01 maio 2013

Dívida da Cotrimaio é de R$ 218 milhões

A Cotrimaio já se desfez da unidade de Palmeira das Missões
Valor do passivo foi divulgado na assembléia geral que reuniu cerca de 300 associados na tarde desta terça-feira, 30, no CTG Tropeiros do Buricá.

A crise financeira que atingiu a cooperativa, segundo o presidente liquidante, Silceu Dalberto, se deve principalmente a seca que prejudicou a safra passada e aos juros cobrados pelas instituições financeiras. O valor da dívida equivale ao patrimônio da empresa. A atual diretoria recebeu o aval dos sócios para dar continuidade ao plano de recuperação da Cotrimaio pelos próximos dois anos, ficando definido que serão realizadas reuniões de prestação de contas a cada seis meses. Dalberto prevê que a Cotrimaio consiga equilibrar as finanças em um prazo de 10 anos.

A Cotrimaio já se desfez da unidade de Palmeira das Missões e vai alugar o armazém com capacidade para 1,5 milhão de sacas de Cruz Alta para a Bunge. Silceu Dalberto disse que está fazendo uma análise criteriosa de todos os negócios da cooperativa e aqueles que não derem lucro terão que ser reestruturados ou poderão até ser extintos.

Shows e negócios agitam a XIII Expofeira

Foto: Paulo Marques
Depois do tempo chuvoso de ontem, o tempo amanheceu ensolarado e limpo e a previsão é de que o Parque de Exposições Germano Dockhorn deverá receber um grande público nesta quarta-feira, 1º de maio, Dia do Trabalhador.

As equipes que trabalham na feira se esmeram na limpeza do parque e pavilhões para recepcionar milhares de pessoas que deverão lotar o parque.
Nesta quarta-feira, a grande atração é o evento promovido pela Rádio Colonial, o Show de Bandas, com o melhor da música regional. Estão confirmadas as bandas Barbarela, A Gurizada e Luana Liz e banda, a partir das 21 horas, no palco principal.

No decorrer do dia, estão programadas as seguintes atividades: lançamento do DVD/CD do Coral Arte de Cantar na Melhor Idade, com a apresentação da Banda Soprano, na praça de alimentação.

Às 20 horas, no restaurante central, ocorrerá o jantar de entrega de premiação do gado leiteiro.

Até o final da semana grandes eventos estão programados. Na quinta-feira, dia 2, a atração será o show gospel de David Quinlan, às 21 horas, no palco principal.

Sexta-feira, aniversário do município, feriado municipal, os prefeitos da região se encontram na assembléia da Associação dos Municípios da Grande Santa Rosa.

O três-maiense Telmo Bonamigo fará o lançamento do livro "Momentos Significativos da minha Vida", no restaurante central, ao meio dia.

Às 13h30, na pista de rodeio do CTG Tropeiros do Buricá ocorrerá a raspadinha Taça Cidade e início da 16ª Festa Campeira.

Destaque para a reunião que a FEDERASUL, entidade que agrega as associações comerciais do Estado do RS, que ocorrerá às 18 horas, na sede da comissão central, e reunirá presidentes de associações de toda a região.

À noite de sexta está reservada para os shows de Gabriel Valim, no palco principal, mais a apresentação da Banda 4x4 e o show de Fernando Lima, no palco 2, a partir 19h30.

A grande atração de sábado é a apresentação d'Os Serranos,  no palco principal, a partir das 21 horas.


Acompanhe nossos boletins diários e fique por dentro de tudo que ocorre na 13ª Expofeira do Agronegócio.

Conectando as pessoas ao mundo dos negócios.

Acidente ocorrido na BR-287 causou a morte de motorista da prefeitura de Santiago

Condutor perdeu o controle do veículo na localidade de
Picada Funcho e chocou-se em paredão de pedra
O motorista da Prefeitura Municipal de Santiago Edgar Dal Osto, 53 anos, morreu em acidente de trânsito na BR 287, localidade de Picada do Funcho, em Santiago. Ele dirigia um caminhão da Prefeitura, com lixo coletado no interior do município, quando saiu pista e se chocou em um paredão de pedras. O motorista foi jogado para fora do veículo com a batida. Ele não usava cinto de segurança. Edgar trafegava no sentido Jaguari-Santiago.

A Polícia Rodoviária Federal não soube informar o que causou o acidente. A perícia deverá apontar as causas. Inicalmente ventilou-se a possibilidade de ter ocorrido um mal súbito no motorista ou que um problema mecânico poderia ter causado a fatalidade, mas uma nova linha de possibilidade bem mais robusta foi identificada posteriormente e diz respeito ao envolvimento de um caminhão do Exército no sinistro.

A suspeita é que uma presilha da prancha de um caminhão do Exército de Santiago, do 9º Batalhão Logístico, tenha se soltado e atingido o vidro dianteiro do caminhão, causando o acidente. Os militares que conduziam o veículo perceberam a falta da presilha quando chegaram em Santa Maria, destino da viagem que faziam para buscar material de uso do Exército. O objeto tem cerca de 20cm. O caminhão militar também passará por perícia.

Também estavam no caminhão, Jorge Alessandro Santos da Silva e Francisco Cortelini. Ambos foram encaminhados com ferimentos para o Hospital de Caridade de Santiago.

As festividades em comemoração ao Dia do Trabalhador foram canceladas em Santiago devido ao trágico falecimento do servidor.

Jovem crissiumalense suspeito de contrair gripe A morreu em Santa Rosa

Laércio dos Santos Peixoto faleceu na noite de segunda-feira
Foi confirmada na tarde desta terça-feira (30) a primeira morte por suspeita de gripe A na região Noroeste. Trata-se de Laércio dos Santos Peixoto de 19 anos.

Laércio natural de Crissiumal, era militar no 19º RCMEC de Santa Rosa.

O jovem deu entrada no hospital Vida e Saúde de Santa Rosa às 10 horas da manhã desta segunda-feira, 29, e veio a falecer logo mais, às 22h30min.

Segundo informações da 14ª Coordenadoria Regional da Saúde, foi coletado material e encaminhado a Porto Alegre para o exame, a fim de confirmar ou não do a presença do virus da gripe A.