04 abril 2012

Prefeito de Santa Rosa recebe selo ‘SEBRAE Prefeito Empreendedor’

O Prêmio é organizado pelo Serviço de Apoio às Micro e
Pequenas Empresas – SEBRAE.
 
Na última terça-feira, 03, o Prefeito Orlando Desconsi recebeu o selo ‘SEBRAE Prefeito Empreendedor’, biênio 2011/2012.
A solenidade aconteceu no Salão de Eventos do Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre e contou com a presença de lideranças empresariais e políticas de todo o Estado.
O Prêmio que está na sétima edição é concedido a prefeitos de todo o Brasil e administradores regionais do Distrito Federal e Distrito Estadual de Fernando de Noronha que tenham implantado projetos com resultados comprovados de: estímulo ao surgimento e desenvolvimento dos pequenos negócios, e modernização da gestão pública.
Santa Rosa foi agraciada com o selo de Prefeito Empreendedor, sendo o único município da região a receber esse selo nesta edição. “Agradeço o trabalho da equipe que me levou a receber o selo, isso nos dá estimulo a continuar trabalhando para melhorar ainda mais a vida do nosso povo”, afirmou o Prefeito Orlando Desconsi.
O município de Santa Rosa se inscreveu com o tema Promoção do Desenvolvimento Rural nas categorias: melhor projeto e prêmio destaque temático, com as seguintes ações: Fundo Municipal de Desenvolvimento Rural, Programa Água para Todos, Aquisição de Merenda Escolar da Agricultura Familiar, Melhoramento das Estradas do Interior do Município, Melhoramento Genético do Rebanho Leiteiro e Assistência Técnica e Extensão Rural.
Acompanharam o Prefeito na solenidade, o Secretário de Agropecuária, Ari Dresch; o Diretor de Qualificação Profissional, Valmir Pudell e o Diretor de Articulação de Recursos, Fomento e Investimentos, Atanagildo Roratto. Também estiveram na solenidade o Deputado Federal, Elvino Bohn Gass e o Deputado Estadual, Jeferson Fernandes.

Volantes decidem, Grêmio vence o Ipatinga, mas não evita jogo da volta

Marcelo Moreno saiu lesionado aos 26 do primeiro tempo 
(Foto: Futura Press)
A célebre frase "o camisa 10 no Grêmio é o 5" é usada para definir o clube gaúcho como um time em que, por tradição, a força se sobrepõe à técnica. Na noite desta quarta, a máxima também caiu como uma luva para simbolizar a magra vitória do time de Luxemburgo sobre o Ipatinga, pela abertura da segunda fase da Copa do Brasil. Afinal, o 1 a 0 foi todo construído por volantes, em gol iniciado dos pés de Fernando e finalizado na canhota de Léo Gago, em belo chute de longa distância, no Ipatingão.
O placar favorável aos gaúchos, no entanto, não evitou o jogo da volta, a ser disputado no próximo dia 11, no estádio Olímpico, em Porto Alegre. O Grêmio joga por qualquer empate, já o Ipatinga precisa devolver o 1 a 0 para levar aos pênaltis - ou de um triunfo por dois gols de diferença para ganhar a vaga nos 90 minutos.
O próximo confronto será no dia 11 de abril, no Olímpico. Pelos estaduais, no entanto, já há compromissos neste fim de semana. O Ipatinga enfrenta o Formiga, no sábado, às 16h, no Ipatingão, pelo Módulo II (a segunda divisão do campeonato mineiro). O Grêmio recebe o Caxias, pela última rodada da Taça Farroupilha, o segundo turno do Gauchão. Já classificado, luta pela melhor campanha para obter vantagem de jogar em casa todas as partidas do mata-mata.

