Condutor perdeu o controle do veículo na localidade de Picada Funcho e chocou-se em paredão de pedra |
O motorista da Prefeitura Municipal de Santiago Edgar Dal Osto, 53 anos, morreu em acidente de trânsito na BR 287, localidade de Picada do Funcho, em Santiago. Ele dirigia um caminhão da Prefeitura, com lixo coletado no interior do município, quando saiu pista e se chocou em um paredão de pedras. O motorista foi jogado para fora do veículo com a batida. Ele não usava cinto de segurança. Edgar trafegava no sentido Jaguari-Santiago.
A Polícia Rodoviária Federal não soube informar o que causou o acidente. A perícia deverá apontar as causas. Inicalmente ventilou-se a possibilidade de ter ocorrido um mal súbito no motorista ou que um problema mecânico poderia ter causado a fatalidade, mas uma nova linha de possibilidade bem mais robusta foi identificada posteriormente e diz respeito ao envolvimento de um caminhão do Exército no sinistro.
A suspeita é que uma presilha da prancha de um caminhão do Exército de Santiago, do 9º Batalhão Logístico, tenha se soltado e atingido o vidro dianteiro do caminhão, causando o acidente. Os militares que conduziam o veículo perceberam a falta da presilha quando chegaram em Santa Maria, destino da viagem que faziam para buscar material de uso do Exército. O objeto tem cerca de 20cm. O caminhão militar também passará por perícia.
Também estavam no caminhão, Jorge Alessandro Santos da Silva e Francisco Cortelini. Ambos foram encaminhados com ferimentos para o Hospital de Caridade de Santiago.
As festividades em comemoração ao Dia do Trabalhador foram canceladas em Santiago devido ao trágico falecimento do servidor.