03 junho 2011

Cpers promete paralisação no dia 14 contra pacote de Tarso

Cpers promete paralisação no dia 14 contra pacote de Tarso 
Crédito: Pedro Revillion
A presidente do CPERS Sindicato, Rejane de Oliveira, declarou que os 42 núcleos do Estado vão paralisar suas atividades no dia 14 de junho e fazer uma caminhada contra o plano de sustentabilidade financeira elaborado pelo governador Tarso Genro. No dia 22, será realizada uma assembleia geral da categoria para deliberar sobre novas paralisações dos professores nos dias de votação do pacote na Assembleia Legislativa (AL).
O pacote, protocolado pelo governo junto a AL no último dia 25, é formado pelos projetos que preveem a criação da inspeção veicular ambiental, a alteração nos pagamentos das requisições de pequeno valor (RPVs), mudanças na previdência estadual e, ainda, aquele que trata da taxa de controle e fiscalização ambiental. A principal insatisfação do CPERS é quanto à reforma da Previdência.
“Não é verdade que o aumento da alíquota da Previdência não afeta a todos os trabalhadores. Isso seria inconstitucional. Mas mais grave que o aumento do percentual é a proposta de criação de Fundo de Capitalização, cujo benefício ninguém sabe qual será”, disse Rejane em entrevista ao programa Esfera Pública, da Rádio Guaíba, nesta sexta-feira.
Ao ser questionada se há "desgosto" da categoria em relação ao PT, disse que não deposita expectativa em relação aos governos, mas na luta dos trabalhadores. “É preciso atacar o ‘patrão’ sempre que os direitos dos trabalhadores forem atingidos”, afirmou a sindicalista.

Mais de um milhão de bebês já fizeram o Teste do Pezinho no Estado

A partir de 2012, a meta é incluir no exame o 
diagnóstico da Fribrose Cística
O Teste do Pezinho foi regulamentado no Sistema Único de Saúde (SUS) há dez anos, com a criação do Programa Nacional de Triagem Neonatal, em 6 de junho de 2001. No Estado, o exame já vinha sendo realizado gratuitamente desde 1999, e até agora mais de um milhão de recém-nascidos já fizeram o procedimento. No ano passado, 98% dos cerca de 105 mil recém-nascidos no Estado fizeram o exame, 78% pelo SUS e 20% pela rede particular. O Teste do Pezinho analisa o bebê na primeira semana de vida para o Hipotireoidismo Congênito, doença Facilmorme e Fenilcetonúria. A partir de 2012, a meta é incluir no exame o diagnóstico da Fribrose Cística.
No RS, o Hospital Materno Infantil Presidente Vargas de Porto Alegre é o Serviço de Referência em Triagem Neonatal, local que recebe as coletas de sangue de todo o Estado para a análise. Entre os mais de um milhão de bebês testados no local, um grupo de mais de 700 teve alguma doença apontada no exame, que graças ao diagnóstico e tratamento preveniram-se de ter alguma deficiência mental ou outras sequelas mais graves.
A Secretaria Estadual da Saúde trabalha agora para alertar a população de que o período adequado para a coleta do Teste do Pezinho é do terceiro ao sétimo dia de vida do bebê. Dessa forma, será possível ampliar a Triagem Neonatal também para a Fibrose Cística, doença genética que causa distúrbios nas secreções de alguma glândulas. Estimativas do Ministério da Saúde apontam para um milhão e meio de portadores dessa doença no país, muitos ainda sem diagnóstico.
TESTE DO PEZINHO
O que é?
É um exame que consiste na retirada de gotas de sangue do calcanhar do bebê para pesquisar três doenças:
- Fenilcetonúria
- Hipotireoidismo Congênito
- Anemia Falciforme
Fenilcetonúria
É uma doença herdada dos pais e as crianças que nascem com a mesma não conseguem desmanchar a fenilalanina, uma substância existente no sangue. Assim, esta substância se acumula no organismo, especialmente no cérebro, levando a deficiência mental. O diagnóstico e o tratamento precoce podem evitar totalmente o retardo mental.
Hipotireodismo Congênito
É uma doença causada pela ausência ou pela reduzida produção do hormônio da tireóide importante para o amadurecimento e funcionamento de vários órgãos, em especial o Sistema Nervoso Central. A falta do hormônio provoca retardo neuropsicomotor acompanhado de lesões neurológicas irreversíveis, além de outras alterações corporais. O diagnóstico e o tratamento prococe podem prevenir o retardo mental nas crianças que apresentam esta doença.
Anemia Falciforme
É uma doença transmitida pelos pais, em que os glóbulos vermelhos diante de certas condições, alteram sua forma tornando-se parecidos com uma foice, daí o nome falciforme. Estes glóbulos alterados grudam-se uns nos outros, dificultando a passagem do sangue nos pequenos vasos do corpo, levando ao aparecimento de dor e inchaço nas juntas, anemia, infecções, etc. O portador da doença falciforme, desde que diagnosticado precocemente e acompanhado periodicamente pela equipe de saúde, pode ter uma vida normal.
Quando fazer o teste?
O teste do pezinho deve ser feito, preferencialmente, entre o 3º e o 7º dias de vida. Se, por algum motivo especial, o exame não puder ser realizado neste período, deve ser feito em até 30 dias após o nascimento, pois esta é a única maneira de descobrir estas doenças a tempo de tratá-las e impedir o aparecimento dessas complicações.
Onde fazer?
O Teste do Pezinho é realizado gratuitamente em mais de 1,5 mil unidades de saúde de todos os municípios do Estado do Rio Grande do Sul.
Texto: Assessoria de Comunicação Social - SES/RS