Classmann, empenhado na luta pelos agricultores, comemora anistia aos produtores de milho

Classmann: "Queremos evitar que o 
produtor de milho sofra ainda mais" 
(Foto: Marcelo Bertani/AL) 
As medidas que beneficiam os agricultores atingidos pela estiagem, aprovadas por unanimidade na sessão plenária da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (03/4), foram comemoradas pelo líder da bancada do PTB, deputado Aloísio Classmann. O PL 47 2012, do Poder Executivo, autoriza o governo a subsidiar integralmente as operações do “Programa Troca Troca” de Sementes de Milho da Safra 2011/2012, Safrinha 2011/2012 e Safrinha Emergencial 2011/2012. A medida beneficia municípios e agricultores com perda igual ou superior a 30%, o que representa R$ 33 milhões de anistia.
Segundo Classmann, que desde o início acompanhou o drama da seca no Estado e manteve diversas audiências junto ao governo, a proposta auxilia os produtores, tão castigados pela falta de chuva. Mas, ressalta que a iniciativa não resolve o problema, já que 339 municípios decretaram situação de emergência. "Queremos evitar que o produtor de milho sofra ainda mais com o endividamento ocasionado pelas perdas na safra, em uma das piores estiagens dos últimos anos", ressaltou Classmann.

Presidente do Cedica visita Câmara de Vereadores de Três de Maio

 Foto: Claudiomar Witchak
A presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedica), Márcia Herbertz, que também é diretora de Captação da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos do Rio Grande do Sul, visitou a Câmara de Vereadores de Três de Maio na manhã da quarta-feira, dia 4 de abril. A diretora e o assessor da SJDH, Júlio Bitencourt, foram recebidos e se reuniram com o presidente do Poder Legislativo Municipal, Fernando Vanin Trage, para tratar de importantes projetos de interesse da comunidade três-maiense. A presidente do Cedica também aproveitou a reunião, para convidar o vereador Fernando Trage para participar da VIII Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, que ocorrerá de 25 a 27 de abril, no salão de atos da PUCRS.
Segundo Márcia Herbertz, a Conferência 2012 terá como tema “Mobilizando, Implementando e Monitorando a Política e o Plano Decenal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes nos Estados, no Distrito Federal e nos Municípios”. Acrescenta que a Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente servirá para debater as questões da área da criança e do adolescente e que os municípios gaúchos já estão se mobilizando para participar: “Mais de duzentos municípios realizaram conferências municipais no ano passado e tivemos aproximadamente a participação de mil delegados. Estimamos que esses municípios se mobilizem e que participem conosco. Vamos fazer um grande debate”, destaca a presidente do Cedica, Márcia Herbertz.
O Cedica é um órgão de caráter deliberativo e tem por objetivo fiscalizar as ações articular iniciativas de proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente (ECA – artigos 88,214 e 260).

CRAS realiza atividades artesanais de Páscoa

Conforme a secretária de Assistência Social, Mirian Schroeder, a oficina 
é coordenada pela equipe técnica do CRAS
O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), através da Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e Assistência Social, com apoio do Lions Clube, buscou complementar as atividades desenvolvidas junto às famílias atendidas e acompanhadas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), realizando trabalhos artesanais de Páscoa.
Segundo a coordenadora do CRAS, Carla Lisiane Sonza, 20 mulheres participam da oficina, que busca proporcionar momentos de interação, descontração, bem como externalizar seus sentimentos, emoções e possibilitar uma melhoria na qualidade de vida das participantes.
Conforme a secretária de Assistência Social, Mirian Schroeder, a oficina é coordenada pela equipe técnica do CRAS e as atividades manuais são administradas pelas voluntárias do Lions Clube, Teresinha Grando Lena e Maria Cristina Campos Martins. "A oficina é realizada nas quintas-feiras e os materiais utilizados são disponibilizados pela Secretaria de Assistência Social, sendo que as participantes levam para casa os itens produzidos”, destaca.
Para o prefeito municipal, Olívio José Casali, esta parceria social com o Lions Clube é muito importante, pois disponibiliza aprendizados que podem se transformar em meios de geração de renda.

