16 abril 2012

Região: AGCO também está construindo fábrica na Argentina

  Em 2010, a Argentina absorveu 58,7% das unidades 
  vendidas pelo Brasil para países da região 
Em 2011, a ACGO anunciou a construção de uma fábrica na Argentina, que deve começar a funcionar em 2013, na região metropolitana de Buenos Aires.
O valor do investimento não foi revelado, mas o vice-presidente André Carioba declarou que existe uma demanda reprimida na Argentina.
Segundo ele, muitas empresas no país vizinho não estão capitalizadas para a produção de tratores e colheitadeiras.
De acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, a Anfavea, algumas indústrias que anunciaram investimentos na Argentina devem trocar os componentes brasileiros da linha de montagem por produtos argentinos ainda neste ano.
Segundo Milton Rego, diretor da Anfavea, a capacidade de exportação das indústrias instaladas no Brasil está diminuindo.
Além do custo de produção, o câmbio desfavorável tira a competitividade das exportações para outros mercados fora do Mercosul.
Ele destaca a importância da Argentina, que representa dois terços do mercado do Mercosul para as exportações brasileiras.
Em 2010, a Argentina absorveu 58,7% das unidades vendidas pelo Brasil para países da região.

Porto Mauá: Manifesto contra as barragens

   Foto: Loni Dei Ricardi
Neste domingo, 15 de abril de 2012, às 11 horas da manhã, na Argentina, no Porto Comunitário de Três Bocas, houve uma concentração de mais de 100 manifestantes contrários à construção das barragens de Panambi e Garabi no rio Uruguai.
Às 13 horas, estes se deslocaram com canoas e barcos até o porto de Alba Posse, defronte a Porto Mauá (Brasil), realizando um percurso de 6 km de extensão.
Em Alba Posse, ocorreu ato de manifestação em prol da defesa do rio Uruguai vivo, neste evento havia a presença de mais de 500 pessoas, sendo mais de 20 brasileiros, inclusive o Prefeito Pisoni de Porto Mauá.
A construção da barragem de Panambi causará o maior impacto social e ambiental justamente a estes dois municípios fronteiriços.

Três de Maio: Ginásio do Pacelli já apresenta goteiras

O ginásio teve grandes danos no temporal de 2007
A direção do Instituto Estadual de Educação Cardeal Pacelli encaminhou pedido a Coordendoria Regional da Secretaria Estadual de Obras referente a necessidade de que seja realizada uma vistoria no ginásio da escola. O espaço, reinaugurado ano passado com investimento de cerca de R$ 1 milhão do governo estadual e contrapartida da prefeitura, já apresenta problemas no telhado.
Sexta-feira, a decisão do Campeonato de Verão de Futsal teve que ser interrompida devido a goteiras no ginásio, o que colocava em risco a integridade física dos jogadores. Apesar de ser patrimônio do estado, a prefeitura de Três de Maio, também, deve solicitar ao Estado uma perícia no local.

Dengue: Confirmados três novos casos na região


O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), confirmou, nesta sexta-feira (13), três novos casos de dengue contraídos no Rio Grande do Sul. Apesar das novas confirmações, a secretaria estadual da Saúde considera a situação sob controle. 
São dois casos em Campina das Missões e um em Santa Rosa, aumentando para 14 o número de casos autóctones da doença no Estado em 2012. Também foram confirmados outros dois casos de pessoas que contraíram a doença fora do Estado, totalizando agora 34 casos importados. 
Medidas de controle 
As medidas de controle desenvolvidas incluem a eliminação de criadouros, tratamento químico da área, pesquisa de casos suspeitos e mobilização e esclarecimento da população e dos profissionais de saúde. Os municípios da região Noroeste estão em alerta para a identificação de casos suspeitos de dengue e intensificando as ações preventivas e de controle do mosquito.
Sintomas
A Secretaria Estadual da Saúde ressalta que os sinais e sintomas de dengue são febre alta, dores articulares e musculares, dor de cabeça, manchas avermelhadas pelo corpo, vômitos e diarreia. As pessoas que apresentarem esse quadro clínico devem procurar o posto de saúde mais próximo para avaliação médica. 
A dengue na região em 2012
— Campina das Missões: 2 casos autóctones
— Horizontina: 1 caso importado
— Santa Rosa: 6 casos autóctones e 1 importado
— Santo Ângelo: 1 caso importado
— Três de Maio: 6 casos autóctones
— Tucunduva: 1 caso importado

Catuipe: Dois mortos e dois feridos em acidente na ERS 218

  Dois homens morreram no local e tiveram os corpos 
  projetados para fora do carro. Fotos: Abel Oliveira
Morreram no local do acidente André Luiz da Rosa da Luz e Alessandro Devogarin, 29 anos. Foram socorridos pelo SAMU e encaminhados ao Hospital de Caridade de Ijuí, os irmãos Edilson Kosloski – em estado gravíssimo – e Leomar Kosloski, com ferimentos mais leves. Todos estavam em um automóvel Renault que capotou no KM 26 da rodovia, 7 km distantes do perímetro urbano de Catuípe.
Um grave acidente de veículo matou duas pessoas e deixou outras duas feridas, uma em estado gravíssimo, por volta das 15h30 deste domingo, 15, no km 26, da ERS 218, na Linha Caiçara, interior de Catuípe.
O carro ocupado pelas vítimas seguia de Catuípe à Santo Ângelo e ficou desgovernado na saída de uma curva, capotou várias vezes e subiu um barranco à esquerda da pista.
Morreram no local os passageiros André Luiz da Rosa da Luz, de 31 anos, e Alessandro Devogarin, de 29. Os corpos foram projetados para fora do carro.
O SAMU de Ijuí socorreu os irmãos Edilson Kosloski, de 36 anos, motorista gravemente ferido, e Leomar Kosloski, 31 anos, com ferimentos mais leves. Edilson está no bloco cirúrgico do Hospital de Caridade e corre risco de morte.
O carro, um Renault emplacado em Porto Alegre – IHQ 5696, foi destruído com a violência do acidente. Ele teria capotado várias vezes, segundo testemunhas que passavam pelo local naquele momento.
Moradores da Linha Caiçara disseram que a curva é perigosa e mal sinalizada, local que apresenta histórico de vários acidentes graves.
Todas as vítimas eram de Catuípe. Apenas o motorista Edilson estava residindo atualmente em Porto Alegre e teria vindo à região para visitar familiares.
O Instituto Geral de Perícias de Santo Ângelo procedeu ao levantamento do local e liberou os corpos ao posto Médico Legal de Ijuí.