através de uma Sociedade Anônima, para poder ter investidores que tragam capital de giro e de investimento dentro da sociedade”, explica.

Segundo Silceu, a ideia do projeto surgiu com o objetivo principal de quitar em menos tempo os débitos com seu quadro de credores – associados, fornecedores e instituições financeiras, através da injeção de recursos de acionistas. “Se nós continuarmos trabalhando da forma que estamos, provavelmente levaremos pelo mínimo 10 anos para quitar o passivo, e com a criação de uma S.A., levaremos muito menos tempo, ou seja, o produtor vai receber seu passivo em menos tempo e com isso, a região vai ter capital de giro e os produtores vão poder continuar trabalhando com a Cotrimaio. Todos vão ganhar com a S.A., finalizou”.

A Cotrimaio será a primeira cooperativa a acessar este projeto no RS. Vai participar de uma sociedade anônima para alterar a sua área de commodities e, os associados e credores da cooperativa terão a oportunidade de receber seu passivo. O projeto já está aprovado pelo Banco Plural e tem investidores interessados.

Na reunião, foi aprovado um indicativo pelas lideranças presentes a favor da continuidade deste projeto. O presidente Silceu, está animado com o projeto, que destaca ser uma ótima oportunidade de recuperação para a Cotrimaio e seus associados e estima que o plano de negócio possa ser apresentado aos associados ainda este ano e, se aprovado por eles, já no próximo ano, a Cooperativa estará operando com as commodities de grãos, dentro da S.A.

O encaminhamento do projeto está sendo efetuado pela Cotrimaio, pelo advogado Roberto Davis e o Banco Plural.

Ônibus bate em arco de ferro na Av. Sen. Alberto Pasqualine no centro de Três de Maio

Ao passar mais próximo na lateral da pista o ônibus bateu 
no arco de ferro tubulado (Foto: Paulo Marques)
O acidente ocorreu próximo das 6he15min da manhã desta sexta-feira (11), na Av. Senador Alberto Pasqualine esquina com a rua do Arvoredo no centro da cidade.

Um ônibus que era conduzido no sentido do trevo ao centro da cidade, bateu na parte superior de um dos arcos de ferro tubulado que são usados para colocação de faixas com dedicatórias de Natal e Ano Novo. Com o impacto o arco ficou suspenso em cima da pista.

A avenida precisou ser interrompida (Foto: Paulo Marques)
O veículo teve pequenos danos materiais e ninguém ficou ferido, podendo seguir para o seu destino.

Os policiais da Brigada Militar compareceram no local e comunicaram o setor competente da Prefeitura Municipal, que interromperam a pista na esquina com a rua Buricá para posterior remoção do material. È importante a atenção dos motoristas ao circularem pela Pasqualine, uma das principais vias da cidade.