Confirmado 3º caso de dengue em Três de Maio


A Secretaria Estadual da Saúde, por meio do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), confirmou nesta terça-feira (03), o sexto caso de dengue contraída no Rio Grande do Sul. Dois dos novos registros foram feitos em Santa Rosa e outro em Três de Maio. Os dois municípios da região Noroeste são, até o momento, os únicos com casos de dengue adquirida no Estado, sendo que cada um conta com três ocorrências. Ao todo, são 27 registros de pessoas que contraíram a doença fora do RS.
Medidas 
As medidas de controle que estão sendo desenvolvidas incluem a eliminação de criadouros, tratamento químico da área, pesquisa de casos suspeitos e mobilização e esclarecimento da população e dos profissionais de saúde. Os municípios da região Noroeste estão em alerta para a identificação de casos suspeitos de dengue e intensificando as ações preventivas e de controle do mosquito. 
A Secretaria Estadual da Saúde ressalta que os sinais e sintomas de dengue são febre alta, dores articulares e musculares, dor de cabeça, manchas avermelhadas pelo corpo, vômitos e diarreia. As pessoas que apresentarem esse quadro clínico devem procurar o posto de saúde mais próximo para avaliação médica. 
Municípios com registros de dengue em 2012: Antônio Prado - 1 caso importado, Bento Gonçalves - 1 caso importado, Carazinho - 1 caso importado, Caxias do Sul - 3 casos importados, Flores da Cunha - 1 caso importado, Guaíba - 1 caso importado, Garibaldi - 1 caso importado, Guarani das Missões - 1 caso importado, Lindolfo Collor - 1 caso importado, Horizontina - 1 caso importado, Morrinhos do Sul - 1 caso importado, Porto Alegre - 8 casos importados, Santa Rosa - 1 caso importado e 3 autóctones, Santo Ângelo - 1 caso importado, São Marcos - 2 casos importados, Sapiranga - 1 caso importado, Três de Maio - 3 casos autóctones e Tucunduva - 1 caso importado.