Operação cumpre quatro mandados de prisão preventiva por tráfico de drogas em Sobradinho

Operação União II contou com 68 policiais de diversas delegacias da 
região do Vale do Rio Pardo
Foto:Polícia Civil / Divulgação
Uma investigação que durou mais de cinco meses resultou numa operação de combate ao tráfico de drogas na noite de ontem em Sobradinho, no Vale do Rio Pardo. Batizada de União II, a operação cumpriu oito mandados de busca e apreensão e quatro mandados de prisão preventiva em diversos locais conhecidos como pontos de tráfico e em residências.
O foco da ação foi combater o crime no bairro Vila União, um principal ponto de tráfico no município. Três homens e uma mulher foram presos. Com um deles foi encontrada maconha e crack. A operação, que contou com 68 policiais de diversas delegacias da região, teve ainda o apoio do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc).
Para a Polícia Civil, os principais traficantes do município foram presos durante a operação. Entre os detidos está uma mulher que trazia entorpecentes de Candelária e os distribuía em Sobradinho.
— Estas prisões são muito significativas para o combate ao tráfico — afirmou a delegada Camila Bortolotti, titular da delegacia do município.
Os detidos devem ser indiciados por tráfico de drogas e associação para o tráfico.

Contrabando e descaminho na área do 7º BPM-CRPO/FNO

Mercadorias foram encontradas no
interior do veículo
Na quinta-feira (1/6), às 14h30, em Três Passos, área CRPO Fronteira Noroeste, foi abordado veículo GM Corsa Sedan, tripulado por 3 homens, e que em buscas no interior do referido veículo foram localizadas diversas peças de roupas, entre elas calças, casacos, meias, toucas, além de estojos de maquiagem, todas de procedência paraguaia, sem que os tripulantes comprovassem sua procedência.
Estes foram presos e encaminhados, juntamente com a mercadoria, até a agência da Receita Federal de Três Passos, onde foram autuados pelo crime de contrabando e descaminho (Art 334, CP), sendo que um dos envolvidos é reincidente na prática deste crime.
As mercadorias apreendidas foram avaliadas em R$ 3.000,00 (três mil reais).

Secretário da Saúde nega negligência no acondicionamento de médicamentos usados

Fonseca explicou que é procedimento normal o acúmulo para
futuro descarte
Secretário da Saúde descarta negligência em medicamentos usados acondicionados em duas bombonas de plástico de 200 litros cada no corredor do prédio da secretaria.
Os medicamentos foram devolvidos ao município pela própria população para a devida destinação e já deveriam ter sido recolhidos há dez dias, mas houve um atraso por parte da empresa responsável. Segundo Valdemar Fonseca, os medicamentos são guardados sempre em área restrita e desta vez somente foram retirados de dentro do depósito da farmácia municipal e colocados em um canto do corredor do prédio para serem carregados em um caminhão.
Fonseca explicou que é procedimento normal o acúmulo de uma quantidade considerável de medicamentos usados para que o descarte seja feito. Apesar de estarem ao alcance das pessoas em geral, o secretário disse que as bombonas com os medicamentos estavam devidamente tampadas.