Abertura de Temporada ano 2012-CTG Tropeiros do Buricá

1ª Prenda Juvenil da 20ª Região Tradicionalista, Verônica 
Lorenset Padoin  e o Guri Farroupilha do CTG Tropeiros 
do Buricá, Júlio Cortes 
No dia 24 de março, sábado, aconteceu nas dependências do CTG Tropeiros do Buricá, o I Fórum Regional da Cultura Gaúcha, promovido pela 1ª Prenda Juvenil da 20ª Região Tradicionalista, Verônica Lorenset Padoin. O evento contou com a presença de autoridades tradicionalistas e municipais. Pela parte da manhã, a prenda Verônica fez um relato do projeto “CTG Núcleo de Fortalecimento da Cultura Gaúcha” por ela desenvolvido no Lar dos Idosos de Três de Maio e na área campestre do CTG Tropeiros do Buricá. Após, ocorreu uma palestra ministrada pelas biólogas Elenir Dahmer Linauer e Lori Inês Motta com o tema “A Responsabilidade Social de cada um na Sustentabilidade Ambiental do Planeta”. A tarde esteve presente a 1ª Prenda Juvenil do Rio Grande do Sul, Natana Gengnagel, a qual palestrou aos presentes sobre “Jovem Tradicionalista: o elo entre Tradicional e Moderno”.
A noite, o Guri Farroupilha do CTG Tropeiros do Buricá, Júlio Cortese, através do Tema Anual do Movimento Tradicionalista Gaúcho 2011 “Fortalecendo as Raízes da Tradição Gaúcha”, que tem por objetivo resgatar momentos históricos e preservar cada vez mais nossos usos e costumes, promoveu uma homenagem aos Patrões e Primeiras Prendas do CTG Tropeiros do Buricá.
Júlio aproveitou o momento para agradecer os tradicionalistas presentes e contar a todos como começou a história de nossa entidade, ainda no ano de 1958.
Foram homenageados os 18 patrões que bravamente comandaram o CTG Tropeiros do Buricá são eles : 1º - Gestão 1958 a1960 -Valter Gomes de Almeida¬¬, 2º - Gestão 1960 a 1970- Edibaldo Stigelmaier    3º - Gestão 1970 a 1972- Milton Pires do Santos;  4º- Gestão 1972 a1974- Horácio de Abreu ;5º- Gestão 1974 a 1980 e 1999 a 2001 – Kurt Grenzel; 6º - Gestão 1980 a 1982- Aparício Borges de Mattos ;7º - Gestão 1982 a 1983 – Feliciano de Sá ; 8º- Gestão 1983 a 1984- Honorato Foletto ; 9º - Gestão 1984 a 1987- Adalberto Pires de Vargas;  10º- Gestão 1987 a 1990 e 1992 a 1993 Valdir Heinsch;  11º- Gestão 1991 a 1992- José Inácio Backes;  12º- Gestão 1994- José Delmar Motta; 13º - Gestão 1996- José Urnau; 14º- Gestão 1997 a 1998- Alfredo Joaquim de Souza ; 15º- Gestão 2002 a 2004- Félix Sartor; 16º- Gestão 2005 a 2006 – Moacir Vicente de Oliveira Carvalho;17º- Gestão 2007 a 2008 e 2009 a 2010 – Flávio Jorge Huber e o atual patrão Leandro Claudio Schmitt.
As prendas homenageadas foram as seguintes:
1ª Prenda –Gestão 1958 a 1960- Edite Margo Grafulha de Almeida –Eleita por votação no primeiro baile tradicionalista de Três de Maio que ocorreu no dia 13 de junho de 1958 tendo como local o Clube Buricá.
2ª Prenda- Gestão 1965 a 1968- Lurdes Tiecher – Eleita através de venda de números de rifa, a qual obteve mais vendas.          
3ª Prenda- Gestão 1971 a 1972- Ignêz  Mayer – Foi  a primeira prenda de concurso do CTG Tropeiros do Buricá, no dia 17 de abril de 1971. Em 10 de outubro de 1971 na cidade de São Borja, representou o CTG ficando 1ª prenda da 3ª Região Tradicionalista, já que naquela época o nosso CTG era integrante da 3ª Região. E no dia 08 de janeiro de 1972, em Dom Pedrito, ela representou a 3ª Região Tradicionalista no concurso estadual de prenda, na época chamado de “A Mais Bela Prenda do Estado”.
O evento contou com a presença da 1ª Prenda Juvenil do Rio Grande do Sul 2011/2012, Natana Gengnagel, que abrilhantou as homenagens da noite, também sendo homenageada pelos relevantes serviços prestados a cultura gaúcha e ao nosso estado.
Ambos eventos foram um sucesso, pois contamos com a presença  de um número expressivo de público e também dos criadores do CTG Tropeiros  do Buricá  que se reencontraram para relembrar velhas lembranças que estavam guardadas.
O jantar festivo contou a presença do cantor Antonio Carlos, e culminou com as danças das invernadas e um bailezito até altas horas.

Jovem ameaça a própria mãe com arma branca e acaba morto em Três de Maio

Foto: Polícia Civil de Três de Maio
No inicio da manhã desta quarta-feira, 04, por volta de 5he30min, a Guarnição de Serviço da Brigada Militar recebeu um chamado de uma senhora residente no bairro Guaira, dizendo estar sendo ameaçada pelo próprio filho, que tinha em punho uma faca, com a qual a ameaçava de morte.
Ao chegar no local, os policiais se depararam com o individuo ao qual solicitaram que o mesmo soltasse uma faca e um facão, armas com as quais ele investiu contra os policiais, que sentindo-se ameaçados usaram de um disparo de arma de fogo, que atingiu o individuo no abdomen.
Clóvis dos Reis, 25 anos, foi socorrido pela pela Corporação de Bombeiros Misto de Três de Maio e conduzido ao pronto atendimento do Hospital São Vicente de Paulo, onde veio a falecer em seguida.
O Capitão Kunkel,  representando o Comando Regional de CRPO/FNO com sede em Santa Rosa, veio a Três de Maio para instaurar um Inquérito Policial Militar, o qual irá correr paralelamente ao inquérito da Policia Civil.
Falando a reportagem da Rádio Colonial AM, o Capitão Kunkel, disse que os policiais da Brigada Militar que atenderam a ocorrência, teriam usado como último recurso o disparo de arma de fogo para defenderem suas próprias vidas.