Prefeito recebe Direção da BR Brasil Foods no Gabinete

Irá vir à Três de Maio um representante do DNIT para fazer
a demarcação para o processo de início das obras
Na manhã de 1º de junho, o prefeito de Três de Maio, Olívio José Casali, recebeu no gabinete municipal a direção da BR Brasil Foods S/A, para tratar de assuntos referentes à intersecção que dará acesso a Área Industrial III, onde está sendo instalada a unidade da empresa.
Participaram da reunião Marcos Lermen, gerente da unidade local, Márcio Britto, engenheiro Civil e Eder Marcon, gerente de projetos da Brasil Foods, os secretários Leonardo Casali, do Planejamento, Roque Adamski,das Obras, e os técnicos do funcionalismo municipal  Luis Antonio Torzescki e Vamir L. Holweg.
Os primeiros testes na BR Brasil Foods S/A devem ser iniciados nos próximos dias, para que logo, a empresa possa começar a processar 600 mil litros de leite dia, e produzir duas mil toneladas de leite em pó por mês.
Na oportunidade, o prefeito relatou sobre a reunião realizada na tarde do dia 31 de maio em Cruz Alta, com o engenheiro Bassani do DNIT, o qual transmitiu ao chefe tresmaiense, que o projeto de acesso da Área Industrial II, foi aprovado.
Ainda nesta semana, virá à Três de Maio um representante do DNIT para fazer a demarcação para o processo de início das obras.
 Na próxima segunda-feira, 6 de junho, o engenheiro Bassani estará no município para dar a autorização oficial. ''Nunca, em todo o meu tempo de DNIT, eu vi uma obra sair com tanta rapidez'', destaca Bassani.

Santa Rosa presente em evento estadual

Marisa Welke e Adriana Henchen,
presentes no evento 
No dia 31 de maio, através da Secretaria da Justiça e Direitos Humanos,  ocorreu o lançamento da IX Jornada Estadual contra a Violência e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Durante o ato, também ocorreu a posse dos novos integrantes do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedica).
Estiveram representando Santa Rosa, no evento, a  Presidente do COMUDICAS- Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Santa Rosa, Marisa Welke e a Diretora  do Departamento da Criança e do Adolescente e também Vice- Presidente do COMUDICAS, Adriana Henchen. O Secretário da Justiça e dos Direitos Humanos, Fabiano Pereira, afirmou na ocasião, que a meta é arrecadar R$ 10 milhões para o Fundo Estadual da Criança e do Adolescente e que a Secretaria está empenhada para realizar projetos para o combate a violência Sexual e garantir a proteção integral a este público.
No evento, também foi lançado o novo site RS Criança, que se transformará no POD Criança- Programa de Oportunidades e Direitos. Este, proporcionará muitas facilidades para se fazer a doação ao Fundo da Criança e do Adolescente. Com as mudanças, todos os municípios poderão ser contemplados com verbas para seus projetos.

Governo do Estado lança no dia 17 programa de Erradicação da Miséria

Foto: Caroline Bicocchi/Palácio Piratini
O Governo do Estado lança no dia 17 de junho o programa de Erradicação da Pobreza Extrema no RS. Com o objetivo de definir uma política pública voltada para o combate à pobreza no Estado, o projeto - que envolve 10 secretarias ligadas a políticas sociais - visa retirar 300 mil gaúchos de uma situação de vulnerabilidade social.
Em parceria com o Governo Federal e prefeituras, a iniciativa tem como meta erradicar a pobreza no Estado nos próximos quatro anos. A ideia é efetivar políticas públicas que trabalhem com programas de transferência de renda; ampliação do acesso a serviços públicos em áreas como saúde e educação; e a inclusão produtiva ou geração de oportunidades ao público alvo do programa.
Além de assegurar às famílias carentes melhores condições de vida, o programa de erradicação da miséria pretende qualificar e "escolarizar" os pais, capacitando-os para alguma profissão que atenda à demanda da região. O Governo do Estado também pretende enviar à Assembleia um projeto de lei que prevê a criação do Fundo Estadual da Pobreza Extrema.
Mesmo com a previsão de contemplar todas as regiões do Estado, o programa deve priorizar, no primeiro ano, ações em Porto Alegre e nas regiões Metropolitana, Central, Sul, Noroeste Colonial e Médio Alto Uruguai, apontadas como as mais carentes do RS.

Texto: Felipe Samuel