Quantidade de motoristas infratores é assustadora

 Carvalho explicou que a partir dessa contagem, ficou comprovada a 
 necessidade da instalação de lombadas eletrônicas. Foto: Paulo Marques
Contagem de veículos para instalação de lombadas eletrônicas revela que número de motoristas que não respeitam o limite de velocidade de 40 km/h em Três de Maio que preocupa autoridades de trânsito.
Conforme o secretário municipal de Urbanismo, Moacir Carvalho, foram instalados radares em três locais diferentes na semana passada. Para ser considerada viável a colação das lombadas, a estimativa inicial é que, no mínimo, 20% dos motoristas fossem infratores. Na Avenida Santa Rosa, de 70 carros que passaram naquele momento, 38 infringiram a lei, ou seja, mais de 50% dos motoristas seriam multados caso as lombadas eletrônicas já estivessem instaladas.
Carvalho explicou que a partir dessa contagem, ficou comprovada a necessidade da instalação de lombadas eletrônicas na cidade de Três de Maio. Ele explica os próximos passos para a instalação.

Invernada Juvenil desenvolve projeto em parceria com o CRAS

A atividade foi desenvolvida pelo adolescente Guri 
Farroupilha, Júlio Cortese Lorenset 
Em uma iniciativa do CTG Tropeiros do Buricá, a Secretaria do Trabalho,  Cidadania, e Assistência Social, através do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), realizou o projeto “Páscoa da Feliz Criança”.
A atividade foi desenvolvida pelo adolescente Guri Farroupilha, Júlio Cortese Lorenset, integrante da Invernada Juvenil, sendo que este projeto está concorrendo no concurso regional da 20ª Região Tradicionalista. Júlio também contou com o auxílio da 1ª Prenda Mirim, Tiffany Nicole Arndt, para o desenvolvimento das atividades.
Segundo a coordenadora do CRAS, Carla Lisiane Sonza, o projeto envolveu  aproximadamente 60 crianças e adolescentes que participam dos projetos sociais do CRAS. “A primeira etapa da atividade foi realizada dia 24 de fevereiro, no parque do CTG, com a apresentação do adolescente ao grupo; a segunda atividade foi realizada no CRAS, com apresentação de fotos das invernadas artísticas do CTG Tropeiros do Buricá e de músicas tradicionalistas, com a ajuda do professor de música, Ivan Severo; no terceiro momento foram transmitidos conhecimentos sobre a bebida típica do gaúcho e realizada uma grande rodada de chimarrão”, informa.
De acordo com Júlio, na quarta etapa do projeto, foi utilizada a temática da Páscoa, onde as crianças e adolescentes confeccionaram ninhos usando garrafas pet, trabalhando a questão da conscientização para educação na preservação do meio ambiente. Já na última etapa, realizada dia 29 de março, foi proporcionada uma visita ao CTG, onde as crianças e adolescentes saborearam o tradicional arroz de carreteiro e dançaram algumas músicas tradicionalistas, despertando no grupo, o interesse pela cultura gaúcha. Na oportunidade, as crianças e adolescentes do CRAS receberam ninhos de Páscoa.
Conforme o prefeito municipal, Olívio José Casali, projetos como este, são muito importantes para enaltecer a humanidade e responsabilidade social no município.
A secretária da Assistência Social, Mirian Schroeder, destaca que a pasta está à disposição de entidades que queiram realizar uma parceria para desenvolver atividades sociais, a fim de contribuir para uma sociedade mais justa e inclusiva.